Você é vendedor do agro ou gestor de um time de vendas deste segmento? Então certamente conhece as principais dificuldades de vendas. Por isso, é sempre importante que os vendedores usem técnicas de vendas específicas ao agronegócio.
Quando específicas ao agronegócio, as técnicas de vendas são essenciais para um maior fechamento de negócios. Crédito da Imagem: Freepik.
Comuns nos departamentos comerciais, as técnicas de vendas são definidas por um conjunto de práticas que visam aprimorar a performance do vendedor, elevando sua eficiência e melhorando seus resultados.
De grande importância para o agronegócio, as técnicas de vendas são essenciais para que o vendedor consiga analisar contextos, ter abordagens mais estratégicas e conquistar o cliente, fechando mais vendas.
No artigo de hoje convidamos você a entender a importância das técnicas de vendas e quais são as principais técnicas que devem ser usadas por profissionais do agronegócio que pretendem se aprimorar e inovar.
As vendas para o agronegócio movimentam a economia
Entre todos os setores da economia brasileira, o agronegócio se destaca. Este é um setor que movimenta mais de um trilhão de reais todo ano.
Em 2022, por exemplo, o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de 2022 fechou em R$1,189 trilhão, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária. Para 2023, a expectativa do MAPA é que este valor pode atingir R$1,263 trilhão.
Consequentemente, este é um setor onde vendedores adquirem um papel de suma importância. São eles que vendem os produtos de suas empresas para outras empresas e para produtores rurais.
Neste cenário, os vendedores têm que, dia após dia, adotar diferentes técnicas de vendas para conquistar o cliente, vender mais e bater metas.
Técnicas de vendas para o agronegócio: Por que são tão importantes?
As técnicas de vendas são adotadas por vendedores para alcançar melhores vendas no agronegócio. Mas você sabe porque são tão importantes para este setor?
O grande objetivo destes métodos é aprimorar a relação cliente/empresa, além de, claro, aumentar a lucratividade do agronegócio e ampliar as oportunidades comerciais.
O uso destas técnicas representa uma mudança cultural importante dentro do agronegócio. Tempo atrás, o bom vendedor era aquele que tinha a famosa “lábia de vendedor”, hoje é fundamental oferecer muito mais do que simples explicações sobre o produto a ser negociado.
Este cenário que ocorre nas vendas para o agro segue uma tendência comum a outros setores. Em todo tipo de negócio, a experiência do cliente vem ocupando um espaço muito importante, ditando muitas vezes a escolha entre sua empresa e os concorrentes.
Uma pesquisa da PWC – uma das maiores multinacionais de consultoria e auditoria do mundo – mostra isso. De acordo com a pesquisa, 86% dos compradores estão dispostos a pagar mais por uma ótima experiência do cliente.
O produtor rural busca, cada vez mais, uma nova experiência em suas compras. Créditos da imagem: Freepik
Para aprimorar essa experiência, nada melhor do que adotar as técnicas de vendas.
São elas que ajudam o vendedor a conhecer melhor as necessidades do cliente, oferecendo a solução certa para o seu problema, no momento ideal.
Ou seja, com a adoção das técnicas certas sua equipe saberá exatamente como se aproximar do cliente, despertar seu interesse, estabelecer uma relação de confiança e ajudá-lo a tomar a melhor decisão.
Quer saber mais sobre a importância dessas técnicas de vendas para o agronegócio? Então confira o vídeo abaixo.
Principais técnicas de vendas para o agronegócio
Em um segmento que gera muitos valores, mas que está cada vez mais competitivo, caso do agronegócio, cabe ao vendedor traçar estratégias de vendas para ter acesso aos produtores rurais e possíveis compradores.
Essas estratégias passam pelo conhecimento do perfil do cliente do agronegócio, pela qualidade da primeira abordagem, pela entrega de benefícios e valor e, por fim, pelo fechamento do negócio.
As técnicas de vendas que mais ajudam o vendedor em seu relacionamento com o cliente do agro são:
1 – Conheça o seu consumidor
Pode parecer óbvio, mas uma falha comum entre vendedores é não manter o foco no cliente e nas suas necessidades.
Quando colocamos um produto ou serviço no mercado, é imprescindível ter conhecimento sobre qual é o perfil do público-alvo. Somente dessa forma é possível apostar em estratégias assertivas.
Diante disso, procure obter o máximo de informações possíveis sobre o produtor rural visitado e somente depois elabore uma abordagem mais personalizada de acordo com suas demandas.
