Estar à frente de uma equipe de vendas vencedora dentro do ambiente agro é para poucos. A cada dia, todo líder tem desafios a superar, obstáculos a ultrapassar e “um leão para matar”.
Para que um vendedor alcance seu sucesso e atinja suas metas, ele precisa ter um líder que o motive, ensine e direcione para melhores resultados. Caso contrário, ele dificilmente será um excelente vendedor.
Bons líderes motivam e caminham lado a lado com seu time de vendas. Créditos: Faculdades FGI
Estar à frente de uma equipe de vendas vencedora dentro do ambiente agro é para poucos. A cada dia, todo líder tem desafios a superar, obstáculos a ultrapassar e “um leão para matar”.
Para que um vendedor alcance seu sucesso e atinja suas metas, ele precisa ter um líder que o motive, ensine e direcione para melhores resultados. Caso contrário, ele dificilmente será um excelente vendedor.
Dessa forma, bons vendedores dependem de um bom líder para alcançar o sucesso. Assim, definir metas, ter um planejamento estratégico eficiente, gerir colaboradores e ter uma gestão eficaz são atividades de todo líder de vendas que gerencia um time no meio rural.
Mas como ser um bom líder de vendas? Ou melhor, como gerir uma equipe para que os resultados de vendas sejam positivos para todos.
É o que vamos acompanhar no texto de hoje. Acompanhe e saiba como gerenciar seu time de vendas com excelência!
Líder de vendas no agronegócio: orienta e motiva a equipe de vendas
Ótimos resultados nas vendas dependem de uma ótima gestão! E essa é a grande função do líder de vendas de qualquer empresa, especialmente para aquelas que vendem para o agronegócio, cuja competitividade e desafios são imensos.
Gerenciar um time de vendas pode até parecer simples, mas a liderança vai muito além do que ter apenas carisma, ou simplesmente atribuir metas e supervisionar o desempenho de qualquer vendedor.
Ser líder de vendas é tomar decisões baseadas em dados, é ter visão e olhar lá na frente. Mas acima de tudo, um líder de vendas tem mentalidade vencedora, que inspira, mostra o caminho, dá as ideias.
Ou seja, a verdadeira missão do verdadeiro líder é ser a bússola de cada um dos vendedores do seu time de vendas. Ele indica o caminho aos vendedores e caminha lado a lado com cada um deles, rumo ao sucesso.
Características de todo bom líder de vendas para o agronegócio
Bons líderes resultam em boa comunicação e elevação das vendas. Créditos: EPI-USE Brasil
Como você viu até aqui, o sucesso de toda equipe de vendas para o agronegócio está pautado, principalmente, em uma boa liderança.
Assim, todo bom líder deve saber motivar e inspirar seu time. Mas, ele deve também acompanhar indicadores e sugerir soluções individuais para que cada vendedor seja melhor a cada dia.
Assim, são habilidades de todo gestor de vendas:
1 – Sabe lidar com pessoas
No ambiente do agronegócio, um líder na área de vendas precisa ser uma pessoa aberta, interessada e naturalmente disposta a conversar com vendedores, produtores e trabalhadores rurais.
Ele precisa mostrar ao time que os bons resultados sempre dependem de uma série de pessoas, com todos contribuindo para o seu sucesso.
2 – Desenvolve e capacita a sua equipe
Bons resultados nas vendas dependem de como o líder desenvolve, capacita e incentiva seu time com técnicas e conhecimentos de vendas. O interessante é que a experiência do próprio líder pode ajudar.
Todo líder de vendas já foi um vendedor. Consequentemente, já tomou conhecimento de estudos teóricos e passou por diversas situações que o tornaram mais experiente. O ideal é que ele transmita aos membros do time todo esse conhecimento adquirido.
O compartilhamento dessas informações será importante tanto para os resultados da equipe quanto para a satisfação dos clientes. Consequentemente, as vendas aumentam e o negócio cresce.
3 – Motiva os vendedores a superarem os desafios do dia a dia
Todo vendedor está sujeito a muitas situações desagradáveis e desafiadoras. Dependendo da intensidade, elas podem naturalmente desmotivar a equipe e comprometer as vendas.
Mas, todo bom líder de vendas transforma esses desafios em novos aprendizados e os erros em oportunidade para melhorar.
Todo líder é naturalmente um chefe, mas um chefe dificilmente será um bom líder. Um líder nunca pode ser um chefe autoritário (que repreende e impõe medo aos seus funcionários), mas alguém que caminha lado a lado e motiva cada vendedor a superar seus desafios.
4 – Apoiar a mudança de comportamento, através do exemplo, feedback e direcionamento
Um líder na área de vendas sempre deve servir de exemplo e motivação para toda uma equipe, além de incentivar a cooperação em detrimento da competição.
