O plantio acabou e agora, o que fazem os agricultores?

A semeadura começou em outubro e terminou em novembro. Esse período pareceu mais longo que o habitual porque eu não acredito que tenhamos tido ao menos uma semana inteira de plantio devido a interrupções por conta das chuvas e da espera para que alguns campos secassem. Algumas pessoas acham que produtores de grãos como nós trabalham duro por algumas semanas na semeadura e, novamente, por mais algumas semanas durante a colheita. Não é bem assim.

Há cerca de cinco meses até as colheitas do milho comum, soja e do milho de pipoca. Então, o que acontece agora que terminamos de plantar? Muita coisa! Na verdade, sinto que estamos mais ocupados agora, porque não temos como focar 100% em uma tarefa apenas. Estamos fazendo malabarismos com várias atividades ao mesmo tempo.

AS CULTURAS ESTÃO FAMINTAS!

Nossos milhos (tanto o comum, quanto o de pipoca) precisam ser “alimentados”, e eles querem nitrogênio (N). Em um esforço para reduzir nossos gastos com fertilizantes e reduzir as perdas de N para as águas subterrâneas ou para a atmosfera, mudamos nosso programa de adubação nos últimos anos. Não aplicamos mais N após a colheita. E podemos até fazer algumas adubações em pré-plantio, mas, agora, estamos fazendo quase 100% das adubações em cobertura.

O que é adubação de cobertura?  Trata-se da aplicação de N depois da emergência das plantas de milho alguns dias após a semeadura. Aplicar N mais próximo de quando a planta realmente precisa significa que podemos reduzir um pouco a dose, porque há menos chances de perdas para o ambiente entre a aplicação e o momento de uso do nutriente pela cultura. Eu tenho trabalhado nisso por três dias até agora, mas nós só tivemos 51 mm de chuva por enquanto, o que me tirou da atividade de cobertura por alguns dias.

MANEJO DAS PLANTAS DANINHAS

Nós contratamos os serviços de pulverização de um aplicador personalizado. Porém, mesmo que nós não tenhamos, nós mesmos, que pilotar o pulverizador, precisamos verificar nossas áreas de cultivo para garantir que elas estejam prontas para o maquinário. Isso significa, principalmente, evitar áreas com excesso de umidade no solo para que a máquina não atole ou abra sulcos, que teremos que consertar depois da colheita.

Alguns serviços de monitoramento baseados no uso de plataformas inteligentes podem permitir o mapeamento das chuvas na propriedade e a checagem, em tempo real, da umidade do solo em cada talhão. Dessa maneira, técnicos e gerentes podem fazer o planejamento do uso do maquinário baseado em dados confiáveis e atualizados. Você pode entender mais sobre como a agricultura de precisão pode aumentar os rendimentos da lavoura nesse artigo aqui.

Também precisamos procurar problemas particulares de plantas daninhas que possam exigir uma mudança de princípio ativo herbicida. Os plantios de milho (comum e de pipoca) provavelmente se beneficiarão desta primeira aplicação, pois logo formarão um dossel e impedirão novas plantas daninhas de crescer. A soja, frequentemente, recebe uma segunda aplicação de herbicidas durante o cultivo, caso espécies invasoras se tornarem um problema novamente. A área de plantio na parte inferior do rio precisará ser verificada para o pepino. Você não quer conduzir uma colheita em uma área infestada por essas ervas indesejadas. Confie em mim, não é nada divertido.

Eliminaremos plantas daninhas em todas as nossas divisas com outras propriedades. Em breve, prepararemos o pulverizador e iremos pulverizar as nossas cercas. Nós conduzimos o pulverizador ao longo parte externa das cercas fronteiriças de cada área de cultivo com um tanque de 2,4-D, normalmente da marca comercial Crossbow. Fazemos assim para manter alguns arbustos separando a nossa área das áreas vizinhas. Se não houver cerca real que delimite a fronteira entre propriedades, provavelmente haverá mais ou menos um metro não semeado entre nossos cultivos e os cultivos próximos.

Os pulverizadores nem sempre podem atingir essa área sem semeadura porque o plantio ao lado pode não tolerar o herbicida aplicado ou o aplicador pode assumir que a pulverização será nociva à área vizinha, a menos que lhe seja dito o contrário. Finalmente, cuidamos daquelas áreas que, sozinhas, se tornariam um banco de sementes de plantas daninhas para futuras plantações. Com o Crossbow procuramos controlar as espécies de folhas largas, de forma que esse herbicida deixará as espécies de folha estreita em paz. E isso é uma coisa boa porque, assim, também podemos eliminar plantas daninhas em meio à grama de contenção ao longo de valas abertas.

As entradas e carreadores também ficam infestados dessas invasoras e os manteremos limpos durante todo o verão. O uso de herbicidas demanda planejamento prévio, pois condições climáticas desfavoráveis podem comprometer significativamente a eficiência das moléculas aplicadas ou mesmo levá-las, devido à deriva, para outras áreas, muitas vezes com lavouras sensíveis aos princípios ativos utilizados.

Por isso, recomenda-se sempre o apoio da agricultura de precisão. Acesso remoto e em tempo real a dados como velocidade e direção dos ventos, previsão de chuvas, temperatura, precipitação acumulada e umidade do solo são dados fundamentais para planejar uma aplicação eficaz e com alta eficiência de controle.

