Mark Hanna, engenheiro de extensão da Universidade Estadual de Iowa (ISU), concorda com Bill Wiebold, agrônomo da University of Missouri (MU) Extension, que durante a primavera úmida, os produtores de soja precisam prestar muita atenção no momento do planejamento de safra. Nas máquinas e práticas que usam para evitar o problemas de compactação e ainda obter boa profundidade de plantio e fechamento do solo sobre as sementes.
Não fazer isso pode causar queda na produtividade da soja.
Para ajudar os agricultores a superar os desafios potenciais de plantio de soja e garantir ótimos retornos, Wiebold e Hanna fornecem as seguintes dicas, utilizando agricultura de precisão:
1) PRATIQUE O PLANTIO DIRETO
“Para a soja, eu aconselho a cultivar o mínimo possível”, diz Wiebold. “Até mesmo um disco ou cultivador de campo pode compactar o solo o suficiente para evitar que a raiz possa crescer através da zona compactada.”
O plantio direto também deve ajudar a impulsionar a linha de fundo, aponta Hanna. “Número um, a soja não tem muita resposta de rendimento da lavoura”, diz Hanna.
“Você pode realmente diminuir seus custos de entrada, indo para o plantio direto”.
No entanto, ao plantar soja em campos de milho anteriormente inundados, algumas lavouras podem ser necessárias, acrescentou ele.
Nessa situação, os produtores devem primeiro procurar o campo em busca de problemas, remover detritos e usar um cultivador de campo ou disco para misturar o solo, se depósitos de areia e argila tiverem se acumulado ou nivelado os canais antes do plantio, diz Hanna.
2) PRESTE ATENÇÃO À PROFUNDIDADE DE PLANTIO
As sementes de soja são mais sensíveis à profundidade de plantio do que as sementes de milho, adverte Wiebold. “Você precisará plantar soja o suficiente para atingir a umidade do solo, mas não tão fundo que as sementes não terão energia suficiente para emergir”, explica ele.
“Unidades de filas normalmente têm melhor controle de profundidade que brocas e, em muitos casos, melhor fechamento de ranhuras do que outros mecanismos de plantio”, acrescenta Wiebold. “Se o seu plantador pode ajudar a garantir uma boa emergência, você pode economizar dinheiro com os custos das sementes”.
A profundidade apropriada da semente pode variar um pouco dependendo da umidade do solo, tipo de solo, temperatura do solo e data de plantio, aponta Hanna.
Por exemplo, sementes plantadas tardiamente em solos mais secos ou mais arenosos podem ser plantadas mais profundamente do que os solos plantados precocemente e mais úmidos que tendem a formar crostas.
No entanto, para a maioria das situações, a profundidade das sementes deve estar entre 1¼ e 1½ polegadas, acrescenta.
Nestes casos, é aconselhado utilizar tecnologias que auxiliam na tomada de decisão na hora do plantio.
Clique aqui e conheça a Agrointeli
3) FIQUE DE OLHO NA PRESSÃO PARA BAIXO
“Se os solos estão no lado seco, eu colocaria um pouco mais de pressão nas rodas de fechamento para garantir um bom contato entre a semente e o solo”, diz Hanna.
“Se seus solos estão no lado úmido no plantio, eu diminuo a pressão.
Muita pressão para baixo em solos úmidos iria compactar excessivamente os solos e dificultar o surgimento de mudas”. agricultura de precisão
Por outro lado, encontrar a pressão certa para solos úmidos pode ser complicado sem causar problemas de compactação, adverte Wiebold.
Em alguns casos, pode ser melhor esperar que as condições de solo mais secas se desenvolvam do que arriscar “enlamear” a cultura, ele aconselha.
4) PARE A CROSTA DO SOLO
“A soja é muito suscetível à formação de crostas na superfície do solo, o que pode interromper ou remover as folhas das plantas emergentes”, diz Wiebold. “Deixando bastante resíduo na superfície do solo ajuda a interceptar as gotas de chuva e evita o aparecimento de crostas.”
Hanna concorda. “Ao contrário do milho, geralmente há menos resposta de rendimento por retirar o resíduo da colheita do que o plantio de soja”, diz ele.
“É bom manter alguns resíduos na superfície do solo ao plantar grãos para impedir que os solos se formem e causem uma má emergência. Se você não tem acesso a uma enxada rotativa e seus solos tendem a crosta, isso pode ser importante. ”
5) MONITORAR PROBLEMAS DE ENTREGA DE SEMENTES
“O tamanho da semente não parece ser um problema grande neste ano em comparação com alguns anos”, diz Hanna. “No entanto, com uma plantadora do tipo de ar, você ainda precisa ter certeza de que a pressão do ar está definida adequadamente para o tamanho da semente.
Além disso, verifique as juntas de vedação em torno do sistema de medição de sementes quanto a rachaduras que possam causar vazamentos de ar e problemas de entrega de sementes.”
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.
What are your doubts? Maybe I can help you.
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.
What are your question?