Tudo que Você Precisa Saber Sobre Variabilidade Climática e Agricultura de Precisão

Parece que todos na agricultura estão discutindo extremos climáticos neste ano, metade dos estados dos EUA está passando por algum grau de seca.

A área em expansão de condições secas tem sido parte de um período de 12 meses que teve temperaturas máximas recordes em todo os EUA e Brasil.

Em junho, o Centro Nacional de Dados Climáticos (NCDC) relatou 86 eventos que quebraram e 87 eventos que amarraram o tempo todo.

Registros de temperatura máxima mais alta. Mais recentemente, julho foi o mês mais quente já registrado.

O calor anormal e o clima seco tiveram um impacto negativo significativo nas safras de verão nesta estação de crescimento.

É importante colocar todo esse clima extremo em perspectiva. Havia uma piada que o anúncio de qualquer evento climático recorde deveria ser seguido pelo qualificativo “desde a última era glacial”.

Essa piada foi o reconhecimento de que nosso período de recorde é bastante curto quando comparado aos milhões de anos de variabilidade climática e à ocorrência periódica de eras glaciais durante os últimos cem mil anos.

Embora a variabilidade climática seja uma parte natural da evolução do nosso planeta, não é bem compreendida.

O público em geral, e os produtores em particular, teriam dificuldade em se preparar para um clima variável, especialmente um com alta frequência de eventos anômalos.

agrointeli

A razão óbvia para essa dificuldade é que o clima, por definição, representa mudanças nos padrões climáticos durante um longo período de tempo.

As normais climáticas são calculadas ao longo de trinta anos e atualizadas a cada dez anos pelo NCDC.

As tendências do clima são rastreadas por décadas. Portanto, não é surpreendente que haja pouca preparação para mudanças no clima.

Nestes casos, é importante para o produtor rural ter o monitoramento climático de toda a sua propriedade. Na verdade, um monitoramento hiper-local e não regional.

No momento em que um novo padrão climático é estabelecido em alguma geografia, a mudança nas normais e a nova frequência em eventos extremos já foram sentidas pelos produtores.

Devido a esse longo atraso antes que as observações sinalizem um novo clima, os meteorologistas precisam confiar nas previsões de modelos climáticos globais.

Esperar que um agricultor se prepare para a variabilidade climática pode parecer bobo, considerando suas preocupações com eventos climáticos apenas alguns dias no futuro.

No entanto, pode haver valor na compreensão do risco associado a uma mudança no clima.

Essa compreensão do risco pode ser melhor explicada com um exemplo. Se um produtor em um determinado local tiver experimentado uma seca prejudicial à cultura a cada 30 anos, não faria sentido, pois esse evento extremo é raro.

No entanto, se as previsões do modelo de cenários climáticos futuros para o mesmo local indicarem que as secas ocorrem a cada cinco anos, o produtor pode querer alterar ou ajustar suas práticas de produção, como a adição de irrigação.

Existem soluções de tecnologia que já auxiliam este processo.

E mais, o produtor pode querer mudar para híbridos tolerantes à seca, já que seu risco de seca será maior no futuro.

O seguro de colheita também pode fazer sentido com a expectativa de condições de seca mais frequentes.

O PAPEL DA AGRICULTURA DE PRECISÃO

A agricultura de precisão, ou mais precisamente o monitoramento de precisão, pode ter um papel em um clima em mudança. Primeiro, um produtor deve manter bons registros de eventos climáticos, juntamente com seu impacto no rendimento das culturas em seu clima atual.

Em segundo lugar, o mesmo produtor deve rever as previsões da mudança climática em sua localização e, em seguida, buscar observações em outra geografia que atualmente experimenta condições semelhantes ao novo clima.

Ao entender como o desenvolvimento das colheitas e os rendimentos são afetados pelo clima atual na outra geografia, o produtor pode antecipar os impactos futuros sobre a produção no novo clima.

Ao entender como a tendência futura do clima terá impacto sobre a produção de sua lavoura, o produtor pode gradualmente fazer mudanças na escolha da semente, no momento do plantio, juntamente com outras decisões de manejo.

Para saber mais sobre como os produtores modernos estão monitorando suas lavouras através de tecnologia de ponta, mostrando respostas simples e objetivas para ter um melhor entendimento de tudo que aconteceu na safra, CLIQUE AQUI.

AGROINTELI

Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

COMPARTILHE SUA OPINIÃO

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
gate.io for us
1 ano atrás

I agree with your point of view, your article has given me a lot of help and benefited me a lot. Thanks. Hope you continue to write such excellent articles.

Marketing Agrointeli
Admin
1 ano atrás
Reply to  gate.io for us

Thank you for your comment!

vytvoření účtu na binance

Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?

Marketing Agrointeli
Admin
11 meses atrás

Sure! What are your questions?

Cryptocurrency Prices
10 meses atrás

The point of view of your article has taught me a lot, and I already know how to improve the paper on gate.oi, thank you. https://www.gate.io/pt-br/signup/XwNAU