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Consultoria agrícola: 4 dicas para melhorar o pós-venda

Recentemente, estivemos trazendo muitas dicas para consultoria agrícola, como por exemplo, como fidelizar clientes na consultoria agronômica e das 15 dicas para causar uma boa impressão em suas visitas à campo. E no ultimo post falamos montamos um Guia Prático do Planejamento Estratégico de Vendas 4.0 para 2021

Com o advento da agricultura digital e da Agricultura 4.0, a produção agrícola passou por uma verdadeira revolução tecnológica que contribuiu com a elevação da produtividade e da lucratividade de produtores rurais. Mas, você sabia que os grandes parceiros desta revolução são os consultores agrícolas?

Consultoria agrícola

Fonte: Milanaise

O consultor vive em um constante desafio, pois cabe a ele ajudar o produtor a solucionar problemas, estruturar projetos e manter-se atualizado sobre novos produtos e tecnologias para oferecer ao seu cliente.

Para quem atua no setor de produção agrícola o desafio torna-se ainda maior, já que devem ser considerados fatores como especificidade da cultura de cultivo, sazonalidade e região.

Dessa forma, cabe à consultoria agrícola melhorar a qualidade do pós-venda de empresas relacionadas ao setor, aprimorando o relacionamento pós-venda destas empresas com o produtor.

Veja 4 das principais dicas para melhorar o pós-venda de empresas e entenda a importância do papel do consultor agrícola nisso.

 

Entenda o papel do consultor agrícola

Consultoria agrícola

Fonte: Folha do Boi

Quem trabalha com a produção agrícola certamente conhece a figura de um consultor. Esse é o profissional que “encurta as distâncias” entre o conhecimento e o produtor, levando inovação ao campo e possibilitando resolução de problemas e avanço da produção agrícola constante.

Será o consultor agrícola o principal responsável por levar experiência e inovação para o campo. Mas, ele nunca pode se acomodar, afinal o mercado está cada vez mais competitivo e com profissionais cada vez mais capacitados.

Uma frase muito recorrente no mundo da consultoria exemplifica muito bem o papel do consultor, veja:

“Uma boa consultoria é quando a empresa melhora o seu desempenho e aprende a resolver sozinha os seus problemas naquela área. Com isso, não há a necessidade de solicitar o trabalho do consultor para fazer o mesmo trabalho. Ele pode ser solicitado para fazer outro trabalho, noutra atividade, mas não a mesma”.

Além disso, não importa se o consultor agrícola é experiente e atua há muito tempo na atividade ou se está apenas começando, sempre há como melhorar.

Dicas para melhorar as atividades de um bom consultor agrícola

Foi-se o tempo em que o Representante técnico de vendas (RTV) chegava em uma propriedade rural, oferecia o produto ou serviço e saía de lá com um pedido assinado. Na atualidade, com a maior facilidade de obter informações, só ter o menor preço não é mais garantia de venda concluída.

Por isso, cabe às empresas estreitar os laços com o produtor rural, permitindo que a relação empresa/produtor seja duradoura e lucrativa. Uma das melhores formas para conquistar isso tem relação direta com o trabalho do consultor agrícola.

Confira a seguir algumas dicas para que o pós-venda seja aperfeiçoado pelas ações de um bom consultor agrícola.

1. Organização e planejamento são sempre fundamentais e o ponto de partida para todo consultor agrícola

A falta de organização e de planejamento em um projeto de consultoria podem comprometer a evolução do produtor, os prazos estipulados e também o pós-venda. Ou seja, é preciso muita organização e ter um padrão de acompanhamento de todas as ações.

Também é importante manter um histórico detalhado de todas as atividades do consultor, seus custos e quanto ganha com cada serviço.

Se você tem planos de expandir sua consultoria ou mesmo contratar consultores para te auxiliar, tudo deve ser muito bem planejado. É importante pensar muito bem na necessidade de expandir o seu negócio.

Neste sentido vale fazer uma pergunta: É melhor manter a qualidade do serviço ou expandi-lo e correr o risco de não atender a todos com a mesma eficiência? Organização e planejamento darão a resposta!

 

agrointeli - cliente

2. Seja parceiro do seu cliente (produtor rural)

A função de todo consultor agrícola é trabalhar com plantas, animais e máquinas agrícolas, mas acima de tudo isso ele primeiramente lida com pessoas dentro da propriedade.

No campo, a maneira com que tratamos as pessoas é primordial, com o potencial de definir o sucesso ou o fracasso do trabalho. Assim, como qualquer prestador de serviços, a palavra final será a do contratante, que nesse caso é o produtor rural.

Por isso, fidelizar o cliente/produtor rural é fundamental para o trabalho de consultores agrícolas e consequentemente para melhorar o pós-venda de empresas do ramo.

Saber conquistar e fidelizar exige mais do que competência do consultor. Ele precisa saber comunicar-se bem, entender as necessidades e “dores” do produtor e trazer as informações na linguagem que o produtor entenda.

