Consultoria Agrícola: Como fazer a assistência técnica 4.0?

O desenvolvimento e ampla utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem proporcionado rápidas mudanças no campo. Diante disso, profissionais do ramo de consultoria agrícola precisam ter bastante atenção para que não fiquem desatualizados ou não consigam melhor assessorar seus clientes.

De fato, inovações sempre geram desafios, mas também trazem oportunidades, inclusive para consultores agrícolas. Cabe a eles se adequarem às mudanças o mais rápido possível, já que a consultoria agrícola também precisa inovar e se adequar ao cenário apresentado. 

Consultoria agrícola

Fonte da imagem: Governo Federal

A Agricultura 4.0 surgiu para modificar e automatizar muitas etapas do ciclo produtivo do agronegócio, trazendo maior produtividade, eficiência e redução de custos. 

Neste cenário, as empresas de consultoria agrícola devem se preparar para que possam oferecer a melhor assistência técnica 4.0 para seus clientes, causando uma boa impressão logo na primeira visita.

Confira como melhorar sua assistência técnica num ambiente 4.0 cada vez mais presente no agronegócio e entenda o papel da consultoria agrícola neste cenário.

Agricultura 4.0: Você sabe o que é?

Assim como aconteceu com o ambiente industrial (Indústria 4.0) e com as cidades (Cidades 4.0) o ambiente agro já vivencia uma nova revolução tecnológica, com a Agricultura 4.0.

A quarta revolução da agricultura conta com muitas inovações tecnológicas, responsáveis por trazer maior agilidade, autonomia, conectividade e integração aos processos produtivos e de gestão. 

Por meio de sistemas adequados, o conceito 4.0 permite gerar e analisar um volume massivo de dados, facilitando a rotina do setor e permitindo uma produção em larga escala, com qualidade. Dessa forma, com a incorporação dos meios digitais no dia a dia do campo, o formato de produção se torna consideravelmente mais inteligente.

Entre as muitas tecnologias adotadas no ambiente da agricultura, podemos citar alguns sistemas que auxiliam a visualizar e gerenciar o processo produtivo de maneira mais ampla e analítica, como: internet das coisas, inteligência artificial, drones, big data e muito mais.

E nada melhor do que uma consultoria agrícola para oferecer, acompanhar e colocar em prática as tecnologias 4.0 mais adequadas à cada necessidade de profissionais do agronegócio.

Assim, cabe ao consultor agrícola se especializar sobre quais são as tecnologias 4.0 para que possa oferecer a melhor solução ao campo, sendo esse um ponto essencial para fidelizar clientes/produtores.

Consultores são os principais responsáveis por inserir a agricultura 4.0 no campo

Como vimos, através da Agricultura 4.0, a produção agrícola passou por uma verdadeira revolução tecnológica. Isso contribuiu com a elevação da produtividade e da lucratividade de produtores rurais.

Apenas pela implementação de novas tecnologias é possível ampliar os fatores de produção por meio da adoção de novas formas de conciliação de recursos. Isso permite a utilização de novos insumos, elevando a produtividade destes recursos juntamente ao trabalho. 

Fonte da imagem: Agrointeli

Mas, você sabia que os grandes parceiros desta revolução são as empresas de consultoria e os consultores agrícolas?

Quem trabalha com a produção agrícola certamente conhece a figura de um consultor. Cabe a esse profissional “encurtar as distâncias” entre o conhecimento e o produtor e levar inovação ao campo, possibilitando resolução de problemas e avanço da produção agrícola constante.

Exatamente por isso, será o consultor agrícola o principal responsável por levar a experiência e a inovação 4.0 para o campo.

agrointeli - cliente

Cabe ao consultor agrícola desmistificar ao produtor que a adesão às tecnologias é algo caro, mostrando ser possível inovar com um baixo nível de investimentos. Além disso, ele também deve mostrar de forma eficiente as vantagens do uso das tecnologias e o retorno que elas trazem à atividade agrícola.

Diante disso tudo, para oferecer as melhores tecnologias e inovações, cabe ao consultor agrícola oferecer também uma assistência técnica 4.0, permitindo assessorar o produtor da melhor forma possível.

Planejamento e gestão: essenciais para uma assistência técnica 4.0

A consultoria agrícola tem como objetivo principal otimizar os processos das empresas rurais. Mas em um cenário cada vez mais tecnológico, tudo deve ser planejado para ajudar o produtor rural a alcançar os melhores resultados, com aumento da produtividade e da qualidade dos produtos. 

Por isso, os consultores agrícolas devem considerar a maneira como é implantada a gestão rural para que se alcance a melhor performance. Por exemplo, a consultoria deve buscar a solução de problemas referentes ao planejamento da produção, ao armazenamento, à reciclagem de resíduos, ao manejo de animais e outros.

Diante disso, a aplicação da Agricultura 4.0 exige investimento em pessoas, processos e tecnologias.

Mais do que utilizar ferramentas tecnológicas, é preciso que consultores despertem para este novo caminho, permitindo que possam levar melhor atendimento ao campo, assim como maior conhecimento, oportunidades e soluções aos clientes rurais.

Mas, para que saibam lidar com as novas demandas e desafios que essa revolução exige, é preciso mudar a forma como lidamos com dados e informações do agronegócio, o que ressalta mais uma vez a importância da assistência técnica 4.0.

Como parte inicial desse processo, cabe ao consultor pensar em soluções para promover uma mudança cultural da empresa rural, fazendo com que a vanguarda digital chegue ao campo, elevando sua produtividade. Afinal, a inovação é cada vez mais um insumo indispensável no campo.

Além disso, as consultorias agrícolas precisam se reinventar e se adaptar às mudanças 4.0. Somente assim conseguem prestar um atendimento diferenciado aos seus clientes. 

As plataformas digitais, por exemplo, são ferramentas essenciais para ofertar ações tecnológicas que possam melhorar o trabalho no campo. 

Você é consultor agrícola? Então invista em tecnologias e inovações

Hoje em dia temos o mundo na palma de nossas mãos, seja no celular, no smartphone ou no notebook, tudo está conectado. Com a assistência técnica 4.0 no agro não é diferente.

Hoje em dia existem uma ampla gama de apps e softwares de gestão agrícola. Eles facilitam a vida do administrador, do empresário rural e também do consultor agrícola.

Conheça o Aplicativo da Agrointeli.

Com a tecnologia certa o consultor agrícola pode orientar produtores da melhor maneira, ajudando-o a usufruir das possibilidades existentes. Pode também ajudar a capacitar a equipe e orientar sobre a forma de gestão, dada às novas possibilidades do uso da informação 4.0.

Por fim, a tecnologia certa ajudará o consultor agrícola a atuar com o processamento das informações geradas, permitindo que o produtor usufrua das recomendações mais confiáveis.

E você amigo consultor agrícola? Você já está se preparando para oferecer uma assistência técnica 4.0 aos seus clientes? 

agrointeli - cliente

 

Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

COMPARTILHE SUA OPINIÃO

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
gate io giriş
11 meses atrás

I am sorting out relevant information about gate io recently, and I saw your article, and your creative ideas are of great help to me. However, I have doubts about some creative issues, can you answer them for me? I will continue to pay attention to your reply. Thanks.

Marketing Agrointeli
Admin
11 meses atrás
Reply to  gate io giriş

Ok. What are your doubts?