Manter uma relação mais próxima com o ambiente rural é uma necessidade para fortalecer a imagem da empresa voltada ao agronegócio e aumentar as vendas. Para isso, adotar estratégias para melhorar a gestão das visitas a campo torna-se imprescindível.
Visitas a campo: Maior proximidade entre a empresa e produtores rurais. Créditos: Atacar em Vendas
O objetivo da gestão de visitas externas não é fiscalizar colaboradores e consultores. Muito pelo contrário, o objetivo é monitorar e oferecer todas as possibilidades para que estes profissionais tenham sucesso em suas abordagens.
São nas visitas a campo que a equipe se dirige ao cliente, porém, podem acontecer imprevistos e problemas, seja por questões de atraso, falta de informação para o cliente, seja por outras peculiaridades.
Isso só reforça a necessidade de uma boa gestão destas visitas a campo, que quando bem realizadas, certamente irão exercer efeitos positivos sobre as vendas. O mais interessante é que há excelentes ferramentas que ajudam a aprimorar essa etapa.
Convidamos você a conferir a importância da gestão de visitas a campo, assim como as ferramentas mais eficientes para fazer isso da melhor forma.
Entendendo a importância da gestão de visitas a campo
Nas empresas do agronegócio gerenciar a equipe de vendedores é basicamente acompanhar de perto uma infinidade de informações, que quando manipuladas serão revertidas em vendas lucrativas.
Porém, promover essa gestão não é tão simples assim. O gestor tem a difícil missão de coordenar a equipe, assessorando-a sempre que necessário, e ao mesmo tempo manter o ritmo de vendas diante da alta competitividade do setor.
Importante reforçar que a gestão de visitas a campo não significa apenas fiscalizar seus colaboradores, por mera desconfiança. O objetivo é monitorar a equipe de vendedores, com o objetivo de:
- Identificar e corrigir alguma falha no atendimento a campo;
- Responder aos clientes que aguardam sua equipe;
- Otimizar o tempo;
- Estabelecer melhor comunicação entre a equipe com a empresa e com o cliente;
- Aumentar a produtividade de trabalho
Dessa forma, dentro de um cenário mais conectado como o atual, a gestão de equipe externa depende da implantação e contratação de um eficiente e dedicado CRM, com esse tipo de tecnologia sendo uma grande aliada, como veremos ainda neste material.
Dicas para planejar as visitas externas
Se fazer presente na propriedade de clientes e oferecer produtos e serviços de qualidade são atitudes que geram valor e fortalecem a confiança do produtor com a empresa.
Exatamente por isso, para melhorar as visitas técnicas a campo, o planejamento é uma necessidade e deve ocorrer com base nas seguintes dicas:
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Planeje suas visitas de forma prévia
Pode até parecer óbvio, mas o planejamento das visitas é muito importante para traçar um plano estratégico e de atendimento que seja personalizado à demanda de cada produtor.
Assim, saber quem o consultor ou o vendedor irá visitar possibilita o levantamento prévio de informações para que ele chegue preparado para atender todas as expectativas e otimizar o tempo dessa atividade.
Para melhorar ainda mais o agendamento das visitas técnicas do seu time de vendas e encantar clientes confira o vídeo abaixo:
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Esteja mais próximo do cliente
Além de uma boa apresentação, é essencial que o vendedor saiba conduzir um diálogo mais eficiente com o produtor. Para isso, o treinamento dos colaboradores adquire essencial importância.
Com um bom treinamento, seus vendedores saberão esclarecer todas as dúvidas do cliente, explicando tudo sobre o negócio e mostrando que a empresa sabe como resolver o problema.
É importante lembrar que a visita a campo não é apenas uma venda, é uma oportunidade de parceria e fidelização, que pode aumentar a credibilidade da empresa.
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Preze pela organização e transparência
O agendamento de uma visita técnica é o seu primeiro contato com o cliente. Por isso, estimular vendedores a cumprir horários é essencial para uma boa primeira impressão.
Faça com que cada vendedor seja transparente em relação aos serviços e produtos e diga a ele que a empresa está à disposição para futuras demandas. Afinal, garantir um pós-venda de qualidade também é uma forma de fidelização.
