Você sabia que a grande maioria de clientes do segmento agrícola realizam suas compras com base na qualidade do produto e principalmente na eficiência do atendimento? Essa é uma máxima comum em praticamente todos os segmentos, incluindo o agronegócio. Para entender, imagine a seguinte situação:
De um lado, uma loja com produtos baratos e de qualidade, mas que têm atendentes que não se preocupam com um bom atendimento e veem o cliente como “apenas mais um”.
Do outro, os mesmos produtos que são um pouco mais caros, porém que são vendidos por profissionais atenciosos, simpáticos e que priorizam cada cliente como se ele fosse único. Onde você preferiria entrar?
Clientes estão sempre prontos para elogiar o atendimento, mas querem excelência nessa abordagem. Créditos da imagem: OpinionBox
Na atualidade, muitos consumidores preferem pagar um pouco mais caro para que sejam melhor atendidos. Essa é a prova que, além do ato de comprar, consumidores querem interagir e criar vínculos com as marcas. Para o agronegócio, o cenário é o mesmo. Consumidores (geralmente produtores rurais) buscam também um atendimento de excelência, mesmo que o produto ou serviço seja mais caro.
No artigo de hoje convidamos você a conhecer algumas dicas para que sua empresa promova um atendimento personalizado aos produtores a ponto de conquistar a confiança deles e ao mesmo tempo potencializar as vendas no agro.
Excelência no atendimento: Por que deve sempre ser uma meta?
A meta da sua empresa é fechar negócios de forma mais recorrente com seu cliente. Certo? Para isso, manter um bom relacionamento aumenta significativamente as chances de fidelização e indicação, impactando diretamente no número de vendas de sua empresa.
E você sabe como conseguir isso? A resposta é simples: Garantindo a excelência do atendimento.
No âmbito do agronegócio, ter excelência no atendimento ao cliente consiste em resolver os problemas dos produtores, auxiliando-os a chegar aos resultados desejados.
Assim, todo produtor que recebe uma visita ou que entra em contato com a empresa deve ser bem atendido pela equipe de vendedores, seja no primeiro contato, seja no atendimento das suas demandas no pós-venda.
Para saber mais, assista o vídeo abaixo e entenda como oferecer um atendimento mais eficiente aos clientes.
Como oferecer um atendimento mais personalizado ao produtor rural
Garantir a excelência no atendimento aos clientes do agro é, como já falamos, uma forma de fidelizar os consumidores e também evitar crises e danos à imagem da sua empresa.
Para isso, algumas recomendações merecem destaque na garantia de um atendimento de excelência a ponto de ganhar a confiança de produtores rurais.
Com um bom atendimento, você não irá vender ao produtor. Ele que vai comprar de você. Créditos da imagem: Ingrácio Advocacia.
Inicialmente é preciso deixar de lado o conceito de atendimento semelhante ao telemarketing tradicional que usa estratégias “robotizadas” e tratam todos os clientes como se fossem iguais.
Também é importante conhecer o perfil e as necessidades dos clientes e, a partir disso, mostrar que você sabe do que eles precisam e está disposto a oferecer os melhores produtos e serviços para ajudá-los.
Outro ponto que merece destaque é o planejamento, considerado uma palavra de ordem na busca por um atendimento personalizado ao produtor. Dentro deste planejamento é fundamental que a equipe de atendimento trace muito bem qual é o perfil de cada um de seus clientes, bem como seus anseios e desejos.
No planejamento é também preciso pensar de forma estratégica em como chegar ao produtor rural, fazendo com que eles vejam na sua empresa uma parceira que vai além da venda de um produto ou serviço. Além destas dicas, estar sempre disponível para produtores é uma ótima forma de diferenciação do atendimento ao produtor rural no seu negócio.
Resultados obtidos ao ter uma excelência no atendimento
Medida cada vez mais rara em grandes cidades, a relação de confiança no campo ainda funciona muito bem e isso exige um atendimento baseado em confiança mútua entre todos os agentes.
Assim, atender bem é sempre procurar a melhor solução para cumprir com as expectativas e necessidades dos clientes. Quando isso é bem gerenciando, os resultados serão satisfatórios, veja:
- Fortalece o marketing boca a boca
Quantas vezes você não indicou para um colega uma marca que oferece um bom atendimento? Produtores rurais fazem a mesma coisa para vizinhos e amigos. Assim, investir em um atendimento diferenciado significa contribuir com o marketing da empresa. Isso porque, quem é bem atendido, volta a fechar novos negócios e indica a sua empresa para os amigos.
