Você vende para o agro e gostaria de se tornar uma referência no seu segmento, além de aumentar significativamente suas vendas? A adoção de algumas técnicas de vendas é imprescindível para isso.
As técnicas de vendas servem para dar maior agilidade e assertividade nas ações dentro do processo comercial e funil de vendas. O mais interessante é que essas técnicas podem ser aprendidas e aprimoradas.
Pensando nisso, separamos algumas dicas e passos para que você possa aplicar as técnicas de vendas que vão ajudá-lo a vender mais e atingir seus resultados, superando as mais exigentes metas.
O que são e para que servem as técnicas de vendas?
Técnicas de vendas: Mostram como abordar o cliente e ajudam a aumentar a venda. Créditos: Agrointeli
De maneira resumida, as técnicas de vendas são caminhos para tornar o dia a dia de vendedores mais fácil. Essas técnicas podem ser encaradas como sendo dicas ou boas práticas para que vendedores sejam bem mais assertivos durante suas estratégias de vendas.
Em outras palavras, representam alguns procedimentos testados, na teoria e na prática, e que auxiliam o vendedor na hora de fechar uma venda. Essas técnicas auxiliam em todas as etapas desse processo, desde a captação e negociação, até o fechamento do negócio e o pós-venda.
Esse auxílio é fundamental para vendedores. Durante o processo, é normal que produtores rurais e clientes do agro levantem dúvidas, incertezas e objeções sobre o produto ou serviço oferecido.
Diante de tantas barreiras, as técnicas de vendas são de grande valia para que o vendedor seja mais assertivo e convença seu possível cliente, no menor tempo possível.
Ou seja, as técnicas de vendas servem exatamente para tornar seu processo comercial mais eficiente, diminuindo o tempo de negociação e aumentando as chances de sucesso nas vendas.
7 técnicas de vendas que você deve conhecer
Você quer vender mais e melhor? Então você deve aplicar algumas técnicas de vendas para ser mais preciso e gerar mais valor para o cliente. Confira 7 técnicas que separamos e que vão te ajudar a vender mais e melhor:
1 – Ajude seu cliente a entender o que ele precisa
Nem sempre o cliente sabe o que ele quer realmente comprar. Ele até pode ter uma ideia aproximada, mas não sabe ao certo se aquilo é realmente o que precisa.
Por isso, a primeira técnica é exercitar a empatia e sua sensibilidade para entender o real problema do cliente e entregar a ele a solução ideal. Com essa atitude, você mostrará ao seu consumidor que você tem a solução e pode ajudá-lo a resolver seus problemas a qualquer momento.
Para isso, escute com bastante atenção o que o seu cliente tem a dizer. Faça as perguntas certas para extrair as informações que vão ajudá-lo a oferecer a melhor solução.
2 – Estabeleça uma relação de confiança com o cliente
Na área de vendas, adotar estratégias para fidelizar o cliente é tão importante quanto à prospecção. Por isso, é preciso que você adote formas de fazer cada consumidor ter motivos para voltar a comprar com você. Para isso, você deve ter uma relação construída através da qualidade do produto/serviço e da experiência de venda.
3 – Seja flexível e resiliente
Você deve estar sempre preparado para adaptar o discurso e também a tática, caso necessário. Afinal, nem todos os clientes são iguais e compreendem o discurso padrão. Portanto, tenha uma postura distinta para cada situação. Mas, faça isso sem perder a essência da sua empresa.
Você deve agir de forma sempre estratégica para não oferecer algo que a empresa não pode cumprir.
4 – Nunca subestime o cliente
A época de “enrolar” o cliente para vender a qualquer custo está longe da nossa realidade atual. Os consumidores, principalmente do agro, estão cada vez mais informados, exigentes e conscientes de suas necessidades. Por isso, nunca tente enganar um cliente. Sua reputação poderá cair junto com suas vendas caso você escolha um caminho imoral.
5 – Sempre foque no benefício
Você precisa identificar um problema específico do seu cliente e quais são as vantagens e características que seu produto pode solucionar. Portanto, foque no benefício da sua solução.
O seu produto é o melhor. Mostre isso ao cliente. Créditos: Neobyte
Veja alguns exemplos:
Característica: nosso produto pode ser aplicado na lavoura em qualquer época do ano.
Vantagem: essa solução traz muito mais agilidade e assertividade no combate de pragas.
Benefício: Com toda tecnologia embarcada em nosso produto, você não terá problemas com pragas na lavoura.
