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Vendas saudáveis x Vendas empurradas: riscos e benefícios para o agro

Um tema bastante importante na área de vendas, mas que não é tão comentado e discutido é a ética nas vendas. Esse conceito vai muito além de falar a verdade para os seus potenciais clientes.

vendas no agronegócio

No agro, fechar boas vendas é essencial, mas elas precisam ser saudáveis e éticas. Crédito da imagem: Freepik. 

 

No anseio de fechar uma venda, muitos vendedores creem que o uso de qualquer técnica é válido para fechar um negócio. Mas e se essa técnica não caminhar lado a lado com a verdade? 

Na área de vendas há uma linha tênue entre persuasão e manipulação ou entre as vendas saudáveis e as vendas empurradas, sendo importante entender com clareza a diferença entre tais termos.

No artigo de hoje convidamos você a fazer uma reflexão sobre os riscos e benefícios das vendas saudáveis e das vendas empurradas especificamente voltadas ao segmento agro.

 

 

Vendas saudáveis x Vendas empurradas: Entenda os conceitos

No atual cenário, vender é muito mais do que conseguir um “sim” do cliente. Uma venda bem feita é aquela capaz de convencer o cliente de que ele realmente está tomando a decisão certa ao adquirir seu produto ou serviço.

Essas são chamadas de vendas saudáveis, que fazem referência à intenção do vendedor. Boas intenções significam entregar a solução certa, da maneira correta para quem negocia com a empresa.

Nas vendas saudáveis, a manipulação não tem espaço. O bom vendedor é aquele que adota estratégias de persuasão, induzindo o cliente a realizar a compra por meio de argumentos lógicos. 

Porém, no anseio de vender mais e bater suas metas, muitos vendedores adotam estratégias de vendas empurradas, ou seja, buscam realizar a venda a todo custo – sem se importar com os desdobramentos disso.

No caso do agro, nas vendas empurradas, o produtor rural pode não precisar do produto/solução que a empresa oferece, mas é “forçado” a realizar a compra, geralmente sem ter a necessidade. Isso pode ser visto pelo cliente, como manipulação.

Com base nisso, fica fácil dizer que as vendas saudáveis são baseadas na persuasão e são totalmente éticas; as vendas empurradas, por sua vez, relacionam-se à manipulação e são antiéticas.

crm agrointeli

Consequências das vendas saudáveis e das vendas empurradas para o agro

No meio agro, é bastante comum que produtores rurais recebam diferentes vendedores, de ramos diversos e que vendem produtos e soluções diferenciadas. O produtor rural precisa destes vendedores, e os vendedores precisam vender para ele.

Prova disso é que há uma expectativa de que o agronegócio brasileiro tenha seu maior crescimento nos últimos 5 anos. Segundo reportagem do Canal Rural, o setor deve voltar a crescer e ser o maior motor – talvez o único- da economia em 2023.

A reportagem cita dados do Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas (FGV-Ibre), que calcula que o PIB do setor avançará 8% em 2023, depois de encolher 2% em 2022.

Mas, mais do que nunca, produtores rurais buscam boas experiências durante a jornada de compra. Isso inclui desde a satisfação com o produto até o atendimento oferecido pelo vendedor ou consumidor de vendas. 

Muitos clientes estão, inclusive, dispostos a pagar mais por um atendimento especial, oferecido por uma empresa sustentável e que, claro, tenha melhores produtos ou soluções.

Ou seja, o produtor rural está mais “antenado”. Ele sabe quando uma venda é mais saudável e quando o vendedor apenas quer empurrar um produto.

Assim, cabe ao vendedor priorizar o fechamento de vendas mais saudáveis e éticas. 

vendas no agronegócio brasileiro

Vendas saudáveis são mais éticas e ganham a confiança do produtor rural. Créditos da Imagem: Freepik

 

Ser ético nas vendas é ter atitudes corretas, ser honesto, é nunca mentir para o cliente. É se colocar no lugar do cliente e mostrar que ele fez uma boa aquisição. É colocar os interesses do cliente em primeiro lugar, se colocando no lugar dele.

No entanto, ainda há empresas (inclusive dentro do agro) que acham que o bom vendedor é aquele que consegue vender a qualquer custo, mesmo que seja necessário mentir ou enganar o cliente.

A consequência desse jeito antiético de vender pode ser drástica. Não há qualquer preocupação com a experiência do produtor rural, nem com a imagem da marca. O vendedor só precisa bater suas metas e nada mais.

Além disso, as experiências negativas durante a jornada do cliente tendem a resultar em uma queda drástica no número de compradores, sem fidelização.

Aproveite para assistir uma discussão sobre os principais desafios de vendas no Agronegócio em 2023 e como se planejar para atingir as metas.

 

Seus vendedores priorizam vendas saudáveis? Saiba como identificar

Você tem uma empresa que vende para o agro e está adotando medidas para alcançar mais vendas entre produtores rurais? 

