Você já deve ter ouvido sobre a nova era da agricultura digital, mas será que você realmente entende como o uso da tecnologia na agricultura pode beneficiar sua lavoura?
Muito além de escolher boas sementes e plantar no tempo certo, a alta produtividade depende também de conhecer as necessidades das plantas em cada talhão e atende-las prontamente.
Já imaginou se você pudesse prever os problemas de sua fazenda e agir antes de sofrer qualquer prejuízo?
Com um bom monitoramento agrícola e uso de inovações tecnológicas isso já é uma realidade!
Além de extrair o melhor de sua cultura, a tecnologia pode ser significativa na hora de reduzir os custos de produção e aumentar a rentabilidade do seu negócio.
Quer saber mais sobre como a revolução digital pode transformar o campo? Então, continue a leitura e confira!
(Fonte: Freepik)
O uso da tecnologia na agricultura, qual sua importância?
Os estudos voltados para o agro 4.0 buscam aproveitar ao máximo a tecnologia para favorecer a produção rural.
Como exemplo de uso que já é popular, podemos citar a modificação e o tratamento de sementes para a adaptação da cultivar de acordo com as condições climáticas e/ou a incidência de pragas e doenças da região.
No entanto, as novidades do setor não pararam por aí, o aperfeiçoamento de dispositivos e sistemas prometem facilitar sua caminhada como produtor rural rumo ao sucesso de suas safras.
Além de proporcionar um ambiente ideal para alcançar produtividades máximas, o uso da tecnologia na agricultura também promove a redução dos custos de produção envolvidos nas etapas de implantação, manejo e colheita.
Dessa forma, por meio da otimização dos processos e redução da necessidade de mão-de-obra, você conseguirá aumentar significativamente a rentabilidade do seu empreendimento.
A tecnologia já vem transformando o campo há algum tempo, de inovações simples e práticas à questões mais complexas e que demandam maior investimento e conhecimento técnico.
A seguir, listamos os principais usos que já estão mudando a forma com que os produtos agrícolas são produzidos no Brasil e no mundo:
Biotecnologia
A biotecnologia é responsável pelas inovações relacionadas as plantas e suas características genéticas, e também aos insumos agrícolas, como fertilizantes e defensivos.
O tratamento de sementes com tecnologia Bt é um dos exemplos de modificação genética que trouxe êxito para a produção rural, agregando resistência à planta, reduzindo custos e elevando a produtividade no campo.
Outra novidade benéfica e sustentável é em relação aos defensivos naturais e biológicos, que agem combatendo os insetos praga sem afetar os inimigos naturais, mantendo o equilíbrio do ecossistema na propriedade e reduzindo a necessidade de aplicações químicas.
O aperfeiçoamento de defensivos químicos também é uma conquista promissora da tecnologia no setor. As melhorias incluem maior eficiência, redução na toxicidade, maior seletividade e menores impactos residuais, viabilizando a degradação natural e orgânica dos produtos na natureza.
Georreferenciamento
As características do terreno também são fundamentais para um bom planejamento e monitoramento agrícola. Além disso, as condições da área podem ser decisivas na hora de escolher o que cultivar em determinada região.
Além disso, o georreferenciamento também auxilia nas questões burocráticas do negócio. Para demarcação de áreas de preservação permanente e reserva legal, por exemplo, a tecnologia do GPS e dos drones é uma grande vantagem.
As imagens e análises da propriedade ajudarão na hora de gerenciar e planejar a implantação da lavoura, permitindo análises mais assertivas e tomadas de decisão rápidas para corrigir desníveis, implantar barreiras e ajustar demais características do local.
Agricultura de precisão
A agricultura de precisão (AP) é uma técnica de manejo que recentemente está sendo popularizada nas lavouras do país.
E não é para menos, as vantagens que a AP tem trazido aos produtores rurais fazem jus ao sucesso que a tecnologia empregada tem tido no setor.
Como objetivo, a agricultura de precisão visa tratar a lavoura de forma mais detalhada e específica, dividindo os cuidados por talhão e aplicando soluções apenas onde é realmente necessário.
Ao investir nesse novo método, você, produtor rural, poderá economizar recursos e reduzir gastos com irrigação, aplicação de defensivos, adubação e demais manejos importantes.
O monitoramento eficiente da lavoura é a base para que a agricultura de precisão dê resultados positivos a curto, médio e longo prazo. Isso, porque, é necessário observar, analisar e monitorar a área em pequenas partes, detectando qualquer problema inicial que possa surgir buscando corrigi-lo prontamente.