Ao fazer isso, seu cliente enxergará o benefício de seu produto para resolver um problema que ele realmente tem!
6 – Crie senso de urgência
Você fez o cliente entender suas dores, criou uma relação de confiança, mostrou como e porque a sua solução será benéfica.
Bem, então chegou o momento de você partir para, finalmente, dar a oportunidade como ganha. Para isso, uma excelente técnica de vendas é criar um senso de urgência nele. Veja alguns exemplos:
- “Essa oferta é exclusiva para quem fechar negócio nesta semana”;
- “Estou oferecendo 10% de desconto se você ‘fechar’ agora”;
- “O benefício é só se você aceitar a proposta até amanhã”, entre outros.
Quando colocado em prática no momento certo, esse senso de urgência geralmente provoca uma resposta positiva no comprador.
7 – Faça Follow-Up
O Follow-Up é mais uma técnica de vendas utilizada para guiar o possível comprador por todo o funil de vendas, até que ele chegue ao momento da venda propriamente dita. Quando personalizado e bem estruturado, o follow-up pode encurtar o caminho do cliente até o fechamento do negócio. Essa técnica tem o poder de engajar, gerar valor e firmar compromissos com bastante eficácia.
Para alcançar o sucesso com essa técnica, você deve planejar ações para cada avanço no funil e, é claro, não esquecer de executá-las com excelência. Além disso, a melhor maneira de evitar deslizes, como perder o timing do Follow-Up ou esquecer um compromisso firmado com o cliente, é contar com um sistema de CRM, caso do CRM Agrointeli .
Com essa plataforma de gestão do cliente você terá uma série de benefícios. Poderá, por exemplo, programar ações automatizadas, criar lembretes para compromissos e acompanhar todas as oportunidades de forma muito mais inteligente.
Quer aprender mais técnicas? Então confira o vídeo abaixo e conheça 5 truques psicológicos que vão ajudar você a fechar mais vendas.
Quer começar a vender da forma certa? Então adote estes 5 passos!
Além das técnicas de vendas apresentadas, vale adotar também alguns passos imprescindíveis para prospectar, vender e fidelizar mais clientes. Veja:
Sem planejamento, você não chegará em nenhum lugar. Créditos: Di Solo sementes
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Planeje
Em qualquer negócio, o planejamento é o ponto de partida e nunca deve ser negligenciado. Esse é o passo que define seus principais objetivos e quais caminhos você precisa trilhar para chegar lá. Mesmo que as circunstâncias mudem, você sempre terá um mapa que você pode olhar e recalcular a rota. Os clientes perceberão a sua confiança no produto/serviço vendido.
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Roteirize
Outro ponto importante é organizar um passo a passo da comunicação, que precisa ser assertiva e persuasiva para conquistar seu cliente. Entenda seus pontos fortes e prepare-se para responder qualquer dúvida sobre seu negócio.
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Teste
Coloque em prática seu script (roteiro) com diferentes perfis de consumidores. Peça para essas pessoas darem feedbacks sobre a sua performance e mude seu argumento dependendo dessas respostas.
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Treine
Repita a abordagem diversas vezes até dominar suas estratégias e técnicas de vendas. Essa é uma forma de você ficar mais confiante e preparado para qualquer tipo de cliente e desafio.
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Coloque em prática
Não tenha medo de abordar os clientes: você conhece as técnicas de vendas e seu produto, então sabe como ninguém o que tem que ser feito. Mas, se perceber que o seu argumento está fraco, volte para o primeiro passo e revise sua estratégia.
Para colocar em prática as técnicas de vendas, vale também ter as melhores ferramentas em mãos, caso do Kit de vendas para o agronegócio. Clique aqui e baixe essa solução gratuitamente.
Como você viu, existe um leque de técnicas de vendas diferentes para que você possa melhorar sua abordagem e suas vendas. Mas, lembre-se de que o aumento da sua reputação é o que vai elevar as suas vendas.
Então bote a “mão na massa” e mostre a seus clientes do agro que os produtos/serviços que você oferece são os melhores.
Aproveite este tema e conheça 6 Segredos de visitas a campo de sucesso que você deve adotar no agronegócio.
Thanks for the feedback! That’s an interesting point. I suppose there are many reasons, internal and external, why we do not accomplish all that we might. Regardless, I am thankful for the Lord’s grace in that. Thanks again!
Thank you for your comment!