O agronegócio é um dos setores mais representativos da economia brasileira. Estudos recentes do Cepea indicam que o PIB do agronegócio deve encerrar 2022 com 25,5% do total gerado pelo país. Consequentemente, ter um funil de vendas é essencial para todas as empresas que vendem para este segmento.
Para as empresas do agro, o funil de vendas permite que cada vendedor conheça melhor o seu cliente e o acompanhe em todo o seu percurso na jornada de vendas, desde a primeira abordagem até o fechamento do contrato de compra.
A partir disso, cada vendedor conseguirá realizar uma abordagem muito mais assertiva, levando em consideração o estágio de relacionamento deste potencial cliente, tal qual suas necessidades, preferências e dores.
No conteúdo de hoje convidamos você a entender porque ter um bom funil de vendas específico para o agro é essencial para que sua empresa consiga vender mais e aumentar seu faturamento dentro deste competitivo setor.
Funil de vendas: O que é?
Para que possa vender um produto ou serviço em qualquer negócio, toda empresa, independente do seu segmento de atuação, precisa considerar algumas etapas que têm relação direta com as necessidades do consumidor.
Essas etapas são conhecidas como funil de vendas. Este conceito é basicamente uma representação das etapas que qualquer cliente passa, desde o primeiro contato com o produto ou serviço até a concretização da venda.
Na prática, este é um modelo estratégico que acompanha e conduz o cliente desde o conhecimento da sua solução para o problema dele até o fechamento do negócio.
Funil de vendas no agronegócio. Acompanha todo o processo, da prospecção ao fechamento do negócio. Créditos: Agrishow Digital
Consequentemente, muitos serão os benefícios da adoção dessa estratégia, tais como:
- Permite prospectar novos clientes;
- Ajuda sua empresa a conquistar clientes fiéis;
- Gerentes e vendedores terão uma excelente ferramenta à disposição;
- Permite segmentar grupos de clientes de acordo com as necessidades específicas. Isso permite elaborar estratégias para cada grupo.
Para saber como o funil de vendas impacta seu negócio de uma forma bastante positiva, confira o vídeo a seguir:
Portanto, se você é um gestor ou um consultor de vendas para o segmento do agro, é muito importante que você esteja atento a cada uma destas etapas e construa um funil de vendas que seja adequado ao seu segmento.
Etapas do funil de vendas: Topo, meio e fundo do funil
Antes de construir o seu funil de vendas específico para o agro, você deve entender as suas três etapas, que são: topo, meio e fundo e suas respectivas subdivisões, como na imagem apresentada abaixo.
Topo do funil
Representado pela etapa de aprendizado e descoberta, essa é a fase do funil de vendas onde o visitante descobre que tem um problema e que ele precisa ser resolvido.
Nessa etapa, o potencial cliente entra em contato com o produto ou serviço, mas sem estar, de fato, procurando.
Uma estratégia é fornecer materiais informativos que despertem a curiosidade desse visitante e o conscientizem sobre suas necessidades.
Meio do funil
Essa etapa faz referência ao reconhecimento do problema e consideração da solução. Aqui, o visitante já pode ser considerado um cliente em potencial e está se relacionando com sua empresa para resolver seu problema.
Até chegar ao meio do funil, este visitante já estudou bastante sobre o assunto e entendeu que realmente tem uma demanda que depende de resolução.
Entretanto, ele ainda tem dúvidas e não sabe exatamente como resolver, cabe a sua empresa oferecer conteúdos mais aprofundados com dicas e técnicas que ajudem ele a resolver seu problema.
Fundo do Funil
Essa é a última etapa. Nela, o visitante está a um passo de ser um cliente, pois já identificou no seu produto ou serviço a solução para o seu problema e está pronto para solucioná-la ao adquirir o produto.
Nessa fase, ele já reconhece sua empresa como referência no assunto e considera fechar negócio.
Neste momento, ele já está qualificado e sua empresa já pode oferecer seu produto para o problema dele.
Em resumo, utilizar o funil de vendas é a melhor forma de “educar” o cliente, melhorando o relacionamento a ponto de satisfazer e fidelizar esse cliente. Consequentemente é possível reduzir custos, aumentar a qualidade e os lucros.
Para saber sobre as três fases que compõem o funil de vendas, confira o vídeo a seguir.