Sempre que necessário, o líder sabe direcionar seu time e colocar a necessidade de mudança de comportamento, deixando claro que isso é importante para melhores resultados.
Bons líderes agregam ao invés de segregar, aumentando ainda mais o sucesso de todos e da empresa.
5 – Sabe analisar dados e informações e agir da forma e no momento certo
Um grande diferencial de todo líder de vendas em uma empresa do agronegócio é saber fazer diagnósticos e oferecer soluções individualizadas para cada vendedor.
Baseado em análises estatísticas e em metas preestabelecidas, o líder desenvolve e acompanha planos de ação para aumento da produtividade, oferecendo referências exatas para cada vendedor sobre que estratégias ele deve adotar para alcançar seus objetivos.
Neste caso, investir em um CRM dedicado ao agronegócio é fundamental. Com ele todo líder de vendas terá a capacidade de gerenciar sua equipe com base em dados, indicadores de desempenho e KPIs exclusivos.
Você é um líder de vendas, mas ainda é iniciante neste cargo? Então assista o vídeo abaixo e confira algumas dicas para líderes iniciantes.
Todo líder de vendas costuma enfrentar variados desafios
Dentro de uma empresa, muitos líderes, sejam novatos ou de longa data, costumam ter que lidar com desafios que colocam sua capacidade de liderança à prova.
Os principais desafios para liderar uma equipe de vendas se baseiam em:
- Motivar e deixar a equipe focada, mesmo em épocas de crise;
- Reduzir a rotatividade de vendedores e extrair o melhor de cada profissional, mesmo diante de suas limitações e habilidades;
- Time resistente a mudanças, podendo comprometer a própria capacitação do vendedor;
- Desenvolver e manter talentos sempre motivados;
- Motivar os vendedores a continuarem a entregar bons resultados e conseguir implantar novas práticas;
- Alinhar a motivação do vendedor com a necessidade da empresa (pressão maior por resultados);
- Resistência a uma cultura de inovação.
Estes desafios podem ser superados com a adoção de todas as habilidades anteriormente ressaltadas e com o uso da tecnologia, essencialmente na geração de dados e informações para tomadas de decisões mais assertivas e eficientes.
Neste contexto, vale repetir a importância da adoção do CRM. Cabe a essa completa ferramenta gerar indicadores que alimentem o líder e o time de vendas no sentido de melhor entender o cliente e facilitar ações focais de acordo com a necessidade.
CRM para o agro: a melhor forma para gerir o time de vendas
Quando dedicado às negociações e vendas para o meio do agronegócio, todo CRM age como uma ferramenta que auxilia a área comercial a ter uma visão do desempenho administrativo e operacional sob vários aspectos.
Para o sucesso das vendas e a adoção das melhorias, é fundamental saber o que mais vendeu e também o produto que deixou de vender. É fundamental também saber as oportunidades e desafios que se colocam à prova.
Um bom CRM garante isso e muito mais! Quando ele é exclusivo e dedicado ao agronegócio, é ainda melhor!
CRM Agrointeli – Informações completas e geração de relatórios para o ambiente agro. Créditos: Agrointeli.
Por meio do CRM exclusivo ao agronegócio, caso do CRM Agrointeli, fica mais fácil planejar as estratégias para novas vendas, além de saberem onde se está errando para então criar uma solução.
Essa ferramenta pode ajudar a equipe de vendas a vender mais, dentro do tão falado funil de vendas, ajudando na definição de um método mais claro para que o vendedor aborde o cliente da forma certa e consiga fechar uma venda.
Ou seja, todo líder de vendas e a equipe que ele lidera terão acesso a muitas ferramentas para vender mais dentro do competitivo mercado do agronegócio. Sobre essas ferramentas, vale ressaltar que:
- Melhora o relacionamento com clientes;
- Clientes podem ser separados em perfis: Prospect, Ativo ou Inativo;
- Controla todas as propostas de negociação emitidas;
- Gera curva ABC de clientes, produtos e oportunidades em aberto;
- Realiza o registro dos contatos anteriores
- Permite o acompanhamento de resultados e ajuda a identificar pontos que merecem maior atenção;
- Muito mais prático para armazenamento de informações, que podem ser utilizadas em diferentes estratégias de gestão, marketing e também de vendas.
Por fim, por meio das informações inseridas, tanto o líder quanto os vendedores terão acesso a vários relatórios que ajudarão a definir ações de vendas bem mais pontuais.
Dessa forma, seja um líder motivador, agregador e carismático. Mas seja também um líder de vendas capacitado para analisar indicadores e tomar decisões mais assertivas para que todo o time de vendas atinja o sucesso no final do mês!
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