Manejo integrado de pragas livro: 7 exemplos para te inspirar [+bônus]

Investir em conhecimento é a melhor forma de garantir bons e duradouros retornos. Por isso, se você deseja ter sucesso em sua estratégia de manejo integrado de pragas, livros, artigos e publicações devem fazer parte de sua rotina.

Isso, porque, os avanços tecnológicos estão aprimorando cada vez mais as técnicas, trazendo cada vez mais benefícios para o produtor que realiza o MIP.

Além disso, a chave para o sucesso desse manejo é seguir corretamente os princípios e fundamentos que ele apresenta.

Ler e se aprofundar nesse assunto te ajudará a saber como tomar as melhores decisões dentro do manejo integrado de pragas em sua lavoura. Por isso, separamos alguns livros sobre MIP em diferentes culturas, além de um bônus especial ao final do artigo!

Manejo integrado de Pragas Livros: 7 exemplos sobre MIP para entender melhor sobre o assunto

Confira a seguir algumas opções acessíveis para se aprofundar nos conceitos e técnicas do MIP e obter sucesso na implantação em sua lavoura!

1.Manejo Integrado de Pragas – Culturas diversas (UFV)

Disponível em pdf e gratuitamente, o artigo “manejo integrado de pragas” publicado pela Universidade Federal de Viçosa faz um apanhado geral e completo sobre o MIP em diversas culturas.

Com ilustrações e gráficos, você aprenderá a identificar pragas chaves e a entender a relação das pragas com inimigos naturais e demais métodos de controles.

A obra também relata sobre a interação das pragas com o ambiente e as plantas hospedeiras, o que é muito relevante para quem escolhe trabalhar com cultivares resistentes.

Em relação as culturas estudadas, o material aborda o manejo integrado de pragas em:

  • Arroz
  • Algodão
  • Hortaliças
  • Fruteiras
  • Milho
  • Pastagens
  • Feijão
  • Soja
  • Café
  • Cana de açúcar
  • Trigo
  • Aveia
  • Cevada
  • Plantas ornamentais
  • Eucalipto
  • Grãos armazenados
  •  

2.Utilização do parasitoide Tamarixia radiata como componente do manejo integrado do HLB/greening (Esalq – USP)

O livro “Utilização do parasitoide tamarixia radiata como componente do manejo integrado do huanglongbing” ressalta o problema da citricultura com a doença huanglongbing, também conhecida como HLB ou greening.

Como solução, a obra enfatiza o benefício que o manejo integrado de pragas e doenças trouxe para pomares localizados no cinturão citrícola paulista nos últimos anos.

Dentro do MIP com foco em combater o greening estão medidas de controle culturais, como a escolha de mudas sabias e eliminação de árvores que apresentem sintomas da doença.

Além disso, o autor também mostra como a utilização do parasitoide Tamarixia radiata pode ajudar na luta contra essa doença ao promover o controle de Diaphorina citri, de forma integrada.

Leia também: Como fazer o manejo integrado de pragas (MIP) da soja

3.Soja: Manejo Integrado de Insetos e outros Artrópodes-Praga (Embrapa)

O livro “Soja: manejo integrado de insetos e outros artrópodes-praga” é resultado de um trabalho desenvolvido por diversos autores em um projeto da Embrapa.

O compêndio possui informações completas e ricas sobre como realizar o manejo de diversas pragas que atacam a cultura da soja.

A obra ressalta a importância das técnicas de manejo integrado diante de um cenário da expansão dessa cultura, que gerou um desequilíbrio agroecológico e o uso inconsciente dos defensivos químicos agrícolas, o que acabou levando muitas pragas secundárias a se tornarem mais perigosas para as lavouras de soja.

O livro também cita algumas pragas exóticas que poderiam chegar a atingir as lavouras brasileiras, dando uma perspectiva a longo prazo dos efeitos do MIP na soja.

Além da versão física impressa disponível na livraria da Embrapa, também é possível acessar o material completo e ler gratuitamente através da versão eletrônica.

Leia também: Este é o motivo que você não pode deixar de fazer o MIP – Manejo Integrado de Pragas

4.Grãos: Manejo Integrado de Pragas (MIP) em soja, milho e sorgo (SENAR)

O livro “Grãos: manejo integrado de pragas (MIP) em soja, milho e sorgo” é uma obra que faz parte da coleção SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, nº 181.

Por ter sido lançado no ano de 2018, a obra apresenta informações bem atualizadas sobre o manejo integrado de pragas em grãos.

Dentre os temas abordados, você aprenderá sobre o MIP em todos os aspectos: como conhecer a morfologia da praga, quais práticas podem fazer com que as pragas apareçam mais frequentemente nas lavouras de grãos e até sobre a importância do vazio sanitário e dessecação da área.

Em capítulos completos e separados, o livro também ensina a reconhecer, monitorar e controlar as pragas da soja, do sorgo e do milho.

O livro está disponível para download e leitura gratuita em pdf. Além disso, também há um QR code para que você possa acessar informações complementares ao livro pelo celular!

5.Manejo Integrado de Pragas do Tomateiro (Funep)

Já em sua segunda edição, o livro “Manejo integrado de pragas do tomateiro” publicado pela Funep – Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão – exemplifica de maneira didática e com ilustrações como aplicar o MIP no tomateiro.

O livro é comercializado pela editora UFV e revela o que é o manejo integrado de pragas, quais são as principais pragas do tomateiro, quais insetos carregam as principais doenças que afetam o tomate e outros assuntos chaves.

Também há temas práticos sobre amostragem das pragas, monitoramento, como identificar os inimigos naturais e quais as melhores alternativas de controle dentro do MIP.