Construindo um funil de vendas para o segmento agro
Até aqui você entendeu o que é um funil de vendas e sabe quais são as três etapas para que cada visitante se torne um cliente com potencial de fechar negócio e um futuro comprador da sua solução.
Mas, para isso é preciso construir um funil de vendas que seja específico para melhorar as vendas para o agronegócio. E, para isso, considerar 5 pontos é essencial:
1- Faça uma análise do comportamento do mercado
Para ter uma estratégia mais assertiva de vendas é preciso que você saiba quem é seu público. Ao realizar uma análise do mercado agro, é possível descobrir no que o público-alvo está realmente interessado.
Para melhor entender imagine uma planilha. Na primeira coluna você terá os “Novos Clientes”. Nela você irá cadastrar toda sua lista de pessoas e os contatos que você tem de potenciais clientes com e-mail, telefone e nome da empresa.
Nessa etapa compreender quem é o seu cliente irá, além de facilitar o seu trabalho, otimizar os resultados, resultando em mais vendas no final dessa jornada de compra.
2 – Qualifique os possíveis clientes
Prospecção de clientes. Ponto fundamental dentro do funil de vendas. Créditos: Unifil
A próxima etapa é qualificar todas as pessoas que você tabulou na etapa anterior, ou seja, você deve entender quais delas fazem sentido para o seu negócio, e quais se interessam pelo seu produto ou serviço.
Essa etapa ainda não representa o melhor momento para tentar uma venda. Você vai apenas coletar o máximo de informações sobre os problemas que esses potenciais clientes têm e já começar a criar um relacionamento mais alinhado com eles.
3 – Apresente sua empresa e sua solução
Depois que o cliente se interessou pelo seu produto ou serviço, você vai apresentar sua empresa, e vai enviar a proposta de acordo com a necessidade (dor) que você identificou anteriormente.
4 – Negocie o contrato de venda
Depois de enviada a proposta, o próximo passo é a negociação do contrato. Nela, o produtor/cliente poderá fazer uma contraproposta, com você devendo analisá-la. Por último, há a etapa de fechamento, quando o contrato já está assinado.
5 – Analise os resultados
O processo não pode se encerrar com a venda. É fundamental analisar os resultados obtidos dentro de um período para saber se sua estratégia está dando certo.
Para isso, existem uma diversidade ampla de ferramentas capazes de fornecer relatórios detalhados sobre cada campanha.
Portanto, não deixe de avaliar o andamento da sua estratégia ao longo do funil de vendas, só assim você conseguirá reformulá-la e criar iniciativas mais assertivas.
CRM: A melhor estratégia para otimizar o funil de vendas da sua empresa
Uma maneira eficiente de simplificar o funil de vendas e otimizar o uso dessa estratégia é investir em um bom CRM dedicado ao mercado agro. Essa é uma ferramenta que ajudará sua empresa a agilizar o processo de gerenciamento do funil de vendas.
Cabe ao CRM agro melhorar a qualificação de potenciais clientes e ajudar a acompanhar a atividade deles em cada estágio da jornada de vendas.
E o melhor CRM do mercado voltado exclusivamente ao agronegócio é o CRM Agrointeli. Com essa ferramenta você terá controle total de todas as etapas do funil de vendas.
Página de agendamento de visitas do CRM Agrointeli. Gestão eficiente e otimizada de todo o funil de vendas. Créditos: Agrointeli
Quando implantado na sua empresa, o CRM Agrointeli gera dashboards descomplicados e automatizados que facilitam a tomada de decisões mais assertivas, afinal elas serão baseadas em dados e informações de alta qualidade.
Não importa onde o vendedor esteja, no campo ou no escritório, o CRM Agrointeli é totalmente funcional e simples, permitindo que você acompanhe todo o funil de vendas mesmo sem internet devido à tecnologia utilizada.
Assim, ao gerenciar o relacionamento com o cliente por meio de um CRM para o agro, cada cliente pode ser atendido sempre de acordo com seu estágio específico dentro do funil de vendas.
Como resultado dessa estratégia, a taxa de conversão de vendas aumenta consideravelmente ao considerar o funil de vendas, resultando em maior volume de vendas, além de ganho no faturamento para empresas do agro.
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