Manter uma relação próxima com clientes do meio rural é essencial para fortalecer a imagem da empresa e aumentar as oportunidades de fechamento de um novo negócio. Para isso, priorizar a qualidade das visitas a campo é essencial.
Fazer visitas técnicas às propriedades rurais é parte fundamental para maior fechamento das vendas, que permitirá resultados positivos para as contas do negócio e para a fidelização do produtor rural.
Mas para que as visitas a campo sejam convertidas em mais vendas é preciso adotar algumas estratégias para otimizar essas atividades. Ou seja, o que o seu time de vendas deve fazer para melhorar as visitas e aumentar as vendas?
Confira no nosso artigo de hoje algumas das principais dicas e estratégias para ter visitas a campo de excelência e que resultem em um maior fechamento das vendas.
Visita a campo: Essenciais para conhecer o produtor e suas necessidades
As visitas a campo são essenciais para fechar vendas para o agronegócio. Créditos da imagem: Agrointeli
O grande objetivo das empresas que vendem para o agronegócio é entender suas necessidades e oferecer a melhor solução, seja ela um produto ou um serviço. E nada melhor do que fazer isso por meio das visitas a campo.
As visitas a campo são realizadas para levantar informações do produtor e da sua propriedade, permitindo obter uma avaliação mais cuidadosa sobre toda a atividade e sobre as necessidades que a empresa pode atender.
É claro que todo vendedor está focado em vender, mas visitas a campo, quando bem realizadas, são excelentes oportunidades de diferenciação diante da concorrência a ponto de ampliar as chances de fidelização do cliente.
O resultado de uma boa visita a campo certamente será uma possibilidade de fechamento de vendas muito maior.
Mas, para fechar mais negócios e também fidelizar clientes do campo, cabe a cada vendedor realizar a sua visita técnica às propriedades rurais de uma forma estratégica e planejada.
A recomendação é investir na gestão para planejar a abordagem do produtor muito antes da visita à propriedade. Para isso, obtenha o máximo de informações, tente conhecer as características deste cliente, conheça suas dores e a oportunidade de fechamento que eles proporcionam.
Dicas para ter visitas a campo mais estratégicas
Dentro do agronegócio, as visitas a campo são essenciais para aumentar as vendas. Mas, para que isso seja possível, as visitas precisam ser bem estratégicas e controladas de forma contínua.
Confira quatro pontos importantes para que você tenha um controle de visitas a campo que resultem em fechamentos de vendas:
1 – Tenha o máximo de informações para realizar visitas a campo
Ter informações sobre o cliente e seu sistema de produção são essenciais para melhores visitas ao produtor rural. Crédito da Imagem: EV Comunicação
Existem várias questões importantes para que as visitas técnicas sejam mais eficientes. Porém, gerenciar o máximo de informação sobre este cliente e sobre o mercado é uma das principais.
É extremamente importante ter acesso a todas as informações e da forma mais rápida possível. Essas informações permitem que vendedores e gestores tomem as medidas com maior velocidade, evitando maiores problemas.
A tecnologia é uma grande aliada da empresa neste sentido. Ela permite acesso total às informações do cliente e do seu sistema de produção.
2 – Planeje cada visita a campo
Pode até parecer óbvio, mas um planejamento mais eficiente das visitas é muito importante para evitar gastos e também para converter visitas em fechamento de negócios.
Saber quem será o cliente na próxima visita possibilita ao vendedor realizar um levantamento prévio de informações. Com isso, será possível chegar preparado para superar expectativas e otimizar o tempo na atividade externa.
Existem diversas opções de ferramentas para promover o registro de informações sobre o cliente que podem ajudar o vendedor a organizar suas visitas, caso do CRM, que melhor falaremos ainda neste artigo.
3 – Seja transparente para atender a demanda do cliente
Ter um bom relacionamento com produtores rurais é ponto central das visitas a campo. É importante que o cliente esteja sempre bem informado sobre a visita, inclusive o deslocamento da equipe que realizará a visita externa.
Isso evita as recorrentes reclamações de atraso, podendo comprometer o negócio.
Garantir total transparência é o ponto central. A troca de informações com o cliente é algo que vai dar maior controle das visitas externas realizadas pela sua empresa.
