O Brasil ocupa hoje a quinta colocação entre os maiores produtores de algodão do mundo, com colheita estimada em 2,7 milhões de toneladas de pluma/safra. Todo esse volume mostra o protagonismo da plantação de algodão no agronegócio brasileiro.
A expectativa da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) para a safra 2021/22 indica que a área de produção deve alcançar 1,55 milhão de hectares, um avanço de 13,5% ante a temporada anterior.
Para o futuro há a possibilidade que o setor algodoeiro brasileiro eleve ainda mais sua plantação de algodão e faça o país alcançar posições mais altas dentro do cenário mundial.
BAIXE AGORA PLANILHA DE ESTIMATIVA DE PRODUTIVIDADE DO ALGODÃO
Créditos da imagem: Movix
Mas como isso será possível? A resposta é simples:
Sessenta por cento de toda a plantação de algodão no Brasil é de segunda safra, ou seja, colhemos a soja e plantamos o algodão. Nenhum outro lugar do mundo tem essa capacidade.
Agora imagine: O Brasil planta cerca de 38 milhões de hectares de soja por safra e pouco menos de 1,6 milhão de hectares de algodão. Então se plantarmos mais 1,6 milhão, vamos nos tornar o maior produtor mundial.
Mas, para manter os altos níveis de produtividade e conquistar mercado, a plantação de algodão requer atenção especial em todos seus detalhes, principalmente quanto ao preparo do solo.
Com base nisso, elencamos 8 dicas e recomendações que vão ajudar você a otimizar a plantação do algodão em suas lavouras.
1 Priorize os cuidados com as características da área e rotação de culturas
Um dos fatores que mais contribuem com o sucesso em uma lavoura de algodão faz referência à área de plantio. Neste contexto devemos priorizar o plantio em áreas planas, que facilitam tanto a drenagem quanto a mecanização.
Além do mais, promover a rotação de culturas é também uma ótima opção. O sistema produtivo mais comum realizado pelos cotonicultores é composto por uma safra de algodão, seguida pela safra de soja.
Essa técnica ajuda na melhor estruturação do solo e, consequentemente, melhor drenagem. A rotação de culturas também irá auxiliar a reduzir os custos demandados para o controle de pragas e doenças da cultura.
Importante ressaltar que em lavouras que ainda são conduzidas com base na rotação, aconselha-se que ela seja introduzida aos poucos, inicialmente em uma parte da área destinada ao plantio.
2 Realize o plantio no limpo
Uma característica da plantação de algodão é que suas plântulas são muito sensíveis à competição. Por isso, elas devem ser estabelecidas em terreno limpo, ou seja, sem a presença de espécies daninhas.
Por essa razão, deve-se ter bastante cuidado especialmente durante os primeiros 80 dias após a semeadura, evitando a presença de plantas daninhas capazes de afetar o crescimento e a produção de algodão.
De qualquer forma, para garantir a qualidade do produto final, é recomendável manter a área do plantio limpa durante todo o ciclo.
Para isso, é preciso conhecer os momentos mais adequados para a aplicação de herbicidas, que são: pré-plantio, pré-emergência da cultura, pós-emergência da cultura e fase de dessecação de plantas.
3 Preparo e correção do solo para plantação de algodão
Para a cultura do algodão geralmente os solos médios e argilosos oferecem maior produção, devido à maior retenção de umidade. Mas, independentemente disso, as boas práticas — como análises de solo — são de grande valia para que a produção de algodão atinja altos patamares.
Assim, a implantação da cultura depende de solos com características físicas, químicas e biológicas que sejam favoráveis ao algodoeiro. Caso exista alguma limitação física ou química, por exemplo, a correção deverá ser realizada antes do plantio.
Além do mais, nunca semeie o algodão em solos compactados e mal drenados, já que a cultura do algodão é altamente suscetível a essas características. O algodoeiro é também muito sensível à acidez do solo, por isso proceda com o manejo conforme a necessidade de seu solo.
Caso seja necessário e houver a possibilidade, a correção do solo deve ser iniciada 3 meses antes da data planejada para o plantio.
4 Cuidados com a adubação na plantação de algodão
Assim como ocorre com a grande maioria das lavouras que já discutimos no blog da Agrointeli, a adubação é extremamente importante para uma boa plantação do algodão.
Mas é preciso entender que a adubação do algodoeiro pode ocorrer em diferentes momentos sempre com o objetivo de suprir as necessidades da cultura. Na etapa de semeadura, por exemplo, a adubação deve ocorrer no sulco.
No entanto, as recomendações de macro e micronutrientes devem sempre acontecer em função da análise de solo. Já a recomendação para nitrogênio deve se basear na produtividade esperada e no histórico da área.
