Dentre os mais variados setores da economia nacional, o agronegócio é aquele que tem uma representatividade muito grande. Por consequência, a competitividade no ramo de consultoria agrícola é cada vez mais intensa, exigindo trabalho árduo na prospecção de novos clientes.
No ambiente do agronegócio, a prospecção é o momento onde empresas de consultoria agrícola vão ao mercado em busca de potenciais clientes e novas oportunidades de negócios.
Mas, diante da grande competitividade dentro do mundo agro, se diferenciar dentre tantas empresas de consultoria é uma necessidade para todo consultor, sendo esse um dos maiores desafios no ramo da consultoria agrícola. Não importa a experiência adquirida e, às vezes, nem mesmo indicações, prospectar clientes é um verdadeiro desafio.
Por isso, um consultor agrícola deve estar sempre pronto para inovar e captar novos clientes para vender seus serviços ou produtos. Convidamos você a acompanhar algumas dicas que farão toda a diferença na prospecção de novos clientes no agronegócio.
1 – Saiba exatamente o que você pode e tem capacidade para oferecer
No ramo da consultoria em geral, é importante que o consultor tenha uma boa capacitação associada a um amplo conhecimento técnico, com suas informações sendo importantes para o mercado. Esse é o caso dos profissionais multitarefas.
Porém, na consultoria agrícola isso é um pouco diferente. É muito importante que o consultor agrícola saiba um pouco de tudo, mas é extremamente importante que ele domine uma área de especialização dentro do agro e que ele possa atuar com segurança.
Por isso, é importante delimitar quais os tipos de serviços você conseguirá oferecer aos seus futuros clientes. Você poderá se especializar em agricultura de precisão, em controle de pragas e doenças ou em uma cultura específica, como grãos, café, citros ou pastagens.
Portanto, antes de saber qual perfil de cliente você pretende prospectar, olhe para dentro e saiba o que você pode oferecer a esse cliente.
2 – Delimite o público-alvo da sua consultoria agrícola
Como consultor agrícola você precisa obrigatoriamente saber quem é seu público alvo. Sem esse tipo de análise, é praticamente impossível realizar a prospecção de novos clientes. “Disparar para todos os lados” até quem sabe, acertar um alvo, não faz bem aos negócios de consultoria agrícola.
Por isso, cabe ao consultor saber exatamente quem é seu público:
- São pequenas, médias ou grandes propriedades?
- O agricultor atua em um setor específico? Você consegue atender?
- A fazenda está em processo de expansão? Você pode ajudar?
- Os líderes da empresa veem valor no projeto ou serviço que você pode oferecer?Tenha total clareza quanto a resposta destas questões. Tocar um projeto problemático e que você não tenha capacidade de contribuir, irá consumir muito mais tempo e recursos. A dica aqui é: Não tenha medo de negar um possível cliente, principalmente se você perceber que não conseguirá agregar valor.O vídeo abaixo apresenta uma dica bastante simples que todo consultor pode acompanhar e prospectar novos clientes dentro do seu ramo de atuação.
Trabalhe para quando um produtor rural precisar de um serviço nesta área, seu nome seja rapidamente lembrado!
3 – Pesquise e mostre que o cliente precisa do seu serviço
Faça uma pesquisa de possíveis empresas da sua cidade, levando em conta sempre seu público-alvo. Entre em contato com possíveis clientes e envie um material profissional apresentando seu trabalho, valores e sua visão.
Faça o possível para marcar uma reunião, sugira fazer uma visita à propriedade sem compromisso ou até um call. Esse primeiro contato será uma excelente oportunidade de mostrar para o seu cliente que ele precisa do seu serviço.
Mas cuidado, não tente vender logo no primeiro contato. Use essa reunião para entender tudo o que você puder sobre as necessidades do seu possível cliente. Depois, com calma, desenhe uma solução para ele.
Lembre-se: Causar uma boa primeira impressão em suas primeiras visitas à campo é essencial para toda empresa de consultoria agrícola que quer vencer!
Mostre também que você está interessado tirando dúvidas ao longo do processo. Utilize um método de comunicação pouco invasivo como e-mail, ou algum app de mensagens. Nada de ligar para o prospect diversas vezes ao longo do dia, não seja invasivo.
Se você pensar no processo de vendas como um funil, tente manter essa fase, a boca do funil, sempre com novos nomes. Essa mentalidade vai garantir que mais prospects cheguem ao fim do funil com mais frequência, resultando em novos negócios.
Essa dica também permite um excelente pós-venda, estreitando os laços do consultor com o produtor rural, fazendo com que a relação consultor/produtor seja mais duradoura e lucrativa.
4 – Faça uma ótima rede de contatos (invista no networking)
Como já ressaltado, não é necessário que o consultor domine várias áreas dentro do agronegócio com máxima especialização. Mas é bastante importante conhecer profissionais que dominem cada área, sendo esse um diferencial de mercado.
Manter contato com bons profissionais de diferentes instituições e outras consultorias facilitará muito a realização de muitos projetos de consultoria agrícola. Com essa estratégia é possível formar parcerias de trabalho dentro de uma mesma propriedade ou indicar bons profissionais para resolver problemas para os quais você não tem especialização.
Além disso, clientes satisfeitos se fidelizam ao seu trabalho e lhe abrirão portas para diversos outros serviços, indicando seus serviços a amigos e vizinhos. Por isso, é extremamente importante que você considere algumas estratégias para fidelizar clientes.
5 – Esteja presente no meio online e faça o cliente ir até você
Com a transformação digital que o agronegócio passa atualmente, a presença da consultoria agrícola no meio online tornou-se muito importante para que os negócios aconteçam.
Hoje em dia, a internet é um mercado global e não deve ser menosprezada, uma vez que não só você pode buscar e obter informações sobre o cliente-alvo, como também pode ser encontrado e visto por potenciais clientes.
Assim, para “ser achado pelo cliente” é preciso ter relevância e qualificação no meio online. Uma boa dica é investir em marketing de conteúdo com informações relevantes, qualificadas e atualizadas.
A criação de um blog dentro do site da empresa, com compartilhamento de informações relevantes é uma técnica indicada para que o consultor consiga prospectar produtores rurais através da obtenção de e-mails e whatsapp.
Portanto, crie conteúdos relevantes, tenha um boletim eletrônico informacional/ objetivo, e que seja dedicado aos seus produtores rurais atendidos e seus prospects.
Conclusão
Prospectar novos clientes em um mercado altamente competitivo, como é a área de consultoria agrícola, nem sempre é uma tarefa fácil. Os pontos aqui apresentados são essenciais para que toda empresa de consultoria agrícola consiga chegar até seus clientes para oferecer seus serviços ou produtos.
Com as 5 dicas aqui apresentadas, você conseguirá melhor prospectar clientes para sua empresa de consultoria, principalmente diante de um mercado altamente competitivo, como é o caso da consultoria dentro do agronegócio.
Boas prospecções à sua empresa de consultoria agrícola e bons negócios.
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