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Bom atendimento no Agro pode mudar seus resultados em 2023

Não é novidade para ninguém que garantir um bom atendimento é o primeiro passo para o sucesso de qualquer negócio que vende um produto ou serviço. No ambiente agro a necessidade é a mesma, onde um atendimento personalizado se mostra essencial.

 

atendimento ao produtor rural

Um bom atendimento é essencial para o sucesso de vendas para o agronegócio. Créditos da imagem: Agrointeli.

Assim, tanto pequenos produtores da agricultura familiar quanto proprietários de grandes fazendas dependem de um bom atendimento para ter soluções que os ajudem a manter a produtividade e a qualidade da produção. 

E para garantir a satisfação de todo tipo de cliente é fundamental oferecer um bom suporte que atenda às necessidades deles com o máximo de qualidade. Diante disso, conheça os pilares do bom atendimento ao cliente agro e entenda porque eles são essenciais para garantir maior satisfação e melhorar os resultados de uma empresa agro em 2023.

 

 

Importância do atendimento ao cliente

Você sabe o que é o atendimento ao cliente? Se para você é vender um produto ou serviço e esclarecer as dúvidas do comprador, você está certo. No entanto, esse conceito vai muito além. De forma geral, o atendimento ao cliente tem a responsabilidade de prestar toda assessoria ao seu consumidor, antes, durante e após a compra. Ou seja, é todo o suporte da empresa ao seu cliente.

Assim, prestar atendimento ao cliente não é apenas estabelecer uma relação com o propósito de vender, mas também sobre a capacidade do vendedor em esclarecer as dúvidas, ouvir as suas sugestões e reclamações do cliente. O atendimento ao cliente é também resolver os problemas relativos aos produtos e serviços adquiridos, bem como trabalhar a fim de melhorar a sua experiência, fidelizando-o.

Dessa forma, em um ambiente tão competitivo, caso do agronegócio, as empresas precisam adotar estratégias para atrair produtores e torná-los consumidores – e, nesse sentido, a garantia de um bom atendimento no agronegócio é fundamental para otimizar esforços, reduzir custos e potencializar resultados.

crm agrointeli

Atendimento de excelência ao cliente agro: como realizar?

Quem vive o agronegócio sabe que produtores têm a preocupação de conquistar resultados positivos na sua produção. Por isso, as empresas do agro são o destino certo desse público. Ele buscará as empresas do agro para ter soluções eficientes para que sua lavoura, rebanho ou outros tipos de criação alcancem o máximo de produtividade e lucratividade.

Oferecer o melhor atendimento possível é essencial para aumentar a satisfação deste tipo de cliente. Confira então 6 dicas para que sua empresa possa oferecer um atendimento de excelência e único para produtores rurais.

1 – Seja proativo

Além de oferecer um bom atendimento é necessário ter proatividade quando o produtor procurar por ajuda. Esteja sempre um passo à frente, procure saber qual é a questão e se isso pode acarretar em outros problemas.

 

2 – Não se comporte como um robô, busque um atendimento humanizado

atendimento no agronegócio

O atendimento humanizado mostra que cada indivíduo é único. Créditos da imagem: Blog BelAgro

Não há como contestar, a tecnologia dominou o atendimento e é essencial em todos os processos. Mas há produtores que querem se sentir acolhidos e para isso não há solução melhor do que oferecer um atendimento humanizado. 

Assim, promova a união da inteligência emocional com o conhecimento técnico e demonstre que cada um deles são indivíduos únicos e que estão sendo atendidos de acordo com suas particularidades.

 

3 – Cultive a arte de “escutar” o produtor 

Para oferecer um atendimento personalizado não basta apenas encontrar soluções para o produtor, é preciso saber escutá-lo, entender suas dores e ter empatia com o que ele está passando. Durante o processo, procure entender qual é a dificuldade, e o que está levando a isso. Também não deixe de acompanhar cada passo da solução sugerida, colocando sempre o cliente no centro da sua atenção. 

crm agrointeli

4 – Faça as perguntas certas

Para entender melhor as dores do produtor e quais são as suas necessidades, faça as perguntas certas. Ao fazer estes questionamentos, um vendedor mais experiente saberá o que está acontecendo, encontrando a raiz do problema. 

Essas perguntas podem te ajudar na compreensão da situação a ponto de oferecer a melhor solução, sendo essa uma das técnicas de persuasão mais utilizadas dentro do segmento. 