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Acompanhe o produtor continuamente
Acompanhar o produtor/cliente com a venda finalizada é uma etapa fundamental para compreender a satisfação do mesmo com o serviço ou produto comercializado.
Com isso, na imagem do vendedor, sua empresa terá um relacionamento mais próximo com o cliente, mostrando sua importância para a organização. Esse cuidado também aumenta as possibilidades de futuras vendas.
Como vender mais com as visitas a campo?
Boas visitas técnicas ao campo dependem de uma boa gestão e muita estratégia. Créditos: Georgia Grown
Quando cria uma equipe de vendedores à campo, toda empresa que atua no agronegócio tem como grande propósito aumentar suas vendas.
Porém, o que muitos não sabem é que a chave para o sucesso das visitas a campo está nos dados e informações colhidas pelo time de vendas.
Quando há dados e informações precisas, tanto o gestor quanto seu time de vendas terão a capacidade de gerir e fazer uma abordagem muito mais assertiva durante toda a rota de visita.
Assim, há algumas recomendações que ajudarão todo o time de colaboradores a vender mais. Veja:
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Defina o perfil ideal do público consumidor
Antes de colocar seu time de vendedores externos à campo, você precisa saber qual é o ICP (Ideal Customer Profile) do seu negócio.
Uma forma de determinar o ICP é através dos seus clientes existentes. Para isso, vale responder a algumas perguntas:
– Quais são os principais segmentos dos clientes atuais?
– Quais tiveram mais sucesso e maior retenção?
– Qual a média dos tickets dos seus clientes?
Essas são algumas perguntas básicas a serem feitas. Com base nos dados já existentes, você pode definir seu perfil ideal de consumidor.
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Determine critérios de roteirização de visitas comerciais
Como os vendedores saberão quais clientes da carteira dar ou não prioridade? Diante disso você, como gestor, deve definir a ordem de atendimento por região. Ou seja, por geolocalização.
Com isso, seus vendedores passarão menos tempo se locomovendo. Assim, podem atender mais clientes, com as chances de venda aumentando.
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Use a tecnologia para aprimorar a gestão
Na gestão da equipe de visitas a campo, a tecnologia é uma grande aliada. Quando utilizados com exatidão, muitos softwares são essenciais para gerenciar, monitorar e acompanhar o dia a dia de vendedores.
Assim, se você tem uma plataforma para auxiliar seus vendedores externos durante o processo de rota de visitas a campo, você e seus vendedores terão todas as informações em mãos, sempre em tempo real.
Além disso, sempre que necessário, você terá a possibilidade de fazer a análise de todo o histórico dos clientes para basear as próximas abordagens através dos dados colhidos.
Simplifique as visitas técnicas com o CRM Agrointeli!
Conhecer o produtor rural, suas dores e expectativas é o primeiro passo para garantir o sucesso das visitas a campo e, nada melhor do que lançar mão da tecnologia para gerenciar tudo isso com a máxima eficiência.
Para isso, a solução de CRM certamente irá facilitar o dia a dia tanto do gestor quanto dos consultores/vendedores. Mas há uma opção que merece ainda mais destaque, justamente por ser voltada para o agronegócio: é o CRM Agrointeli.
Relatório de visita técnica: Créditos: CRM Agrointeli
Além de automatizar a gestão e garantir uma série de benefícios, essa é uma plataforma que permite acompanhar e monitorar as visitas técnicas a campo, sempre em tempo real.
O CRM Agrointeli não só otimiza a rotina da equipe de visitas a campo, mas também contribui para que o gestor da empresa acompanhe todos os passos dos consultores no campo, inclusive o histórico de informações de cada produtor.
Com foco voltado às vendas, essa ferramenta permite também gerenciar a performance de vendedores por meio de indicadores e relatórios específicos, sempre de uma forma mais prática e intuitiva.
Desse modo, combinando o uso de um CRM qualificado e dedicado às vendas para o agro com um atendimento especializado de visitas a campo, as chances de ótimas vendas, metas batidas e clientes muito mais satisfeitos tendem a crescer de forma bastante significativa.
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