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Representação comercial de sucesso em 7 detalhes no agronegócio

Imaginem se uma empresa do agronegócio ou uma cooperativa, tivessem que gerenciar diversos escritórios para alcançar mais clientes e expandir seus negócios. Certamente os custos seriam inviáveis. Como solução, muitas dessas organizações adotam a representação comercial. Basicamente, os representantes comerciais são outras empresas ou profissionais autônomos que representam outras pessoas ou empresas. 

Resumidamente, a função do representante comercial é ajudar uma empresa a conquistar e manter o relacionamento com clientes, mesmo que eles estejam em locais distantes da produção.

No entanto, para alcançar o sucesso dentro do segmento, todo profissional de representação comercial para o agronegócio precisa considerar alguns detalhes. Eles diferenciam um bom representante daqueles que não alcançam o sucesso esperado. No artigo de hoje convidamos você a conhecer 7 detalhes para que você invista na representação comercial para o agronegócio e tenha sucesso neste segmento.

 

 

Representação comercial: Mediação de negócios entre uma empresa e o consumidor

Regida pela Lei nº 4.886/65, a representação comercial tem a função de vender os produtos e serviços de uma empresa para seu cliente. 

O Art. 1º desta lei descreve que o representante comercial atua na “mediação para a realização de negócios mercantis, agenciando propostas ou pedidos, para transmiti-los aos representados, praticando ou não atos relacionados com a execução dos negócios.” Além disso, diferentemente de vendedores, o representante comercial não tem vínculo empregatício com a empresa. 

O representante comercial é uma pessoa (autônoma), sem relação de emprego, que periodicamente realiza negócios (vendas) de produtos ou serviços de uma empresa que ele representa comercialmente.

Cabe ao representante comercial a função de prospectar, visitar clientes, apresentar produtos/serviços, realizar demonstrações e explicações claras, negociar preços, fechar as vendas e enviar os pedidos à empresa representada. Há algumas modalidades de representação comercial que também são responsáveis pelo pós-venda.

7 Detalhes para que o profissional de representação comercial tenha sucesso

representacao comercial

O sucesso da representação comercial depende do acompanhamento de variados pontos de importância. Créditos da imagem: Gazeta de Toledo.

Dentro do ambiente do agronegócio, o representante comercial é o profissional que vende produtos (ração, fertilizantes, máquinas agrícolas, soluções tecnológicas, etc.) para produtores rurais, empresas ou instituições em nome de uma outra empresa.

Para alcançar o sucesso, as seguintes atividades devem ser realizadas por um profissional de representação comercial:

1 – Elaborar propostas personalizadas 

A representação precisa conhecer as exigências da empresa representada e necessidades do comprador para que possa elaborar as propostas mais personalizadas possível. 

2 – Realizar negociações ganha-ganha 

O representante comercial precisa saber qual é o limite de negociação da empresa representada (prazo, preço, promoção) e entender até onde o cliente pode pagar. Somente assim ele conseguirá garantir a melhor proposta ao possível comprador em uma negociação que ambos saem ganhando;

3 – Identificar oportunidades e dominar estratégias de vendas

O representante de vendas é um vendedor que pode representar mais de uma empresa. Diante disso, ele precisa identificar as oportunidades e aplicar todas as estratégias de vendas de acordo com o tipo de negociação que se apresenta;

crm agrointeli

4 – Focar na melhor experiência do cliente

O foco da venda deve ser voltado sempre ao cliente, afinal a forma como a venda e o relacionamento comercial é conduzida também faz parte do produto ou serviço oferecido;

5 – Gerenciar com eficiência toda a carteira de clientes

Comumente, um representante comercial lida com várias carteiras de contato, de diferentes empresas. Por isso, o sucesso depende de uma ótima organização para atender as empresas (e seus clientes) que fazem parte da sua carteira com o máximo de eficiência.

6 – Prospectar clientes de forma recorrente

Para alcançar o sucesso, é sempre importante que o representante comercial tenha as ferramentas certas para prospectar novos compradores para as empresas representadas. Essa medida irá oxigenar o negócio e trazer novas oportunidades.

7 – Manter contato constante com clientes

Por ser o elo de ligação entre uma empresa e seu cliente, é dever da representação comercial manter contato com os clientes. Isso permite um melhor monitoramento da sua satisfação com o produto/serviço e retorno das críticas e sugestões à empresa;

Além dessas funções, o sucesso da representação comercial depende dos seguintes fatores:

  • Constante atualização de cadastros; 
  • Fazer a análise de crédito dos clientes; 
  • Fazer os relatórios solicitados pela empresa representada; 
  • Analisar métricas de desempenho; e 
  • Realizar as remessas de pedidos.