 

5 – Esteja presente em diferentes canais

O atendimento omnichannel é essencial, pois permite que os clientes entrem em contato com a sua empresa por meio de diferentes canais de comunicação.

 

6 – Peça Feedbacks

Não deixe de perguntar ao produtor como foi a experiência durante o atendimento. Isso ajudará a entender como você está se saindo e indica alguns pontos em que talvez precise melhorar. Além disso, ao perguntar ao consumidor sobre sua experiência você valoriza a sua opinião mostrando como a sua empresa realmente se preocupa com os seus clientes.

Aproveite para conferir a palestra apresentada no vídeo abaixo e veja mais insights para oferecer um atendimento ao cliente mais eficiente.

Pilares do bom atendimento ao público agro

Para conquistar os clientes e vender mais em 2023 é preciso que toda empresa do agro invista em três pilares da excelência no atendimento: Qualidade, Velocidade e Flexibilidade.

  • Qualidade

Dedique tempo para inovar na gestão do atendimento ao cliente, não encare simplesmente esta atividade como um canal de vendas. Invista em capital humano para elevar a qualidade do seu serviço. 

  • Velocidade

Ninguém gosta de esperar, principalmente se for uma recompra no qual o primeiro contato pode ter superado demais as expectativas. Isso faz com que o cliente desenvolva a impaciência e mude sua concepção sobre o atendimento. Dessa forma, o vendedor precisa estar posicionado na hora, local e com produtos certos. Esse pilar reforça a importância da segmentação para evitar rupturas constantes na carteira de clientes.

  • Flexibilidade

A estratégia básica de qualquer tipo de negociação é trabalhar com certa margem para manobras durante o processo. Para isso, a empresa precisa ter um certo grau de flexibilidade, demonstrando ao cliente a vontade de efetivar novos negócios. Quando o cliente percebe da outra parte o desejo em agradá-lo, seja oferecendo prazo e/ou desconto a situação se torna agradável para os dois lados, aumentando as chances de um negócio ser fechado.

Com base nestes pilares, conquistar a confiança do produtor rural em 2023 torna-se essencial para manter a competitividade dentro do agronegócio. Quando o produtor se sente acolhido, com um atendimento otimizado, rápido e flexível, as chances de o cliente voltar a comprar no seu negócio e ainda indicá-lo para outras pessoas são muito maiores. Por isso, coloque estes pilares em prática e promova um atendimento de excelência ao produtor rural.

 

Adote um CRM Agro e leve excelência ao atendimento ao seu cliente

Além de todo o aporte tecnológico aplicado nos equipamentos a campo, a forma de comprar, vender, trocar e até negociar produtos e/ou serviços associados ao agro tem mudado muito.

Neste contexto, adotar um CRM dedicado ao atendimento ao cliente é um grande diferencial dentro do setor, principalmente quando essa plataforma é dedicada ao agronegócio. Basicamente, o CRM agro oferece dados e informações para abordar produtores, colocando-os no centro do domínio do negócio. Plataformas de CRM têm como alvo as necessidades dos clientes atuais e potenciais, esforçando-se para melhor atendê-los antes que eles apareçam.

Assim, quando uma empresa do agro adota um sistema de CRM para melhorar o atendimento ao cliente, ela naturalmente conseguirá:

  • Ter interações mais significativas;
  • Melhorar a qualidade do atendimento;
  • Oferecer melhores informações sobre as demandas do produtor;
  • Adotar um timing correto;
  • Prever comportamentos.

Além disso, com um CRM dedicado ao agro, caso do CRM Agrointeli, todos os dados do campo estarão centralizados em uma única plataforma. Com isso, é possível acompanhar indicadores e metas em um painel simples e intuitivo para tomada de decisão.

representacao comercial

CRM Agrointeli. A melhor plataforma de Inteligência comercial e gestão agrícola na palma da mão. Créditos da imagem: Agrointeli.

 

O CRM Agrointeli também permite gerar relatórios de visitas completos, sempre de uma forma prática e simples. Com as dicas apresentadas e respaldado por uma plataforma completa e intuitiva, o vendedor garantirá um atendimento de excelência ao produtor, aumentando as chances de fechamento do negócio e sucesso de vendas para o agro em 2023.

Temos a melhor solução de vendas para seu agronegócio. Acesse o nosso artigo exclusivo e conheça as funcionalidades do CRM Agrointeli.

crm agrointeli

Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
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Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
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