Instituído na década de 1960, o Manejo Integrado de Pragas, também conhecido como MIP, representa uma das técnicas mais importantes para um eficiente controle destes visitantes indesejáveis, com efeitos benéficos em muitas esferas.
Crédito da imagem: Gatec
Quando utiliza todas as técnicas e estratégias associadas ao manejo integrado de pragas, o produtor terá a capacidade de manter um equilíbrio muito maior do ambiente produtivo, principalmente ao impedir maiores prejuízos econômicos.
No entanto, não é nada simples gerenciar todas as etapas do manejo integrado de pragas (MIP), especialmente quando isso é feito por meio de cadernos ou planilhas pouco eficientes.
O que era para ser uma prática muito vantajosa para o produtor, acaba se tornando uma confusão de dados e informações que dificultam, em muito, a adoção de ações realmente conscientes e que controlem a população de pragas na área.
Por isso, é cada vez mais recorrente a necessidade da adoção de um software agrícola capaz de ajudar a organizar dados e informações relacionadas aos conceitos básicos do Manejo Integrado de Pragas (MIP).
Com base nisso, convidamos você a relembrar os principais pontos relacionados ao MIP, assim como a importância de um bom software agrícola no manejo da lavoura.
Entendendo o conceito relacionado ao Manejo Integrado de Pragas
Caracterizado como um conjunto de práticas e técnicas sustentáveis, planejadas e harmoniosas, o manejo integrado de pragas (MIP) refere-se à integração de diferentes ferramentas que, quando integradas, promovem a prevenção de doenças e pragas em lavouras.
O principal objetivo da adoção deste conjunto de técnicas é promover a redução de custos e consequente aumento da produção agrícola. Aplicáveis a várias culturas, essas técnicas permitem a manutenção da praga em níveis que não causem danos econômicos à lavoura e ao produtor.
Pilares do MIP. Crédito da imagem: Agriq
Dentro do MIP, as técnicas de controle de pragas mais comuns são:
Controle Cultural: Com ação preventiva e permanente na lavoura, o controle cultural consiste em reduzir a disponibilidade de alimentos para a praga, evitando assim sua explosão populacional na entressafra. São medidas de controle cultural: Rotação de culturas, cultura no limpo e plantio direto.
Controle Biológico: consiste em ações para preservar os inimigos naturais para controle das pragas.
Controle comportamental: Consiste na exploração de sinais químicos entre os seres vivos presentes na lavoura. Dentre esses sinais, temos os feromônios, plantas repelentes, armadilhas e semioquímicos.
Controle genético: Refere-se ao controle da população de determinada praga mediante a manipulação de seu genoma. Essa tática é seletiva e objetiva a diminuição da população de pragas por meio da redução do potencial reprodutivo delas.
Controle químico: Consiste na utilização de inseticidas seletivos, mantendo vivos os inimigos naturais. Essa estratégia preconiza também a rotação de ingredientes e modos de ação para evitar o desenvolvimento de insetos resistentes.
Controle varietal: Nesta técnica do MIP, a solução para o controle de pragas na lavoura vem das próprias plantas. Em vez de serem cultivadas as variedades usuais, são utilizadas as versões transgênicas e resistentes às pragas.
Para entender melhor a importância do Manejo Integrado de Pragas confira a vídeo aula a seguir.
Vantagens do Manejo Integrado de Pragas
Todas as estratégias relacionadas ao MIP têm por objetivo base a volta do equilíbrio natural do microambiente da lavoura, evitando que novas pragas tenham facilidades para se estabelecer na área e causar perdas agronômicas e econômicas.
Além disso, ao adotar o MIP de forma mais estratégica e harmoniosa, produtores conseguem conquistar as seguintes vantagens:
- Otimização no uso de recursos;
- Conservação do ambiente com consequente diminuição do impacto ambiental;
- Maior rentabilidade financeira, devido ao menor uso de agroquímicos e ganho em produtividade;
- Tornar o agroecossistema muito mais harmonioso e em equilíbrio;
- Aumento da produtividade da lavoura, já que são diminuídas as chances de o produtor ser surpreendido por pragas inesperadas.
Assim, por meio de um eficiente monitoramento das estratégias relacionadas ao MIP, o produtor terá a certeza de quando será necessário agir, afinal ele estará no controle da sua lavoura.
4 motivos para ter um bom software agrícola na gestão do MIP
Como vimos, quando adotado de forma eficiente e harmoniosa, o Manejo Integrado de Pragas garante elevadas produtividades e maior lucratividade da lavoura.
Mas, para que a adoção destas estratégias seja ainda mais assertiva, correta e eficiente, o uso de um bom software de gestão agrícola adquire grande importância. Quando o software agrícola é utilizado na gestão do MIP, as seguintes vantagens serão obtidas:
1 Praticidade na gestão de dados e informações
O manejo integrado de pragas possui muitas vantagens, mas é também um grande desafio devido à grande quantidade de dados e informações que precisam ser processadas e analisadas.
