Recentemente, estivemos trazendo muitas dicas para consultoria agrícola, como por exemplo, como fidelizar clientes na consultoria agronômica e das 15 dicas para causar uma boa impressão em suas visitas à campo. E no ultimo post falamos montamos um Guia Prático do Planejamento Estratégico de Vendas 4.0 para 2021
Com o advento da agricultura digital e da Agricultura 4.0, a produção agrícola passou por uma verdadeira revolução tecnológica que contribuiu com a elevação da produtividade e da lucratividade de produtores rurais. Mas, você sabia que os grandes parceiros desta revolução são os consultores agrícolas?
Fonte: Milanaise
O consultor vive em um constante desafio, pois cabe a ele ajudar o produtor a solucionar problemas, estruturar projetos e manter-se atualizado sobre novos produtos e tecnologias para oferecer ao seu cliente.
Para quem atua no setor de produção agrícola o desafio torna-se ainda maior, já que devem ser considerados fatores como especificidade da cultura de cultivo, sazonalidade e região.
Dessa forma, cabe à consultoria agrícola melhorar a qualidade do pós-venda de empresas relacionadas ao setor, aprimorando o relacionamento pós-venda destas empresas com o produtor.
Veja 4 das principais dicas para melhorar o pós-venda de empresas e entenda a importância do papel do consultor agrícola nisso.
Entenda o papel do consultor agrícola
Fonte: Folha do Boi
Quem trabalha com a produção agrícola certamente conhece a figura de um consultor. Esse é o profissional que “encurta as distâncias” entre o conhecimento e o produtor, levando inovação ao campo e possibilitando resolução de problemas e avanço da produção agrícola constante.
Será o consultor agrícola o principal responsável por levar experiência e inovação para o campo. Mas, ele nunca pode se acomodar, afinal o mercado está cada vez mais competitivo e com profissionais cada vez mais capacitados.
Uma frase muito recorrente no mundo da consultoria exemplifica muito bem o papel do consultor, veja:
“Uma boa consultoria é quando a empresa melhora o seu desempenho e aprende a resolver sozinha os seus problemas naquela área. Com isso, não há a necessidade de solicitar o trabalho do consultor para fazer o mesmo trabalho. Ele pode ser solicitado para fazer outro trabalho, noutra atividade, mas não a mesma”.
Além disso, não importa se o consultor agrícola é experiente e atua há muito tempo na atividade ou se está apenas começando, sempre há como melhorar.
Dicas para melhorar as atividades de um bom consultor agrícola
Foi-se o tempo em que o Representante técnico de vendas (RTV) chegava em uma propriedade rural, oferecia o produto ou serviço e saía de lá com um pedido assinado. Na atualidade, com a maior facilidade de obter informações, só ter o menor preço não é mais garantia de venda concluída.
Por isso, cabe às empresas estreitar os laços com o produtor rural, permitindo que a relação empresa/produtor seja duradoura e lucrativa. Uma das melhores formas para conquistar isso tem relação direta com o trabalho do consultor agrícola.
Confira a seguir algumas dicas para que o pós-venda seja aperfeiçoado pelas ações de um bom consultor agrícola.
1. Organização e planejamento são sempre fundamentais e o ponto de partida para todo consultor agrícola
A falta de organização e de planejamento em um projeto de consultoria podem comprometer a evolução do produtor, os prazos estipulados e também o pós-venda. Ou seja, é preciso muita organização e ter um padrão de acompanhamento de todas as ações.
Também é importante manter um histórico detalhado de todas as atividades do consultor, seus custos e quanto ganha com cada serviço.
Se você tem planos de expandir sua consultoria ou mesmo contratar consultores para te auxiliar, tudo deve ser muito bem planejado. É importante pensar muito bem na necessidade de expandir o seu negócio.
Neste sentido vale fazer uma pergunta: É melhor manter a qualidade do serviço ou expandi-lo e correr o risco de não atender a todos com a mesma eficiência? Organização e planejamento darão a resposta!
2. Seja parceiro do seu cliente (produtor rural)
A função de todo consultor agrícola é trabalhar com plantas, animais e máquinas agrícolas, mas acima de tudo isso ele primeiramente lida com pessoas dentro da propriedade.
No campo, a maneira com que tratamos as pessoas é primordial, com o potencial de definir o sucesso ou o fracasso do trabalho. Assim, como qualquer prestador de serviços, a palavra final será a do contratante, que nesse caso é o produtor rural.
Por isso, fidelizar o cliente/produtor rural é fundamental para o trabalho de consultores agrícolas e consequentemente para melhorar o pós-venda de empresas do ramo.
