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Melhor gestão de visitas a campo: Como ajuda a aumentar as vendas?

Manter uma relação mais próxima com o ambiente rural é uma necessidade para fortalecer a imagem da empresa voltada ao agronegócio e aumentar as vendas. Para isso, adotar estratégias para melhorar a gestão das visitas a campo torna-se imprescindível.

visitas a campo

Visitas a campo: Maior proximidade entre a empresa e produtores rurais. Créditos: Atacar em Vendas 

O objetivo da gestão de visitas externas não é fiscalizar colaboradores e consultores. Muito pelo contrário, o objetivo é monitorar e oferecer todas as possibilidades para que estes profissionais tenham sucesso em suas abordagens.

São nas visitas a campo que a equipe se dirige ao cliente, porém, podem acontecer imprevistos e problemas, seja por questões de atraso, falta de informação para o cliente, seja por outras peculiaridades. 

Isso só reforça a necessidade de uma boa gestão destas visitas a campo, que quando bem realizadas, certamente irão exercer efeitos positivos sobre as vendas. O mais interessante é que há excelentes ferramentas que ajudam a aprimorar essa etapa.

Convidamos você a conferir a importância da gestão de visitas a campo, assim como as ferramentas mais eficientes para fazer isso da melhor forma.

 

 

Entendendo a importância da gestão de visitas a campo

Nas empresas do agronegócio gerenciar a equipe de vendedores é basicamente acompanhar de perto uma infinidade de informações, que quando manipuladas serão revertidas em vendas lucrativas.

Porém, promover essa gestão não é tão simples assim. O gestor tem a difícil missão de coordenar a equipe, assessorando-a sempre que necessário, e ao mesmo tempo manter o ritmo de vendas diante da alta competitividade do setor.

Importante reforçar que a gestão de visitas a campo não significa apenas fiscalizar seus colaboradores, por mera desconfiança. O objetivo é monitorar a equipe de vendedores, com o objetivo de:

  • Identificar e corrigir alguma falha no atendimento a campo;
  • Responder aos clientes que aguardam sua equipe;
  • Otimizar o tempo;
  • Estabelecer melhor comunicação entre a equipe com a empresa e com o cliente;
  • Aumentar a produtividade de trabalho

Dessa forma, dentro de um cenário mais conectado como o atual, a gestão de equipe externa depende da implantação e contratação de um eficiente e dedicado CRM, com esse tipo de tecnologia sendo uma grande aliada, como veremos ainda neste material.

crm agrointeli

Dicas para planejar as visitas externas

Se fazer presente na propriedade de clientes e oferecer produtos e serviços de qualidade são atitudes que geram valor e fortalecem a confiança do produtor com a empresa.

Exatamente por isso, para melhorar as visitas técnicas a campo, o planejamento é uma necessidade e deve ocorrer com base nas seguintes dicas:

 

  1. Planeje suas visitas de forma prévia

Pode até parecer óbvio, mas o planejamento das visitas é muito importante para traçar um plano estratégico e de atendimento que seja personalizado à demanda de cada produtor.

Assim, saber quem o consultor ou o vendedor irá visitar possibilita o levantamento prévio de informações para que ele chegue preparado para atender todas as expectativas e otimizar o tempo dessa atividade.

Para melhorar ainda mais o agendamento das visitas técnicas do seu time de vendas e encantar clientes confira o vídeo abaixo:

 

  1. Esteja mais próximo do cliente

Além de uma boa apresentação, é essencial que o vendedor saiba conduzir um diálogo mais eficiente com o produtor. Para isso, o treinamento dos colaboradores adquire essencial importância.

Com um bom treinamento, seus vendedores saberão esclarecer todas as dúvidas do cliente, explicando tudo sobre o negócio e mostrando que a empresa sabe como resolver o problema.

É importante lembrar que a visita a campo não é apenas uma venda, é uma oportunidade de parceria e fidelização, que pode aumentar a credibilidade da empresa.

 

  1. Preze pela organização e transparência

O agendamento de uma visita técnica é o seu primeiro contato com o cliente. Por isso, estimular vendedores a cumprir horários é essencial para uma boa primeira impressão.

Faça com que cada vendedor seja transparente em relação aos serviços e produtos e diga a ele que a empresa está à disposição para futuras demandas. Afinal, garantir um pós-venda de qualidade também é uma forma de fidelização.

 

  1. Acompanhe o produtor continuamente

Acompanhar o produtor/cliente com a venda finalizada é uma etapa fundamental para compreender a satisfação do mesmo com o serviço ou produto comercializado.