Caso exista a necessidade, a adubação de cobertura pode ser realizada de forma única ou parcelada entre 30 e 35 dias após a emergência e entre 20 e 30 dias após a primeira adubação.
Alguns produtores ainda optam por realizar aplicações aos 80 dias após a emergência, mas é preciso atenção neste caso, pois esta aplicação pode ocasionar danos à cultura.
5 Faça a correta escolha da semente
A variabilidade genética, ou seja, a escolha da semente representa um fator que exerce influência direta no estabelecimento da cultura. Para isso, a dica é optar por variedades que apresentem alto potencial produtivo, além de boa resistência a pragas, doenças e nematóides.
A escolha deve ser feita por aquelas sementes que ofereçam boa adaptabilidade na região do plantio, sempre priorizando uma diversificação de variedades.
Recomenda-se também proceder com um teste de emergência em um canteiro da propriedade antes de iniciar a semeadura, com isso é possível determinar as melhores escolhas para o momento da plantação de algodão.
6 Priorize espaçamentos adequados para a cultura do algodão
Créditos da imagem: Sansuy
Assim como em qualquer cultura, quanto maior o número de plantas de algodão em uma mesma área, maior será a competição por água, luz e nutrientes.
Dessa forma, deve-se dar prioridade na determinação de um espaçamento adequado para a máxima produtividade da plantação de algodão, permitindo que ela expresse todas as suas características.
Diversos estudos realizados na área indicam esse espaçamento, conforme apresentado a seguir:
- Espaçamento entre fileiras de 0,76 m a 0,90 m;
- Se o produtor optar pelo cultivo adensado, o espaçamento deve figurar entre 0,45-0,50 m;
- Densidade de 8 m² a 10 plantas por m².
Importante lembrar que as maiores densidades são mais indicadas para variedades de menor porte e para solos arenosos.
Para entender melhor sobre o espaçamento para a implantação da cultura do algodão e demais recomendações sobre as necessidades básicas de plantio, confira o vídeo que apresentamos a seguir:
7 Defina a época certa para plantação de algodão
Quando não há planejamento para plantação de algodão, as perdas em produtividade certamente serão grandes. Para isso, dois são os fatores que determinam a definição da melhor época para plantio do algodão: Zoneamento e o regime de chuvas regionais.
O plantio do algodão pode ser realizado em “época normal” ou “safrinha”, dependendo do tipo de sistema adotado na propriedade.
Quando opta pela semeadura em época normal, o produtor terá a ciência de que terá apenas uma safra por ano, mas que a produção de algodão irá expressar sua máxima produtividade.
Você quer melhorar a produtividade da plantação de algodão? Então clique aqui e baixe agora mesmo a planilha de produtividade para a cultura de algodão elaborada pela Agrointeli.
Já a semeadura em safrinha, que ocorre logo após a colheita da soja, tem início normalmente em fevereiro, ou assim que for possível.
8 Planejamento: Parte fundamental para maior produção de algodão
Para alcançar a máxima produção da sua plantação de algodão e ter alta rentabilidade diante dos elevados custos de produção atualmente apresentados é fundamental que o produtor tenha um excelente planejamento.
Créditos da imagem: Portal Syngenta
Ao planejar todas as atividades você, como responsável pela plantação de algodão, terá a capacidade de conhecer quais são seus principais custos e necessidades. Isso torna a sua tomada de decisão mais efetiva, do preparo do solo para plantio à comercialização.
Para esse planejamento, é de fundamental importância que você tenha todos os processos e informações devidamente registrados. O uso de um sistema de gestão torna-se interessante neste contexto.
O sistema de gestão da Agrointeli, por exemplo, é de grande valia no processo de plantação de algodão. Com ele, todos os dados de campo serão centralizados em uma única plataforma, produzindo inteligência, automatização e otimização de processos que ajudam a economizar dinheiro e tempo, além de aumentar a produção de algodão.
Com isso, todo e qualquer detalhe em seu processo produtivo será considerado e analisado, e certamente fará a diferença nos números finais quanto à produção e rentabilidade da sua lavoura de algodão.
Não perca tempo. Comece a gerenciar sua cultura de algodão agora mesmo. Clique aqui e tenha o controle da sua fazenda na palma da mão.
muito bom
Obrigada pelo comentário, Vera!
adorei
Obrigada pelo comentário, Vera!
eu amei
Obrigada pelo comentário, Vera!
meus parabéns
Obrigada pelo comentário, Vera!
amei o artigo
Obrigada pelo comentário, Vera!
eu amei o artigo
Obrigada pelo comentário, Vera!
eu amei o artigo, muito bom
The point of view of your article has taught me a lot, and I already know how to improve the paper on gate.oi, thank you. https://www.gate.io/ru/signup/XwNAU