Todo produtor rural sabe que um bom planejamento é parte essencial para a condução da safra. Mas com a profissionalização do setor, o número de dados, informações e planilhas é cada vez maior. Exatamente por isso é imprescindível que o produtor invista em um bom software agrícola.

Software Agricola

Por muito tempo, a gestão de negócios agrícolas evoluiu muito pouco, principalmente quando comparado a outros setores da sociedade. Mas aos poucos a evolução vai chegando ao campo, trazendo muitas facilidades.

Os softwares agrícolas são ferramentas e soluções criadas exclusivamente para a gestão rural, facilitando a vida do produtor tanto no manejo de sua lavoura quanto na gestão da propriedade.

Diante da importância destes softwares agrícolas, surge a questão: Quais os maiores benefícios e vantagens destes sistemas?

Pensando nessa questão, nós da Agrointeli fizemos este conteúdo. Nele você verá a importância da digitalização das atividades do campo e entenderá quais são as principais vantagens que irão estimular você a também entrar nesse cenário tecnológico.

Tecnologia na gestão agrícola: Por que é importante adotar?

A agricultura é uma das atividades mais cruciais para a economia nacional, contribuindo com cerca de 21,4% do Produto Interno Bruto Brasileiro e representando mais da metade das exportações brasileiras.

Porém, para atender essa demanda crescente, com produções agrícolas em constante expansão, principalmente quanto à produtividade, o produtor se vê diante de um grande desafio: Realizar uma melhor gestão de suas informações.

Com a elevação da produtividade o produtor se vê diante da dificuldade de realizar melhor gestão de suas informações, já que o controle e o gerenciamento por parte deste produtor tende a ser ainda mais exigido.

O atual momento também exige a coleta de dados e informações em maior quantidade, com mais qualidade e precisas.

Foi essa a maior dificuldade sentida por Evaldo Pereira, da Fazenda Terra Viva, em Terenos/MS. Segundo ele, as planilhas tradicionais não eram eficientes e a perda de informações era recorrente, como ele mesmo relata no vídeo abaixo.

Hoje, o senhor Evaldo é cliente da Agrointeli e consegue gerenciar sua fazenda de uma forma muito mais eficaz e rápida.

A dificuldade sentida pelo senhor Evaldo é a mesma que de muitos produtores em todo o Brasil, onde a gestão da fazenda é ainda uma grande dificuldade. Daí a importância do uso da tecnologia, principalmente de um software agrícola, que está cada vez mais robusto, avançado, informativo e personalizado para cada tipo de mercado e necessidade.

Assim, hoje em dia, um bom software agrícola é capaz de proporcionar uma série de vantagens ao produtor, deixando de ser algo restrito a um pequeno grupo de empresário e passando a oferecer benefícios a todos profissionais do campo.

Software agricola

Mas quais são as principais vantagens ao adquirir um software agrícola para melhor gerir a atividade rural? Será isso que veremos a seguir!

Vantagens do uso de um software agrícola na agricultura

Muitas profissionais do meio rural ainda têm receio de utilizar softwares, pois avaliam que vão substituir o trabalho humano. Mas o objetivo destes sistemas não é esse, a principal função deles é agregar conhecimento e valor à atividade.

Dessa forma, os softwares agrícolas são responsáveis por apontar caminhos, atuando como complemento à experiência do produtor e ao dia a dia da atividade, com as decisões finais ainda envolvendo pessoas.

Mas essa é só uma das vantagens de um software agrícola. As demais vantagens são:

1.      Gera informações muito mais precisas e rápidas

Os softwares agrícolas atuais são capazes de gerar informações muito mais precisas e rápidas, com todos os dados estando melhor organizados e na palma da mão. Com isso, há a possibilidade de identificar e corrigir possíveis gargalos dentro do negócio.

Além disso, por meio desses softwares, é possível tornar a cadeia mais integrada, permitindo que setores conversem com mais facilidade, com erros identificados ao fim da cadeia podendo ser corrigidos no começo.

2.      Permite um controle financeiro completo

Como vimos no caso do senhor Evaldo Pereira, a gestão financeira ainda representa uma grande dificuldade no ambiente agrícola. Neste cenário, uma das principais áreas de atuação de um sistema de gestão agrícola é a capacidade controlar a atividade do ponto de vista financeiro.

