Não é mais novidade que a agricultura de precisão chegou ao agronegócio e foi para ficar. Ela tem auxiliado os produtores rurais a administrarem suas propriedades de uma maneira muito mais eficiente e assertiva. E neste cenário, dispor de um bom software agrícola representa uma grande necessidade.
Complementar de muitas tecnologias, os softwares agrícolas se tornaram, ao longo dos últimos anos, grandes aliados na gestão de dados e informações da fazenda, auxiliando o produtor a gerenciar sua lavoura, os recursos financeiros, obrigações fiscais, dentre outras atividades que fazem parte da rotina diária de qualquer propriedade rural.
Nesse artigo convidamos você a conhecer um pouco mais sobre o que é um software agrícola e principalmente os motivos para que você implemente um sistema com esse objetivo a ponto de conseguir se beneficiar de suas aplicações.
O que é um software agrícola?
A agricultura atual é representada por um grupo de tecnologias e inovações que estão cada dia mais presentes no ambiente produtivo, seja nas atividades de campo, seja na gestão de dados e informações dentro do escritório.
Assim, para organizar e gerenciar dados e informações gerados, muitos produtores estão utilizando cada vez mais os softwares de gestão agrícola. Com tais softwares, é possível melhorar a comunicação interna e externa dentro da propriedade rural, além de obter informações fundamentais que permitam um melhor gerenciamento da fazenda.
Sendo assim, a adoção de um conjunto de aplicativos que apresentam a finalidade de auxiliar na gestão de toda produção agrícola, desde todos os manejos relacionados às atividades de plantio, aplicação de insumos e colheita, até a venda e gestão de estoque e da questão financeira.
Com isso, um bom software agrícola facilita as tarefas do dia a dia de qualquer lavoura bem gerenciada, otimizando processos, além de proporcionar inúmeras vantagens para o produtor como:
- Redução de custos na produção;
- Aumento da produtividade da lavoura e de cada um de seus talhões;
- Maior segurança financeira da safra;
- Maior qualidade da produção agrícola e dos produtos produzidos
Por que você deve implementar um software agrícola em sua lavoura?
Em fazendas e lavouras, muitos profissionais ainda têm receio de ter um software agrícola, seja por medo de não saber utilizá-lo, seja por acreditar que é “caro”, seja por achar que simplesmente não precisam. Mas, quando bem implementados, estes dispositivos vão agregar conhecimento e muito valor à atividade.
Cabe ao software agrícola auxiliar a tomada de decisão, apontando caminhos, atuando como complemento à experiência do produtor e ao dia a dia da atividade.
Mas essa é só um dos motivos que estimulam a adoção de um software agrícola em sua lavoura. As demais razões estão associadas à:
1.Geração de informações muito mais precisas e rápidas para a tomada de decisão
Como já citado anteriormente, os softwares agrícolas atualmente desenvolvidos apresentam a capacidade de gerar informações muito mais precisas e em tempo real, permitindo que os dados fiquem melhor organizados e sempre na palma da mão.
Com estes dados, o produtor rural terá a capacidade de identificar e corrigir a grande maioria dos erros que comumente acontecem dentro do negócio.
Além disso, a cadeia de produção se tornará totalmente integrada, permitindo que os mais diversos setores conversem entre si com mais facilidade. Tal fato permite que os erros sejam rapidamente identificados e suas respectivas correções tenham mais eficácia.
2.Dá suporte e permite um controle financeiro mais profissionalizado do negócio
Por muitas vezes o produtor rural costuma possuir grande sucesso produtivo de seus cultivos, porém costumam apresentar dificuldades para gerir a parte financeira do seu negócio. Os módulos destinados às finanças de um software agrícola ajudam no monitoramento dessa área administrativa.
A maior capacidade de controle da gestão financeira é um dos principais pontos que estimulam um produtor rural a implementar esse tipo de ferramenta. Afinal, por meio do software de gestão agrícola, é possível ganhar mais agilidade em relação a muitos fatores da ordem financeira, tais como:
- Organização de custos;
- Maior capacidade de monitoramento do fluxo de caixa e da movimentação financeira;
- Emissão de notas fiscais eletrônicas;
- Registro de pagamento e recebimento de contas, além de cupons fiscais, notas de despesas e afins;
- Previsão sobre o Imposto de Renda.
Além do mais, cabe ao software agrícola promover a apuração de custos da lavoura, isso permite acompanhar melhor os gastos da lavoura, gerando informações para saber qual é o melhor momento para vender a produção ou comprar insumos.