6.Manejo Integrado de Pragas Florestais: fundamentos ecológicos, conceitos e táticas de controle. (TB)

Para quem trabalha com florestas plantadas, o livro “manejo integrado de pragas florestais: fundamentos ecológicos, conceitos e táticas de controle” oferece um conjunto de informações completas sobre prevenção e controle de pragas florestais.

O autor foca na sustentabilidade e na integração das técnicas de controle que fazem parte do MIP. Além disso, o livro também aborda temas importantes como o papel essencial dos insetos como agentes reguladores da produção ecossistêmica.

De acordo com o autor “A obra traz os fundamentos teóricos e informações práticas que alicerçam as táticas disponíveis para reduzir os danos econômicos decorrentes da ação dos insetos.”

7.Manejo Integrado de Pragas das Palmeiras (Ceplac)

Com uma linguagem didática e exemplos bem ilustrados, o livro “manejo integrado de pragas das palmeiras” foi desenvolvido pelo entomologista José Inácio Lacerda Moura e divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Inicialmente o livro explora com profundidade os aspectos técnicos do Rhynchophorus palmarum, praga de grande significância econômica ao dendezeiro no estado da Bahia e do coqueiro nas diferentes regiões onde é cultivado.

Além disso, ele também pontua os danos diretos sobre as plantas causados por insetos que são vetores de doenças como o “Anel-Vermelho” e a “Resinose”.

Outros temas presentes na obra são a bioecologia, as questões morfológicas, as injúrias, as perdas e o manejo integrado de outras 18 espécies de insetos pragas da família Arecáceas (expalmacea).

O último capítulo do livro é dedicado à Endoterapia, uma prática de controle de pragas ainda pouco utilizada no Brasil, mas que já é amplamente utilizada em países da Europa, Oceania e América do Norte.

Bônus: canais e vídeos sobre MIP para ficar ligado nas tendências

Ler livros sobre o manejo integrado de pragas te trará uma maior profundidade no assunto. No entanto, também é importante se manter atualizado sobre as inovações que surgem ao longo dos anos.

Por isso, confira a seguir os melhores canais e vídeos sobre MIP para estar sempre por dentro das novidades e tendências:

1.Dicionário Agro – O que é o MIP?

No vídeo você vai aprender o que é, como é feito e em que momento se aplica o Manejo Integrado de Pragas (MIP). Além disso, vai aprender também os principais conceitos, como Nível de Dano Econômico (NDE) e Nível de Controle (NC) e como eles podem te auxiliar no controle de pragas agrícolas.

2.AgriLearning – Como aplicar o MIP na prática?

Nesse episódio, o Prof. Dr. Odair Fernandes – da UNESP de Jaboticabal – explica quais são os principais conceitos do Manejo Integrado de Pragas (MIP) e como aplicá-los na prática em seu lavoura.

3.Embrapa Radar da Tecnologia – Controle Biológico de Pragas na cultura da Soja

O controle biológico de pragas é um dos principais recursos para recuperar o equilíbrio e economizar com aplicações de defensivos dentro do manejo integrado de pragas. O vídeo explica sobre como esse controle pode feito por agentes biológicos que fazem um controle natural das pragas agrícolas ou mesmo via o controle biológico aplicado, quando se libera intencionalmente na natureza os predadores das pragas.

4.Embrapa Radar da Tecnologia – MIP soja é eficiente mesmo em grandes áreas

Nessa reportagem de 2018, os pesquisadores abordam os conceitos da metodologia do manejo integrado de pragas. O vídeo conta a experiência do produtor paranaense Richard Dijkstra, dando um exemplo de como o MIP é eficiente mesmo em grandes propriedades.

5.AgriLearning – Manejo Integrado de Pragas (MIP)

Nesse vídeo em parceria com a ABCBio (Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico) você conseguirá entender melhor quais são os conceitos por trás do manejo integrado de pragas e como o controle biológico se torna uma ferramenta fundamental dentro dessa técnica.

6.SENAR Brasil – Manejo Integrado de Pragas

Esse material desenvolvido pelo SENAR chama a atenção para o fenômeno conhecido como resistência biótica, ou seja, a importância de um meio ambiente sadio que ofereça resistência ao surgimento e proliferação de organismos que causem o desequilíbrio populacional das espécies.

7.Embrapa Radar de Tecnologia – Vantagens e benefícios do MIP

A reportagem da Embrapa aborda os conceitos do MIP, as dificuldades com a identificação das pragas, a técnica de monitoramento com o pano de batida, assim como a necessidade de se respeitar o nível de dano provocado por pragas como percevejos e lagartas, antes de se optar por estratégias de controle.

Com essa riqueza de conteúdos fazer sua estratégia dar certo será muito mais fácil. Tem alguma dúvida sobre o manejo integrado de pragas (MIP) que ainda rodeia sua mente? Deixe seu comentário abaixo!

manejo integrado de pragas livro,manejo integrado de pragas livro, manejo integrado de pragas livro,manejo integrado de pragas livro manejo integrado de pragas livro

manejo integrado de pragas livro,manejo integrado de pragas livro, manejo integrado de pragas livro,manejo integrado de pragas livro manejo integrado de pragas livro

 

 

Aline Sandim

Doutorado em Agronomia (Pós-Graduação em Agricultura, Relações água/solo/planta), UNESP - Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu - SP, conclusão em 2016. Mestrado em Agronomia (Pós-Graduação em Agricultura, Relações água/solo/planta), UNESP - Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu - SP, conclusão em 2012. Graduação em Agronomia, Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, conclusão em 2009.
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

Siga nos