2 – Entenda a necessidade do cliente
Para garantir uma abordagem adequada, é necessário apresentar o seu produto ou serviço como a melhor opção para o consumidor. Mas, para isso, você só alcançará o sucesso se entender o que ele precisa.
Para isso, preste bastante atenção no comportamento do produtor rural. Fique atento a tudo que ele disser e que pode ser utilizado em sua abordagem.
Por exemplo, se o produtor rural procura um trator, você pode ajudá-lo a entender qual é a potência desta máquina que vai atender a demanda.
3 – Explore as vantagens do produto ou serviço oferecido
Conhecer o seu produto ou serviço é tão importante quanto conhecer as necessidades do seu cliente. Então, entenda os pontos fortes do que você está oferecendo e explore esses benefícios.
Foque também nas vantagens que sua solução oferece. Isso irá potencializar o seu discurso e fará toda a diferença na decisão de compra do seu cliente.
4 – Seja rápido ao identificar entraves no fechamento da compra
O produtor rural está sempre reticente e com muitas objeções. Cabe ao vendedor identificar essas dificuldades e melhorar a abordagem. Créditos da imagem: Freepik.
Mesmo o cliente entendendo as vantagens, há alguns entraves que podem literalmente travar a compra. Você deve ser rápido para identificar esses pontos.
Entre as possíveis considerações que o cliente pode fazer antes da compra, fique atento aos seguintes pontos:
- Características: ao elogiar características, normalmente o cliente fica preocupado com o preço;
- Vantagens: o que pode ser visto como vantagem para um cliente, não necessariamente é vantagem para outro, que começará a levantar objeções ao seu produto ou serviço;
- Benefícios: assim que você evidenciar ao cliente como aquela vantagem se encaixa adequadamente para resolver um problema que ele tem, ele vai tentar entrar em um acordo (financeiro) com você para adquirir o produto ou serviço!
Ao rapidamente identificar esses entraves, você poderá aprimorar a abordagem e chegar mais perto de uma venda realizada.
5 – Adote estratégias para contornar as objeções
Em negociações, é comum que o cliente tenha várias objeções. Ele pode, por exemplo, não saber usar o trator que você oferece, pode não saber usar seu software de gestão ou um drone de monitoramento.
Neste caso, você não deve atacar a objeção em si, mas seu motivo: se o cliente está receoso em comprar por falta de capacitação de seus colaboradores, você deve mostrar como sua empresa pode resolver isso para ele.
Além disso, há algumas dicas que se comportam como ótimas técnicas de vendas para contornar as objeções:
- Não se coloque em oposição ao seu cliente. Ele não pode achar que você quer mostrar que ele está errado;
- Nunca o interrompa quando ele estiver falando;
- Ouça tudo que ele tem para falar, preste atenção e seja objetivo ao falar;
- Muitas vezes o cliente tem falta de conhecimento no assunto. Ele não sabe exatamente como seu produto ou serviço pode ajudá-lo. Explique isso para ele.
- Quando o cliente está desconfiado da qualidade e eficiência de seu produto, a recomendação é mostrar casos de outras empresas, estudos técnicos, depoimentos de clientes e outros elementos que possam trazer confiança a ele.
Quando você tem essas estratégias muito bem definidas, as possibilidades de fechar um negócio crescem bastante.
Escolha um bom sistema de CRM para o agronegócio e feche mais vendas
Conhecer as melhores técnicas de vendas é essencial para auxiliar todo vendedor do agronegócio. Mas há ainda mais uma dica bastante significativa que se destaca: o uso de um CRM dedicado ao agronegócio.
Basicamente, o CRM é uma plataforma que permite ao time de vendas acompanhar seus clientes durante sua jornada de compra. Permite também organizar sua agenda para ter mais vantagem competitiva durante suas negociações e fechar mais vendas.
Neste contexto, o CRM Agrointeli é o melhor aliado do vendedor do agronegócio. Com essa solução é possível:
- Montar um funil de vendas;
- Ter os dados atualizados e o histórico de cada um dos clientes;
- Agendar tarefas e registrar dados de campo no aplicativo;
- Criar calendários de atividades;
- Acompanhar indicadores e metas;
- Aumentar a agilidade no envio de propostas e visitas;
- Elaborar mapas de vendas e muito mais.
Assim, além de aprimorar suas técnicas de vendas, recomendamos que você adote o CRM Agrointeli e tenha a solução completa com ferramentas certas que você precisa para vender ao agronegócio.
Muito mais do que um simples CRM. Conheça o CRM Agrointeli e tenha uma máquina de vendas idealizada para o agronegócio.