O agronegócio brasileiro vive em constante transformação. Novas tecnologias, inovações e estratégias de manejo surgem a cada nova safra. Porém, para se manter atualizado sobre o setor, é comum – e necessário – que produtores rurais procurem os serviços de uma consultoria agrícola.
É função de uma empresa de consultoria agrícola encurtar as distâncias entre novos conhecimentos e o produtor, trazendo as inovações e tecnologias mais adequadas para cada necessidade, possibilitando que a produção agrícola siga sempre avançando e lucrando mais.
Porém, assim como o produtor rural, um bom consultor agrícola também tem como meta a busca pelo máximo faturamento da sua atividade, sempre associando essa meta à qualidade do serviço de consultoria.
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Créditos: Todos uma só voz
Fizemos este artigo com base nessa necessidade que todos os consultores agrícolas têm. Nele falaremos as 6 formas recomendadas para aumentar o faturamento de uma consultoria agrícola, sem que isso comprometa a qualidade do serviço.
1. Preste atenção nas necessidades do seu cliente no agronegócio
Consultores agrícolas nada mais são do que fornecedores de um serviço ou de um produto. Assim, o conceito de venda deste serviço/produto é básico: você tem algo para vender, o produtor rural precisa, vocês negociam e fecham negócio.
No entanto, é preciso garantir a melhor experiência ao cliente, para que ele se sinta satisfeito e volte a procurar sua empresa de consultoria agrícola.
Então, se você conhece o produtor e o que ele faz de forma mais aprofundada, a probabilidade de você conseguir fechar novos negócios e alavancar seu faturamento tende a crescer.
Para conseguir isso, algumas dicas simples são recomendadas:
- Tenha uma boa relação: quanto mais você gerar confiança do produtor, mais confortável ele se sentirá para fechar negócios com você. Essa boa relação depende muito do primeiro contato, por isso vale conferir 15 dicas para causar uma boa primeira impressão em suas visitas à campo!
- Pesquise as necessidades do produtor: como vendedor de uma solução ou de um serviço, é sempre bom estar um passo à frente. Por isso, tenha uma boa prospecção e pesquise as necessidades do cliente e as soluções que atendam elas.
- Acumule informações: ter o máximo de informações sobre o produtor e sua produção é parte importante do processo de faturamento.
Além do mais, para ter todas as informações em mãos é fundamental ter a ferramenta de gestão certa, como veremos na nossa dica de número 6.
2. Organize sua carteira de clientes
No ramo da consultoria agrícola, a gestão da carteira de clientes funciona como uma ferramenta essencial para a organização de clientes ativos e inativos.
Essa é uma estratégia para conhecer os clientes atuais, suas necessidades e como continuar oferecendo o melhor para cada um deles. Também ajuda a entender porque determinado cliente ficou inativo e se vale a pena procurá-lo.
Talvez você, como consultor, nem perceba, mas uma eficiente gestão da carteira de clientes exerce grande influência na lucratividade do negócio. Nesta conjuntura, uma palavra é essencial para expandir a atuação da empresa no mercado: antecipação!
Ou seja, antecipe-se aos seus clientes. Antes que eles se tornem inativos ou, no caso dos já inativos, encontrem boas soluções, adiante-se e resgate-os. Para entender melhor a importância da gestão de carteira de clientes, confira o vídeo a seguir.
Ainda sobre a carteira de clientes de uma consultoria agrícola é fundamental ser organizado. Uma dica para aumentar o lucro é realizar a divisão de seus clientes por algumas categorias, tais como região, porte, tipo de produto, tempo de atividade.
Essa organização, além de reduzir custos logísticos (aumentando o lucro), vai te ajudar a enxergar toda a potencialidade de cada cliente, oferecendo um serviço alinhado às necessidades de cada um deles.
Isso garante mais produtividade ao seu trabalho, porque você pode organizar, com antecedência, a sua rota de atuação.
3. Seja visto: divulgue o que você faz de melhor
Certamente você já leu ou ouviu a seguinte frase: “quem não é visto, não é lembrado”!. Essa é uma das máximas da consultoria agrícola e tem relação direta com o faturamento da atividade.
Por isso, se sua empresa de consultoria agrícola quer lucrar mais, você deve, primeiramente, ser bom no que faz! Depois disso, é fundamental mostrar e comprovar o que você faz e de qual forma faz.
Uma boa estratégia neste sentido, é utilizar seus casos de sucesso para servir de vitrine para sua consultoria agrícola e sua clientela satisfeita como ferramenta de divulgação.
Se o trabalho da consultoria agrícola é bem feito, seu cliente vai facilmente falar bem de seu profissionalismo e indicá-lo para outro cliente em potencial. Isso aumentará sua carteira de clientes, e consequentemente seus lucros. Afinal, produtores rurais não compram produtos e serviços sem ter as melhores referências.
