O cenário do agronegócio brasileiro está em constante transformação. Nele, cada produtor terá que enfrentar uma série de desafios (volatilidade cambial, variação do clima, custos de produção e cenário internacional). Diante disso, adotar estratégias competitivas torna-se fundamental.
As estratégias competitivas garantem a continuidade e diferenciação perante à concorrência. Créditos: Dinheiro Rural
Em um ambiente bastante dinâmico, em constante evolução e com muitos agentes, caso do agronegócio, a adoção de estratégias competitivas é essencial para um crescimento mais sustentável do setor.
Mas você sabe o que está por trás do conceito de estratégia competitiva e como ele pode ajudar na longevidade e maior capacidade de organização da sua empresa do agronegócio?
Para ajudá-lo, elaboramos este artigo. Nele, vamos ajudar você a tornar seu negócio mais competitivo com a estratégia certa.
O que é estratégia competitiva?
Estratégias competitivas: Jogadas certas nos momentos exatos. Créditos: ACIC Campinas
Antes de entender as melhores estratégias para garantir a competitividade da sua empresa no âmbito do agronegócio devemos, inicialmente, entender o que é uma estratégia competitiva.
Basicamente, uma estratégia competitiva é a forma que uma organização age para conseguir competir dentro do seu ramo de atuação. Isso inclui como ela se comporta em relação aos concorrentes e qual é a sua vantagem sobre eles. Dessa forma, a estratégia competitiva faz referência a uma posição estratégica de competição no mercado, sempre pensando na longevidade do negócio e em uma visão projetada para o futuro.
Ao traçar suas estratégias, as empresas do agronegócio, por exemplo, precisam analisar minuciosamente o setor nos últimos tempos, bem como a situação interna da própria empresa e fazer projeções futuras para o setor com base nessas análises. Com isso, será possível traçar as estratégias mais adequadas visando as demandas e a preferência de um público alvo bastante específico.
Você quer aumentar a participação da sua empresa no mercado agro? Então confira o vídeo abaixo e conheça excelentes estratégias para isso.
Algumas variáveis contribuem com a elaboração da estratégia competitiva do agronegócio
Como todos nós sabemos, o agronegócio brasileiro é gigantesco e muito competitivo no cenário internacional. Mesmo assim, é essencial adotar um planejamento estratégico que realmente funcione para conduzir e modernizar a gestão empresarial de empresas do agro.
Porém, as características do nosso agribusiness são bastante instáveis, com muitas variáveis influenciando o cenário. Exatamente por isso, não é tarefa nada fácil para as empresas realizarem uma estratégia competitiva que seja realmente eficaz.
Neste ponto, o empresário do agro deve considerar algumas variáveis importantes:
1 – Imposições do mercado externo
Nosso agronegócio é historicamente um exportador de commodities agrícolas, consequentemente o mercado externo influencia fortemente nas estratégias do setor.
Assim, para não perder espaço nesse mercado, os produtores agrícolas precisam:
- Ficar atentos às ameaças e oportunidades;
- Considerar as tarifas impostas pelos mercados importadores;
- Se adequar aos requisitos sanitários e fitossanitários estabelecidos pelos países importadores;
- Conhecer os concorrentes.
2 – Investimento em tecnologia e inovação
A agricultura digital está revolucionando o setor, então naturalmente ela está intrinsecamente ligada à competitividade do agronegócio.
Também conhecida como “agricultura 4.0”, essa revolução promete automatizar processos de produção por meio da tecnologia, resultando em uma transformação nunca antes vivida pelo setor.
Mas, além de possibilitar um controle total de todas as etapas da cadeia, a inovação vem gerando inúmeras informações e dados, que vão servir de base para a tomada de decisão e elaboração de estratégias realmente competitivas.
3 – Sustentabilidade ao longo da cadeia
A melhoria da competitividade do agronegócio nacional depende da expansão da produção e do aumento da qualidade e eficiência daquilo que se produz. No entanto, a importância da sustentabilidade é crescente. Produzir em maior quantidade e com maior qualidade, mas sem afetar os custos, ou seja, ser sustentável, é um verdadeiro desafio do setor.
Mas, a empresa que investe na adoção de uma estratégia sustentável certamente sairá na frente no quesito competitividade. Utilizando toda a tecnologia disponível, os produtores conseguirão focar no uso de recursos naturais de maneira inteligente, gerando o mínimo impacto na área onde atuam.
Evitar desperdícios e perdas, assim como a ociosidade do maquinário, também são pontos fundamentais de uma gestão da estratégia preocupada com a sustentabilidade do agronegócio. Assim, a adoção de estratégias baseadas em um modelo de produção sustentável é, sem dúvida, o segredo para tornar o agronegócio brasileiro mais competitivo e ainda mais atuante no mercado internacional.
