O sucesso de qualquer cultura agrícola depende do bom acompanhamento de todas as etapas da lavoura. Mas, uma etapa que merece total atenção é a colheita, que precisa ser realizada para reduzir as perdas na lavoura. Por isso, a adoção de tecnologias e ferramentas de agricultura de precisão (AP) são imprescindíveis para uma boa colheita.
No agronegócio brasileiro, um melhor entendimento da importância da agricultura de precisão durante a colheita é dever de todo produtor, de forma a facilitar o processo e gerar uma produção em maior volume e de melhor qualidade.
Ferramentas de agricultura de precisão são essenciais para uma colheita mais efetiva. Fonte: Senar
Dessa forma, essencialmente na etapa de colheita, um alto nível tecnológico é uma necessidade cada dia mais recorrente, e você, como produtor rural, precisa estar devidamente preparado para isso.
Por isso, convidamos você a entender, de forma prática e atual, quais são as ferramentas de agricultura de precisão que contribuem com colheitas muito mais eficazes.
Colheita: a etapa do sistema de produção que exige mais cuidados
Sem sombra de dúvidas, a etapa da colheita é muito esperada por 10 entre 10 produtores agrícolas, afinal é ela que vai mostrar o sucesso (ou fracasso) de meses de trabalho. No entanto, este é um dos momentos mais delicados, já que uma colheita mal realizada poderá refletir em menor produtividade.
Colheita: Etapa mais importante (e mais preocupante) de um sistema de produção agrícola. Fonte: Ag/Evolution – Canal Rural
Exatamente por isso, muitos são os pontos de atenção que produtores devem ponderar para que a colheita seja bem feita e traga os resultados desejados. Estes pontos englobam:
- Um bom planejamento da colheita. Deve se iniciar ainda no plantio e ir até a colheita, exigindo para isso muito trabalho e atenção que permitam que erros sejam corrigidos rapidamente, evitando maiores prejuízos;
- Muita atenção às condições climáticas para a colheita. Uma boa colheita depende do acompanhamento das mudanças da umidade pelo menos duas semanas antes da data desejada para a colheita;
- Regulagem correta e velocidade ideal da colhedora durante o processo de colheita.
O mais interessante nisso tudo é que há muitas ferramentas de agricultura de precisão que auxiliam os produtores rurais a melhor gerenciar e operacionalizar o processo de colheita, sempre com o objetivo de reduzir perdas e aumentar a produtividade.
Via uso de diversas ferramentas de agricultura de precisão, produtores conseguem promover um gerenciamento muito mais detalhado de todo o sistema de produção agrícola, do plantio à colheita, ou seja, essas ferramentas trazem informações sobre a lavoura em tempo real, auxiliando na tomada de decisões mais assertivas.
Para acompanhar todas as vantagens da agricultura de precisão, veja o vídeo abaixo. Nele, você acompanhará os principais benefícios que o investimento em operações agrícolas mais inteligentes trará ao produtor, do plantio à colheita.
Agricultura de precisão: Grande aliada do processo de colheita
A agricultura de precisão (AP) representa um conjunto de modernas tecnologias que podem ser utilizadas no manejo de solos, culturas e insumos, que considera variações espaciais e temporais de fatores que afetam a produtividade.
Via AP o produtor conseguirá fazer um gerenciamento muito mais detalhado de todo o sistema de produção agrícola, desde a semeadura de culturas, trazendo informações sobre a lavoura em tempo real ao agricultor, até a tomada de decisões mais assertivas durante o processo de colheita.
Porém, muitos agricultores ainda visualizam a agricultura de precisão com apenas o GPS, piloto automático ou até mesmo drones, mas essas ferramentas englobam também toda uma mentalidade que permite melhorias nos manejos e em todas as operações da cadeia produtiva, inclusive a colheita.
Para a colheita, muitas são as tecnologias e ferramentas de agricultura de precisão (AP) utilizadas por empresas de consultoria ou produtores independentes que permitem um levantamento de dados e aplicações em campo, dentre as quais vale salientar:
- Piloto automático;
- Drones para coleta de imagens, mapeamento da lavoura e até irrigação, como já ressaltamos neste conteúdo;
- Colheita a taxa variável;
- Monitor de colheita, que precisa ser muito bem regulado e calibrado, como visto no vídeo logo abaixo;
- Sensores;
- Estações meteorológicas na fazenda;
- Softwares de gestão agrícola, que permitem gerenciar todas as etapas da produção agrícola.
- Ferramentas de estimativa de produtividade;
- Barra de luz, etc.
Por meio destas e muitas outras ferramentas e tecnologias produtores conseguem entender quais são as variações da sua propriedade, com isso conseguem planejar a colheita de forma antecipada, evitando gastos desnecessários.
