O agronegócio é um dos setores com maior importância para a economia nacional, respondendo com 28% do PIB em 2021. Mas, para que se mantenha competitivo, o produtor rural precisa olhar para sua fazenda com uma visão mais empresarial, devendo priorizar a gestão rural.
Gestão rural: Ponto primordial para elevar a produtividade agrícola. Fonte: https://www.agroprecision.com.br/geracao-de-dados-uma-alternativa-eficiente-para-a-gestao-rural/
Mas, para que seja bem conduzida, o gestor rural precisa superar alguns desafios. Estes incluem, além de uma boa administração do agronegócio, a incessante busca por maiores produtividades das safras e o gerenciamento sustentável de recursos.
Assim, seja em pequenas ou grandes lavouras, cabe ao empresário rural ter um bom conhecimento sobre sua atividade e saber como administrá-la da melhor forma possível, garantindo maior produtividade e lucratividade do negócio.
Diante dessa necessidade, nós da Agrointeli convidamos você a entender o que é e qual é a importância da gestão rural do agronegócio e como as estratégias a ela associadas ajudam a aumentar a produtividade no campo.
Entenda o que é a gestão rural
Com o passar das décadas, o Brasil passou de um importador de alimentos para um grande exportador, com seus produtos sendo comercializados em praticamente todo o planeta. Isso fez com que o produtor rural tivesse que evoluir na forma de gerir seu negócio, tratando sua propriedade e sua lavoura como uma empresa e gerenciando-a como tal.
Cabe aos gestores investir dinheiro, tempo e conhecimento em um processo de gestão rural que esteja mais alinhado com as necessidades do negócio e do mercado.
A gestão rural é caracterizada como sendo um conjunto de atividades a serem realizadas pelo gestor que garantam um melhor planejamento, organização e controle das atividades, auxiliando para a tomada de decisão, de modo que seja possível gerenciar as atividades, maximizar a produção e minimizar os custos.
Assim que cria uma rotina de gestão rural, o produtor consegue se organizar e planejar suas ações, definindo as necessidades do negócio e o que precisa ser feito para aumentar a produtividade no campo.
Este assunto é tão importante para o agronegócio que há muitas reportagens sobre o tema produzidas por grandes centros de mídia, caso do Globo Rural, que produziu a reportagem a seguir:
Passo a passo para adotar a gestão rural na fazenda?
Na fazenda, cabe aos gestores seguir alguns passos para melhor gerenciar seu negócio. Os passos de uma boa gestão rural são baseados em quatro conceitos importantes:
Planejar – Nessa etapa são definidos os objetivos do negócio e como chegar até eles. Para isso, é preciso discutir as prioridades para fazer um plano de safra que atenda às necessidades do negócio.
No agronegócio, o planejamento da safra deve acontecer bem antes do início de um novo plantio, com o gestor rural estimando qual será a área produtiva, levantando o custo previsto com insumos e traçando metas de produtividade.
Este é também um excelente momento para verificar os erros cometidos em safras anteriores, fazer diagnósticos e correções (se necessário).
Organizar – A organização está diretamente ligada aos recursos de um negócio. Depois de definir seu plano de metas, o gestor se organiza e começa a distribuir as funções necessárias para alcançar esses objetivos.
Por meio de uma boa organização, as pessoas certas serão colocadas nos lugares certos, com as normas e as regras do negócio rural sendo melhor definidas.
Durante a organização, cabe ao gestor rural revisar processos como o de gestão de compras, controle de orçamento e das movimentações financeiras.
Neste momento é essencial buscar as melhores estratégias para elevar a produtividade. Um excelente caminho neste sentido pode ser conversar com outros gestores rurais e buscar referências com a experiência deles.
Dirigir – Em um negócio, direção significa liderar, ou seja, a capacidade de gerir os recursos humanos de uma entidade. Diferentemente da etapa de organização, a direção não é sobre o ato de distribuir tarefas e sim sobre motivar e influenciar os colaboradores da fazenda.
Para liderar (dirigir), é necessário que o gestor rural invista na sua inteligência emocional, ou seja, na capacidade de se comunicar com as emoções dos colaboradores e comunicar as suas próprias emoções, criando um clima produtivo no ambiente de trabalho.
Controlar – Para garantir que o planejamento e a distribuição de tarefas sejam cumpridos com exatidão, cabe ao gestor rural controlar seu negócio. Esse controle deve ser feito através de números e informações, utilizando indicadores técnicos e planilhas gerados diariamente.
Além disso, cabe ao gestor ter comprometimento com seu negócio, devendo acompanhar o andamento das atividades, avaliar resultados e tomar medidas corretivas sempre que necessário.
Práticas que vão ajudar a otimizar a gestão rural da fazenda
Como vimos, uma boa gestão rural depende de algumas etapas vitais para que seja bem-sucedida e traga bons resultados em produtividade. Algumas boas práticas são essenciais e podem ajudar nesse processo:
- Trabalhe sempre com dados
O agronegócio é um mercado caracterizado por uma demanda constante. Como forma de ajudar o produtor rural neste cenário, novas tecnologias são apresentadas, otimizando o trabalho. Mas, para que se mantenha atualizado e competitivo, a gestão de dados da fazenda é essencial.