Você é um representante comercial iniciante e não sabe como encantar seu cliente? Então assista o vídeo abaixo e confira algumas dicas.

 

Perfil de representantes comerciais de sucesso

Para que representem empresas e consigam fechar bons negócios, os representantes de vendas precisam ter algumas características essenciais. São elas que garantirão o sucesso desse tipo de negócio.

representacao comercial

Bons representantes comerciais apresentam um perfil bastante claro e definido. Créditos da imagem: Agrishow Digital.

Inicialmente este profissional precisa ter boa comunicação para que passe a mensagem sempre de forma assertiva e adequada. O representante de sucesso é aquele que consegue transmitir para o cliente a mensagem correta, com todas as informações cruciais e no tom certo. Também é importante que ele tenha a capacidade de ouvir, afinal vender é muito mais saber ouvir o cliente para entender seu problema ou necessidade. Dessa forma, o representante poderá focar o seu discurso em oferecer a solução certa para o cliente.

Outra capacidade que todo representante comercial deve ter é a capacidade de transmitir confiança. Ou seja, este profissional deve passar credibilidade ao cliente em todas as interações, da primeira prospecção ao pós-venda.

Outro ponto de importância é a persistência. Afinal é comum que representantes ouçam vários “não” do que “sim”. Cabe ao profissional entender que isso é comum e aprender com erros.

Por fim, é essencial que o profissional de representação comercial do agronegócio vista a camisa da empresa representada. Para isso, ele precisa conhecer tudo sobre a empresa e os produtos/serviços vendidos. Do mesmo modo, saber a história do produto e da sua empresa, da sua aceitação e competitividade ao longo do tempo é essencial para passar credibilidade.

crm agrointeli

CRM: Essencial para gestão da carteira de clientes

Uma última, mas muito importante, questão de sucesso faz referência ao uso de bons sistemas de gestão de clientes. Tal fato é essencial, visto que, geralmente um representante comercial tem o costume de atender mais de uma empresa.

Este profissional entende que quanto maior o número de empresas representadas, maior é a sua dificuldade de gestão de todo o processo de vendas, desde a prospecção até o pós-venda. Ou seja, cada dia mais o sucesso da representação comercial do agronegócio depende do uso da tecnologia. Neste caso, ter um CRM específico para o agronegócio é uma excelente opção.

Por meio de um CRM Agro, o representante comercial terá todo o cadastro de clientes e interações realizadas. Também permite acompanhar todo o histórico e saber que tipo de produto ou serviço eles precisam – principalmente se a compra for recorrente.

Dessa forma, quando adotado por representantes comerciais, o CRM Agro:

  • Dispensa o esforço manual durante a gestão de dados e informações da carteira de clientes;
  • Economiza tempo do representante comercial, principalmente quando ele precisa buscar dados e informações para preparar uma apresentação ao cliente;
  • Exige um tempo de treinamento muito menor, visto que é mais fácil passar informações pelo software;
  • Permite que o representante atenda mais rápido e melhor cada cliente. Consequentemente, a satisfação do cliente com o atendimento será crescente.

Além do mais, com um CRM exclusivo para relacionamentos com o agro, caso do CRM Agrointeli, os representantes comerciais terão todos os indicadores e métricas na palma da mão.

 

representacao comercial

CRM Agrointeli. A melhor plataforma de Inteligência comercial e gestão agrícola na palma da mão. Créditos da imagem: CRM Agrointeli.

Com isso, é possível saber exatamente qual é o melhor momento para entrar em contato com compradores, o que dizer e como dizer, tornando a abordagem muito mais eficiente. Ao ter essas informações, o representante consegue direcionar o discurso e aumentar as vendas. Afinal, este profissional já sabe o que funciona ou não com esse cliente.

Dessa forma, além das recomendações anteriormente apresentadas, ter um CRM dedicado ao agro é hoje um grande aliado de uma representação comercial, com essa tecnologia de gestão agindo como um grande condutor para o sucesso deste negócio.

Você quer aumentar o sucesso da sua representação comercial? Então agende uma conversa e conheça todas as funcionalidades do CRM Agrointeli. 

crm agrointeli

Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
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