No agronegócio, manter uma relação próxima com o produtor rural configura-se como uma estratégia para fortalecer a imagem da empresa e aumentar as vendas. Neste cenário, investir em visitas a campo mais estratégicas é uma excelente opção.
Ao visitar o produtor de uma forma muito mais estratégica, a empresa e seu time de vendedores certamente terão um índice de conversão de vendas muito maior, resultando em ganhos para a empresa e maiores possibilidades de batimento de metas.
Para isso, as visitas a campo devem ser muito bem planejadas e estarem alimentadas com informações mais confiáveis a ponto de aumentar as chances de conquistar o cliente.
No artigo de hoje, daremos algumas dicas para fazer visitas a campo muito mais estratégicas e que apresentem um índice de conversão do agronegócio muito maior.
Visitas a campo no agronegócio: essenciais para conquistar novos clientes
Visitas a campo mais estratégias têm maiores chances de serem convertidas em vendas. Crédito da imagem: Freepik
Ter um produto de qualidade e com um bom estoque é parte essencial para qualquer negócio. Mas, especificamente dentro do agronegócio, as vendas externas também se mostram muito necessárias para empresas que querem expandir significativamente seu negócio.
Fazer visitas às propriedades de seus clientes é parte essencial disso, permitindo resultados positivos como aumento das vendas e fidelização de clientes.
Essas visitas têm o objetivo de avaliar o real potencial da propriedade de cada cliente, permitindo uma avaliação cuidadosa sobre os níveis de produtividade, desafios, dores e prioridades dentro do espaço rural.
Com essa visita, um bom vendedor consegue oferecer a melhor solução ao produtor rural, potencializando a produtividade e os indicadores de desempenho.
Não basta apenas visitar o cliente, é preciso ter estratégia
As visitas a campo são essenciais para que a empresa consiga vender mais e para o produtor rural ter um acompanhamento de suas ações, visando maior produtividade e redução de custos.
Mas não basta apenas visitar o cliente e oferecer soluções. É preciso investir em visitas a campo mais estratégicas.
Com essa estratégia, o vendedor ou o consultor conseguem, dentre outras coisas:
- Esclarecer todas as dúvidas referentes ao serviço ou produto que irá melhorar a produtividade do produtor rural;
- Encontrar soluções viáveis e que sejam compatíveis com cada tipo de necessidade;
- Manter as condições ideais de funcionamento dos equipamentos, softwares e produtos oferecidos, com um pós-venda de excelência;
- Criar planos de ação, caso haja a necessidade de novas visitas a campo;
- Garantir conformidade com normas e regulamentações.
Todos estes pontos devem ser conduzidos de uma forma que garantam a satisfação e principalmente a fidelização do cliente.
Como realizar visitas a campo muito mais estratégicas?
Várias são as dicas para a realização de visitas a campo mais estratégicas. Crédito da imagem: Freepik
Agora que você já sabe a importância das visitas a campo, é preciso entender como fazer com que elas resultem em maior produtividade e assertividade, além de um maior índice de conversão.
Veja então o que é necessário para que as visitas sejam mais efetivas:
Defina o objetivo da visita
Existem visitas a campo com diferentes finalidades, seja para elaboração de orçamentos de serviços, seja para apresentação de novas soluções e novidades.
Diante disso, é fundamental que o vendedor/consultor esteja alinhado com o foco central da visita, sabendo o que deverá ser feito, quais as ferramentas necessárias para essa visita específica, qual o tempo estimado para o atendimento, entre outros fatores relevantes.
Planeje suas visitas
Pode até parecer óbvio, mas o planejamento das visitas é muito importante para evitar gastos desnecessários. É também um ótimo meio para traçar um plano estratégico que garanta um atendimento mais personalizado ao produtor.
Ter o máximo de informações de quem o vendedor irá atender na próxima visita permite que ele chegue preparado para superar expectativas, otimizar o tempo e aumentar a conversão de vendas.
