Consultoria Agrícola: Por que o Planejamento Estratégico de Vendas 4.0 para 2022 é essencial?

Quem trabalha com Consultoria Agrícola sabe a importância do planejamento, e sabe também, que o ano de 2021 já ficou para trás, sendo bom para uns, ruim para outros. Mas o ano passou e já é hora de pensar e planejar todo o ano de 2022!

 

Em vários posts trouxemos muitas dicas para consultores agrícolas, como por exemplo, dicas de gestão de processos para consultores agrícolas ou a assistência técnica 4.0. Mas, é hora de colocar em prática os conhecimentos obtidos e planejar o ano de 2022 de forma estratégica.

consultoria agrícola



Você já definiu seus objetivos e metas para esse ano que está só começando? Você já planejou e definiu as estratégias? E os resultados de 2021 te deixam satisfeito? Qual é o legado que você deixa em 2021 e você espera que marque seu 2022? E os próximos anos, também estão no seu radar?

Para cada pessoa que nós conhecemos, perguntamos: Quando começa o seu ano? É comum alguns tipos de respostas, como: Meu ano começa depois do carnaval, afinal é assim para todos os brasileiros!

Na nossa mente explode a seguinte pergunta: Como assim? Será que essa pessoa acredita que resultado é sorte?

consultoria agrícola
 

 

 

Essa é a prova da importância em planejar o próximo ano, ainda dentro do ano anterior, com o maior tempo de antecedência possível. Os resultados sempre acontecem, bem próximos do que foi planejado, geralmente superando as expectativas.

Sendo assim, temos motivos para acreditar na importância do Planejamento Estratégico de uma consultoria agrícola, sendo praticamente impossível trabalhar sem esta ferramenta. 

E, pode ter certeza, os resultados sempre são surpreendentes. 

Por isso, vamos compartilhar com você alguns passos essenciais para que consultorias, assessoria e treinamentos obtenham êxito em suas estratégias. Estas sugestões valem para você que é um consultor de vendas, um gerente de vendas, um empreendedor ou profissional liberal. Vamos lá:

1.Planejamento Estratégico de uma consultoria agrícola: Por que fazer?

No ramo de consultoria, o planejamento estratégico é uma ferramenta poderosa de gestão, seja para apoiar o trabalho de um membro da equipe ou de apenas um profissional liberal, seja para orientar o trabalho de uma equipe, uma regional e toda uma organização. O PEV (Planejamento estratégico de vendas) é a união de vários esforços que ajudarão a empresa a alcançar seus objetivos.

A sua efetividade está baseada na implementação, pode-se dizer que é o maior fator crítico de sucesso do PEV, exigindo para isso muita disciplina, convicção, engajamento e comprometimento em sua execução. Por isso, essa estratégia pode ser dividida em:

1.1 Plano de Ação Tático de Vendas 

Neste plano, o pessoal mais da linha de frente atua no curto prazo. Eles perseguem as metas menores ou fracionadas, sendo por isso um trabalho de execução com uma visão limitada do todo, geralmente não envolvendo os gerentes ou um nível médio na hierarquia da organização. 

Ao terminar a execução deste tipo de plano, outro já entra na sequência para execução, um bom exemplo: Plano de Ação para conquistar as metas mensais de vendas.

1.2 Plano de Ação Operacional 

Conta com o somatório de vários planos táticos de curto prazo para execução de ações, tendo, dessa forma, uma maior responsabilidade pelo desempenho do todo. Compartilha também da visão estratégica do negócio e suas orientações são colaborar com a execução do Planejamento Estratégico.

O plano de ação operacional geralmente tem como responsáveis os gestores das áreas ou os gerentes. Podemos dar como exemplo: A campanha de Vendas de produtos para a Safra de Soja 2021/2022 (6 meses de trabalho); ; A Campanha para o período das águas na pecuária (6 meses de trabalho).

Leia também:  10 dicas valiosas do uso do rapport nas vendas do agro

2.Definição Clara dos Objetivos Estratégicos

Uma dúvida bastante recorrente entre consultores agrícolas em todo planejamento estratégico é ter a clara definição de quais são os objetivos. Tudo começa com a pergunta: O que é que eu quero? Ou O que é que você quer? 

Caso você não saiba aonde quer chegar com a sua consultoria agrícola ou empresa, fica muito difícil engajar pessoas para poder te ajudar. Por isso é tão importante você ter claro:

2.1 Propósito 

Qual é o propósito? Geralmente responder às seguintes perguntas podem ajudar:

– Quem eu sou?

– Por que eu existo?

– Por que a empresa foi criada?

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Mas afinal, qual é o propósito do seu negócio?

Parece estranho, mas é exatamente isso. Responda a essas questões para você mesmo, quais são os motivos que te fazem levantar da cama todos os dias; e no caso da organização, dos acionistas ao porteiro, todos devem saber os motivos da existência da empresa ou da sua consultoria agrícola, para que não ocorra uma crise existencial e haja motivação mesmo na adversidade. 

2.2 Missão 

Diferente do propósito, a missão tem como objetivo ajudar o consultor a responder essas perguntas:

– O que é que faço?

– Para que ou por que faço?

