Com a evolução dos processos produtivos e da tecnologia no campo, o surgimento de novas tecnologias que conseguem identificar a variabilidade das lavouras é uma constante. Todas essas tecnologias estão associadas à Agricultura de Precisão.
TENHA TODOS OS DADOS DO CAMPO EM UM ÚNICO LUGAR!
Créditos: MFRural
Por meio de muitas tecnologias de agricultura de precisão é possível obter mais dados sobre todo o sistema de produção. Estes auxiliam nas tomadas de decisão a ponto de deixá-las muito mais assertivas e ágeis.
E um dos sistemas produtivos que se beneficiam das tecnologias da Agricultura de Precisão são os já conhecidos sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP).
No sistema ILP, a Agricultura de Precisão permite detalhar o impacto dos riscos climáticos até dentro das áreas de cultivo de uma mesma fazenda. Isso auxilia nas tomadas de decisão do produtor, principalmente em relação às áreas a serem cultivadas ou não.
Entenda brevemente o que é a Agricultura de Precisão e como suas tecnologias ajudam a melhorar a eficiência e produtividade dos sistemas de integração lavoura-pecuária.
O que é agricultura de precisão?
Considerado um dos sistemas de gerenciamento agrícola que mais crescem no Brasil, a agricultura de precisão é representada por um conjunto de ferramentas e tecnologias que permitem ao produtor rural ter melhor gerenciamento localizado das lavouras.
Quando aplicadas no campo, as tecnologias de AP são desenvolvidas para otimizar o sistema produtivo como um todo, a fim de elevar o retorno econômico e a redução do impacto ambiental.
Os sistemas de produção anteriormente considerados consideravam a lavoura como sendo toda uniforme, ou seja, não consideravam a variabilidade da área.
Mas, por meio da agricultura de precisão, a lavoura passa a ser gerenciada localmente, isto é, permite conhecer tudo que acontece com as áreas menores contidas dentro do mesmo talhão.
Para implantar um projeto de agricultura de precisão, cabe ao produtor entender, inicialmente, quais são suas necessidades, para somente depois definir qual tecnologia melhor se enquadra a elas.
A busca pelos serviços de um consultor agrícola com especialização em AP epresenta uma excelente opção neste sentido. Entenda o processo de definição da melhor tecnologia no vídeo abaixo:
Objetivos e vantagens da Agricultura de Precisão
A agricultura de precisão tem como grande proposta dar ao produtor a possibilidade de alcançar um padrão de gerenciamento muito mais detalhado sobre o que acontece com seu sistema de produção agrícola.
Assim, cabe à agricultura de precisão melhorar a eficiência produtiva e o manejo agrícola. Para isso, as muitas tecnologias adotadas, como GPS, drones e máquinas conectadas consideram os principais aspectos da lavoura:
- Solo: auxilia a identificar a necessidade de adubo, correção de pH, área produtiva, etc;
- Clima: permite, com maior exatidão, identificar os riscos climáticos na área;
- Fertilizantes: oferece informações para identificar os tipos de adubos necessários e a quantidade a ser utilizada;
- Produtividade: ajuda na identificação da produção por hectare ou até mesmo por talhão;
- Visualizar, com exatidão, os tipos de daninhas, doenças e praga que podem surgir e comprometer o rendimento das plantações;
Ao permitir que o produtor conheça tudo que acontece com sua lavoura, a agricultura de precisão naturalmente garante maior eficiência ao sistema, o que gera menor custo e aumento da produtividade.
Consequentemente há vantagens bastante significativas para o agronegócio, tais como:
- Melhoria na tomada de decisões
- Permite economia no uso de insumos
- Dá ao produtor uma visualização muito mais detalhada da propriedade
- Dá respaldo à elevação de capacidade de gestão do campo
- Maior eficiência na realização de todas as atividades agrícolas
- Uso consciente de recursos
- Redução de custos.
Assista o vídeo a seguir e entenda mais sobre essas vantagens da Agricultura de Precisão.
Interessante citar que, diante de todas essas vantagens e aplicações da Agricultura de Precisão, um dos grandes beneficiados são os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária, como apresentado em um recente estudo da Embrapa, que discutiremos a seguir.
Estudo da Embrapa: Agricultura de precisão melhora a gestão do sistema ILP!
Créditos: Naylor Peres / Embrapa Pecuária Sul
O uso de tecnologias de agricultura de precisão são, como já vimos, fundamentais em muitos aspectos dentro de uma lavoura, visando, principalmente, maior produtividade.
Assim, dentre as muitas possibilidades, essas tecnologias permitem detalhar o impacto dos riscos climáticos dentro das áreas de cultivo de uma mesma fazenda que adota o sistema ILP.