Garante uma maior proximidade com o cliente
Além de uma boa apresentação, é essencial saber conduzir um diálogo com o produtor. Esclareça todas as suas dúvidas, explique passo a passo suas soluções e mostre que você tem o melhor produto ou serviço para resolver a dor desse produtor.
Oferecer demonstrações do produto, usar cases de outros clientes de sucesso e demonstrar empatia são algumas das estratégias que fazem toda a diferença.
É importante lembrar que a visita não terá sucesso apenas com o fechamento de uma venda. Essa é também uma oportunidade de parceria a longo prazo responsável por aumentar a credibilidade da empresa.
Organização e transparência
O agendamento das visitas a campo é geralmente o primeiro contato da empresa com o cliente. Por isso, agende a visita previamente e cumpra os horários acordados. Este cuidado é essencial para causar uma boa primeira impressão.
Além disso, invista na qualidade da conversa, transmitindo todas as informações necessárias para o produtor.
Cumpra também o que você prometeu na visita. Não há situação pior para a imagem de um vendedor do que o produtor rural concluir a compra e sentir-se enganado na sequência.
Ou seja, seja transparente em relação aos serviços e produtos que sua empresa oferece e mostre que está à disposição para futuras questões. Garantir um pós-venda de qualidade também é uma forma de conversão importante.
Acompanhe o produtor
Acompanhar o produtor após o fechamento da venda é uma etapa fundamental para compreender a satisfação do mesmo com o serviço ou produto.
O objetivo desse contato é manter um relacionamento próximo com o cliente, mostrar a importância dele para a empresa e como resultado, também aumentar as possibilidades de conversão de novas vendas.
Dicas para levar mais estratégia e otimizar visitas a campo
Você já percebeu que conhecer o seu cliente e sua propriedade é o primeiro passo para maior conversão de vendas, não é mesmo?
Assim, ter conhecimento profundo das necessidades e do tipo de produção proporcionará assertividade nas suas visitas a campo.
Não se esqueça que o produtor rural está cada dia mais exigente e antenado, não apenas com a qualidade dos produtos ofertados, mas principalmente com a excelência do atendimento.
Registrar, cadastrar e alimentar o produtor de informações sobre o que está sendo feito e o que está sendo planejado pode ser o grande diferencial para o sucesso das visitas a campo. Foque no que de fato gera resultado para o produtor.
Tecnologia como grande aliada
Diante da necessidade de dados e informações, o sucesso das visitas a campo depende do profundo conhecimento sobre o cliente, sua propriedade e suas dores. A tecnologia é uma grande aliada neste sentido.
Tecnologia: Grande aliada das visitas a campo. Crédito da imagem: Freepik
Hoje em dia, existem muitas soluções de CRM que facilitam o dia a dia de vendedores e consultores de campo, mas uma opção que se destaca, justamente por ser voltada para o agronegócio, é o CRM Agrointeli.
Além de automatizar toda a gestão comercial, essa é uma plataforma que permite acompanhar o planejamento das safras, mapear as áreas cultiváveis da propriedade do cliente, monitorar as visitas técnicas em tempo real, além de uma série de funcionalidades.
O CRM Agrointeli não só otimiza a rotina da equipe de vendas, mas também contribui para que o gestor comercial acompanhe todos os passos de seus vendedores, inclusive o histórico de informações de cada produtor.
Essa é uma plataforma simples e intuitiva que funciona mesmo sem internet. Permite também otimização da gestão da carteira de clientes, oferecendo maior agilidade no envio de propostas e visitas.
Essa solução da Agrointeli permite também o registro de todos os dados de campo (fotos, áudios e documentos). Com isso, todo o time de vendedores terá o máximo de informações para elaborar uma visita a campo muito mais estratégica.
Assista a seguir uma breve apresentação sobre todas as possibilidades oferecidas pelo CRM Agrointeli.
Desse modo, combinando o uso de um CRM qualificado com um atendimento especializado, as chances de ótimas conversões e clientes satisfeitos serão ainda maiores, garantindo maior sucesso nas visitas a campo.
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