4 – Invista na qualidade da abordagem
O relacionamento com o cliente é um dos pontos que ajudam no controle das visitas a campo. Por isso, a qualidade da abordagem é primordial para maior fechamento de vendas.
Para isso, algumas dicas funcionam muito bem: Olhe nos olhos do seu cliente, seja sincero e educado, sempre adote um tom de voz que a negociação pede e ofereça seu produto ou serviço com entusiasmo.
Também invista no uso da tecnologia. Com ela, é possível analisar os principais indicadores de qualidade do cliente que vão ajudar você a tomar as melhores decisões e, consequentemente, melhorar as visitas de forma recorrente.
Além disso, o uso de técnicas específicas é outra opção bastante interessante para encantar clientes e vender mais. Confira algumas dessas técnicas no vídeo abaixo:
O que você não deve fazer durante as visitas de campo?
Como você viu, algumas são as dicas para que você consiga “conquistar/fidelizar” seu cliente (produtor rural) a ponto de fechar vendas e entregar o produto ou serviço da sua empresa a ele.
No entanto, há algumas atitudes que devem ser evitadas, pois podem comprometer a conversão e fazer com que o produtor não se torne cliente. São elas:
- Fazer de tudo para “enfiar o produto/serviço goela abaixo” do cliente
Forçar a venda ao produtor certamente não é uma boa estratégia, podendo até afastar o cliente. Ao invés disso, tente entender o que o produtor precisa e ofereça uma solução mais personalizada a ele;
- Desrespeitar o espaço do cliente
Nas vendas, tudo tem seu momento e deve seguir o tão discutido funil de vendas. Ser invasivo e oferecer o produto na hora errada pode causar uma má impressão, consequentemente o produtor rural poderá dar uma nota baixa para aquela visita.
Portanto, respeite sempre o momento do cliente, dando o próximo passo apenas quando sentir que for possível;
- Não dizer ao cliente qual é o próximo passo
Quando você não diz o próximo passo ao cliente, ele pode entender que você não tem mais a intenção de vender.
Para evitar isso, todas as visitas a clientes devem ser encerradas com informações claras sobre os próximos passos, mesmo que a negociação não siga em frente.
- Prometer benefícios não reais
Um erro comum entre vendedores é prometer benefícios só para fechar mais uma venda, mas que, posteriormente, eles não serão oferecidos.
Para evitar essa saia justa, jamais prometa algo que não poderá cumprir. Nunca ofereça benefícios apenas para convencer o cliente. Se você não sabe todas as informações que o cliente pediu, não invente, diga que vai confirmar e logo terá a resposta para ele.
Seja sempre sincero, os pontos positivos devem ser ressaltados e as possíveis objeções minimizadas. Assim, você passa confiança ao cliente.
Utilize um CRM e aumente a eficiência das visitas a campo
CRM Agrointeli: Grande aliado do vendedor e das vendas para o agronegócio. Créditos da imagem: Agrointeli.
Conhecer as demandas do produtor rural e da sua propriedade é fundamental para alcançar o sucesso das visitas técnicas e aumentar a possibilidade de fechamento das vendas.
Neste contexto, para ter essas informações, adotar um CRM é essencial para facilitar o dia a dia dos vendedores. Uma opção que se destaca é o CRM Agrointeli, voltado exclusivamente às vendas para o agronegócio.
Além de automatizar a gestão comercial, através desta plataforma da Agrointeli é possível acompanhar e monitorar as visitas a campo, sempre em tempo real.
O CRM Agrointeli não só otimiza a rotina de toda a equipe de vendas a campo, mas também contribui para que o gestor comercial acompanhe os passos de cada um de seus vendedores, inclusive o histórico de informações de cada produtor.
Na ferramenta há uma série de indicadores, métricas e relatórios que dão ao vendedor e ao gestor a possibilidade de obter uma série de insights e informações que, quando bem gerenciados, ajudam em um maior fechamento de vendas.
O CRM também ajuda a empresa a otimizar suas vendas, tornando-as mais estratégicas, principalmente por ajudar a aumentar a eficiência das visitas, economizando tempo, dinheiro e pessoas.
Desse modo, combinando o uso de um CRM dedicado às vendas para o agronegócio com um atendimento especializado e personalizado, as chances de aumentar as conversões e promover a fidelização serão ainda maiores.
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