Se você tem uma empresa rural destinada à venda de produtos e serviços para o agronegócio, sabe o quão importante é ter uma estratégia de vendas eficiente. Além de elevar os lucros e aumentar a organização, essa estratégia permite também que sua equipe alcance todas as suas metas.
As vendas fazem parte do agro em todas as suas etapas. Fornecedores vendem a produtores máquinas, implementos e insumos agrícolas. Produtores vendem sua produção para que as indústrias e os supermercados possam oferecê-los ao consumidor final.
Mas, em toda essa cadeia de valor, as vendas precisam gerar bons resultados e cada vendedor precisa atender às expectativas, ou seja, ele tem que bater metas sempre!
As metas fazem parte do dia a dia do campo. Créditos: Bnews
E, nada melhor do que ter um CRM dedicado ao agronegócio para obter informações sobre cada cliente, venda, vendedor e a partir deles definir estratégias para que metas sejam batidas mais facilmente.
Confira então algumas dicas para que cada vendedor da sua empresa bata suas metas mais facilmente e qual é a importância de ter um CRM agro para conseguir isso de forma mais eficaz.
Atingimento de metas de vendas: Podem ser maçantes, mas são fundamentais!
Atingir metas não é fácil. Mas é fundamental para o crescimento da empresa. Créditos: Instituto Agro
Cobrança diária, pressão intermitente, competição que passa dos limites e um misto de outros fatores que são capazes de abalar as estruturas psicoemocionais de uma equipe de vendas. Tudo isso é causado pelas famosas metas que todo vendedor está sujeito!
Mas, o ato de atingir metas é nada mais do que a existência da pressão contínua por produtividade, palavra chave de qualquer negócio, inclusive para as empresas que vendem insumos, maquinários e serviços para o campo.
E a melhor forma para mostrar se as metas foram batidas ou não é fazer a análise dos números! Mas, mais do que números crus, eles devem funcionar como indicadores que nos permitem entender, analisar e interagir com esse macro sistema.
Para entender melhor sobre a importância das metas dentro de uma equipe de vendas, vale conferir o vídeo abaixo:
Além do mais, para que as metas não sejam tão maçantes para o vendedor a ponto de “fazer ele refém de indicadores”, é fundamental que a empresa adote uma boa estratégia de vendas e ela pode estar acompanhada de bons sistemas de gestão de clientes, caso do CRM.
Com um bom CRM será mais fácil prospectar clientes, apresentar produtos, emitir propostas, negociar e fechar novas oportunidades diariamente.
Tudo se concentra em um funil de vendas bem elaborado
Para que metas sejam batidas mais facilmente, todo o processo de relacionamento de uma empresa que atua no mercado agro e seu cliente precisa se basear em um funil de vendas estrategicamente bem elaborado.
Basicamente, o funil de vendas é um modelo estratégico de gestão que mostra a jornada do cliente, desde o primeiro contato dele com sua empresa até o fechamento do negócio.
Ou seja, ele engloba desde o despertar do interesse por um produto ou serviço até a compra propriamente dita.
Este funil é formado por um conjunto de etapas e gatilhos que objetivam dar suporte à jornada de compra das personas de uma determinada organização.
Basicamente, o funil de vendas se baseia nas seguintes etapas:
- Prospecção de potenciais clientes
- Qualificação (o cliente está realmente interessado?)
- Apresentação (aqui é onde o time de vendas vai à campo)
- Amadurecimento
- Negociação
- Fechamento do negócio
O mais interessante é que o ato de traçar metas baseadas em métricas do funil de vendas configura-se como uma ótima prática. Basicamente, o funil de vendas permite obter a quantidade de negócios novos que serão necessários para o atingimento dos objetivos da empresa.
E, mais uma vez, ter um bom CRM é imprescindível para que cada vendedor atinja suas metas dentro de cada etapa do funil de vendas.
Cabe ao CRM ajudar em todas as etapas deste funil, avaliando problemas e propondo soluções estratégicas. Ele engloba todo o relacionamento entre empresa e cliente e com isso pode antecipar tendências dentro de um cenário.
O CRM também ajudará a identificar onde o gerente ou vendedor estão sendo mais assertivos e onde não estão, consequentemente, fará com que as metas estejam mais próximas de serem alcançadas.
Mas afinal, como atingir as metas de vendas da sua empresa?
Para que uma empresa que vende ao agronegócio prospere é fundamental que as metas previamente estabelecidas sejam batidas e, como já acompanhamos neste artigo, ter um funil de vendas estratégico e adotar um CRM dedicado às operações do agro é fundamental para isso.