Um bom passo para conseguir isso é adotar estratégias de vendas saudáveis e mais éticas, em detrimento das vendas empurradas ou manipuladas.

vendas no agro

No processo de vendas, o vendedor deve ser atencioso e entender as dores do produtor rural. Créditos da imagem: Freepik.

 

Para isso, alguns pontos são importantes e vão ajudar gestores e vendedores a entender se as vendas estão sendo mais saudáveis e éticas na hora de negociar com o cliente ou garantir aquela venda que, por ora, está emperrada. Veja:

1 – Entendendo a diferença entre persuasão e manipulação

Este primeiro ponto já foi discutido, mas vale reforçar. Uma negociação que ainda não teve um desfecho representa uma ótima oportunidade que o vendedor tem para influenciar o produtor a realizar uma compra de forma mais saudável, sem manipulação.

Uma maneira de distinguir uma venda saudável e uma venda empurrada está na intenção.

Na área de vendas, boas intenções fazem referência à entrega da solução certa, da maneira correta e para quem realmente necessita.

Então, se o resultado que seus vendedores buscam correspondem a esse ideal, então suas tentativas de fechamento de vendas sempre estarão dentro dos limites saudáveis.

Por outro lado, os esforços feitos quando claramente o cliente não tem qualquer intenção de compra, a venda é vista como empurrada, então isso será visto como manipulação.

 

2 – Identificando as necessidades

Você identificou que você tem um cliente em potencial, mas ele está confuso? Ele não sabe realmente do que precisa e não tem ciência que sua solução pode funcionar para ele!

Aqui, a recomendação é orientar o cliente para o despertar em relação ao problema que ele tem, mas ainda não identificou.

Na área de vendas, há duas formas de fazer isso. 

Seu time de vendas é propenso a realizar vendas saudáveis quando…

  • Deixa o produtor rural ciente do problema que nem ele mesmo percebeu. Ao mesmo tempo, apresenta uma solução eficaz;
  • Mostra que o cliente não tem exatamente o problema que achou que tinha (mesmo que isso signifique uma venda menor). Seja sincero;
  • Resolve o problema do cliente apresentando uma solução mais eficaz e diferente da que tinha em mente.

Por outro lado, seu time de vendas está propenso a realizar uma venda empurrada quando…

  • Faz o produtor rural acreditar de que de fato ele tem um problema que precisa ser solucionado (através do seu produto) quando não há de fato um problema;
  • Diz que alguma defecção do produto será rapidamente consertada somente para assegurar e fechar a venda;
  • Diz que um problema ou falha do produto oferecido é temporário quando, na verdade, é permanente.

A recomendação é ter um time de vendas que realmente gere valor para o produtor rural, sem que isso gere desconforto.

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3 – Interesse do cliente acima do resto

Existem diversas razões para sua equipe ter um discurso de vendas que realmente gere valor para o cliente.

Uma delas é que quase nunca compramos algo que não desejamos verdadeiramente. Ou que não vemos inteiro valor e ajuda acerca das dores que temos.

Então, essa é a realidade: é quase impossível fazer alguém querer algo que ainda não deseja e não viu valor.

Diante disso, o foco no produtor rural precisa ser o norte de qualquer equipe de vendas que vende ao setor, com essa sendo uma grande prioridade.

Assim, todo o processo e suas etapas precisam ser voltadas para, a cada novo contato, gerar valor e encantar os potenciais clientes, visando sempre uma venda mais saudável.

O produtor precisa ser persuadido a enxergar valor na solução, precisando somente do “empurrãozinho” final.

 

Mas afinal, como ter vendas mais saudáveis?

Para encaminhar o produtor rural a finalizar uma compra tendo a certeza que está sendo beneficiado com essa ação, é importante que gestores e vendedores considerem os seguintes passos:

  • Tenha vendedores que conhecem seus produtos;
  • Treine vendedores a conhecer as condições contratuais, prazos e condições de pagamentos;
  • Estude diferentes perfis de clientes;
  • Estude a personalidade dos potenciais clientes, principalmente os mais exigentes;
  • Esteja atento e se antecipe ao comportamento dos concorrentes;
  • Procure conhecer o mercado;
  • Trabalhe para saciar e atender as necessidades de cada cliente, sem forçá-lo a comprar.

Além disso, vendas saudáveis dependem de soluções que ajudam o vendedor a ter informações sobre tudo relacionado à venda. 

Dessa forma, o uso de um bom sistema de CRM, caso do CRM Agrointeli, ajudará a empresa a se relacionar com a base de clientes. Com essa solução, cada atendimento, cada processo de venda e cada informação relatada pelo cliente são registrados.

Isso gerará um histórico que poderá servir de estudos para incrementos de táticas de vendas mais assertivas para os futuros mercados e novos negócios da empresa. Consequentemente, as vendas serão mais saudáveis e éticas.

Aproveite para conferir 5 dicas para aumentar a frequência de compra dos seus clientes, que vão ajudar seus vendedores a bater suas metas.

crm agrointeli

Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
Renato Borges

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Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
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