O Agronegócio brasileiro está mudando. Consequentemente há maior exigência de um melhor relacionamento das empresas com seus clientes e a melhor estratégia para conseguir isso é adotar um CRM para o Agro.
CRM para o agro: O maior aliado de vendedores e de empresas do agronegócio. Créditos: Perfectu EAD.
Quando desenvolvida exclusivamente para as demandas do agronegócio, a ferramenta de CRM leva organização, agilidade e personalização à gestão do time de vendas sendo, por isso, uma ferramenta essencial para aquelas empresas que desejam evoluir no relacionamento com seus clientes.
Mas você sabe porque a sua empresa deve investir em um CRM para o agro? Quais os benefícios que gestores e vendedores terão? Como essa ferramenta ajuda a melhorar o relacionamento com clientes? Como as vendas aumentarão?
Continue acompanhando nosso artigo de hoje e entenda a importância de um CRM para o agro adotado pela sua empresa!
CRM para o agro: O que é?
Na área de vendas das empresas, independente do setor de atuação e do produto comercializado, ter um CRM é cada vez mais necessário para levar profissionalização à gestão.
CRM é a sigla para “Customer Relationship Management”, que pode ser traduzido para “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. Essa é uma ferramenta que eleva os processos comerciais a um novo patamar, sendo um grande aliado de consultores de vendas para melhor relacionamento com o cliente.
Já para gestores essa é uma ferramenta que ajuda no monitoramento e planejamento das estratégias de vendas, permitindo, dentre outras coisas, o acompanhamento da performance de cada vendedor até a automação do marketing. No caso do agronegócio, as ferramentas de um CRM para o agro representam um meio de promover um diferencial no atendimento ao cliente, agregando valor à proposta das empresas.
Dessa forma, com funcionalidades e uma base de dados consistente, ter um CRM específico para o agronegócio garante uma coleta muito mais fácil de informações relevantes e precisas sobre os produtores rurais, dando à empresa a capacidade de adotar uma abordagem personalizada para cada cliente.
Vantagens da adoção de um CRM exclusivo para o agronegócio
O Customer Relationship Management, ou simplesmente CRM, é uma plataforma que certamente irá trazer inúmeras vantagens que ajudam a aprimorar a gestão das vendas para o agronegócio.
Dentre essas vantagens, 5 merecem destaque. Veja:
1 – Melhoria do relacionamento com os clientes
Um bom CRM dá respaldo para que o consultor de vendas saiba abordar o produtor da forma certa. Créditos: DocPlayer
Ao aderir um CRM para o agro, a satisfação do cliente será alcançada com muito mais facilidade, já que toda a equipe de vendas terá valiosas informações sobre compradores e possíveis clientes.
Com essa ferramenta, o consultor de vendas terá todas as informações na palma da mão, permitindo a ele oferecer um melhor atendimento na hora de resolver problemas, oferecer soluções personalizadas ou tirar uma dúvida do cliente.
2 – Potencialização dos gastos do cliente com cada compra
Ao rastrear toda a jornada de compra de determinado cliente, um bom CRM também pode proporcionar aos vendedores informações sobre as compras realizadas por cada um.
Consequentemente a equipe de vendas terá as informações certas para saber onde é preciso focar para aumentar os gastos do cliente.
3 – Ajuda a melhorar a comunicação entre todos da equipe
Por meio do CRM, cada membro da equipe de vendas tem informações sobre todos os clientes, tornando possível o entendimento do cliente final e facilitando a relação com eles.
Além disso, os consultores de vendas podem registrar todos os eventos dentro do sistema, sempre de forma rápida e fácil. Assim, os demais colegas terão dados e informações para uma melhor negociação.
4 – Oferece todas as informações necessárias ao gestor do time de vendas
Investir em um CRM para o agro é a melhor forma de entregar a vantagem competitiva, principalmente por dar maior poder gerencial para o líder de vendas da empresa.