Uma boa estratégia com esse propósito de “mostrar” é investir em marketing digital e entender como a venda está intimamente ligada ao marketing pessoal. Por isso, o consultor tem que ir para as redes sociais mostrar seu trabalho.
Faça das redes sociais uma forma de alcançar sempre mais credibilidade. Afinal, você é bom no que faz, basta ter confiança na transmissão do seu serviço ao público. Isso, naturalmente trará mais clientes e aumentará seu faturamento.
4. Você quer ganhar mais? Então invista em conhecimento
Como falamos na recomendação anterior, você deve ser bom no que faz. Por isso, nunca pare de se capacitar, de aprender! Tenha humildade para reconhecer que é preciso aprender muito mais e realizar a troca de conhecimento.
Essa é a chave para compreender como seus concorrentes desenvolvem seus próprios projetos e qual o diferencial deles.
Para aprender mais e lucrar com isso, o EAD (Ensino a Distância) pode facilitar sua trajetória rumo ao sucesso (e ao lucro!). Por isso, participe de feiras, eventos, palestras, campos experimentais e cursos que vão além da sua linha de atuação.
Este aprendizado é fundamental para aumentar sua experiência e garantir o reforço de sua marca e das suas contas.
5. Tenha metas muito bem definidas
Como é sabido, no mundo do agronegócio as métricas são essenciais, afinal não se gerencia o que não se mede. Na sua atividade de consultoria, a necessidade deve ser a mesma!
Créditos: Agronegócio Notícias
Por isso, dentro da sua empresa de consultoria agrícola, defina suas metas mensais, semanais e anuais e saiba quantos produtores rurais você precisa prospectar para realizar suas vendas e alcançar suas metas.
A gestão do tempo também tem relação direta com a lucratividade, pois entre visitas e ligações você não pode se perder. Por isso, tenha uma boa metodologia de trabalho a campo, com ações bem definidas.
Além do mais, uma recomendação interessante é falar com a pessoa certa, ou seja, o possível cliente que toma as decisões ou está mais próximo de quem as toma.
Busque descobrir quem toma as decisões de compras naquela propriedade rural, um gerente ou proprietário, recorrendo a contatos, amigos, sindicatos e também a outros vendedores de negócios relacionados.
Isso pode otimizar seu tempo, além de aumentar as chances de fechar o negócio.
6. Use a tecnologia para gerar valor e aumentar o faturamento da sua consultoria agrícola
Além de todas as dicas e recomendações citados até aqui, para uma consultoria agrícola ter diferencial, é fundamental ter a tecnologia como uma aliada, principalmente na obtenção dos melhores dados e informações sobre as atividades realizadas.
Com a tecnologia certa é possível reduzir custos e ajudar no monitoramento de todos os processos de forma mais automatizada. Com isso, você terá mais tempo para realizar outras atividades ao longo do trabalho. Isso garante mais agilidade, ordenação e mais produtividade.
Aqui, você pode utilizar ferramentas que te ajudem a fazer a gestão da carteira de clientes para organizar seus contatos. Pode também utilizar ferramentas específicas para realizar o acompanhamento das atividades e análise dos dados de cada fazenda e cliente, como é o caso da Agrointeli.
Com este aplicativo, você terá uma excelente ferramenta à disposição. Consequentemente terá o melhor instrumento para mostrar sua capacidade técnica e gerencial ao produtor rural, gerando valor ao agronegócio.
Com Agrointeli, sua empresa de consultoria agrícola conseguirá centralizar, integrar e organizar várias fontes de dados, produzindo inteligência, automatização e otimização de processos. Por consequência, você conseguirá economizar dinheiro e tempo.
Neste contexto, convidamos você a assistir o webinar a seguir. Nele, Renato Borges e Bruno Paniago, da Agrointeli, mostram como sua consultoria pode fidelizar clientes utilizando tecnologia e gestão.
Além do mais, este sistema ajuda a:
- Ter maior confiança na tomada de decisão de aplicações de defensivos durante a safra;
- Ter informações climáticas para saber exatamente o quanto choveu na área;
- Ganhar em agilidade e confiança para decidir e planejar as aplicações de insumo, diminuindo assim o desperdício e evitando o retrabalho.;
- Ter mais confiança para decidir e planejar o melhor momento das entradas de maquinário na lavoura.
Agrointeli oferece também relatórios semanais da performance da lavoura de cada talhão, levando mais praticidade para que a equipe tenha todo o histórico da lavoura.
Dessa forma, com Agrointeli e seus conhecimentos agrícolas, o produtor terá a melhor solução para sua lavoura. Consequentemente, sua empresa de consultoria agrícola poderá ter mais clientes e lucrará com isso.
Conheça o aplicativo Agrointeli e eleve o padrão de qualidade da sua empresa de consultoria agrícola e pecuária.
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