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Conheça 6 técnicas de persuasão para vender no agro

Você já parou para pensar em quão amplo é o mercado que envolve o agronegócio? Este é um ramo onde os negócios e as vendas acontecem dentro e fora da porteira. Mas, você sabia que boas vendas dependem cada vez mais da adoção de eficientes técnicas de persuasão?

Para fechar excelentes negócios, fornecer valor e explicar as complexidades do produto ou serviço ao produtor rural, é preciso que cada vendedor desenvolva suas habilidades de forma clara e persuasiva.

persuasao

Créditos da imagem: Sistema Ocergs 

A grande notícia é que existem inúmeras técnicas de persuasão e vendas que, quando adotadas corretamente, são fundamentais para conquistar o SIM de clientes do agronegócio. 

Confira nosso artigo de hoje e conheça algumas das principais dicas para ser um vendedor mais persuasivo para que você venda mais e melhor!

Persuasão: Ação de convencer ou persuadir

Antes de conhecer as principais técnicas de persuasão para melhorar as vendas no agro, precisamos entender o que é essa palavra. 

Afinal, o que é persuasão?

Se você fizer uma pesquisa em qualquer dicionário ou em sites de busca na internet, logo verá que persuasão significa “ato ou efeito de persuadir” e a “Certeza fortemente estabelecida; convicção”.

Assim, persuadir significa fazer com que o ouvinte (que, no nosso caso, é o cliente do agro!) mude de opinião ou faça uma escolha mais apropriada de acordo com o que você opina a ele.

persuasao

Nas vendas, a persuasão é a arte de atrair clientes para seu serviço ou produto. Créditos da imagem: Fortes Tecnologia

Ou seja, um líder ou um vendedor que usa essa estratégia de forma mais eficiente tende a se destacar em relação aos seus concorrentes.

Nas vendas, a ideia de persuadir é convencer o cliente de que o seu produto ou serviço é o melhor, a sua ideia é a mais adequada, tornando-se assim um importante ativador mental.

 

Persuadir não é enganar o cliente!

De fato, a persuasão é excelente para melhorar as vendas. Mas é preciso muita atenção: persuadir não é enganar o cliente, muito menos é manipulá-lo para fazer com que ele compre algo que não seja da sua vontade ou que ele não precise. 

Persuadir é fazer totalmente o contrário!

Dentro das vendas no agronegócio, a persuasão sempre precisa ser a mais responsável possível, de forma consultiva, com o vendedor auxiliando o cliente a tomar a melhor decisão, isso gera credibilidade e confiança na relação.

Dessa forma, mesmo que o lead (produtor rural) não compre seu produto ou serviço em um primeiro momento, ele poderá retornar o contato em um futuro próximo e, possivelmente, irá considerar a relação anteriormente estabelecida e se sentirá muito mais seguro para tomar uma nova decisão.

Exatamente por isso, a adoção de técnicas de persuasão adquire ainda mais importância, pois ajudam a melhorar a abordagem do produtor rural e elevar as vendas em um ambiente altamente competitivo, como é o agronegócio.

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Mas, afinal, porque adotar técnicas de persuasão para a área de vendas no agro?

A persuasão em vendas é representada por um conjunto de estratégias e técnicas utilizadas pela área comercial para conseguir induzir os prospects a realizarem uma compra.

No entanto, especificamente dentro do agro, os leads estão cada vez mais bem-informados. Eles têm acesso às informações amplamente divulgadas na internet, assim como o acesso ao que a concorrência também oferece.

Por essa razão, os vendedores para o agro devem estar bastante afiados na arte da persuasão, somente assim vão convencer o cliente de que o seu produto e/ou serviço é a melhor opção para ele.

Para conquistar isso, todo vendedor precisa adquirir competências de vendas e de persuasão. Ele precisa saber como lidar com os obstáculos ao longo do processo, de forma discreta, conduzindo o lead de uma forma persuasiva sem que ele perceba que está sendo induzido à compra.

A boa notícia é que a persuasão não é um dom. É uma ciência. E como qualquer ciência, pode ser desenvolvida.

 

6 Técnicas de persuasão para melhorar as vendas no agro

Na área de vendas, as técnicas de persuasão são mecanismos práticos desenvolvidos para que todo vendedor atinja melhores resultados com seus potenciais clientes.

Dessa forma, todo vendedor deve conhecer algumas das melhores técnicas de persuasão para melhorar sua performance de vendas no agro:

1 – Crie um vínculo emocional

Todo produtor rural costuma ter muitas dores, desafios e desejos para com sua atividade. Cabe a todo bom vendedor reconhecer isso e oferecer as melhores soluções.

Ao reconhecer essas dores e buscar soluções para solucioná-las, um bom vendedor consegue criar um vínculo emocional que pode influenciar diretamente no modo de tratamento e na aceitação do cliente. Isso reflete positivamente nos resultados das vendas.

 

2 – Use o gatilho da escassez

Produtores rurais são compradores que querem coisas que são escassas. Se você está oferecendo um desconto ou algum benefício limitado, informe ao seu cliente. Mostre a eles que podem perder se não agirem logo.

Importante ressaltar que essa arte da persuasão funciona muito bem para decisões de curto prazo, ou seja, realizadas no ato. Mas lembre-se: nunca minta para o seu cliente, pois ele não voltará mais. Em nenhuma ocasião ofereça uma facilidade que você não pode cumprir.

3 – Mostre que você é especialista na sua área de atuação

persuasao

Mostrar especialidade na área é fundamental para persuadir novos clientes. Créditos da imagem: Infotec Blog

Essa técnica é bastante simples: Para convencer seu cliente a mudar de opinião e comprar seu produto ou serviço, você deve saber os detalhes do que está vendendo!

