Não é novidade para ninguém que garantir um bom atendimento é o primeiro passo para o sucesso de qualquer negócio que vende um produto ou serviço. No ambiente agro a necessidade é a mesma, onde um atendimento personalizado se mostra essencial.
Um bom atendimento é essencial para o sucesso de vendas para o agronegócio. Créditos da imagem: Agrointeli.
Assim, tanto pequenos produtores da agricultura familiar quanto proprietários de grandes fazendas dependem de um bom atendimento para ter soluções que os ajudem a manter a produtividade e a qualidade da produção.
E para garantir a satisfação de todo tipo de cliente é fundamental oferecer um bom suporte que atenda às necessidades deles com o máximo de qualidade. Diante disso, conheça os pilares do bom atendimento ao cliente agro e entenda porque eles são essenciais para garantir maior satisfação e melhorar os resultados de uma empresa agro em 2023.
Importância do atendimento ao cliente
Você sabe o que é o atendimento ao cliente? Se para você é vender um produto ou serviço e esclarecer as dúvidas do comprador, você está certo. No entanto, esse conceito vai muito além. De forma geral, o atendimento ao cliente tem a responsabilidade de prestar toda assessoria ao seu consumidor, antes, durante e após a compra. Ou seja, é todo o suporte da empresa ao seu cliente.
Assim, prestar atendimento ao cliente não é apenas estabelecer uma relação com o propósito de vender, mas também sobre a capacidade do vendedor em esclarecer as dúvidas, ouvir as suas sugestões e reclamações do cliente. O atendimento ao cliente é também resolver os problemas relativos aos produtos e serviços adquiridos, bem como trabalhar a fim de melhorar a sua experiência, fidelizando-o.
Dessa forma, em um ambiente tão competitivo, caso do agronegócio, as empresas precisam adotar estratégias para atrair produtores e torná-los consumidores – e, nesse sentido, a garantia de um bom atendimento no agronegócio é fundamental para otimizar esforços, reduzir custos e potencializar resultados.
Atendimento de excelência ao cliente agro: como realizar?
Quem vive o agronegócio sabe que produtores têm a preocupação de conquistar resultados positivos na sua produção. Por isso, as empresas do agro são o destino certo desse público. Ele buscará as empresas do agro para ter soluções eficientes para que sua lavoura, rebanho ou outros tipos de criação alcancem o máximo de produtividade e lucratividade.
Oferecer o melhor atendimento possível é essencial para aumentar a satisfação deste tipo de cliente. Confira então 6 dicas para que sua empresa possa oferecer um atendimento de excelência e único para produtores rurais.
1 – Seja proativo
Além de oferecer um bom atendimento é necessário ter proatividade quando o produtor procurar por ajuda. Esteja sempre um passo à frente, procure saber qual é a questão e se isso pode acarretar em outros problemas.
2 – Não se comporte como um robô, busque um atendimento humanizado
O atendimento humanizado mostra que cada indivíduo é único. Créditos da imagem: Blog BelAgro
Não há como contestar, a tecnologia dominou o atendimento e é essencial em todos os processos. Mas há produtores que querem se sentir acolhidos e para isso não há solução melhor do que oferecer um atendimento humanizado.
Assim, promova a união da inteligência emocional com o conhecimento técnico e demonstre que cada um deles são indivíduos únicos e que estão sendo atendidos de acordo com suas particularidades.
3 – Cultive a arte de “escutar” o produtor
Para oferecer um atendimento personalizado não basta apenas encontrar soluções para o produtor, é preciso saber escutá-lo, entender suas dores e ter empatia com o que ele está passando. Durante o processo, procure entender qual é a dificuldade, e o que está levando a isso. Também não deixe de acompanhar cada passo da solução sugerida, colocando sempre o cliente no centro da sua atenção.
4 – Faça as perguntas certas
Para entender melhor as dores do produtor e quais são as suas necessidades, faça as perguntas certas. Ao fazer estes questionamentos, um vendedor mais experiente saberá o que está acontecendo, encontrando a raiz do problema.
Essas perguntas podem te ajudar na compreensão da situação a ponto de oferecer a melhor solução, sendo essa uma das técnicas de persuasão mais utilizadas dentro do segmento.