Um estudo da Embrapa mostrou que um mapa de colheita pode ajudar o produtor dentro deste sistema. Segundo os pesquisadores, a AP ajuda a identificar as áreas de baixa produtividade e relacioná-las com variáveis climáticas e resultados econômicos ao longo dos anos.
O mesmo estudo indicou que a utilização de zonas de manejo, definidas com base nos mapas de produtividade de soja, permite o estabelecimento de um plano estratégico para minimizar os impactos dos anos secos, incluindo a substituição dos cultivos de maior risco.
No estudo, os pesquisadores analisaram os desempenhos produtivo e econômico de três sistemas:
- Monocultura de soja;
- Sistema lavoura-pecuária com soja no verão e pastagem de azevém no inverno; e
- Sistema lavoura-pecuária composto por soja e capim-sudão no verão e pastagem de azevém no inverno, obtido por meio de uma simulação, com a substituição da cultura da soja pelo capim-sudão em zonas de baixa produtividade de soja.
Dentro do estudo, as zonas de manejo foram definidas em função dos mapas de colheita de soja (mapas de produtividade) relativos aos seis anos anteriores, resultando em três zonas, uma zona que sempre foi a mais produtiva, outra com produtividade variável ao longo dos anos e uma terceira, de baixa produtividade.
Análise e resultados do estudo
Para a análise comparativa dos sistemas, os pesquisadores calcularam o lucro operacional para as três situações.
Nos resultados, observou-se que o sistema com o monocultivo de soja teve rendimento financeiro insatisfatório em dois dos seis anos avaliados, sendo um deles negativo.
Já o lucro operacional do sistema ILP (soja e azevém), mostrou que a pecuária aumentou os rendimentos, deixando o sistema com resultados sempre positivos nos anos analisados.
O terceiro sistema, por sua vez, mostrou uma melhora perceptível em relação ao segundo sistema ILP no período mais seco, mostrando rendimentos similares nos demais anos.
Mas, indo além dos resultados numéricos que, de fato, são uma referência para avaliar o uso prático das zonas de manejo, é possível identificar a relevância da identificação da variabilidade das parcelas agrícolas dentro de uma mesma área, na definição das áreas de cultivo.
Agricultura de precisão e seus efeitos sobre um projeto de ILP
Ao longo dos anos a área de estudo, localizada na Embrapa Pecuária Sul, foi continuamente monitorada por meio de equipamentos embarcados com GPS e sensores relacionados à agricultura de precisão, que permitem analisar a produtividade em cada ponto.
O mais interessante é que, a partir deste estudo, é possível observar que estratégias mais elaboradas podem ser definidas em função de previsões meteorológicas mais confiáveis, onde a escolha do que plantar e em qual zona, pode variar em função dos dados obtidos por meio da tecnologia.
Por meio da tecnologia de AP traça-se um mapa que permite identificar a variabilidade da produtividade e relacioná-las com as características de solo e clima nos diferentes anos.
Assim, seja no ILP ou em qualquer outro sistema de produção, por meio das tecnologias de Agricultura de precisão as informações de produtividade de cada área são especializadas e mostram a real produtividade de cada talhão.
Com isso, gestores e produtores terão mais um fator de auxílio nas investigações das variabilidades apresentadas, melhorando o entendimento das relações causa e efeito de zonas de alta ou baixa produtividade.
Invista em Agricultura de precisão e melhore seu projeto de ILP
Por fim, se você pretende investir em um projeto de ILP e precisa conhecer todas as variabilidades da sua área de produção, a melhor recomendação é investir em agricultura de precisão e suas tecnologias associadas.
Nesta conjuntura, o aplicativo da Agrointeli será seu grande aliado. Com ele, você poderá:
- Extrair o real benefício de imagens de satélite NDVI;
- Ter informações em tempo real de estações meteorológicas e previsão climática da sua região;
- Detectar problemas rapidamente, permitindo melhor planejamento e tomada de decisões mais assertivas;
- Reduzir custo operacional, decorrente de uma melhor gestão de dados e informações da plantação, garantindo intervenção e decisões certeiras
Créditos: Agrointeli
Ou seja, Agrointeli centraliza, integra e organiza várias fontes de dados em um sistema completo de simples acesso, produzindo inteligência, automatização e otimização de processos que economizam dinheiro e tempo de todo produtor rural, inclusive aquele que investe em Integração Lavoura-Pecuária.
Tenha o controle da sua fazenda na palma da mão. Comece agora e tenha o monitoramento 360º da sua lavoura com a Agrointeli. Solicite uma demonstração.
Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!
Yes, signature the newsletter for receive more articles.
I am an investor of gate io, I have consulted a lot of information, I hope to upgrade my investment strategy with a new model. Your article creation ideas have given me a lot of inspiration, but I still have some doubts. I wonder if you can help me? Thanks.
Ok. What are your doubts?