Segundo estimativas do Rabobank, a safra brasileira de milho em 2021/22 deverá alcançar 113 milhões de toneladas, volume 28% superior à temporada anterior. Estes são números que devem manter a plantação de milho brasileira entre as maiores do mundo.
Entretanto, os custos com a plantação de milho de alta tecnologia tendem a crescer, devido à elevação no custo global dos insumos e as questões geopolíticas que envolvem os principais países produtores de fertilizantes.
Créditos: Compre Rural
Estes fatores, associados às ocorrências relacionadas ao desperdício de grãos durante a colheita são problemas que podem afetar a produtividade e consequentemente a lucratividade da cultura.
Para contornar estes problemas e conquistar melhores resultados, cabe aos produtores adotar algumas estratégias que vão aumentar o lucro com suas lavouras de uma forma mais sustentada.
Confira no nosso artigo de hoje as 4 dicas principais que você deve considerar para ter uma melhor plantação de milho e lucrar mais com isso.
1 – Tenha um planejamento muito eficaz da sua plantação de milho
O sucesso (e a lucratividade) de qualquer cultura agrícola, caso do milho, começa muito antes do seu plantio. Ou seja, é necessário investir em um ótimo planejamento, que vai desde a organização do cronograma de atividades até os cuidados durante a colheita.
Este planejamento também envolve a tomada de decisões importantes e estratégicas, como época ideal e tipo de plantio.
Época ideal de plantio
Quanto à época, você deve primeiro definir se irá plantar milho safra e/ou safrinha. Para isso, é necessário considerar tanto a temperatura, quanto a falta de chuva em determinadas épocas do ano.
Mas, de forma geral, a melhor época para plantio do milho safra (safra de verão) depende da região, com a plantação do milho ocorrendo nos seguintes períodos:
- Centro-Oeste: até outubro ou novembro;
- Sudeste: até outubro ou novembro;
- Sul: final de agosto;
- Nordeste: janeiro.
No caso da segunda safra, a melhor época de plantio, para qualquer região, é sempre logo após a colheita do milho safra. Ao fazer isso, há maior garantia de ganho em produtividade na safrinha.
Para te ajudar a programar o plantio e a colheita do milho na sua propriedade, confira a imagem abaixo.
Nela está apresentado o calendário agrícola para plantio (na cor verde) e colheita (na cor laranja) para cada região brasileira para o milho safra e safrinha.
Fonte: Conab
Métodos de plantio de milho
Qual é o método de plantio que você pretende adotar? Plantio convencional ou plantio direto?
O preparo do solo é extremamente importante para o sucesso da plantação de milho. É também uma das fases que exige mais tempo e investimento na produção agrícola.
Neste contexto, o plantio convencional consiste no uso de práticas tradicionais para o preparo do solo. Nele, toda a vegetação do terreno é removida e a terra é revolvida por meio da aração e da gradagem.
No plantio direto, por sua vez, há menor revolvimento do solo, com a manutenção dos resíduos das culturas anteriores. Isso deixa o solo rico em matéria orgânica.
Mas qual você deve escolher para ter maior lucratividade?
Bom, se você optar pelo Plantio Direto você deve entender que a área precisará estar sempre coberta, ou seja, você precisará de culturas de cobertura. O plantio convencional exigirá planejamento de todas as atividades de preparo do solo.
Créditos: MF Rural
Por isso, a escolha de qual sistema você deve utilizar na plantação de milho depende muito da sua capacidade técnica e da tecnologia que você irá empregar na lavoura.
Confira outras dicas para acertar no plantio do milho no vídeo abaixo:
2 – Passos que você deve considerar para o sucesso da safra de milho
Além de um melhor planejamento, um milharal mais produtivo e lucrativo depende da atenção a muitos outros pontos de importância, dentre os quais vale ressaltar:
- Densidade populacional
Na agricultura brasileira, a densidade de plantas costuma variar de 30 mil a 90 mil plantas por hectare.
Quando essa densidade vai se elevando, você vai observar aumento da produtividade (Kg/ha) até certo ponto.
Mas, depois deste ponto ótimo, as plantas começam a competir entre si, principalmente por espaço, luz, água e nutrientes. Isso resulta na diminuição da produtividade e consequentemente queda do lucro.
- Profundidade de plantio
Para boas produtividades, a profundidade de plantio das sementes de milho é outro ponto importante, devendo haver o entendimento que ela varia em relação ao tipo de solo.
Para solos arenosos, a recomendação é uma profundidade de 5 cm a 8 cm. Já para solos argilosos o plantio é feito em profundidade de 3 cm a 5 cm.
- Sempre considere condições climáticas para o plantio
Dependendo da época de plantio, a cultura do milho poderá sofrer as consequências de condições climáticas diferentes e isso pode afetar a lucratividade.
Por exemplo, o milho safrinha pode sofrer com déficit hídrico e com a menor luminosidade. Isso estende seu ciclo de cultivo, mesmo para milho verde.