Dicas para montar o seu planejamento estratégico para o próximo ano
Como você verificou até aqui, ter uma estratégia mais assertiva é essencial para garantir a longevidade e competitividade das empresas do agronegócio. E, nada melhor do que o início de um novo ano para elaborar o melhor planejamento estratégico para sua empresa.
Neste contexto, você deve considerar basicamente quatro fases para a elaboração de um planejamento estratégico mais assertivo. Veja:
- Definição da missão e dos objetivos da empresa:
Ter a certeza de qual é a missão e os objetivos da empresa é essencial para a formulação da estratégia mais adequada, pois informa a todos quem é a organização e aonde pretende chegar;
- Análise interna e externa do ambiente organizacional com constante avaliação:
Nesta fase, uma recomendação interessante é fazer uso da análise SWOT (do inglês, forças e fraquezas, oportunidades e ameaças – strengths, weaknesses; opportunities, threats).
Essa é uma ferramenta que analisa as forças e fraquezas do ambiente interno da organização (intraorganizacional), além das oportunidades e ameaças do ambiente externo (relacionadas ao mercado). Com essa análise muito bem conduzida, a próxima etapa do planejamento estratégico do negócio certamente será mais assertiva;
- Alocação de recursos
Para o sucesso do negócio, há a necessidade de investir recursos dentro da organização, sejam eles humanos, materiais, patrimoniais e, claro, financeiros, em setores onde a análise SWOT demonstrou maior viabilidade. Ao fazer isso da forma certa, sua empresa será mais competitiva e capaz de atender o mercado consumidor/cliente.
- Adequação dos planos táticos e operacionais para executar o planejamento proposto:
Com todas as análises efetuadas e definidas as mais viáveis, o empresário deve partir para a elaboração dos planos de hierarquia inferior, o planejamento tático e por fim o planejamento operacional, assim subdivididos:
– Planejamento operacional: Possui horizonte temporal mais curto, tratando-se de planejar as operações do chamado “chão de fábrica”. Essa é uma responsabilidade dos gerentes de nível mais baixos;
– Planejamento tático: Possui horizonte temporal intermediário, cuidando de setores/divisões da empresa, sendo de responsabilidade de alguns executivos e gerentes;
– Planejamento estratégico: Parte importante da estratégia competitiva, este planejamento possui horizonte temporal de longo prazo, sendo de responsabilidade da alta cúpula da empresa, que define os passos a longo prazo do negócio.
Tenha as melhores ferramentas à disposição
Toda estratégia competitiva é essencialmente um processo de construção e proteção de uma vantagem competitiva única, que gera grande valor para o mercado e que funciona como um fator de diferenciação dos concorrentes.
Assim, como vimos, é possível adequar a organização às exigências do agrobusiness com a estratégia certa. Mas também dá para explorar algumas forças, recursos e capacidades internas que vão orientar o trabalho para um mercado que valorize a vantagem competitiva da empresa.
Além disso, para que sua empresa tenha uma estratégia realmente competitiva e mais assertiva, a melhor recomendação é adotar algumas ferramentas específicas:
Uma dessas ferramentas é o kit de vendas para o agronegócio, desenvolvido pela Agrointeli. Utilizado para melhorar a eficiência das vendas para o agronegócio, este kit é composto por vários materiais que ajudam a controlar as vendas, prospectar mais clientes e documentar todo o processo de vendas.
Mas, se você quer levar a máxima eficiência estratégica à sua empresa, você deve investir em um CRM dedicado exclusivamente ao agro, caso do CRM Agrointeli.
CRM Agrointeli. Créditos: Agrointeli
Com a capacidade de ajudar o gestor a acompanhar as metas e métricas em um painel simples e intuitivo, o CRM Agrointeli é essencial para fazer com que a tomada de decisão seja sempre estratégica e baseada em informações.
Dessa forma, para que a sua empresa do agronegócio tenha uma estratégia realmente competitiva, você deve, necessariamente, adotar um planejamento estratégico eficaz e usar as ferramentas certas. Então, não perca tempo, elabore uma boa estratégia competitiva e garanta a longevidade e uma visão de futuro mais assertiva do seu negócio.
Convidamos você a conferir quais são os pontos que vão estimular a sua empresa a investir em um CRM exclusivo para o agronegócio.
I am an investor of gate io, I have consulted a lot of information, I hope to upgrade my investment strategy with a new model. Your article creation ideas have given me a lot of inspiration, but I still have some doubts. I wonder if you can help me? Thanks.
Ok. What are your doubts?
I am a student of BAK College. The recent paper competition gave me a lot of headaches, and I checked a lot of information. Finally, after reading your article, it suddenly dawned on me that I can still have such an idea. grateful. But I still have some questions, hope you can help me.
Sure! How may i help you
I have read your article carefully and I agree with you very much. This has provided a great help for my thesis writing, and I will seriously improve it. However, I don’t know much about a certain place. Can you help me? https://www.gate.io/zh/signup/XwNAU
Sure! How may i help you?