Mas, sem sombra de dúvidas, os mapas de colheita são os maiores aliados do agricultor que pretende ter uma colheita mais produtiva e eficiente, como veremos a seguir.
Mapas de colheita: fundamental para o agricultor entender a variabilidade da área
Em lavouras, essencialmente de grãos, os mapas de produtividade representam os passos iniciais para iniciar com a Agricultura de Precisão. Por meio destes mapas, agricultores conseguem investigar as regiões e talhões mais produtivos dentro de suas lavouras.
Por meio do mapeamento da colheita, o agricultor terá a capacidade de gerenciar diversas informações sobre essa etapa essencial, tais como:
- Armazenar informações relativas à produtividade;
- Identificar zonas de baixo potencial produtivo;
- Criar um histórico de mapas de colheita;
- Coletar dados sobre umidade, elevação, velocidade de colheita e perdas de grãos;
- Fazer o georreferenciamento de todos os dados coletados adicionando as características da safra colhida.
Diante destas possibilidades, a geração e a interpretação de mapas de produtividade é um dos segmentos dentro da agricultura de precisão que tem recebido atenção de startups, pesquisadores e fabricantes de maquinários agrícolas, principalmente por auxiliar no entendimento do processo da variabilidade espacial da produção agrícola e na definição de ações de manejo que permitam um aumento dos índices de produtividade e rentabilidade da lavoura.
Tal preocupação faz todo o sentido para o agricultor, pois é fundamental identificar as áreas da lavoura que melhor respondem à gestão da tecnologia.
Por exemplo, algumas áreas de baixo rendimento podem apresentar maior produtividade após a colheita se as doses de fertilizantes forem corrigidas conforme necessidade. Outras áreas, por sua vez, podem até apresentarem a mesma característica, porém podem ter respostas diferentes em razão da qualidade física, química e biológica do solo.
Quem mostrará isso? A correta análise e entendimento do mapeamento de colheita!
Dessa forma, por meio do mapeamento da colheita, o agricultor terá na palma da mão:
- Detalhes da produtividade das culturas;
- Parâmetros que ajudam no diagnóstico e correção das causas do baixo rendimento em algumas áreas do campo;
- Estudar as razões pelas quais o desempenho é maior em pontos distintos.
Por meio dessas informações de mapeamento da produtividade o agricultor terá ainda um banco de dados do rendimento da lavoura.
Mapas de produtividade permitem uma colheita muito mais eficiente. Fonte: Agrointeli
Com esse banco de dados em constante crescimento, o agricultor conseguirá tomar decisões mais assertivas, identificar as características de cada uma das zonas de manejo e determinar as taxas variáveis de insumos, corretivos e fertilizantes que deverão ser aplicadas no solo e que contribuirão com uma colheita muito mais uniforme e produtiva.
Vale lembrar que, por causa destes muitos benefícios e possibilidades, na atualidade, quase 100% das colhedoras saem de fábrica com sensores que, via agricultura de precisão, auxiliam no total mapeamento da produtividade.
Aplicativo Agrointeli: Ferramentas de agricultura de precisão na palma da mão
Como forma de unir todas as informações da agricultura de precisão e resultados da coleta de dados, o uso de um bom aplicativo de gestão rural é essencial e, neste caso, o aplicativo Agrointeli merece destaque.
Aplicativo Agrointeli
Este aplicativo é responsável por centralizar, integrar e organizar várias fontes de dados de agricultura de precisão. Tudo em um sistema completo de simples acesso, que serve a todos os níveis de sua equipe da fazenda, produzindo inteligência, automatização e otimização de processos (inclusive a colheita) que economizam dinheiro e tempo.
Assim, para uma colheita mais efetiva e produtiva, a Agrointeli permite, dentre outras coisas:
- Extrair o real benefício de imagens de satélite NDVI;
- Obter informações em tempo real de estações meteorológicas e previsão climática da região, permitindo um melhor planejamento da colheita;
- Integrar dados de máquinas agrícolas com maior facilidade;
- Detectar problemas mais rapidamente, ajudando no planejamento e na tomada de decisões mais assertivas.
Dessa forma, o aplicativo Agrointeli é de grande valia para dar maior confiança ao agricultor na hora de ele decidir e planejar o melhor momento das entradas de maquinário na lavoura para a realização da colheita. Fale com nossos consultores e conheça todas as funcionalidades deste aplicativo.
E você amigo agricultor? Você já adotou algum tipo de ferramenta de agricultura de precisão durante a colheita de suas lavouras? Conte a nós a sua experiência.
The point of view of your article has taught me a lot, and I already know how to improve the paper on gate.oi, thank you. https://www.gate.io/uk/signup/XwNAU
Very nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I’ve really enjoyed browsing your blog posts. In any case I’ll be subscribing to your feed and I hope you write again soon!
Thank you for your comment!