Além disso, a principal forma de divulgação do trabalho de um consultor agrícola são clientes satisfeitos! Mas, para conquistar essa satisfação é preciso cumprir prazos e oferecer a melhor qualidade do serviço prestado, superando as expectativas do cliente.

Clientes satisfeitos, com certeza, se fidelizam ao trabalho do consultor e lhe abrirão portas para diversos outros serviços.

3. Invista em ferramentas tecnológicas e ajude o produtor a evoluir

Ter bom conhecimento de ferramentas que facilitam muitas atividades é cada dia mais essencial para praticamente todas as profissões. Para consultores agrícolas não seria diferente!

Por isso, cabe ao consultor agrícola investir em aplicativos e softwares de gestão agrícola que facilitem a vida do administrador, do empresário rural e também do consultor agrícola.

Hoje algumas outras ferramentas, especialmente as digitais, provam seu valor no ramo da consultoria. Hoje em dia, qual consultor trabalha sem o WhatsApp?

Fonte: Cryptoid

Mas, além disso, os aplicativos que o consultor terá que dispor irão depender do tipo de consultoria a ser realizada.

Por exemplo, se o consultor trabalha com o plantio ou colheita de lavouras, dispor de um aplicativo para acompanhar as condições climáticas é essencial. Esse mesmo consultor irá precisar de um aplicativo de doenças e pragas e os respectivos defensivos agrícolas.

Neste sentido, o aplicativo da Agrointeli será um grande aliado de consultores agrícolas, representando a tecnologia mais confiável para o controle fitossanitário, monitoramento e gestão da equipe de campo na fazenda.

Com essas ferramentas o consultor conseguirá criar um checklist com todos os pontos a serem verificados na propriedade. Dessa forma, o consultor terá dados e informações para definir se a estratégia está adequada ou se precisará fazer alguma alteração, que seja feita o quanto antes.

4. Comunicação: Precisa ser muito bem alinhada às necessidades do produtor

No campo, temos diferentes tipos de produtores quanto ao nível de instrução, uso de tecnologias e experiências. Cabe ao consultor entender e colocar em prática a linguagem ideal para se comunicar com cada um de seus clientes.

Assim, para que o projeto atinja os resultados esperados, ser assertivo na comunicação é essencial. Dependendo do produtor é preciso adotar uma linguagem menos técnica e mais simples e direta, em outros casos pode ser necessário adotar uma comunicação mais específica e técnica.

Por outro lado, a melhora na comunicação passa também pela clareza quanto ao cronograma de trabalho, sendo importante definir quais atividades precisam ser executadas, qual a sequência dessas atividades e qual é o cronograma de realização delas.

Isso garante com que os prazos estipulados sejam cumpridos a tempo e o produtor não fica com a impressão de que o projeto não está evoluindo.

Além disso, citando especificamente o pós-venda, o relacionamento entre consultor e cliente/produtor deve ser constante. Para isso, segue algumas dicas importantes:

  • O relacionamento precisa continuar. Vale encaminhar e-mail/mensagem de assuntos de interesse do produtor rural, mesmo que o assunto não tenha a ver com seu negócio;
  • O contato também pode ser telefônico, permitindo obter feedback para que o consultor evolua e demonstre comprometimento com o cliente;
  • Vale perguntar também a opinião do produtor sobre o produto ou serviço contratado e sobre o suporte adotado.

Por fim, e não menos importante, é preciso que o consultor esteja sempre aberto a críticas. Serão elas as principais oportunidades de melhoria para qualquer negócio.

 

O agronegócio brasileiro é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, e o consultor agrícola sua participação para este sucesso. Mas, assim como ocorre em outros setores, na consultoria agrícola a concorrência também é elevada, tornando o mercado muito competitivo e exigindo um pós-venda muito bem feito.

Assim, cabe ao consultor adotar medidas simples, tais como organização, planejamento e comunicação, com estes fatores podendo fazer toda a diferença para o sucesso do relacionamento consultor/produtor.

Também é importante lembrar que o consultor deve saber lidar principalmente com pessoas e saber como tratar muito bem seus clientes.

Certamente você irá precisar de um bom software de gestão agrícola. Então conheça o software da Agrointeli e torne sua consultoria ainda mais profissional.

agrointeli - cliente

Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
Renato Borges

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Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
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Esmeralda
Esmeralda
3 anos atrás

Excelente artigo!
Muito bom saber do papel para empresas agrícolas e nesta área!
Adriana da Real Gramas.

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Регистрация на binance
Регистрация на binance
2 anos atrás

Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.

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Marketing Agrointeli
Admin
Marketing Agrointeli
2 anos atrás
Reply to  Регистрация на binance

Sure! How may i help you?

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binance sign up
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1 ano atrás

Your enticle helped me a lot, is there any more related content? Thanks! https://www.binance.com/en/register?ref=P9L9FQKY

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Marketing Agrointeli
Admin
Marketing Agrointeli
1 ano atrás
Reply to  binance sign up

Sure, many others. You can signature the newsletter for receive more content like that.

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