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CRM: Como tornar a sua equipe de campo uma máquina de vendas em 2022

Diante da crescente demanda mundial por alimentos e oferta de novas tecnologias, o número de empresas que atuam com vendas para o agronegócio é crescente. Consequentemente, a concorrência é aumentada de forma significativa. 

Assim, para se manter atuantes neste mercado e realizar vendas mais expressivas em pleno 2022, essas empresas se veem obrigadas a investir em boas estratégias que aumentem a produtividade de sua representação comercial de vendas.

Essas estratégias dependem do uso de boas ferramentas de gestão de vendas e relacionamento com o cliente e, nada melhor do que ter um CRM específico para o agro para ajudar a equipe a virar uma legítima máquina de vendas!

Dessa forma, convidamos você a acompanhar algumas dicas para melhorar as vendas e o relacionado de seu time com seu público-alvo, além da real importância do CRM para o agronegócio neste contexto.

Vendas no agronegócio: Da abordagem inicial ao pós-venda

Se você tem uma empresa que atua no Agronegócio, inevitavelmente em algum momento irá precisar ter uma equipe especializada em vendas.

vendas

Link da imagem: Giro do Boi

Em pleno 2022, temos cada vez mais profissionais que precisam vender máquinas, implementos e insumos agrícolas aos produtores rurais, temos consultores que precisam vender seus serviços, e indústrias e varejo que precisam fazer a venda final ao consumidor final.

Exatamente por isso, o processo de vendas para o agronegócio é uma arte, onde o melhor se destaca e tem bons resultados e o pior é “colocado para escanteio”. 

Assim, para ser o melhor é imprescindível seguir o funil de vendas, como esquematizado na imagem abaixo.

vendas

Este funil de vendas engloba:

 

1 – Abordagem inicial

Partindo do pressuposto que o cliente está buscando uma necessidade a ser atendida ou um problema a ser solucionado, como agir? 

Inicialmente, todo vendedor deve ser simpático e cumprimentar de forma receptiva seu cliente, seja ele de primeira compra ou um cliente “fidelizado”. É importante que ele seja, acima de tudo, amigo da pessoa, mesmo que ela não se torne um cliente.

 

2 – Pesquise e saiba o que o cliente quer

O que diferencia um time de vendas de sucesso e os vendedores comuns é justamente a adoção de técnicas que permitam tirar o máximo de informações dos clientes e oferecer a solução certa.

Aqui, ter conhecimento sobre os produtos ou serviços que você oferece não é um diferencial, e sim uma obrigação, principalmente no mercado de vendas agro. O que todo vendedor precisa ter como diferencial é conhecer as pessoas.

 

3 – Entregue benefícios e valor ao seu cliente

No Agronegócio, nem sempre o preço é o único fator de decisão dos clientes. Sob essa ótica, venda uma solução que tenha valor e não preço. Seu produto ou solução pode até ser mais caro, mas se ele tiver valor para solucionar um problema, seu cliente escolherá você.

Por isso, é importante conhecer seu produto ou serviço, mas também o que fazem os concorrentes, com seus benefícios e problemas que você pode lançar como argumento.

crm agrointeli

4 – Tenha uma boa negociação

Todo cliente sabe que vai investir muito dinheiro em uma solução ou produto. Ele quer ter a certeza de que está realizando a melhor compra e, para isso, fará muitas pesquisas de mercado e vai tentar “barganhar”.

Diante disso, ter dados em mãos e promover uma comunicação mais eficiente é importante no processo de negociação. Conheça suas políticas, prazos de entrega, preços e afins e esteja pronto para negociar e fechar um negócio.

 

5 – Fechamento

Quando bem feito, o processo de vendas naturalmente resulta no fechamento da venda.

Para aqueles clientes que já possuem certo relacionamento com a empresa/vendedor, é possível utilizar a técnica de “fechamento natural” da venda onde o vendedor naturalmente faz o fechamento sem maiores problemas.

Neste processo, normalmente são utilizadas perguntas “fechadas” que não permitem ao comprador questionar ou refletir sobre outras possibilidades.

 

6 – Nunca se esqueça do pós-venda

Uma vez concluída a venda, é importante que você continue acompanhando seu cliente. Isso o deixará mais satisfeito e o estimulará a comprar com você outras vezes.

Faça acompanhamentos por telefone, whatsapp, email ou até com visitas in loco e mostre interesse em ajudar e se manter sempre à disposição.

Para entender um pouco melhor sobre como funciona o funil de vendas, vale conferir o vídeo abaixo.

 

Acompanhe a performance da sua equipe de vendas

Para que a performance da equipe de vendas para o agronegócio seja mais efetiva é fundamental acompanhar indicadores de desempenho, conhecidos como KPIs.

