5 modelos de drones para pulverização

Drone para pulverização: veja os principais modelos disponíveis no mercado e escolha o melhor.

Os drones para pulverização são equipamentos que vem ganhando o mercado, principalmente em áreas agrícolas de difícil acesso.

Apesar dessa modalidade ainda não ser completamente legislado.

Conhecer sobre eles e quais fatores deve-se levar em consideração no momento da compra é fundamental.

Pensando nisso, separei para você as principais e mais relevantes informações sobre os modelos de drones disponíveis para pulverização e o que você deve levar em consideração para escolher o melhor modelo para sua fazenda. Confira!

Drones para pulverização: modelos disponíveis 

Apesar do Brasil ainda não ter uma legislação que regulamente essa prática, a experiência de outros país com a utilização de drones para pulverização é bastante satisfatória.

Pensando nisso, separamos algumas opções de drones que podem ser utilizados para pulverização e já estão disponíveis no mercado, confira:

Agras MG-1

Esse é um dos primeiros modelos de drone que podem ser utilizados na pulverização que chegou no mercado.

Foi desenvolvido por uma empresa Chinesa e é um equipamento projetado com materiais diferenciados, visando a pulverização agrícola.

Seu tanque tem capacidade de aproximadamente 10 litros de produto.

O equipamento possui a capacidade de pulverizar em média 4 hectares por hora, contudo é importante levar em conta a topografia da área e a altitude para o equipamento subir e descer.

Na prática, o sistema de operação deste equipamento é de cerca de 60 vezes mais rápida que de um pulverizador convencional.

Contudo, vale a pena lembrar que esse sistema não irá substituir totalmente a utilização dos pulverizadores tradicionais, principalmente pelo custo e deve ser utilizado em um futuro muito próximo como uma ferramenta auxiliar de manejo.

Esse drone, é do tipo octacóptero, podendo ser utilizado para serviços mais pesados. Esse fato é possível pois esse equipamento possui um motor mais potente que outros modelos.

Quando ao sistema de pulverização desse equipamento, ele possui quatro bicos para a pulverização, localizados abaixo do motor.

O MG-1  possui um sistema de inteligência artificial que ajusta o “spray” conforme a velocidade do voo, garantindo assim que a aplicação seja o mais regular possível.

Seu preço de mercado ainda é bastante elevado, o equipamento mais completo custa cerca de 15 mil dólares, em média 84 mil reais. Podendo sofrer variações. 

Daxi 10A e Daxi 50A

Foram desenvolvidos em uma parceria entre a XMobots e a Geo Agri Tecnologia Agrícola e  apresentados ao público no evento Drone Show em 2016.

Esses equipamentos possuem duas versões:

  • O Daxi 10A : Com tanque de capacidade de aproximadamente 10 litros de produto por voo e peso de 25 Kg.
  • Daxi 50A: Com tanque de capacidade de aproximadamente 50 litros de produto por voo e peso de 120 Kg. 

O foco desses aeronaves é: A pulverização de lavouras em manchas previamente definidas,  aplicação em áreas de risco e de difícil acesso, onde o acesso de pulverizadores tradicionais não é possível. 

E por os modelos lembrarem um helicópteros, suas pás geram um fluxo de ar que direciona os defensivos para baixo, reduzindo a dispersão do produto e melhorando assim a eficiência da deposição de defensivos.

Drones-pulverizacao

Fonte: MundoGeo

A operação dos dois modelos é 100% automática e conta com toda tecnologia dos drones  XMobots.

Drone Pelicano

Outro modelo de drone para pulverização que vem ganhando destaque no mercado é o drone pelicano.

Esse modelo conta com capacidade de 8 a 10 litros de defensivos agrícolas, com uma velocidade média de 20 a 40 km/h.

O modelo possui 6 bicos, com uma largura de 4 a 5 metros e uma vazão de 1l/min.

Com esse equipamento é possível uma pulverização de até 1 hora, em um dia de trabalho pode pulverizar até 10 ha.

Além disso, o design do equipamento possibilita a pulverização em áreas de difícil acesso.

Drones-pulverizacaoFonte: Sindag e Especialistas

De acordo com pesquisas da Embrapa Instrumentação,  as condições de voo do aparelho e a possibilidade de aplicar uma calda mais concentrada levam a redução de custos com produtos.

ElevaSpray 150

Esse modelo chegou ao mercado a pouco tempo, sendo desenvolvido por  três engenheiros aeronáuticos brasileiros.

É oriundo de um projeto de startup.

O protótipo desse “super drone”, foi apresentado pela primeira vez ao mercado na 25ª Agrishow, em Ribeirão Preto (SP).

O modelo tem 5,5 metros e capacidade de voo de 2 horas. O principal diferencial é o tanque de pulverização com capacidade de 75 litros.

É mantido por combustíveis diferente dos outros drones e durante sua operação pode cobrir 20 hectares por hora.

De acordo com os idealizadores do projeto, o super drone garante maior eficiência, economia na aplicação e pode ser utilizado para aplicação noturna.

Esse modelo, possui inúmeras tecnologias de segurança, entre elas os sensores de ultrassom para detecção de objetos no campo. Sendo capaz de “desligar” em situações extremas, apenas é necessário que o operador aperte o comando necessário.

Drones-pulverizacao

Fonte: JF Pimenta

JT Sprayer 15-608

Esse modelo foi desenvolvido por uma empresa Chinesa, tem seis bicos e sua largura atinge 5 metros de largura.

Além disso, esse modelo tem capacidade de 15 litros de produto.

Apesar de tudo, esse modelo possui autonomia baixa em média 15 minutos, dificultando o trabalho em grandes áreas.

Possui eficiência de pulverização de 6 ha/hora.

As vazões nesse modelo, podem variar entre 0,2 a 0,4l/min.

Seu valor custa em média 94 mil reais.

Os drones para pulverização estão constantemente sendo estudados e aprimorados para uma melhor eficiência nas lavouras. Por isso, fique sempre atento as novidades do mercado.

Conclusão

O uso de drone para pulverização vem ganhando o mercado e conquistando inúmeros produtores.

Atualmente poucos modelos de drones estão disponíveis para pulverização. Contudo, em um futuro muito próximo novos modelos devem ser lançados com maior tempo de trabalho e maior capacidade de armazenamento.

Neste artigo, você pode conferir os principais modelos de drones para pulverização disponíveis no mercado e suas especificações.

Espero que com estas informações você defina qual modelo vale mais a pena para sua realidade.

Você já utilizou um drone para pulverização agrícola? Conhece algum outro modelo? Adoraria ver seu comentário abaixo!

agrointeli

Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

COMPARTILHE SUA OPINIÃO

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
celso mozer
celso mozer
2 anos atrás

Meu caro, estamos procurando drones para pulverização em fazenda de pecuária para uma área de 5000 hectares com aclives pequenos.

gateio
1 ano atrás

I have read your article carefully and I agree with you very much. So, do you allow me to do this? I want to share your article link to my website: gateio

Marketing Agrointeli
Admin
1 ano atrás
Reply to  gateio

Sure!

gateio
1 ano atrás

I have read your article carefully and I agree with you very much. This has provided a great help for my thesis writing, and I will seriously improve it. However, I don’t know much about a certain place. Can you help me?

Marketing Agrointeli
Admin
1 ano atrás
Reply to  gateio

Sure! How may i help you?