Saber conquistar e fidelizar exige mais do que competência do consultor. Ele precisa saber comunicar-se bem, entender as necessidades e “dores” do produtor e trazer as informações na linguagem que o produtor entenda.
Além disso, a principal forma de divulgação do trabalho de um consultor agrícola são clientes satisfeitos! Mas, para conquistar essa satisfação é preciso cumprir prazos e oferecer a melhor qualidade do serviço prestado, superando as expectativas do cliente.
Clientes satisfeitos, com certeza, se fidelizam ao trabalho do consultor e lhe abrirão portas para diversos outros serviços.
3. Invista em ferramentas tecnológicas e ajude o produtor a evoluir
Ter bom conhecimento de ferramentas que facilitam muitas atividades é cada dia mais essencial para praticamente todas as profissões. Para consultores agrícolas não seria diferente!
Por isso, cabe ao consultor agrícola investir em aplicativos e softwares de gestão agrícola que facilitem a vida do administrador, do empresário rural e também do consultor agrícola.
Hoje algumas outras ferramentas, especialmente as digitais, provam seu valor no ramo da consultoria. Hoje em dia, qual consultor trabalha sem o WhatsApp?
Fonte: Cryptoid
Mas, além disso, os aplicativos que o consultor terá que dispor irão depender do tipo de consultoria a ser realizada.
Por exemplo, se o consultor trabalha com o plantio ou colheita de lavouras, dispor de um aplicativo para acompanhar as condições climáticas é essencial. Esse mesmo consultor irá precisar de um aplicativo de doenças e pragas e os respectivos defensivos agrícolas.
Neste sentido, o aplicativo da Agrointeli será um grande aliado de consultores agrícolas, representando a tecnologia mais confiável para o controle fitossanitário, monitoramento e gestão da equipe de campo na fazenda.
Com essas ferramentas o consultor conseguirá criar um checklist com todos os pontos a serem verificados na propriedade. Dessa forma, o consultor terá dados e informações para definir se a estratégia está adequada ou se precisará fazer alguma alteração, que seja feita o quanto antes.
4. Comunicação: Precisa ser muito bem alinhada às necessidades do produtor
No campo, temos diferentes tipos de produtores quanto ao nível de instrução, uso de tecnologias e experiências. Cabe ao consultor entender e colocar em prática a linguagem ideal para se comunicar com cada um de seus clientes.
Assim, para que o projeto atinja os resultados esperados, ser assertivo na comunicação é essencial. Dependendo do produtor é preciso adotar uma linguagem menos técnica e mais simples e direta, em outros casos pode ser necessário adotar uma comunicação mais específica e técnica.
Por outro lado, a melhora na comunicação passa também pela clareza quanto ao cronograma de trabalho, sendo importante definir quais atividades precisam ser executadas, qual a sequência dessas atividades e qual é o cronograma de realização delas.
Isso garante com que os prazos estipulados sejam cumpridos a tempo e o produtor não fica com a impressão de que o projeto não está evoluindo.
Além disso, citando especificamente o pós-venda, o relacionamento entre consultor e cliente/produtor deve ser constante. Para isso, segue algumas dicas importantes:
- O relacionamento precisa continuar. Vale encaminhar e-mail/mensagem de assuntos de interesse do produtor rural, mesmo que o assunto não tenha a ver com seu negócio;
- O contato também pode ser telefônico, permitindo obter feedback para que o consultor evolua e demonstre comprometimento com o cliente;
- Vale perguntar também a opinião do produtor sobre o produto ou serviço contratado e sobre o suporte adotado.
Por fim, e não menos importante, é preciso que o consultor esteja sempre aberto a críticas. Serão elas as principais oportunidades de melhoria para qualquer negócio.
O agronegócio brasileiro é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, e o consultor agrícola sua participação para este sucesso. Mas, assim como ocorre em outros setores, na consultoria agrícola a concorrência também é elevada, tornando o mercado muito competitivo e exigindo um pós-venda muito bem feito.
Assim, cabe ao consultor adotar medidas simples, tais como organização, planejamento e comunicação, com estes fatores podendo fazer toda a diferença para o sucesso do relacionamento consultor/produtor.
Também é importante lembrar que o consultor deve saber lidar principalmente com pessoas e saber como tratar muito bem seus clientes.
Certamente você irá precisar de um bom software de gestão agrícola. Então conheça o software da Agrointeli e torne sua consultoria ainda mais profissional.
Excelente artigo!
Muito bom saber do papel para empresas agrícolas e nesta área!
Adriana da Real Gramas.
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.
Sure! How may i help you?
Your enticle helped me a lot, is there any more related content? Thanks! https://www.binance.com/en/register?ref=P9L9FQKY
Sure, many others. You can signature the newsletter for receive more content like that.