– Como faço? E, finalmente

– Para quem faço?

A missão diz respeito aos motivos em beneficiar ou ajudar, através da sua relação com o outro, sejam os investidores, o cliente, a sociedade, etc. Isto ajuda você e toda a organização a entender qual é a sua importância para o outro, suas funções ou utilidades para quem está externo, e qual é a causa que foi abraçada. 

Exemplo. Sua missão será a de:

– “Aumentar a produtividade em vendas, oferecendo soluções completas e inovadoras para acelerar os resultados das empresas do Agronegócio.” (Pimbrasil)

– Ciência para uma vida melhor. (Bayer)

2.3 O Negócio 

É necessário de forma muito simples, como um pitch de vendas, que você e qualquer pessoa em sua empresa ou consultoria agrícola diga, em uma única frase, qual é o seu negócio, por exemplo:

– Meu negócio é aumentar a produtividade da lavoura do meu cliente! (Independente se será com um treinamento, uma consultoria, um produto ou um serviço, o seu negócio não muda.)

– Nosso negócio é formar profissionais excepcionais que vão construir o nosso futuro.

2.4 Visão de Futuro 

Todo bom consultor agrícola deve responder algumas perguntas que também ajudam a entender esta fase, como:

– Onde quero estar daqui a alguns anos?

– Como me vejo daqui a alguns anos?

– Como imagino um futuro diferente do presente?

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Nas atividades agrícolas toda empresa ou consultoria devem olhar para frente e sempre projetar o futuro!

Estas perguntas devem sempre levar em consideração que o futuro precisa ser melhor que o presente, e muito melhor que o passado. O futuro deve ser empolgante, desafiador, motivador, e capaz de influenciar a todos que estão em volta.

2.5 Valores 

Todos nós que estamos nesse amplo mercado que é o agro, tanto virtual quanto presencial, podemos sofrer influências frente a situações existentes, na forma como pensamos, atuamos, investimos e decidimos. 

Dessa forma, os valores são os ventos da vela do nosso barco, a luz que ilumina nosso olhar, são os motivadores que não podemos abrir mão, são inegociáveis, fazem sentido a nossa existência e fortalecem o nosso propósito.

Mas afinal, como a tecnologia pode ajudar no planejamento estratégico da sua consultoria agrícola?

Todos nós sabemos muito bem que o uso da tecnologia é cada vez mais imprescindível para facilitar o trabalho e reduzir gargalos, seja diretamente na lavoura, seja na parte gerencial do empreendimento. O mesmo ocorre no planejamento estratégico de vendas 4.0 de uma consultoria agrícola.

Dessa forma, a utilização de softwares de gestão por consultores agrícolas permite que os dados sejam coletados de maneira muito mais ágil e precisa, impactando diretamente a tomada de decisão, no direcionamento de recursos de forma efetiva e na avaliação dos resultados de uma implementação realizada pelo consultor.

Assim, com a tecnologia certa, o consultor agrícola pode orientar produtores rurais da melhor maneira, ajudando-o a usufruir das muitas possibilidades existentes. Pode também ajudar a capacitar a equipe e orientar sobre a forma de gestão, dada às novas possibilidades do uso da informação 4.0.

E dentre as mais variadas opções em softwares de gestão, o aplicativo Agrointeli apresenta excelentes diferenciais que vale conhecer.

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Plataforma Agrointeli: Parceira tecnológica do consultor agrícola e do produtor rural

A consultoria agrícola pode usar a plataforma da Agrointeli para gerenciar toda a carteira de clientes de forma rápida, eficiente e assertiva. Mas além disso, por meio do app, o consultor consegue: 

  • Agendar atividades para os clientes sem estar necessariamente na propriedade;
  • Gerar ordens de serviço; 
  • Registrar todos os monitoramentos no aplicativo e gerar completos relatórios para os clientes, deixando o histórico de dados para consulta, sempre de uma forma mais visual; 
  • Usar o mapa NDVI para identificar alguma anomalia na lavoura antes mesmo de ir na propriedade. 
consultoria agrícola

O app Agrointeli caracteriza-se como uma excelente plataforma para agendamento de atividades realizadas na fazenda.

Assim, com o Agrointeli, o consultor agrícola terá acesso rápido e seguro às informações da fazenda que ele presta consultoria. É possível ainda visualizar as atividades que foram feitas ou aquelas que estão em andamento e as observações de campo.

Por isso e muito mais, essa plataforma ajuda o consultor agrícola a melhorar a gestão do seu tempo, já que ele terá um dispositivo que o auxilia e oferece maior agilidade para aquelas atividades mais recorrentes do dia a dia.

E você amigo consultor agrícola? Você já está devidamente preparado para oferecer uma assistência técnica 4.0 aos seus clientes neste novo ano que se inicia?

Leia também : 16 soft skills fundamentais para profissionais de vendas no agro.

 

 

Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma agronômica em mais de 300 fazendas, 18 estados e 4 países. Mais de 7 anos de experiência no agronegócio. Especialista em Vendas Agro B2B.
Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma agronômica em mais de 300 fazendas, 18 estados e 4 países. Mais de 7 anos de experiência no agronegócio. Especialista em Vendas Agro B2B.
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