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Representação comercial: O que é e como entrar neste segmento?

Intermediar a negociação e venda entre uma empresa e seu cliente! Essa é a principal função de um negócio que rapidamente cresce dentro do agronegócio brasileiro: a Representação Comercial.

Cabe ao representante comercial trazer dinheiro para a empresa e garantir a melhor experiência aos clientes. 

Para isso, este tipo de profissional tem a responsabilidade de desenvolver estratégias e aplicar técnicas para vender um produto ou serviço, mesmo sem ter vínculo empregatício com a empresa.

Diante disso, convidamos você a entender o que é uma representação comercial, além das dicas e recomendações para entrar neste segmento que está em franco crescimento dentro do agronegócio brasileiro.

 

 

O que é uma representação comercial?

De maneira bastante simplista, o profissional de representação comercial é aquele que atua diretamente com as vendas de produtos ou serviços de uma empresa para o cliente, fazendo toda essa intermediação (ponte) entre estes elos.

representacao comercial

Representante comercial: O elo entre a empresa e o cliente. Créditos da imagem: Vida Rural MT.

 

Essa é uma profissão regulamentada pela Lei nº 4.886, sancionada em 1965, que regula as atividades dos representantes comerciais autônomos. Essa lei diz:

“O profissional que exerce a representação comercial autônoma a pessoa jurídica ou a pessoa física, sem relação de emprego, que desempenha, em caráter não eventual por conta de uma ou mais pessoas, a mediação para a realização de negócios mercantis, agenciando propostas ou pedidos, para, transmiti-los aos representados, praticando ou não atos relacionados com a execução dos negócios”.

Dessa forma, o representante comercial faz a mediação de negócios mercantis entre um fabricante e seus consumidores primários. Cabe a ele agenciar as propostas e pedidos, e, posteriormente, fazer sua transmissão para concluir o negócio de acordo com os processos comerciais previstos.

crm agrointeli

Principais funções de um representante comercial

representacao comercial

A representação comercial é uma forma de atingir mais clientes com a máxima eficiência. Créditos da imagem: Agro Distribuidor.

 

Como relatado anteriormente, a representação comercial tem a função de realizar a intermediação entre uma empresa e seu cliente em potencial. 

Dessa forma, é função do representante: prospectar, visitar clientes, apresentar os produtos/serviços e soluções com demonstrações e explicações claras, negociar preços, fechar as vendas, gerenciar sua empresa e enviar os pedidos à empresa representada. Há modalidades de representação que também realizam o pós-venda.

Dessa forma, todo representante comercial deve:

  • Elaborar propostas personalizadas, de acordo com as necessidades do comprador. Isso permite criar a oferta mais compatível com o perfil e realidade do cliente;
  • Realizar negociações ganha-ganha. O representante comercial precisa saber qual é o limite de negociação da empresa (prazo, preço) que ele representa para assim garantir a melhor proposta ao cliente em uma negociação que ambos vão ganhar;
  • Identificar oportunidades e dominar estratégias de vendas. O representante de vendas é, acima de tudo, um vendedor. Por isso, ele precisa identificar as oportunidades, além de conhecer todas as estratégias de vendas;
  • Atender o cliente com maestria. O foco deve ser voltado totalmente ao cliente, afinal a forma como a venda e o relacionamento comercial é conduzida também faz parte do produto ou serviço oferecido, aumentando a probabilidade de conquistar a fidelidade de seu público;
  • Gerenciar a carteira de clientes. Um representante pode lidar com várias carteiras de contato. Por isso, ele deve ter organização para atender as empresas que fazem parte da sua carteira com o máximo de eficiência;
  • Prospectar clientes. É sempre importante que o representante comercial saiba prospectar novos compradores para oxigenar o negócio e trazer outras oportunidades.

Além dessas funções, é dever do representante comercial atualizar cadastros, analisar o crédito dos clientes, fazer os relatórios solicitados pela organização, analisar métricas e realizar as remessas de pedidos.

Quer saber mais? Então aproveite para conhecer as principais dicas para encantar seu cliente e vender mais com sua representação comercial no vídeo abaixo.

 

Representação comercial no agronegócio: Grande parceiro de empresas e clientes

O agronegócio é um dos setores mais pujantes da nossa economia. Este é um setor que gira a economia com a venda de diversos produtos, serviços e soluções. Consequentemente, este é um mercado expressivo para a atuação da representação comercial.

No entanto, o agronegócio se caracteriza por ter clientes com sede em regiões distantes dos grandes centros, e em várias regiões do país. Além disso, dentro do setor, o maior canal de venda utilizado por esse público é o da visita pessoal e presencial.

