1) PREVISÃO CLIMÁTICA

A mudança climática é evidente ao redor do planeta.

Mudanças bruscas de temperaturas, falta de água e estiagens são cenários importantes e que devem ser analisados com cautela.

A mudança de temperaturas, pode também gerar doenças, como por exemplo as manchas foliares em plantações de soja, que deixam as folhas amareladas, matando a soja em pouco tempo.

Estar ciente da previsão climática é de grande valia para o produtor.

Na época do plantio, por exemplo, é importante que se chova para a germinação das sementes porém essa mesma chuva atrapalha na colheita, pois deixa os grãos úmidos.

A quantidade das chuvas e a periodicidade com que ocorrem, podem resultar na maior ou menor incidência de pragas, além de temporais e chuvas de granizo que são devastadores para qualquer cultura.


Atualmente existem softwares com tecnologia de ponta que permitem medir a previsão climática de acordo com as coordenadas específicas de sua fazenda.

Conhecer a previsão climática facilita a tomada de decisões, investir em estações meteorológicas e sensores de solo significa maximizar a produção e aumentar a competitividade.

Ainda nesta matéria falaremos sobre este software, que é um dos melhores amigos do agricultor moderno.

 

2) ROTAÇÃO DE CULTURAS

A monocultura traz sempre o desequilíbrio do solo e ao deixar o solo saudável a produtividade da soja pode aumentar em até 30%. A rotação de culturas é uma técnica de conservação com o objetivo de diminuir a exaustão do solo.

Esta técnica consiste na alternância de culturas em um intervalo de tempo, não repetindo a espécie vegetal na mesma área durante um ano. Dentre os principais benefícios da rotação de culturas estão:

Fonte: Union of Concerned Scientist – EUA

  • Diminuição da incidência de pragas, doenças e plantas daninhas;

  • Estruturação e descompactação do solo;

  • Melhora e manutenção da fertilidade do solo;

É importante conhecer o solo e identificar suas necessidades antes de iniciar o plantio de qualquer cultura.

Ao conhecer a deficiência de um nutriente, o ideal é fazer a rotação de cultura, plantando uma cultura que alimente e supra essa deficiência do solo.

 

3) QUANTIDADE E TIPO DE INSETICIDAS

Selecionar o tipo correto de inseticida e utilizá-lo na quantidade ideal é muito importante para a agricultura.

Se usado em quantidade menor do que o necessário o inseticida além de não eliminar, pode fortalecer as pragas.

A utilização de inseticidas em quantidade superior pode afastar, ou ainda, acabar com insetos que ajudam na produtividade da soja.

Ao aplicar o tipo e a quantidade correta, uma pulverização garante o sucesso da safra.

Lembre-se de analisar as condições climáticas, vento e temperatura para o sucesso da aplicação.

 

4) AGRICULTURA DIGITAL

A agricultura de digital consiste na tecnologia à favor do produtor, oferecendo informações reais de toda a área de lavoura.

A agricultura digital possibilita ao agricultor aumento da produtividade em até 1-5 sacos por hectare.

A Agrointeli aplica tecnologia de ponta para tornar as atividades de campo mais inteligentes, conectando agricultores às suas lavouras em tempo real.

Nós monitoramos a sua lavoura para tomar as melhores decisões, aumentando a produtividade e reduzindo custos.

Veja abaixo as soluções oferecidas pela Agrointeli:

Agrointeli centraliza, integra e organiza várias fontes de dados em um sistema completo de simples acesso, que serve a todos os níveis de sua equipe da fazenda, produzindo inteligência, automatização e otimização de processos que economizam dinheiro e tempo.

  • Sempre conectado

Não importa onde estiver, ao acessar nosso aplicativo, você terá acesso a relatórios com informações de tudo o que está acontecendo em sua lavoura.

 

  • Acompanhamento em tempo real

 

Através de sensores espalhados pela área da fazenda, em tempo real, você obtém acesso a mais de onze variáveis ambientais específicas sobre seu cultivo.

  • Decisões Inteligentes

    TODOS OS DADOS DE CAMPO CENTRALIZADOS EM UMA ÚNICA PLATAFORMA

Nossos sistemas entendem e proporcionam recomendações importantes para a tomada de decisão.

 

Como nosso sistema compreende o ambiente e as condições de cultivo, essas recomendações auxiliam na tomada de decisão. Tudo isso com o objetivo de aumentar a produtividade, reduzindo custos.

  • Monitoramento agrícola

Controle é a palavra de ordem.

Com o monitoramento agrícola você possui maior controle das operações e toma decisões confiáveis com base em informações obtidas pelos sensores durante a safra.

ACOMPANHAMENTO DA SAÚDE E DESENVOLVIMENTO DA LAVOURA EM CADA ESTÁGIO DA PLANTA

 

 

Agrointeli oferece soluções inovadoras, eficientes e acessíveis que aumentam a produtividade com menos recursos.

Nosso serviço de suporte técnico e agronômico, dentro e fora do campo, está incluso em todos os planos.

Nós trabalhamos duro para assegurar que você receba o melhor de nossas soluções.

Nós oferecemos o futuro dentro de sua fazenda, proporcionando melhores resultados produtivos, menores custos e, o mais importante, mais tempo livre e melhor qualidade vida para você.

Se este conteúdo te ajudou em algo, COMPARTILHE

 

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli com intuito de democratizar a tecnologia no campo para pequeno e médio produtor rural. Mais de 7 anos de experiência no agronegócio. Especialista em Vendas Agro B2B.
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulinho Zorzi
Paulinho Zorzi
10 meses atrás

Realmente A Agricultura Digital e Importante a cada dia Mais, agilizando as atividades e a assertividade na tomada de decisão, melhorando o desempenho da Gestão e qualidade dos resultados , otimizando cada vez mais a Propriedade.

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

Siga nos