• [email protected]
agrointeli
Instagram Facebook Linkedin Youtube
  • Tecnologia
    • Agricultura digital
    • CRM de Vendas
    • Monitoramento Integrado de Pragas
    • Software Agrícola
  • Gestão Agrícola
    • Algodão
    • Clima
    • Colheita
    • Milho
    • Nutrição
    • Plantio
    • Produtividade
    • Pulverização
    • Solo
  • Vendas no Agro
    • CRM de Vendas
    • Equipe de vendas
    • Gestão comercial
    • Marketing no Agronegócio
  • Pós-vendas
  • Consultoria Agrícola
    • Consultoria
    • Gestão Agrícola
    • Software Agrícola
    • CRM de Vendas
  • Materiais completos
    • Curiosidades
    • Dicas
    • Mercado
    • Planilhas
Menu
  • Tecnologia
    • Agricultura digital
    • CRM de Vendas
    • Monitoramento Integrado de Pragas
    • Software Agrícola
  • Gestão Agrícola
    • Algodão
    • Clima
    • Colheita
    • Milho
    • Nutrição
    • Plantio
    • Produtividade
    • Pulverização
    • Solo
  • Vendas no Agro
    • CRM de Vendas
    • Equipe de vendas
    • Gestão comercial
    • Marketing no Agronegócio
  • Pós-vendas
  • Consultoria Agrícola
    • Consultoria
    • Gestão Agrícola
    • Software Agrícola
    • CRM de Vendas
  • Materiais completos
    • Curiosidades
    • Dicas
    • Mercado
    • Planilhas
Fale com um especialista

Feedback para a equipe de vendas: Descubra como aplicar em 5 dicas

Atingir metas, agradar compradores e entregar a melhor solução a todo momento… São tantas questões para se preocupar, que muitas vezes os gestores das empresas do agro se esquecem de dar um feedback para seus colaboradores.

feedback

Feedback para vendedores: Medidas que garantem melhorias constantes. Créditos: Inteliagro

Mas, se você busca melhores resultados, além de ter um bom produto e adotar as melhores ferramentas de gestão, você deve também priorizar um dos ativos mais importantes da sua empresa: os cuidados com sua equipe de vendas.

No campo ou em qualquer empresa, o feedback precisa ser bastante efetivo. Para isso, cabe ao gestor utilizar as palavras certas e no momento certo.

Para ajudar você a dar um eficiente feedback para a sua equipe de vendas, elaboramos este artigo. Nele, você entenderá a importância de um bom feedback, assim como as dicas para que você reconheça o desempenho da sua equipe de vendas da forma certa.

 

Feedback: a arte de dar o retorno para ações de vendedores

Em inglês, feedback pode ser traduzido pela palavra “retroalimentação”. Dentro do âmbito profissional, ele assume uma característica informal que tem a função de ser um importante norteador para guiar os colaboradores em relação ao caminho que devem seguir para atender ao que a empresa espera deles.

Na área de vendas, o feedback significa “dar um retorno” aos vendedores para orientá-los sobre sua performance e como podem melhorá-la. Neste feedback são retomados não somente os pontos negativos que devem ser melhorados, mas, também, os pontos positivos que o vendedor adota e precisam ser contínuos.

Este procedimento costuma acontecer em conversas reservadas entre o gestor e um colaborador, mas também pode ser feito de maneira coletiva, quando o líder avalia a performance da equipe como um todo.

Com isso, os colaboradores passam a ter conhecimento sobre suas atitudes, sabendo o que está funcionando e o que não está.

crm agrointeli

Feedback para vendedores do Agro: ferramenta estratégica para melhoria contínua

feedback

No agro, o feedback tem a mesma importância que eu qualquer negócio. Créditos: Paola Salgado

 

Para a grande maioria das pessoas é difícil imaginar o feedback fora do ambiente corporativo de escritórios, por exemplo. Mas a verdade é que essa é uma das melhores ferramentas para acompanhar e desenvolver, de forma eficaz, a equipe de vendedores de qualquer negócio, como é o caso do agro.

Incluir o feedback no dia a dia das empresas do agro é fundamental, principalmente para identificar e comunicar erros e falhas, e fazer com que a equipe de vendas se torne mais assertiva.

Mas, diferentemente do que muitas pessoas pensam, o feedback não pode ser encarado como uma “bronca” e nem uma sequência de muitos elogios.

Na verdade, o feedback é uma ferramenta estratégica que deve ser adotada por gestores para alinhar e realinhar as atitudes e ações de uma empresa em relação:

  • Aos seus comportamentos;
  • Aos seus resultados (como o atingimento de metas);
  • Ao impacto que traz para a empresa;
  • À otimização dos resultados obtidos até o exato momento. 