Sigla para Key Performance Indicator, ou seja, indicador-chave de desempenho, os KPIs permitem mensurar a performance das estratégias do negócio, de forma a acompanhar o atingimento das metas previamente definidas.

vendas

Link da imagem: Mundo do marketing

 

Na área de vendas para o agronegócio, alguns são os KPIs que merecem destaque:

  • Taxa de conversão – Utilizada para calcular a proporção de clientes que realizaram uma ação pré-definida pelo negócio, passando de uma etapa para outra no funil de vendas;
  • Ticket médio – Revela o valor médio que os clientes gastam por pedido no seu negócio, estando, por isso, diretamente relacionado ao faturamento da empresa;
  • Lifetime Value (LTV), ou valor do tempo de vida do cliente. Este é outro KPI de vendas que ajuda a entender o quanto o seu negócio fatura com um cliente durante o tempo em que mantém um relacionamento com ele.
  • Retorno sobre o Investimento (ROI) – Essa é a melhor forma para entender a eficiência das estratégias de vendas implementadas. O ROI mostra se as ações estão tendo o retorno esperado, sendo uma valiosa fonte de insights para a tomada de decisões no seu negócio.
  • Ciclo de venda – Determina o tempo que um usuário leva, desde o primeiro contato, para fazer uma compra. Ciclos menores demonstram a eficácia das estratégias para gerar conversões, enquanto ciclos maiores podem indicar a necessidade de adaptações.

crm agrointeli

CRM: Faça do seu time uma verdadeira máquina de vendas

Trabalhar com o máximo de informações, dados e KPIs para ter vendas mais precisas e que se convertam bem é uma meta de toda equipe de vendas para o agronegócio.

Sendo assim, o futuro de vendas do agro depende de informações para que vendedores e consultores a campo otimizem sua atividade. Para isso, adotar ferramentas que ajudam na implementação de técnicas de vendas é fundamental para superar metas e fidelizar clientes.

É nesse contexto que um CRM para o agro pode fazer toda a diferença a ponto de conduzir sua equipe para uma verdadeira máquina de vendas. 

E os dados comprovam isso: Eles mostram que empresas que automatizaram suas rotinas de vendas tiveram 16% mais probabilidade de atingir metas mais agressivas.

Adotar um CRM dedicado é a garantia de acesso a dados mais precisos que ajudarão no desenvolvimento de melhores estratégias de vendas e tomada de decisões mais eficazes.

Ao centralizar as informações em um único lugar e que pode ser acessado a qualquer momento via smartphone, o CRM permite realizar análises, identificar padrões e oportunidades com base em um panorama geral.

Além disso, com a utilização de uma CRM, os gerentes de vendas conseguem acompanhar o desempenho dos vendedores externos de forma recorrente, permitindo um amplo controle do dia a dia do negócio.

Assim, um eficiente CRM terá a capacidade de contribuir com a excelência dos vendedores, principalmente ao permitir uma vasta gama de possibilidades, tais como:

  • Integração das informações de vendas entre empresa, vendedor técnico e cliente;
  • Cadastro das informações estratégicas sobre todo o mercado;
  • Registro das informações técnicas dos produtores rurais;
  • Análise do histórico de compra de produtos e serviços dos clientes;
  • Planejamento da logística de visitas, recebimentos e entregas;
  • Acompanhamento de metas dos times de venda externos;
  • Criação de dashboards (painéis de indicadores virtuais) estratégicos sobre o processo completo de venda;
  • Coleta de informações de campo referentes aos produtos rurais por meio de formulários eletrônicos dinâmicos. 

 

CRM Agrointeli: 100% dedicado às vendas no agro

Como vimos neste conteúdo, ter um processo de vendas mais organizado e baseado em informações confiáveis é fundamental para automatizar vendas e ter bons resultados.

crm agrointeli

E a melhor ferramenta para gerenciar consultores e vendedores à campo é o CRM Agrointeli.

Essa é uma ferramenta 100% dedicada ao agro que ajuda na implementação de técnicas de vendas para que as empresas desenvolvam uma equipe qualificada e preparada para superar suas metas e fidelizar clientes.

A ferramenta CRM Agrointeli – que pode ser utilizada a qualquer momento, mesmo na ausência de sinal de internet – conta com indicadores de performance dos vendedores, promovendo otimização do planejamento das empresas e ajudando a ganhar agilidade no envio de propostas e visitas.

Portanto, não perca tempo, se você quer transformar sua equipe em uma máquina de vendas e de relacionamento, invista agora mesmo no CRM Agrointeli e eleve o patamar da sua empresa.

Conheça a ferramenta CRM Agrointeli e dê o primeiro passo para ter um time de vendas de excelência para o agronegócio.

crm agrointeli

Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
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