LIMPANDO AS ESTRADAS

Ainda não começamos, mas vi alguns vizinhos nesta tarefa. A grama que se estende por alguns metros entre a estrada e o plantio precisa ser cortada agora. E, provavelmente, mais duas ou três vezes nas próximas semanas, dependendo das condições climáticas. A roçagem reduz as plantas daninhas e dá aos motoristas e condutores de máquinas agrícolas uma visão clara de quaisquer obstáculos, caso precisem encostar. Se você nunca cavalgou à beira de uma estrada assim, há mais coisas ao alcance de seus olhos do que você imagina. Entradas de drenagem, bueiros, concreto, cabines telefônicas e muito mais. Além disso, a paisagem é bonita!

TRANSPORTANDO OS GRÃOS

Não se esqueça da safra do ano passado que ainda está armazenada. Normalmente, finalizamos o transporte da safra anterior a algumas semanas da colheita seguinte. Os preços de mercado determinam a frequência e a quantidade de grãos movimentados em um determinado momento. À medida que os silos vão ficando vazios, temos que entrar e remover o restante do lote armazenado com nossas próprias mãos, uma vez que a gravidade não é mais suficiente para fazer a massa de grãos fluir.

Unidades armazenadoras de grãos no Cerrado baiano (Saiba mais: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/safra-recorde-de-soja-gera-aumento-da-procura-por-silos-na-bahia-farm-show/).

Também precisamos verificar periodicamente o interior de cada silo para garantir que a qualidade do grão seja mantida. Se encontrarmos grãos quentes ou insetos, precisaremos mover a massa o mais rápido possível para verificarmos a qualidade do produto.

 

PREPARANDO A PRÓXIMA SAFRA

O equipamento usado durante o plantio será limpo e inspecionado para verificação de danos, juntamente com a manutenção regular no final da temporada. Algumas vezes, haverá apenas um pequeno reparo a ser feito. Por conta do excesso de trabalho, você pode optar por deixar algo de menor gravidade por fazer para não interromper o plantio.

agrointeli

Gostamos de deixar as coisas prontas para o próximo uso. Desta forma, quando chega a hora tirar os equipamentos do galpão novamente, a principal coisa com a qual precisamos nos preocupar é a verificação da pressão dos pneus e, no mais, estaremos prontos para rodar. Nosso cultivador, usado no preparo do solo, teve que passar por manutenção para recolocação de uma das lâminas na semana passada. Enquanto movia o disco, notei uma rachadura no engate. E isso precisa ser consertado no galpão, antes que se torne um inconveniente maior e precise de reparo no campo.

Modelo de cultivador agrícola (https://www.deere.com.mx/es/equipo-de-labranza/cultivadores/).

ESCOTISMO DE COLHEITA

Plantas daninhas, insetos, doenças, lagoas, granizo, vento e muito mais ainda podem afetar nossos rendimentos finais. Precisamos ficar vigilantes, pois pode surgir algum problema.

Então, isso é muita coisa para fazer. Certo? Até fevereiro, a maioria dessas atividades terão sido concluídas ou, pelo menos, a primeira rodada de tarefas que precisam ser repetidas. Mas, durante um curto período, antes ou depois do Carnaval, teremos mais alguns dias de trabalho frenético.

Agora é hora da colheita do trigo! Nós não temos uma área tão grande de trigo, mas, provavelmente, levaremos de dois a quatro dias para finalizar esse trabalho. E haverá mais plantio! Eles não renderão tanto quanto uma safra completa, mas vamos dobrar a soja que vem logo após essa primeira cultura. Se você nos encontrasse aqui durante a colheita do trigo, provavelmente veria a plantadeira e a colheitadeira trabalhando simultaneamente.

Com a possibilidade de obter sementes baratas em alguns períodos do ano, e nenhum gasto com fertilizantes para a soja, mesmo uma produtividade pequena pode significar um bom retorno financeiro com essas duas lavouras em sucessão. É um pouco arriscado, mas as duas primeiras semanas de julho merecem o risco.

Colheita da soja na safra 2018/19 (Saiba mais: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/soja/226983-comecou-a-colheita-da-safra-201819-de-soja-no-brasil.html#.XHSDrHJKjIU)

Depois da colheita do trigo, já estamos quase na metade da safra. Mais colheita, roçagem, capina, e outras atividades que precisarão ser executadas até o final da safra no final de fevereiro ou março. E se este ano for parecido com os dois anteriores, eu terei recursos para custear minhas despesas por um período mais curto.

Tudo isso depende de nossas perspectivas financeiras e da perspectiva dos impostos sobre a renda para o ano. Podemos segurar a nossa produção da forma que for mais viável para aliviar a carga tributária da maneira que der, mas ela terá que ser vendida mais cedo ou mais tarde.

E não esqueça de deixar suas dúvidas aqui nos comentários. Não deixe de se inscrever para receber os avisos dos próximos artigos.

agrointeli

Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

COMPARTILHE SUA OPINIÃO

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
www.theartoftravelling.it

Im thankful for the blog post.Thanks Again. Keep writing.

Marketing Agrointeli
Admin
1 ano atrás

Thank you for your comment!