Importante ressaltar que uma característica que não pode faltar em nenhum feedback da equipe de vendedores do agro é a ideia de que ele deve ser sempre construtivo e oferecido no momento certo. 

Assim, implantar a cultura de feedback dentro da equipe de vendedores garante uma série de benefícios: 

  • Melhora o relacionamento entre todo o time;
  • Melhora o clima organizacional;
  • Ajuda na retenção de talentos; 
  • Garante a satisfação dos colaboradores com a empresa.

Em resumo, o feedback é um termômetro essencial para medir o que está bom e o que precisa melhorar na visão do gestor. Consequentemente ajuda a melhorar diversas questões referentes à gestão de pessoas e clima organizacional nas empresas. 

Também é interessante salientar que há diversas ferramentas tecnológicas que ajudam o gestor a obter informações para dar feedbacks mais assertivos. Um exemplo é o CRM Agrointeli, que é uma verdadeira máquina de vendas idealizada para o agronegócio, que tem a capacidade de gerar relatórios e insights sobre o time de vendas.

Outra recomendação é adotar o kit de vendas para o agronegócio desenvolvido pela Agrointeli, que oferece uma série de soluções para estruturar, mapear e documentar todo o processo de vendas para o agro.

5 dicas para dar feedbacks mais assertivos

Um feedback bem feito permite que a relação entre gestor e vendedores melhore significativamente.

Mas você sabe como levar essa prática da forma correta para a sua empresa? Há algumas estratégias que funcionam muito bem, tanto para quem dá o feedback, quanto para quem o recebe. Veja algumas dicas importantes abaixo:

1 – Seja sincero

Ao dar um feedback é essencial que o gestor seja 100% sincero. Não confunda sinceridade com ofensividade, mas sempre diga a verdade. Se não gostou de algo que um vendedor fez, é importante falar isso a ele e explicar seus motivos. 

Exponha os fatos de forma tranquila e calma, mantenha um tom de conversa saudável e evite adjetivos negativos. 

crm agrointeli

2 – Tenha empatia

Ao dar um feedback, adote uma postura mais empática à outra pessoa. Ou seja, procure se colocar no lugar do seu vendedor. Procure pensar em como ele tomou determinada atitude e explica porque ela não é interessante. 

Caso a atitude seja muito positiva, peça para ele explicar como ele conseguiu atingir aquele resultado. Pode ser interessante replicar isso aos outros vendedores.

Quando você dá o feedback, a empatia ajuda a mostrar para o outro que você entendeu o comportamento ou atitude dele, mas que não concorda com isso ou aquilo, ou que ele teve um desempenho muito bom e que percebe seu esforço.

3 – Não foque apenas em pontos negativos

feedback

Corrigir pontos negativos é importante. Mas não foque apenas nisso. Créditos: SER

 

Um erro muito comum nas empresas é sempre achar que todo feedback é para dar notícia ruim. Consequentemente, os colaboradores já esperam pelo pior toda vez que um líder chama para uma conversa. 

Por isso, gestores e vendedores devem entender que a cultura do feedback pode se basear em críticas, mas também em elogios.

Os retornos negativos são sim necessários, mas eles devem vir acompanhados de sugestões, com o gestor mostrando que ele está do lado do vendedor. 

Afinal, a intenção do feedback é ajudar o vendedor ou a equipe a corrigir seus erros e aprimorar seus acertos, sem a necessidade de “apontar o dedo” e expor suas fraquezas.

4 – Fale de forma clara e objetiva e apresente soluções

Mais importante do que oferecer um feedback é ter a certeza de que a mensagem foi compreendida corretamente. Para isso é importante ter clareza e objetividade ao falar com o vendedor. 

A recomendação é utilizar palavras mais próximas da linguagem que ele é capaz de entender. Ao final da fala pergunte ao colaborador se ele entendeu a mensagem e o que foi falado.

É interessante também evitar dar muitas voltas, isso aumenta a expectativa e a tensão em ambas as partes e pode prejudicar a clareza das informações. 

Novamente vale ressaltar: sempre que for citar os pontos negativos, proponha soluções ou cite alternativas, explicando por que elas teriam gerado resultados melhores.

5 – Crie uma rotina de feedbacks

Uma dúvida comum entre gestores é definir quais serão os momentos de dar seus feedbacks. A recomendação é que eles sejam constantes, ou seja, podem acontecer todos os dias e, em um período determinado. 

Também deverão acontecer reuniões entre gestores e cada um dos vendedores, para entender mais sobre as entregas e melhorias que precisam ser feitas. Quanto mais alinhado estiver o vendedor com o negócio, melhor. Então, esperar por longos períodos para ter essa conversa pode não ser uma boa opção.

Para saber mais sobre o tema confira o vídeo abaixo e veja o que você pode e o que não pode fazer ao dar feedbacks.