Ao utilizar um bom software será possível manter os registros sempre atualizados. É também possível gerar relatórios e analisar as estratégias de gerenciamento de pragas.
Deixe os cadernos, planilhas e anotações em celular de lado e tenha um MIP prático de visualizar e gerenciar.
2 Monitoramento mais eficiente e assertivo
Créditos da imagem: Terra de Cultivo
Dentro das práticas associadas ao MIP, o monitoramento adquire grande importância, pois ajudará na tomada de decisões quanto ao momento exato de agir e a estratégia de controle a ser adotada.
Além disso, um ponto decisivo para o sucesso do manejo integrado de pragas é a manutenção da regularidade do monitoramento, com o produtor devendo montar um cronograma de trabalho para garantir que as amostragens sejam coletadas conforme a frequência estabelecida.
Um controle mais eficaz também auxilia na redução dos custos no uso de defensivos agrícolas, principalmente pela possibilidade de aplicações localizadas nas maiores infestações da área.
Nestes casos, um software dedicado ao monitoramento das pragas será de grande valia para ajudar produtores com seu programa de gerenciamento integrado de pragas. Para isso, o software de monitoramento deve oferecer uma interface de usuário mais intuitiva.
O painel deve oferecer uma visão geral dos problemas em tempo real com os dados vindos do campo.
3 Controle muito mais efetivo de todas as pragas na lavoura
Dependendo da complexidade ou do tamanho da fazenda, o MIP pode controlar apenas uma única praga, uma categoria de pragas (insetos, daninhas, doenças) ou todo o complexo de pragas.
No entanto, a análise dos níveis de controle e áreas com infestações feito em papéis ou planilhas é muito danosa e pode não resultar em boas decisões, dificultando todo o manejo.
Neste contexto, a adoção de um software agrícola que permite melhor compreensão da biologia da cultura e do complexo de pragas torna-se essencial para ajudar o produtor a tentar manter as populações de pragas abaixo de níveis economicamente prejudiciais.
4 Economia e proteção do meio ambiente
Quando adotado de forma convencional, o MIP permite uma significativa economia no uso de defensivos, mas quando ele é feito com base na agricultura de precisão, a estratégia torna-se ainda mais econômica e ambientalmente correta.
Por meio dessa tecnologia de gerenciamento é possível:
- Identificar, de forma mais precisa, as áreas da lavoura onde pragas estão presentes;
- Fazer uma aplicação de defensivos mais localizada, controlando as pragas em tempo hábil;
- Identificar as partes ambientalmente vulneráveis e ajustar as estratégias de tratamento das pragas com base nisso (ou seja, solos muito rasos ou de textura grossa, rios ou lagoas próximas, culturas próximas sensíveis à deriva, etc.).
Dessa forma, o produtor conseguirá ter mais economia na adoção das estratégias de MIP, além de proteger o meio ambiente.
Agrointeli: a tecnologia mais confiável para manejo integrado de pragas e gestão da fazenda
Com o aplicativo Agrointeli, todas as informações agronômicas ficarão em um mesmo lugar. Crédito da imagem: Agrointeli
Como todas as possibilidades acima apresentadas, não nos resta dúvidas: o uso de um bom software agrícola é fundamental para que as estratégias de Manejo Integrado de Pragas tragam melhores resultados.
Em outras palavras, investir em um software agrícola gera um potencial imenso de economia para qualquer propriedade que investe em MIP e, dentre as muitas possibilidades, o Software da Agrointeli apresenta o que há de melhor em gestão agrícola.
Cabe ao software da Agrointeli centralizar, integrar e organizar várias fontes de dados em um sistema completo de simples acesso, produzindo inteligência, automatização e otimização dos processos do MIP, otimizando dinheiro e tempo.
Veja, no vídeo a seguir, como é fácil usar o aplicativo da Agrointeli para fazer manejo integrado de pragas:
Com o Agrointeli será possível:
- Detectar danos provocados por pragas;
- Reduzir custos operacionais;
- Possibilitar a gestão de dados e informações da plantação, garantindo intervenção e decisões muito mais certeiras;
- Receber relatórios semanais da performance da lavoura de cada talhão. E no final de cada safra, o software gera todos os dados sobre tudo que aconteceu na plantação.
Assim, por meio deste software, o produtor terá maior confiança na tomada de decisão quanto às aplicações de defensivos durante a safra. Vale muito a pena conhecer e solicitar uma demonstração.
Não perca tempo. Comece a gerenciar seu manejo integrado de pragas agora mesmo. Clique aqui e tenha o controle da sua fazenda na palma da mão.
Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks! https://www.binance.com/pt-PT/register?ref=DB40ITMB
Sure, many others. You can signature the newsletter for receive more content like that.
The point of view of your article has taught me a lot, and I already know how to improve the paper on gate.oi, thank you. https://www.gate.io/th/signup/XwNAU