Portanto, investir na excelência do atendimento ao consumidor é investir indiretamente em publicidade, sem que seja necessário pagar mais por isso.
- Fidelização de clientes
Oferecer um atendimento diferenciado é uma arma bastante poderosa de fidelização! Ou seja, quando bem atendidos, os produtores se tornarão mais fiéis à sua marca. Para isso, é imprescindível que, além da execução das tarefas da venda, os vendedores busquem o encantamento do seu cliente por meio da qualidade do atendimento.
Investir na qualidade da abordagem e da negociação pode ser o fator que levará o cliente a escolher a sua marca em detrimento da concorrência e continuar usufruindo do seu produto ou serviço por muito mais tempo.
- Reputação e fortalecimento da marca
Um bom atendimento faz com que o produtor veja no vendedor uma autoridade dentro do segmento. Créditos da imagem: A2W
Quando há uma excelência no atendimento, a reputação da sua marca é naturalmente valorizada, consolidando a sua imagem na mente dos clientes e potenciais clientes. Assim, quando chegar o momento de decisão de compra, se você tiver construído uma boa imagem, o produtor certamente vai se lembrar da sua empresa.
- Segurança
Quando os clientes se sentem muito insatisfeitos com o atendimento prestado por determinada empresa, eles podem fazer reclamações para amigos e conhecidos, afetando a imagem da empresa. Mas, quando há excelência no atendimento, esta reclamação não existe, fazendo com que sua marca não dê motivos para atitudes negativas por parte dos clientes.
Por isso, esteja sempre atento ao que os clientes estão dizendo sobre sua empresa e seus concorrentes. Com isso, surgem oportunidades para melhorar seu negócio com base nos problemas apontados pelos produtores.
- Valorização e aumento dos lucros
Com o aumento da competitividade no agro, há uma série de produtos com características idênticas, mas que se diferenciam em relação à experiência oferecida ao cliente.
Dessa forma, se sua empresa oferece um bom atendimento ao cliente, ela estará agregando valor ao seu produto ou serviço e, consequentemente, aumentando os lucros do seu negócio. Ou seja, investir em um atendimento diferenciado é potencializar as vendas do negócio sem que seja necessário gastar mais para isso.
9 dicas para prestar um atendimento de excelência
Como falamos no início deste artigo, a grande maioria de clientes pagariam mais por um produto/serviço para ter melhor atendimento. Assim, para prestar um atendimento de excelência, vale seguir as seguintes dicas:
- Valorize cada um de seus clientes, sejam eles produtores familiares ou grandes conglomerados do agro;
- Seja transparente e sincero, buscando fazer tudo que pode por ele, desde que isso não ultrapasse seus limites;
- Priorize um atendimento humanizado e sensível ao cliente, entendendo que cada produtor tem suas demandas, dificuldades e necessidades. Neste caso, adotar as técnicas de persuasão para melhor vender ao agro são essenciais e geram excelentes resultados;
- Esteja sempre disponível, principalmente para atender aquelas demandas urgentes do seu cliente;
- Seja organizado e registre tudo. Aqui vale adotar um CRM dedicado ao melhor relacionamento com clientes do agronegócio, caso do CRM Agrointeli, que permite registrar todos os detalhes da visita;
- Antecipe o contato e sempre faça um atendimento de pós-venda também diferenciado;
- Tenha limites nas negociações e não sacrifique seu lucro nem seu tempo;
- Desenvolva toda sua equipe de atendimento;
- Invista em tecnologia para preencher suas lacunas comerciais e de negociação.
Nessa última dica, vale reforçar mais uma vez a importância da adoção do CRM Agrointeli.
Essa é uma solução completa voltada para empresas que vendem para o agronegócio, principalmente pela oferta de processos automatizados, agilidade no envio de propostas e visitas e otimização da gestão da carteira de clientes.
Por fim, conquistar a confiança do produtor rural não é uma tarefa fácil, mas é essencial para fechar mais negócios e manter a competitividade dentro do segmento.
Quando o produtor se sente acolhido e importante por meio de um atendimento mais personalizado, as chances de ele voltar a comprar com você e indicá-lo para outras pessoas são muito maiores.
Por isso, coloque essas dicas em prática e veja como você conseguirá melhorar seu atendimento, garantindo a satisfação do produtor rural!
Quer saber mais? Então conheça as estratégias e técnicas de vendas que vão ajudar você a vencer no agronegócio.