O marketing no agronegócio tem se tornado um assunto essencial para os profissionais do agro que querem se destacar. Hoje iremos falar um pouco sobre como utilizar o marketing para os serviços do mundo do agro.

O agronegócio brasileiro alimenta mais de um bilhão de pessoas no mundo. E, nesse ano, o Brasil deve bater recorde na produção agrícola, segundo estimativa apresentada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que aponta produção de 253,7 milhões de toneladas na safra de grãos 2019/2020, crescimento de 4,8% em relação à safra anterior e aumento de 11,6 milhões de toneladas no volume de produção.  

Esses números também significam mais oportunidades de negócios em toda a cadeia, dentro e fora da porteira, inclusive para as consultorias. Hoje, há no mercado uma demanda crescente pelas consultorias agronômicas independentes, que também oferecem serviços complementares, como análises de solo, indicação técnicas e cálculos de adubação, instalação de sistemas da agricultura de precisão e treinamento e orientação da equipe técnica da propriedade rural.

Mas para aproveitar essa demanda é necessário que os profissionais, sejam empreendedores ou proprietários de empresas de consultoria, estejam atentos a dois pontos especiais: a qualidade do atendimento e do serviço e nas estratégias de marketing no agronegócio.

Leia também: Como fidelizar clientes na consultoria agronômica

O que é marketing?

O marketing está presente nas nossas vidas de muitas formas. E para entender como aplica-lo nos nossos negócios, é essencial entender antes o que é marketing. Segundo Philip Kotler, considerado o pai do marketing:

“Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade”.

O marketing vai muito além de uma ação ou campanha publicitária. Ele pode ser considerado como o conjunto de atividades e processos que criam, comunicam e entregam valor para o público-alvo. O universo do marketing é muito mais amplo do que costumamos lembrar e inclui desde o ato de vender o produto ou serviço, como também o planejamento, pesquisa, posicionamento de mercado, comportamento do consumidor, tendências de mercado, relacionamento com cliente, etc.

O marketing precisa gerar valor tanto para a empresa como para o cliente. Ou seja, todo mundo precisa sair ganhando. 

 

Qual a importância do marketing no agronegócio?

O marketing no agronegócio ainda precisa ser melhor explorado. Quem geralmente utiliza melhor as estratégias de marketing são as startups e grandes corporações, como multinacionais. Mas, há um oceano azul de possibilidades que podem ser utilizadas por qualquer profissional ou empresa do setor agro.

Em grande parte, os esforços de marketing no agronegócio são voltados para ações off-line, ou seja, fora do ambiente virtual, como:

  • Campanhas de fidelização com brindes e viagens – técnicas ou de turismo; 
  • Investimento em rádio, revistas, jornais e outdoors;
  • Distribuição de material publicitário institucional, como informativos, folders e panfletos;
  • Realização de eventos técnicos, como dias de campo.

Mas o marketing vai muito além de anunciar e vender um produto ou serviço. Ele precisa buscar soluções, compreender hábitos de consumo, mercado e público-alvo, identificar oportunidades e oferecer soluções para outros processos, da produção e logística até o pós-venda. O marketing oferece a oportunidade para criar diferenciais competitivos e se destacar.

E uma vantagem competitiva inegável é saber se posicionar corretamente no ambiente virtual com o marketing digital. No entanto, apenas 1% das empresas envolvidas de alguma forma com o agronegócio investem em marketing digital e com isso perdem algumas vantagens importantes em relação ao mercado e à concorrência.

Imagem: Brabov

Vantagens do marketing digital no agronegócio para conquistar clientes na consultoria

Com uma boa estratégia de marketing digital para a sua consultoria é possível conquistar novos clientes e fidelizar os atuais, aumentar a lembrança da marca e conquistar autoridade por meio da criação de conteúdo. Ou seja, você e/ou sua marca podem ser tornar uma referência para seus clientes e público-alvo ao resolver problemas e esclarecer dúvidas comuns no seu segmento de atuação. 

Algumas das vantagens do marketing digital no agronegócio para consultorias agronômicas são:

  • Ter uma presença online para ser encontrado por quem está precisando do seu serviço;
  • Gerar engajamento e autoridade de marca com seu conteúdo;
  • Acompanhar a jornada de compra do cliente;
  • Esclarecer dúvidas e oferecer conteúdo de qualidade para ganhar a confiança do público-alvo;
  • Direcionar o investimento financeiro com mais precisão ao segmentar seu público-alvo em anúncios patrocinados no Google e redes sociais;
  • Conhecer melhor os hábitos de consumo do seu público;
  • Personalizar as ofertas, serviços e produtos;
  • Mensurar os resultados.

Veja também: 9 passos fundamentais para fidelizar clientes na consultoria

Estratégias de marketing no agronegócio 

Aplicar as estratégias de marketing no agronegócio é muito fácil, basta prestar atenção em alguns pontos principais:

Falar com a persona certa

Antes de tudo, identifique o seu público-alvo e seus hábitos de consumo, compreendendo que o produtor rural de hoje não é mais o mesmo de anos atrás. Hoje o seu cliente pode estar muito mais conectado que você imagina.

 marketing no agronegocio

Imagem: StartAgro

Produzir conteúdo

A produção de conteúdo é uma das melhores e mais utilizadas estratégias de marketing digital e possui muito campo para crescer no meio agro! Para começar, liste os seus serviços, as principais dúvidas dos seus clientes e as tendências de mercado e fale sobre eles! Uma dúvida comum é uma excelente fonte para a produção de conteúdo no agronegócio.

Você pode publicar seu conteúdo em mídias sociais, site ou blog corporativo, em formato de vídeo, texto ou imagem. Outras soluções para publicar seu conteúdo podem surgir nos formatos de podcast, webinar ou ebooks.

Se relacionar com o cliente

Facilite o contato do seu cliente através dos seus canais digitais! Ouça, responda, converse e valorize quem está te procurando. Principalmente, não deixe uma mensagem sem resposta, especialmente os elogios. É muito comum visitar páginas de empresas no Google e observar respostas para as críticas e nenhuma para os elogios de quem gostou e valorizou o serviço ou produto.

Hoje, o ambiente digital é um verdadeiro SAC que precisa ser humanizado para conduzir uma compra ou evitar uma crise.

Contar a sua história 

A sua história é uma das coisas que torna sua marca única no mercado. Contá-la significa mostrar seus valores, sua missão, divulgar seu propósito e como se relaciona com colaboradores, parceiros, clientes e sociedade. Muitas vezes, sua experiência aliada ao seu olhar perante os desafios do agro são tão importantes quanto a qualidade do seu atendimento.

Afinal, não é de hoje que a confiança é a base das relações no campo!

Se posicionar no marketing é essencial

Compreendendo agora alguns pontos principais do marketing no agronegócio, ficará mais fácil de posicionar sua consultoria com as melhores estratégias e ser notado pelo seu público.

Não esqueça de deixar claro quem é você, qual o propósito da sua marca e quais os serviços que oferece. Muitas vezes, profissionais liberais e empreendedores pecam por não se comunicar com clareza nos quesitos mais básico.

Sem dúvida, o marketing é essencial para o crescimento do agronegócio, esse gigante da economia brasileira.

E você, tem utilizado o marketing ao seu favor? Conte pra gente suas experiências!

 

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli com intuito de democratizar a tecnologia no campo para pequeno e médio produtor rural. Mais de 7 anos de experiência no agronegócio. Especialista em Vendas Agro B2B.
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Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

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