Agora é sua vez!

Como você viu, oferecer um feedback é um trabalho árduo, mas sempre necessário para melhorias contínuas da equipe de vendas, com o gestor mostrando que ele confia no desenvolvimento de seus vendedores. Assim, se você usar a razão, e se atentar às nossas dicas e recomendações, pode ter certeza que essa ferramenta será bastante produtiva para você e para toda a equipe de vendedores da sua empresa.

Isso se torna ainda mais importante no contexto do agronegócio, onde encontramos diversas pessoas com funções distintas, formações, idades e realidades diferentes. Ou seja, ter esse reforço na comunicação com os vendedores e um bom alinhamento do feedback são medidas fundamentais que beneficiará a todos, do cliente ao presidente da empresa.

Você quer saber mais sobre as vendas para o agro? Então continue acompanhando o blog da Agrointeli e tenha dicas para ter uma equipe de vendas vencedora.

crm agrointeli

Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Leia mais sobre:

Tipos de implementos agrícolas: O guia completo (+ 9 essenciais)

Guia completo sobre adubação: tipos e métodos de aplicação

Pulgão: O que é e Como Acabar com Essa Praga na Lavoura

Hectare ou Alqueire: Qual Medida de Terra Usar? (+2 fórmulas)

COMPARTILHE SUA OPINIÃO

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Login
Notify of
guest
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
www.binance.com註冊
www.binance.com註冊
2 anos atrás

Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good. https://www.binance.com/zh-TC/register?ref=B4EPR6J0

0
Responder
Marketing Agrointeli
Admin
Marketing Agrointeli
2 anos atrás
Reply to  www.binance.com註冊

Thanks for your comment!

0
Responder
Zarejestruj sie na Binance
Zarejestruj sie na Binance
2 anos atrás

Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you. https://accounts.binance.com/pl/register?ref=V2H9AFPY

0
Responder
Marketing Agrointeli
Admin
Marketing Agrointeli
2 anos atrás
Reply to  Zarejestruj sie na Binance

Ok! What are your questions?

0
Responder
gateio
gateio
1 ano atrás

I may need your help. I tried many ways but couldn’t solve it, but after reading your article, I think you have a way to help me. I’m looking forward for your reply. Thanks.

0
Responder
Marketing Agrointeli
Admin
Marketing Agrointeli
1 ano atrás
Reply to  gateio

Ok. How may i help you?

0
Responder
Facebook Twitter Whatsapp Linkedin
agrointeli
Instagram Facebook Linkedin Youtube
Fale com um especialista

MENU

  • Tecnologia
    • Agricultura digital
    • CRM de Vendas
    • Monitoramento Integrado de Pragas
    • Software Agrícola
  • Gestão Agrícola
    • Algodão
    • Clima
    • Colheita
    • Milho
    • Nutrição
    • Plantio
    • Produtividade
    • Pulverização
    • Solo
  • Vendas no Agro
    • CRM de Vendas
    • Equipe de vendas
    • Gestão comercial
    • Marketing no Agronegócio
  • Pós-vendas
  • Consultoria Agrícola
    • Consultoria
    • Gestão Agrícola
    • Software Agrícola
    • CRM de Vendas
  • Materiais completos
    • Curiosidades
    • Dicas
    • Mercado
    • Planilhas
Menu
  • Tecnologia
    • Agricultura digital
    • CRM de Vendas
    • Monitoramento Integrado de Pragas
    • Software Agrícola
  • Gestão Agrícola
    • Algodão
    • Clima
    • Colheita
    • Milho
    • Nutrição
    • Plantio
    • Produtividade
    • Pulverização
    • Solo
  • Vendas no Agro
    • CRM de Vendas
    • Equipe de vendas
    • Gestão comercial
    • Marketing no Agronegócio
  • Pós-vendas
  • Consultoria Agrícola
    • Consultoria
    • Gestão Agrícola
    • Software Agrícola
    • CRM de Vendas
  • Materiais completos
    • Curiosidades
    • Dicas
    • Mercado
    • Planilhas

CATEGORIAS

Solo

Plantio

Pragas

Pulverização

Produtividade

E-BOOKS

Item menu

Item menu

Item menu

Item menu

Item menu

TAGS

Solo

Pulverização

Calculo de Adubação

Agricultura de Precisão

Planejamento de Safra

ESCRITÓRIOS

  • CAMPO GRANDE/MS
    R. Barão do Rio Branco, 2290, Centro
  • BELO HORIZONTE/MG
    Av. dos Andradas, 3000, Boulevard Shopping

ESCRITÓRIOS

  • SANTIAGO, CHILE
    Monjitas, 565, Región Metropolitana

INVESTIDOS POR

Copyright 2021 © Agro Inteli

wpDiscuz