5 – Esteja presente em diferentes canais
O atendimento omnichannel é essencial, pois permite que os clientes entrem em contato com a sua empresa por meio de diferentes canais de comunicação.
6 – Peça Feedbacks
Não deixe de perguntar ao produtor como foi a experiência durante o atendimento. Isso ajudará a entender como você está se saindo e indica alguns pontos em que talvez precise melhorar. Além disso, ao perguntar ao consumidor sobre sua experiência você valoriza a sua opinião mostrando como a sua empresa realmente se preocupa com os seus clientes.
Aproveite para conferir a palestra apresentada no vídeo abaixo e veja mais insights para oferecer um atendimento ao cliente mais eficiente.
Pilares do bom atendimento ao público agro
Para conquistar os clientes e vender mais em 2023 é preciso que toda empresa do agro invista em três pilares da excelência no atendimento: Qualidade, Velocidade e Flexibilidade.
- Qualidade
Dedique tempo para inovar na gestão do atendimento ao cliente, não encare simplesmente esta atividade como um canal de vendas. Invista em capital humano para elevar a qualidade do seu serviço.
- Velocidade
Ninguém gosta de esperar, principalmente se for uma recompra no qual o primeiro contato pode ter superado demais as expectativas. Isso faz com que o cliente desenvolva a impaciência e mude sua concepção sobre o atendimento. Dessa forma, o vendedor precisa estar posicionado na hora, local e com produtos certos. Esse pilar reforça a importância da segmentação para evitar rupturas constantes na carteira de clientes.
- Flexibilidade
A estratégia básica de qualquer tipo de negociação é trabalhar com certa margem para manobras durante o processo. Para isso, a empresa precisa ter um certo grau de flexibilidade, demonstrando ao cliente a vontade de efetivar novos negócios. Quando o cliente percebe da outra parte o desejo em agradá-lo, seja oferecendo prazo e/ou desconto a situação se torna agradável para os dois lados, aumentando as chances de um negócio ser fechado.
Com base nestes pilares, conquistar a confiança do produtor rural em 2023 torna-se essencial para manter a competitividade dentro do agronegócio. Quando o produtor se sente acolhido, com um atendimento otimizado, rápido e flexível, as chances de o cliente voltar a comprar no seu negócio e ainda indicá-lo para outras pessoas são muito maiores. Por isso, coloque estes pilares em prática e promova um atendimento de excelência ao produtor rural.
Adote um CRM Agro e leve excelência ao atendimento ao seu cliente
Além de todo o aporte tecnológico aplicado nos equipamentos a campo, a forma de comprar, vender, trocar e até negociar produtos e/ou serviços associados ao agro tem mudado muito.
Neste contexto, adotar um CRM dedicado ao atendimento ao cliente é um grande diferencial dentro do setor, principalmente quando essa plataforma é dedicada ao agronegócio. Basicamente, o CRM agro oferece dados e informações para abordar produtores, colocando-os no centro do domínio do negócio. Plataformas de CRM têm como alvo as necessidades dos clientes atuais e potenciais, esforçando-se para melhor atendê-los antes que eles apareçam.
Assim, quando uma empresa do agro adota um sistema de CRM para melhorar o atendimento ao cliente, ela naturalmente conseguirá:
- Ter interações mais significativas;
- Melhorar a qualidade do atendimento;
- Oferecer melhores informações sobre as demandas do produtor;
- Adotar um timing correto;
- Prever comportamentos.
Além disso, com um CRM dedicado ao agro, caso do CRM Agrointeli, todos os dados do campo estarão centralizados em uma única plataforma. Com isso, é possível acompanhar indicadores e metas em um painel simples e intuitivo para tomada de decisão.
CRM Agrointeli. A melhor plataforma de Inteligência comercial e gestão agrícola na palma da mão. Créditos da imagem: Agrointeli.
O CRM Agrointeli também permite gerar relatórios de visitas completos, sempre de uma forma prática e simples. Com as dicas apresentadas e respaldado por uma plataforma completa e intuitiva, o vendedor garantirá um atendimento de excelência ao produtor, aumentando as chances de fechamento do negócio e sucesso de vendas para o agro em 2023.
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