3.O monitoramento e o manejo integrado de pragas (MIP) serão facilitados
Na atualidade, um dos grandes focos da agricultura é promover um desenvolvimento mais sustentável, com o mínimo de comprometimento ao meio ambiente. Neste contexto, o Manejo Integrado de Pragas é uma estratégia que adquire protagonismo.
Essa estratégia tem como característica considerar toda a população de insetos e todo o ambiente para fazer um controle muito mais eficaz de pragas invasoras com economia e sustentabilidade.
Entretanto, monitorar todas as pragas e o ambiente apenas com o controle realizado em cadernos ou planilhas trabalhosas. A confusão de dados pode ser grande e a tomada de decisão de MIP não será totalmente consciente.
Em contrapartida, a implementação de um software agrícola pode facilitar tudo isso, pois podem ajudar no melhor monitoramento da lavoura e na adoção do MIP.
Assim, o conhecimento de especialistas em monitoramento com a precisão de uma boa solução digital farão com que o produtor consiga reduzir as perdas de sua safra decorrentes do ataque de pragas. Este tipo de sistema oferece acesso detalhado a informações sobre o tipo de praga, o estágio da infestação, e demais informações obtidas no momento do monitoramento.
Clique aqui e veja como ter dados do seu MIP no seu celular
Há alguns softwares, como o Agrointeli, que possuem a capacidade de fazer indicações ao produtor rural, como a quantidade de produto que será necessária para controlar os insetos de forma mais eficiente e econômica.
4.Ajuda a lavoura a otimizar estratégias e atingir novos resultados
Um dos grandes diferenciais ao implementar um software agrícola de qualidade é a possibilidade de enxergar a lavoura por completo, permitindo analisar as informações em tempo real, de forma totalmente interativa. Com isso, é possível que o produtor consiga ampliar sua visão, manter a estabilidade do negócio e projetar estratégias de crescimento.
Através da análise dos dados gerados é possível ter uma visão estratégica e tática de todo o sistema de produção, permitindo entender de que forma implementar melhorias e realizar inovações.
Dessa forma, é possível se manter atualizado sobre quais são as melhores práticas de gestão e empoderar constantemente o seu negócio.
5.Permite ganhos em competitividade
A concorrência de empresas é uma constante dentro do agronegócio. Por isso, é extremamente importante estar atento às mudanças dentro deste mercado. Essa necessidade exige agilidade e eficiência nas tomadas de decisão a fim de garantir o alcance de um resultado satisfatório na safra.
E a melhor – talvez única – forma para conseguir ganhos em competitividade é a implementação de uma gestão mais automatizada. Com um software de gestão agrícola, o produtor se torna mais profissionalizado e competitivo, já que terá à sua disposição, dados consistentes, acesso rápido, precisão e uma visão ampla de todos os processos da fazenda.
Software Agrícola Agrointeli – centraliza, integra e organiza várias fontes de dados
Dentre os muitos softwares de gestão agrícola disponíveis no mercado, optar pelo melhor deles é fundamental. Neste caso, o software agrícola Agrointeli é uma excelente pedida!
Agrointeli é um software de gestão agrícola que possui a capacidade de centralizar, integrar e organizar várias fontes de dados obtidas na fazenda em um sistema completo de simples acesso, que serve a todos os níveis de sua equipe da fazenda.
O software agrícola Agrointeli possui muitas funcionalidades, que permitem unificar todas as informações e dar respaldo às tomadas de decisão. Dentre essas funcionalidades, vale citar:
- Imagens de satélite – Permitem extrair o real benefício de imagens de satélite NDVI;
- Total monitoramento de pragas – Ajudam o produtor a identificar a posição geográfica e o nível de infestação de cada praga da cultura;
- Obter informações do clima – Informações em tempo real de estações meteorológicas e previsão climática da região;
- Gestão de todos os dados do maquinário – Permite integrar dados de máquinas agrícolas com facilidade.
Mas, para falar dessa ferramenta, ninguém melhor do que Renato Borges, fundador e CEO da Agrointeli! Em uma entrevista para o Agro+, Renato Borges conta o que é a Agrointeli, assim como suas principais vantagens.
Com tudo isso, via Agrointeli, o produtor conseguirá detectar problemas rapidamente, permitindo que ele planeje e tome decisões mais assertivas.
Você ficou interessado e quer conhecer o software agrícola Agrointeli? Fale com nossos especialistas e conheça todas suas funcionalidades!