Qualquer pessoa tende a confiar mais em vendedores que sabem do que estão falando. Portanto, sinalize aos seus clientes em potencial que você e a empresa que você representa são altamente conhecedores do produto, serviço e do setor agro.

Ou seja, seja uma referência ao produtor rural e ele comprará seus produtos e serviços pelo conhecimento que você demonstrou!

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4 – Dê exemplos de clientes que compraram com você e estão satisfeitos (Prova social)

Clientes costumam ser muito mais propensos a comprar quando sabem que outras pessoas – assim como eles – compraram  e estão totalmente satisfeitos com a aquisição do item. 

Por isso, uma técnica de persuasão que funciona muito bem é dar exemplos de clientes que compram com você e estão satisfeitos. Isso tende a fazer com que a compra seja realizada com maior rapidez.

 

5 – Seja otimista

Outra excelente forma de persuadir um potencial cliente é estar constantemente otimista. Essa é uma ferramenta obrigatória para vendedores.

Ao contrário do pessimista, que vê dificuldades em tudo, o vendedor otimista encontra soluções e saídas para uma série de objeções apresentadas pelos clientes. 

Portanto, desenvolva o otimismo dentro das suas estratégias de vendas e convença seu cliente que tudo vai dar certo.

 

6 – Use as palavras certas nas abordagens

Além de todas as técnicas de persuasão apresentadas, há também uma lista de palavras e frases que ajudam a persuadir e conquistar a atenção do produtor rural. Dentre as quais merecem destaque:

  • Saiba o nome do potencial cliente, personalizando o atendimento;
  • “Você” – crie uma relação de proximidade;
  • “Imagine os benefícios do produto…” – faça o cliente se sentir mais próximo dos benefícios da compra;
  • “O que você acha?” – Essa frase é ideal para mostrar ao cliente a ideia que ele não está sendo manipulado e que a sua opinião é fundamental! Sem contar que a resposta alimenta o vendedor de informações que podem ser trabalhadas posteriormente;
  • “Podemos fazer assim?” – Dá ao cliente o poder de escolha e decisão.

Esses são apenas alguns dos termos que, quando usados corretamente, elevam a persuasão, mas há outras palavras e técnicas que variam de acordo com o segmento e com o público de cada região. Ficar atentas a elas é fundamental!

Para saber mais sobre essas e outras técnicas de persuasão, convidamos você a conferir o vídeo abaixo.

 

Para melhores vendas, invista em ferramentas de gestão

De fato, as técnicas de persuasão são fundamentais para conquistar a atenção do cliente e aumentar a performance das vendas. Mas, nem a melhor técnica de persuasão do mundo terá o sucesso esperado sem uma boa ferramenta de gestão.

Para saber como abordar o cliente ao ponto de persuadi-lo, é preciso ter processos de venda mais organizados e que coletem o máximo de dados e informações sobre o cliente, o mercado e os concorrentes.

E, a melhor ferramenta com este propósito é o CRM Agrointeli. Quando adotado de forma estratégica, este CRM agrícola será um grande aliado do vendedor que precisa conquistar a atenção de potenciais clientes.

persuasao

Painel de controle do CRM Agrointeli: Informações completas e em tempo real para o vendedor. Créditos: Agrointeli

Essa ferramenta, quando implantada na equipe comercial, permite um atendimento diferenciado e pautado no perfil de produtores rurais. Também permite, juntamente com as técnicas de persuasão, atrair e fidelizar um maior número de clientes.

Ou seja, com um CRM específico para o Agro, vendedores e a empresa conseguirão ter muitos benefícios, dentre os quais vale ressaltar:

  • Planejar as atividades a campo, aumentando a eficiência;
  • Aumentar a conversão de vendas;
  • Nutrir as relações das empresas com seus clientes em curto, médio e longo prazos;
  • Monitorar todos os resultados e tomar decisões baseadas em informações concretas e detalhadas.

Na prática, um CRM dedicado ao agro, associado às melhores técnicas de persuasão, pode transformar os resultados de uma empresa que oferece soluções ao setor, aumentando a fidelidade, a satisfação dos clientes e as vendas.

Aproveite para saber como um CRM Agro pode ajudar você a ser um excelente líder de vendas dentro do agronegócio.

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Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
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binance
binance
2 anos atrás

I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.

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Marketing Agrointeli
Admin
Marketing Agrointeli
2 anos atrás
Reply to  binance

What are your doubts? Maybe I can help you.

0
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Buat Akun Binance
Buat Akun Binance
2 anos atrás

Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me? https://www.binance.com/id/register?ref=DB40ITMB

0
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Marketing Agrointeli
Admin
Marketing Agrointeli
1 ano atrás
Reply to  Buat Akun Binance

Sure! What are your questions?

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gate io vip 1 olmak
gate io vip 1 olmak
1 ano atrás

I am a student of BAK College. The recent paper competition gave me a lot of headaches, and I checked a lot of information. Finally, after reading your article, it suddenly dawned on me that I can still have such an idea. grateful. But I still have some questions, hope you can help me.

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Marketing Agrointeli
Admin
Marketing Agrointeli
1 ano atrás
Reply to  gate io vip 1 olmak

Sure! How may i help you

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painel smm
painel smm
1 ano atrás

O painel SMM (Social Media Marketing) painel smm está revolucionando a revenda de serviços em redes sociais no campo do marketing digital. Com o crescimento das redes sociais, o marketing digital se tornou uma estratégia essencial para empresas alcançarem seu público-alvo.

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