Por isso, dependendo da época de plantio e das cultivares de milho, haverá a necessidade de realizar um manejo diferente. Por isso, fique sempre de olho nas condições meteorológicas da sua região.
Para saber mais sobre este ponto que influencia diretamente na lucratividade do milho, confira o vídeo abaixo.
- Faça a Análise de solo e correta adubação, sempre que necessário
Este é, sem dúvidas, um dos pontos de maior importância para todo produtor que visa a máxima lucratividade da sua plantação de milho. Você precisa fazer a análise de solo para identificar sua fertilidade e as necessidades do terreno.
Por meio de uma eficiente análise e a correta interpretação dos dados, será possível definir qual manejo corretivo será feito na área, como calagem, gessagem ou adubação de cobertura.
Neste ponto é extremamente importante ressaltar que a adubação também depende da produtividade esperada para a plantação de milho. Ou seja, depende da exportação de cada nutriente retirado do solo para produzir o grão, além do histórico das culturas anteriores.
Neste caso, dispor de uma planilha de estimativa de produtividade do milho adquire grande importância.
Com essa planilha, além de dados para adubação, você consegue otimizar o trabalho de suas máquinas e, também, verificar questões relacionadas ao armazenamento e à comercialização dos grãos.
E, para facilitar seu trabalho neste aspecto, a Agrointeli disponibiliza aos produtores sua Planilha de Estimativa de Produtividade do Milho. Pode baixar, é totalmente grátis, fácil e rápido.
- Faça o constante monitoramento da lavoura
Um dos pontos que mais “corroem” a lucratividade de uma plantação de milho é, sem dúvidas, a presença de pragas, doenças e plantas daninhas no milharal. Para evitar isso, monitore a sua lavoura frequentemente!
Neste monitoramento, fique sempre de olho em possíveis doenças, pragas e plantas daninhas. Isso te ajuda a definir o momento ideal de realizar o manejo fitossanitário na sua lavoura.
Também fique de olho nas pragas comuns que podem surgir em uma plantação de milho, como é o caso da lagarta-do-cartucho, percevejos e lagarta-elasmo. Também não deixe de considerar o Manejo Integrado de Pragas (MIP) na sua lavoura.
3 – Acerte no ponto ideal do milho para iniciar a colheita
Após atingir a maturidade fisiológica o milho pode ser colhido, e ela tem relação direta com a umidade do grão, com o milho sendo colhido quando o teor de umidade for superior a 13%.
Todavia, se houver a necessidade de antecipação da colheita, esta pode ser iniciada quando o teor de umidade estiver na faixa entre 18-20%. Neste caso, para conseguir maior lucratividade você deve considerar:
- Necessidade e disponibilidade de secagem;
- Risco de deterioração;
- Gasto de energia na secagem;
- Preço do milho na época da colheita.
Mas, para reconhecer qual é esse ponto de maturidade fisiológica, você deve se atentar a dois aspectos visuais do grão.
– Avanço da linha de leite até a ponta do grão;
– Formação de uma camada negra na inserção do grão no sabugo.
A linha de leite pode ser observada na figura abaixo, sendo destacada pela parte central da espiga. Quanto menor essa área, maior o volume de matéria seca.
Fonte: Steve Butzen
Assim, monitorar os grãos próximo ao período de colheita é fundamental, principalmente para proceder com uma melhor regulagem das máquinas.
4 – Monitore todos os dados da sua safra de milho
Cultivar milho e obter bons resultados em produtividade foi e sempre será um grande desafio, por isso contar com um software de gestão agrícola pode representar um passo importante rumo à lucratividade.
O registro dos híbridos utilizados em cada talhão, o nível de dano causado por pragas, o desenvolvimento agronômico de cada área, a identificação de maior ou menor umidade, além de dados econômicos são fatores cruciais para uma melhor gestão da plantação de milho.
Neste caso, o aplicativo Agrointeli será seu grande aliado na busca por maior lucratividade da sua plantação de milho. Essa é a tecnologia mais confiável para o controle fitossanitário, monitoramento e gestão da equipe de trabalho da fazenda.
Com Agrointeli, todos os dados estão centralizados em uma única plataforma e têm simples acesso, produzindo inteligência, automatização e otimização de processos que economizam dinheiro e tempo.
Comece agora e alcance maior lucratividade da sua lavoura de milho com a Agrointeli. Preencha seus dados e receba o contato do nosso especialista.
I have read your article carefully and I agree with you very much. This has provided a great help for my thesis writing, and I will seriously improve it. However, I don’t know much about a certain place. Can you help me?
Sure! How may i help you?
Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks! https://accounts.binance.com/ru/register-person?ref=V3MG69RO
Sure, many others. You can signature the newsletter for receive more content like that.
I am a student of BAK College. The recent paper competition gave me a lot of headaches, and I checked a lot of information. Finally, after reading your article, it suddenly dawned on me that I can still have such an idea. grateful. But I still have some questions, hope you can help me.
Sure! How may i help you