Agora, imaginem se uma empresa, um produtor rural ou uma cooperativa, tivessem que estabelecer diversos escritórios e ter diversos funcionários para expandir seus negócios para vender seus produtos/serviços. Os custos seriam muito altos e inviáveis.

A solução para essas empresas é buscar a representação comercial. Este, além de atender uma área maior, costuma ter muitas qualidades para que seja o elo entre a empresa e seus clientes.

Assim, se você quer começar a investir na representação comercial para o agronegócio, você deve, necessariamente: 

  • Ter boa comunicação e apresentação, sabendo falar no momento certo e ouvir todas as dores do cliente;
  • Adotar uma postura que transmita confiança, focando sempre na demanda do cliente;
  • Ter conhecimento total sobre o produto vendido. Por isso, ter contato constante com a empresa representada é imprescindível;
  • Entendimento sobre o mercado inerente a todo o agronegócio e a área de atuação específica da empresa representada;
  • Resiliência e foco para fechar negócios;
  • Ser o mais profissional possível;
  • Buscar o aprimoramento constante de suas competências;
  • Ter familiaridade com o avanço da tecnologia, principalmente para aprimorar a gestão de vendas para o agronegócio.

Ao desenvolver todas essas competências, uma empresa de representação comercial certamente conquistará excelentes negócios que vão elevar os lucros e fidelizar compradores para uma empresa que vende para o agronegócio.

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Tecnologia: Essencial para uma empresa de representação comercial para o agronegócio

O agronegócio brasileiro é imenso, com milhares de empresas que concorrem entre si para fechar negócios e vender produtos em diversos segmentos. Consequentemente, um representante comercial pode atender mais de uma empresa.

Porém, quanto maior o número de empresas representadas, maior será a dificuldade de gestão de todo o processo de vendas, desde a prospecção até o pós-venda. Para isso, adotar soluções tecnológicas é essencial para todo representante comercial que pretende atender com excelência todos seus clientes. 

representacao comercial

As soluções tecnológicas aumentam a eficiência de todo representante de vendas. Créditos da imagem: André Baldini/LinkedIn

 

Assim como ocorre com outros setores do agro, a transformação digital adquire grande importância. Será ela que ajudará a empresa a ter um controle de vendas mais assertivo de qualquer negócio ligado ao agro, seja ele grande, médio ou pequeno.

Exatamente por isso, a representação comercial do agronegócio precisa ser amiga da tecnologia para entregar os melhores resultados às empresas. Adotar um CRM dedicado à melhor experiência do cliente do agro é uma excelente alternativa neste sentido.

Por meio de um CRM Agro é possível que o representante comercial tenha todo o cadastro dos clientes e interações que eles fizeram com a empresa. Também permite ter seu histórico e saber o que eles precisam – principalmente se a compra for recorrente.

Dessa forma, quando adotado por todo o time de representantes comerciais, o CRM Agro garante uma série de benefícios, tais como:

  • Reduz (ou até elimina) o uso de papel, de arquivos e imensas planilhas;
  • Dispensa o esforço manual para gestão de dados e informações da carteira de clientes;
  • Economiza tempo do representante comercial na hora de buscar dados e informações para preparar uma apresentação ao cliente;
  • O tempo de treinamento é menor, visto que é mais fácil passar informações pelo software;
  • Dá à representação comercial a capacidade de atender mais rápido e melhor cada cliente. Consequentemente, a satisfação do cliente com o atendimento será crescente.

Além do mais, com um CRM exclusivo ao agro, caso do CRM Agrointeli, os representantes comerciais terão todos os indicadores e métricas na palma da mão. Com isso, saberão exatamente quando será necessário entrar em contato com compradores, o que dizer e como dizer, tornando a abordagem muito mais eficiente.

Desta forma, ficará muito mais fácil fazer uma nova venda e direcionar o discurso. Afinal, você já sabe o que funciona ou não com esse cliente.

Por fim, um CRM dedicado ao agro dará à representação comercial a capacidade de melhorar a gestão das vendas que atua nesse tipo de atividade. Também permite foco total no fortalecimento do relacionamento com o cliente.

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Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
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2 anos atrás

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Marketing Agrointeli
Admin
Marketing Agrointeli
2 anos atrás
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2 anos atrás

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Marketing Agrointeli
Admin
Marketing Agrointeli
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2 anos atrás

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Marketing Agrointeli
Admin
Marketing Agrointeli
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2 anos atrás

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Marketing Agrointeli
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Marketing Agrointeli
2 anos atrás
Reply to  Registro de binance

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