Devido as diversas variáveis existentes no campo, as plantas podem apresentar irregularidades e necessidades diferentes em cada talhão. Partindo desse ponto, é um erro adubar ou irrigar a área total por igual, quando apenas algumas plantas apresentarem deficiências.
A agricultura de precisão elimina desperdícios e custos, e ainda possibilita com que o produtor rural aproveite ao máximo o potencial produtivo de sua plantação.
Monitoramento da lavoura
(Fonte: Freepik)
O monitoramento da lavoura é o pilar de várias outras técnicas inovadoras que tem transformado o campo.
Para que a agricultura de precisão seja possível, por exemplo, o monitoramento é fundamental. Nos sistemas de cultivo convencional, acompanhar a produção também é um fator decisivo.
O monitoramento é o que definirá os momentos em que é necessário agir, como controlar pragas e doenças, cuidar de irrigação e adubação e até mesmo conferir o ponto de colheita.
Por ser uma atividade que depende de fatores climáticos e ambientais e apresenta diversas influências externas, qualquer atraso ou erro no monitoramento pode significar grandes prejuízos para o produtor rural.
Mapas NDVI
Os mapas NDVI revelam os índices de vegetação por diferença normalizada. Em resumo, as imagens de satélite da propriedade demonstram a saúde e as características da planta através de cores específicas.
Quando a luz solar incide sobre as plantas, parte da luz é absorvida e parte é refletida, revelando a situação atual da saúde da planta. Cada espécie apresenta suas respectivas características e cores dentro do mapa NDVI.
Em plantas saudáveis, a luz visível é absorvida pela clorofila, enquanto as células refletem a luz do infravermelho próximo (NIR).
Caso a planta esteja com problemas devido a deficiências e falta de manejos, a perda ou os danos da estrutura celular faz com que a luz do infravermelho seja absorvida, modificando as cores no mapa.
Na imagem a seguir, as áreas com NDVI de -1 a 0 apresentam a cor vermelha, de 0,0 a 0,33 laranjas a amarelos, 0,33 a 0,66 variações de verde e acima de 0,66 verdes.
(Fonte: Sentera)
Essa tecnologia prática e promissora é útil em diversos casos, principalmente no uso eficiente de outras tecnologias de sucesso, como a agricultura de precisão e o manejo integrado de pragas (MIP).
Dentro do controle de pragas do MIP, o objetivo é monitorar as pragas para mantê-las sempre dentro do nível de equilíbrio (NE) e abaixo do nível de dano econômico (NDE). Ao identificar irregularidades pelas imagens do mapa NDVI, é possível direcionar as amostragens naquele local, otimizando o trabalho.
Em caso de nível de controle, as ações podem ser aplicadas somente naquele talhão ou área afetada, poupando aplicações e gastos em toda a lavoura sem necessidade.
Isso refletirá diretamente nos custos de produção e no lucro da safra, além de preservar o solo e o equilíbrio ambiental, ganhando outros benefícios a longo prazo.
Para facilitar a intepretação do mapa, vale a pena investir em sistemas e programas com interfaces didáticas e que ofereçam um bom suporte técnico para sua gestão.
Vantagens do uso da tecnologia na agricultura
Para finalizar, podemos resumir e destacar os principais benefícios que a tecnologia e seus avanços podem agregar para a agricultura:
- Aumento na produção;
- Ganho de produtividade;
- Produção mais sustentável;
- Uso consciência e eficiência dos recursos naturais;
- Conservação e melhor aproveitamento do solo;
- Redução nos custos de produção;
- Eliminação dos gargalos e desperdícios;
- Aumento na rentabilidade da produção e no lucro para o produtor;
- Otimização dos processos e manejos;
- Redução da necessidade de mão-de-obra;
- Maior precisão e eficiência das técnicas agrícolas;
- Aumento da segurança alimentar e rastreabilidade;
- Gestão mais fácil e prática para o produtor rural;
- Monitoramento eficiente e claro da lavoura;
- Agilidade no planejamento assertivo e na tomada de decisões;
- Uso consciente e correto dos insumos agrícolas.
Gostou de saber mais sobre como a tecnologia pode impactar positivamente o seu lucro reduzindo os custos agrícolas? Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário abaixo!
ia na agricultura o uso da tecnologia na agricultura o uso da tecnologia na agricultura o uso da tecnologia na agricultura
Leia também:
Como fazer o controle da cigarrinha-do-milho
Como fazer o manejo integrado de pragas (MIP) da soja
7 Manejos para o controle da cigarrinha do milho (+principais inseticidas)
Excelente conteúdo!
The point of view of your article has taught me a lot, and I already know how to improve the paper on gate.oi, thank you. https://www.gate.io/vi/signup/XwNAU
Thanks for your comment!