Esse controle financeiro envolve:

  • Gestão de contas a pagar e a receber;
  • Elaboração do fluxo de caixa e toda a parte gerencial da propriedade, incluindo dados como custos por hectare, por unidade produtiva etc;
  • Facilita a gestão fiscal da atividade, crucial para manter a propriedade em dia com suas obrigações para com o fisco, como apurar impostos corretamente e enviar todas as declarações e demonstrativos exigidos.

Outra função de um software agrícola é a apuração de custos. Com essa apuração, o produtor consegue acompanhar melhor seus gastos e tem informações para saber qual é o melhor momento para vender a produção ou comprar insumos.

3.      Oferece maior segurança financeira da safra

Como já citado anteriormente, uma das funcionalidades de um software agrícola é a capacidade de gerenciamento da área financeira da atividade. Com seus dados estando na mão do produtor para tomar decisões sobre a próxima safra.

Dessa forma, com todas as informações em mãos, o produtor consegue, antes mesmo de começar a plantar, se planejar e identificar onde estavam os gastos supérfluos, corrigindo-os e estipular quanto será o lucro ao final da safra.

Alguns sistemas com esse propósito podem ainda mostrar aos produtores o melhor momento para comprar insumos, bem como ter respaldo técnico para fazer ou não determinados tipos de investimento, de acordo com sua rentabilidade e viabilidade no momento.

4.      Facilita o monitoramento e o manejo integrado de pragas (MIP)

Na agricultura atual, o Manejo Integrado de Pragas é uma estratégia que considera toda a população de insetos e todo o ambiente para fazer o controle eficaz de pragas invasoras com maior economia.

Entretanto, não é tão simples analisar todas as pragas e o ambiente se usarmos apenas cadernos ou planilhas trabalhosas. Pode ocorrer uma confusão de dados e nenhuma ação realmente consciente. Mas, os softwares agrícolas atuais podem ajudar na capacidade desse monitoramento e na adoção do MIP.

Aliar o conhecimento de especialistas em monitoramento com a precisão de uma solução digital permite ao produtor reduzir as perdas da safra decorrentes do ataque de pragas. Este tipo de sistema oferece acesso detalhado a informações sobre o tipo de praga, o estágio da infestação, e demais informações obtidas no momento do monitoramento.

Com base nisso, o próprio sistema já faz indicações, como a quantidade de produto que será necessária para controlar os insetos de forma mais eficiente e econômica.

5.      Permite maiores ganhos em competitividade

A concorrência dentro do setor agrícola cresce safra após safra dentro do agronegócio, exigindo maior profissionalização das propriedades rurais, que devem ser ágeis e eficientes nas tomadas de decisão para que o produtor alcance um resultado mais satisfatório da sua safra.

Para alcançar maior competitividade a gestão automatizada do agronegócio é cada vez mais necessária, pois permite que o produtor seja mais competitivo dentro do mercado.

Ao adotar um sistema de gestão específico, o produtor terá informações mais consistentes, acesso rápido, precisão e uma visão ampla de todos os processos do agronegócio.

 

Como podemos perceber, um bom software agrícola é um grande aliado do produtor. A partir dele é possível aumentar lucros e revolucionar a gestão da propriedade, permitindo um crescimento mais sólido e sustentável.

Com o auxílio de um software agrícola, o produtor conseguirá coletar dados brutos em maior volume, irá lapidá-los e conseguirá transformá-los em informações muito detalhadas sobre os mais diversos aspectos da sua propriedade.

Assim, por meio dessa ferramenta, os produtores terão maior assertividade em suas tomadas de decisão. Entretanto, vale salientar quais são as necessidades dentro da atividade, para assim fazer a correta escolha do software.

Você quer conhecer o software de gestão agrícola Agrointeli? Então fale com um especialista e saiba mais!

 

 

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli com intuito de democratizar a tecnologia no campo para pequeno e médio produtor rural. Mais de 7 anos de experiência no agronegócio. Especialista em Vendas Agro B2B.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

Siga nos