Com isso, na imagem do vendedor, sua empresa terá um relacionamento mais próximo com o cliente, mostrando sua importância para a organização. Esse cuidado também aumenta as possibilidades de futuras vendas.

 

Como vender mais com as visitas a campo?

visitas a campo

Boas visitas técnicas ao campo dependem de uma boa gestão e muita estratégia. Créditos: Georgia Grown 

Quando cria uma equipe de vendedores à campo, toda empresa que atua no agronegócio tem como grande propósito aumentar suas vendas. 

Porém, o que muitos não sabem é que a chave para o sucesso das visitas a campo está nos dados e informações colhidas pelo time de vendas. 

Quando há dados e informações precisas, tanto o gestor quanto seu time de vendas terão a capacidade de gerir e fazer uma abordagem muito mais assertiva durante toda a rota de visita.

Assim, há algumas recomendações que ajudarão todo o time de colaboradores a vender mais. Veja:

crm agrointeli

  • Defina o perfil ideal do público consumidor

Antes de colocar seu time de vendedores externos à campo, você precisa saber qual é o ICP (Ideal Customer Profile) do seu negócio.

Uma forma de determinar o ICP é através dos seus clientes existentes. Para isso, vale responder a algumas perguntas: 

 – Quais são os principais segmentos dos clientes atuais? 

 – Quais tiveram mais sucesso e maior retenção? 

 – Qual a média dos tickets dos seus clientes?

Essas são algumas perguntas básicas a serem feitas. Com base nos dados já existentes, você pode definir seu perfil ideal de consumidor.

 

  • Determine critérios de roteirização de visitas comerciais

Como os vendedores saberão quais clientes da carteira dar ou não prioridade? Diante disso você, como gestor, deve definir a ordem de atendimento por região. Ou seja, por geolocalização.

Com isso, seus vendedores passarão menos tempo se locomovendo. Assim, podem atender mais clientes, com as chances de venda aumentando.

 

  • Use a tecnologia para aprimorar a gestão

Na gestão da equipe de visitas a campo, a tecnologia é uma grande aliada. Quando utilizados com exatidão, muitos softwares são essenciais para gerenciar, monitorar e acompanhar o dia a dia de vendedores.

Assim, se você tem uma plataforma para auxiliar seus vendedores externos durante o processo de rota de visitas a campo, você e seus vendedores terão todas as informações em mãos, sempre em tempo real.

Além disso, sempre que necessário, você terá a possibilidade de fazer a análise de todo o histórico dos clientes para basear as próximas abordagens através dos dados colhidos.

Simplifique as visitas técnicas com o CRM Agrointeli!

Conhecer o produtor rural, suas dores e expectativas é o primeiro passo para garantir o sucesso das visitas a campo e, nada melhor do que lançar mão da tecnologia para gerenciar tudo isso com a máxima eficiência.

Para isso, a solução de CRM certamente irá facilitar o dia a dia tanto do gestor quanto dos consultores/vendedores. Mas há uma opção que merece ainda mais destaque, justamente por ser voltada para o agronegócio: é o CRM Agrointeli.

visitas a campo

Relatório de visita técnica: Créditos: CRM Agrointeli

Além de automatizar a gestão e garantir uma série de benefícios, essa é uma plataforma que permite acompanhar e monitorar as visitas técnicas a campo, sempre em tempo real.

O CRM Agrointeli não só otimiza a rotina da equipe de visitas a campo, mas também contribui para que o gestor da empresa acompanhe todos os passos dos consultores no campo, inclusive o histórico de informações de cada produtor.

Com foco voltado às vendas, essa ferramenta permite também gerenciar a performance de vendedores por meio de indicadores e relatórios específicos, sempre de uma forma mais prática e intuitiva. 

Desse modo, combinando o uso de um CRM qualificado e dedicado às vendas para o agro com um atendimento especializado de visitas a campo, as chances de ótimas vendas, metas batidas e clientes muito mais satisfeitos tendem a crescer de forma bastante significativa.

Quer saber mais sobre como o CRM Agrointeli pode melhorar ainda mais a eficácia da gestão de suas visitas a campo? Então teste agora gratuitamente por 14 dias.

crm agrointeli

Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
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gate io
gate io
1 ano atrás

I may need your help. I tried many ways but couldn’t solve it, but after reading your article, I think you have a way to help me. I’m looking forward for your reply. Thanks.

0
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Marketing Agrointeli
Admin
Marketing Agrointeli
1 ano atrás
Reply to  gate io

Ok. How may i help you?

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