Mas, para que as metas sejam alcançadas pela equipe de vendas, vale conferir as seguintes dicas:
1 – Adote metas que sejam alcançáveis
O primeiro passo para alcançar metas é saber quais são essas metas. Mas, acima de tudo, você precisa avaliar se elas são realmente passíveis de serem alcançadas. Quando intangíveis ou muito difíceis, essas metas apenas desmotivam a equipe.
Assim, se você é gerente do time de vendas, estabeleça critérios possíveis para que sua equipe cumpra e se você é vendedor, converse com seus colegas e pense em uma estratégia de como levar essa sugestão para as lideranças.
2 – Controle todas as metas
Controlar o desempenho da equipe de vendas é essencial para conseguir identificar erros e acertos destes profissionais.
Com um eficiente monitoramento será possível mensurar atividades de cada vendedor, o que ele está fazendo, se está longe de bater sua meta e traçar planos de ação específicos.
Para um controle mais eficiente, o ideal é contar com um bom sistema de CRM de vendas para o agronegócio, que forneça um funil de vendas intuitivo, além de diversas outras informações e métricas de desempenho da equipe.
3 – Tente programar metas diárias
Uma das grandes dificuldades relatadas entre vendedores relaciona-se ao atingimento de metas de vendas que ocorrem a longo prazo.
Muitas vezes, os vendedores apenas têm em mente os objetivos e cotas mensais ou semanais e acabam pecando na organização de suas tarefas diárias.
Por isso, a dica é estabelecer metas diárias, usando indicadores como quantidade de ligações, visitas à campo ou prospecção de clientes nesse período.
Quando o vendedor auto estipula metas com prazos mais próximos, há uma maior tendência de ele conseguir cumpri-las, deixando-o mais animado e próximo dos objetivos macro.
4 – Atualize o seu mapa de etapas de vendas constantemente e descarte os “desperdiçadores” de tempo
Um colaborador que precisa atingir suas metas de vendas deve ter a capacidade de qualificar seus leads dentro do seu “mapa de vendas” de maneira correta e mais realista. Ele deve fazer uma análise cuidadosa e excluir aqueles clientes onde as perspectivas de negócios são baixas e só estão fazendo você perder tempo!
Reflita sobre cada nome, identifique as reais oportunidades e as diferencie dos verdadeiros “desperdiçadores” de tempo. Assim, os vendedores devem iniciar as manhãs revisando suas tarefas e desenhando a meta de vendas do dia (e de ligações, e-mail, propostas etc).
Aqui, mais uma vez vale a pena lançar mão do CRM. Ele irá auxiliar cada vendedor da sua empresa a ter um bom mapa de vendas e definir aqueles clientes que são potenciais compradores do seu produto ou solução.
CRM Agrointeli. Uma verdadeira máquina de vendas para o agronegócio
5 – Adote métricas de desempenho
Para atingir as metas, é fundamental saber como mensurar o desempenho individual de cada colaborador e da empresa como um todo. E, nada melhor do que ter um CRM dedicado para conseguir isso.
Com um bom CRM, é possível obter métricas e indicadores, tais como:
- Leads qualificados
- Taxa de conversão
- Tempo de ciclo de venda
- Visitas X taxa de conversão
- Ticket médio
- Canais de vendas
- Pós-venda qualitativo
- Metas por vendedor
- Metas por fornecedor, entre outras
Ao considerar essas métricas, você e sua empresa serão capazes de detectar pontos que precisam de sua atenção para que sejam aprimorados e que tenham ótimos resultados.
6 – Não deixe de reavaliar as metas atingidas
Não é porque uma meta foi alcançada, que deve ser esquecida por você ou sua empresa. É muito importante revisa-la frequentemente, pois é comum ocorrerem mudanças diárias no mercado.
Reavalie suas metas e veja quais dificuldades você teve, mesmo que a meta tenha sido cumprida, e realize modificações quando julgar necessário.
7 – Recupere clientes que você já se relacionou
Sabe aquele cliente que já comprou de você e hoje não compra mais? Ele pode voltar a ser importante para que você bata suas metas.
Por isso, desenvolva um programa de recuperação desses clientes e utilize o CRM para entender porque esse relacionamento parou e quais são as possibilidades para retomar o contato.
Saiba escutar possíveis reclamações e fornecer ideias para solucioná-las destas pessoas e tente “reconquistá-lo”.
Dessa forma, se você quer atingir suas metas, use seu sistema de CRM de vendas, se prepare de forma recorrente e faça a lição de casa para melhores vendas!
Quer atingir suas metas? Então conheça o CRM Agrointeli e veja porque essa é uma verdadeira máquina de vendas idealizada para o agronegócio.
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