Assim, tomar decisões com base em uma análise de dados será bem mais eficaz do que tomar decisões apenas pela intuição. Por isso, a gestão rural depende do estabelecimento e monitoramento de indicadores conforme as particularidades e os objetivos da empresa.
Dados são essenciais para uma boa gestão rural. Fonte: Agrointeli
Assim, informações como as pragas e plantas daninhas na plantação, níveis de produtividade, gastos fixos e variáveis devem ser sempre registrados. Manter esses dados pode ser muito útil para a tomada de decisões futuras sobre a gestão rural.
- Defina quais são os objetivos do negócio
Outra dica essencial na garantia de uma boa gestão rural é desenvolver um planejamento rural que tenha como base central os objetivos da empresa. Há a possibilidade de definir metas de longo prazo (para serem alcançadas de forma conjunta) e metas individuais diárias, que devem ser atingidas pela equipe de trabalho.
Neste momento, a análise de indicadores da atividade também é essencial, fornecendo insights sobre as estratégias que estão gerando mais resultados e os aspectos que carecem de aprimoramento.
- Atente-se ao custo de produção
Manter uma boa organização financeira dentro da gestão rural é fundamental. Tal organização pode ajudar a entender melhor quais são os custos de produção agrícola. Esse custo exige informações, tais como os custos variáveis e fixos que as operações geram, para depois calcular se estão sendo altos (ou baixos) demais.
O custo de produção é extremamente importante e ajuda a descobrir se a empresa está, de fato, obtendo lucro ou prejuízo. Após essa análise, cabe ao gestor rural adotar estratégias para ajustar a distribuição de recursos, se necessário.
- Invista em tecnologia
Em pleno século XXI, a agricultura digital deixou de ser um projeto futurista e passou a ser uma realidade necessária, ou seja, investir em tecnologia no agronegócio atual é uma questão de sobrevivência.
Assim, automatizar processos via adoção da tecnologia são a garantia de maiores produtividades, auxiliam também na gestão financeira, de estoque e de pessoas dentro de uma propriedade rural.
Neste cenário, adotar um sistema de gestão agrícola é uma excelente estratégia para promover uma boa gestão rural. Este sistema possui funcionalidades que garantem mais controle sobre as operações de ponta a ponta da cadeia de produção.
Há tecnologias de gestão que abrangem desde o preparo do solo para o plantio até a colheita, sendo de grande valia para a gestão. Portanto, adotar tecnologias é mais que essencial!
Software Agrointeli: O grande parceiro da gestão rural
Como vimos, a tecnologia é, a cada dia, uma grande e importante aliada da agricultura, tendo nos softwares de gestão agrícola os maiores fatores de ajuda de gestão rural.
Aplicativo Agrointeli: A tecnologia mais confiável para gestão da fazenda
Pelo potencial em oferecer informações precisas e sempre em tempo real, produtores estão utilizando cada vez mais os softwares de gestão rural. Com eles, é possível melhorar a gestão do negócio como um todo, permitindo gerenciar informações fundamentais para o bom andamento da fazenda.
Por meio destes softwares, é possível criar um planejamento bem mais apropriado, além da possibilidade de lidar com fatores de risco de forma bem mais assertiva. Também permite correções para atingir a produtividade e a lucratividade planejadas.
A gestão rural baseada em softwares agrícolas permite:
- Rapidez no acesso das informações armazenadas;
- Menor tempo gasto;
- Maior facilidade na comparação de custos com as safras anteriores;
- Redução dos custos de produção;
- Maior produtividade e rentabilidade.
Neste cenário, o software de gestão da Agrointeli será um grande aliado do gestor rural que busca a máxima produtividade.
Cabe ao software da Agrointeli centralizar, integrar e organizar várias fontes de dados em um sistema completo de simples acesso, que serve a todos os níveis da equipe da fazenda. Com isso, há a geração de inteligência, automatização e otimização de processos que permitam economia de dinheiro e tempo.
Um claro exemplo dessa contribuição do software da Agrointeli é a possibilidade de controle operacional da lavoura, permitindo planejar as atividades por meio da geração de ordem de serviço e também o controle da semeadura da fazenda.
Mas, para ter certeza sobre a qualidade da Agrointeli, confira o depoimento do produtor Evaldo Pereira, da Fazenda Terra Viva, em Terreno/MS, que faz uso do software da Agrointeli e vem tendo muito sucesso com isso.
Com este sistema, o produtor terá mais confiança para monitorar dados e planejar a fazenda em todos seus aspectos, do plantio à pós-colheita.
Para utilizar todas as funcionalidades do Agrointeli, clique aqui e comece agora mesmo!
Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!
Yes, signature the newsletter for receive more articles.
Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!
Sure, many others. You can signature the newsletter for receive more content like that.