Por meio do sistema, ele consegue identificar o nível de produtividade e a força de vendas de cada profissional. Consequentemente, ele consegue tomar decisões para fazer adequações nos processos quando os resultados positivos não estão sendo entregues.
5 – Permite mapear o motivo de uma venda não fechada
Dentro do agronegócio, a meta de toda empresa é fechar um negócio e promover a venda. Mas nem sempre há sucesso nisso. Cabe ao CRM para o agro mostrar quando e porque essa venda não foi fechada.
O concorrente foi mais efetivo? O vendedor não adotou a abordagem certa? O produto não atendeu as expectativas? Ao analisar os indicadores gerados pelo seu CRM você terá esse tipo de informação de forma rápida, fácil e contínua.
Para saber mais sobre essas e outras vantagens do investimento em um CRM, confira o vídeo abaixo:
Por que investir em um CRM para o agro?
Como você viu anteriormente, um CRM específico para o agronegócio proporciona uma série de benefícios específicos para empresas que atuam neste ramo tão competitivo, gerando oportunidades para que as mesmas inovem em seus processos e serviços oferecidos aos produtores rurais.
Assim, ao investir em um CRM para o agro sua empresa consegue maximizar cada interação com o cliente/produtor rural, aumentando a fidelização (e as vendas).
Mas, além de reter e fidelizar seus clientes, você terá a capacidade de controlar todo o time de vendas, organizar a agenda dos vendedores, formular propostas e acompanhar as negociações da equipe, com tudo isso sendo voltado para as operações do agro.
Assim, ao investir em um CRM para o agro, sua empresa conseguirá:
- Ter maior controle sobre o potencial de mercado;
- Promover a segmentação de mercados, com a customização dos vários segmentos relacionados ao agronegócio;
- Controlar toda a equipe comercial por meio de dados e informações;
- Ter estimativas de vendas;
- Dá a possibilidade de cobrir um território muito maior;
- Ter uma gestão de pós-venda muito mais assertiva;
- Fidelizar um maior número de clientes.
Outro ponto positivo desse investimento é a possibilidade de ter acesso a relatórios e análises que dão noção de como estão as estratégias de vendas, além de quais são as necessidades para buscar melhores resultados.
Mas, tão importante do que ter um CRM é ter um CRM que seja exclusivo e desenvolvido exclusivamente para o agronegócio. Neste caso, sugerimos que você conheça, a seguir, todas as funcionalidades do CRM Agrointeli.
CRM Agrointeli: Solução completa para melhorar as vendas para o agronegócio
A forma como é feito o relacionamento com clientes do agronegócio é muito particular. Cada cliente tem suas dores e necessidades específicas. Com base nisso, a Agrointeli desenvolveu um CRM para o agro totalmente funcional, bastante intuitivo e exclusivo.
Com foco total em melhorar as vendas para o agronegócio, o CRM Agrointeli é caracterizado por ser uma ferramenta de fácil uso, elevando a capacidade da gestão da equipe de vendas a campo. Além disso, ao automatizar processos, essa plataforma pode ser utilizada em qualquer lugar, mesmo na ausência de internet. Consequentemente, as vendas serão melhoradas, principalmente porque a gestão da equipe de vendas a campo é conduzida por meio de dados e informações.
Diante disso tudo, o CRM Agrointeli é a melhor opção, pois possui ferramentas que garantem inteligência comercial em uma única plataforma. Com isso, haverá maior agilidade no envio de propostas e agendamento de visitas.
Dashboards do CRM Agrointeli. Créditos: CRM Agrointeli
Além disso, o CRM Agro da Agrointeli permite aos gestores e vendedores um acompanhamento contínuo de indicadores e metas em um painel simples, intuitivo e descomplicado, permitindo tomadas de decisão mais assertivas e sempre baseadas em dados.
Ou seja, se a sua empresa precisa melhorar as vendas, o investimento em um CRM para o agro é uma ótima opção. Mas se você optar pelo CRM Agrointeli, você terá uma verdadeira máquina de gestão de vendas ao seu lado.
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