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Como um CRM de Vendas agro ajuda a alavancar seus resultados em 6 passos?

No agronegócio, as vendas costumam ser bastante complexas. Precisamos lidar com um setor ágil e altamente competitivo, com muitas empresas disputando o mesmo perfil de clientes. Exatamente por isso, ter um CRM de Vendas mais dedicado é essencial.

Quando bem escolhido e operado, um bom CRM para o agronegócio irá facilitar tanto a gestão de vendas quanto o relacionamento com o cliente, consequentemente alavancará as vendas a um novo patamar.

crm vendas

Fonte: Neobyte

No entanto, escolher um CRM de Vendas ideal e que melhore o relacionamento com clientes do agro não é uma das tarefas mais fáceis, com isso exigindo alguns cuidados fundamentais.

Assim, para alavancar os resultados das vendas da sua empresa, elaboramos este conteúdo com 6 passos que vão ajudá-lo a usar um CRM dedicado ao agronegócio.

 

O que é um CRM de vendas dedicado ao Agro?

Você já parou para pensar em qual é o ativo mais importante da sua empresa? 

Você pode imaginar que seja a estrutura física, os bens ou até os produtos, mas nenhum deles é tão importante quanto seu consumidor! É com ele que você se relaciona e é ele que compra seus produtos ou serviços!

crm vendas

Fonte: Advogacia Scalassara

 

Exatamente por isso, gerir uma carteira de clientes deve receber total atenção da sua empresa e nada melhor do que ter um CRM de Vendas para realizar isso com excelência.

Sigla para Customer Relationship Management (ou gestão de relacionamento com o cliente, em português), o CRM tem a função de registrar e organizar todas as informações do cliente, permitindo mapear a jornada de relacionamento com o cliente.

Importante ressaltar também que o CRM não é apenas um banco de dados. Ele tem funcionalidades que realizam análises periódicas que contribuem para um relacionamento duradouro entre vendedores e clientes.

Ou seja, o grande objetivo do CRM é o de oferecer a melhor experiência ao consumidor durante toda a jornada de compra, a fim de que ele seja fidelizado e se torne um promotor da sua marca.

Para saber mais sobre a importância de utilizar um bom CRM de Vendas para sua empresa, confira a completa apresentação a seguir.

 

 

Por que ter um CRM para o agronegócio?

Como você viu até aqui, ter um CRM de Vendas é imprescindível para que toda empresa alavanque suas vendas. Mas, para vender ao agronegócio, ter um CRM exclusivo para o setor é um diferencial bastante interessante.

Se a sua empresa vende para o agro, você deve necessariamente investir em um CRM que possua funcionalidades específicas e que atenda todos os setores da empresa.

Por exemplo, para a equipe de campo que realiza visitas técnicas, é imprescindível contar com dados precisos sobre as características do produtor rural/fazenda visitada. Com um bom CRM, os colaboradores terão um perfil bem traçado do cliente, inclusive com seus históricos de compra.

Além disso, um CRM para o agronegócio permite que a empresa tenha vários benefícios, tais como: 

  • Atue na linha de frente da coleta de informações; 
  • Otimize seus processos; 
  • Tenha economia de recursos; 
  • Enxergue pontos de melhorias para aumentar a performance da equipe de vendas;
  • Melhore a jornada de trabalho de vendedores, consultores técnicos e gerente da equipe.

Com isso, o cliente estará mais satisfeito, fidelizado e naturalmente se tornará o maior promotor da sua empresa e de seus produtos/serviços. Caso contrário, sua empresa pode perder potenciais clientes, principalmente por não conhecer seus perfis e necessidades.

Como alavancar as vendas com um CRM de Vendas exclusivo?

crm vendas

Fonte: Agência Life

 

Em um setor amplo e bastante competitivo, como é o agronegócio, alavancar as vendas é um dos grandes objetivos de toda empresa que vende para o agro. E, como já vimos, nada melhor do que ter um CRM de Vendas exclusivo para o agro para permitir isso.

Um CRM 100% Agro será de grande valia para todo o time de vendas da empresa, desde cada um dos representantes técnicos até o gerente da equipe de campo, que terão dados para melhor abordar o cliente, de acordo com o funil de vendas.

Dessa forma, com o apoio de CRM agrícola, sua empresa conseguirá alavancar as vendas ao adotar os seguintes passos:

 

1 – Trace um eficiente funil de vendas

Para sua empresa, o funil de vendas representa uma das metodologias mais interessantes quando o objetivo é alavancar as vendas.

Com essa ferramenta presente no CRM de Vendas você conseguirá conhecer melhor a jornada do cliente e, assim, tomar melhores decisões, identificando exatamente o que deve ser feito em cada etapa.

A principal ideia por trás do funil de vendas é que, para “convencer” um possível cliente a comprar seu produto/serviço. Para isso é preciso se relacionar com essa pessoa, sempre mostrando o que é a sua oferta e por que ela é a melhor.

2 – Saiba exatamente quem é o seu público

Antes de abordar seu possível futuro cliente, a sua empresa também deve dedicar tempo e recursos para conhecer quem é a sua audiência e quais são as principais demandas dela.

Tal ação é fundamental para saber como construir uma abordagem mais efetiva e que, de fato, cause o impacto necessário para estimular diretamente uma compra.

Ter um CRM agrícola é fundamental neste sentido. Ao oferecer dados para entender o perfil deste público, o CRM ajuda você a construir materiais e peças de marketing que atraiam as pessoas certas.

crm agrointeli

3 – Analise a concorrência 

Como já falamos anteriormente, o agronegócio é um setor onde a competitividade é muito grande. Consequentemente, analisar a concorrência é fundamental para alavancar as vendas.

O mercado agro é bastante volátil, com novos players entrando e saindo e oferecendo novidades em produtos e serviços diferenciados.

Então, para alavancar as vendas, a sua empresa deve adotar um bom CRM para analisar o mercado do seu nicho e buscar informações sobre o que seu concorrente faz.

4 – Tenha processos muito bem alinhados

Toda estratégia de vendas depende de muito foco e de processos muito bem definidos e alinhados às necessidades.

Por este motivo, você pode utilizar o CRM de Vendas para revisar todas as etapas que permeiam a jornada do cliente, desde o primeiro contato até o momento em que o cliente recebe a mercadoria/serviço. 

Também é essencial alinhar a relação da equipe de pós-vendas com o cliente.

Com o alinhamento de processos é possível que o gerente tenha informações sobre os pontos positivos do atendimento, além daqueles pontos que ainda podem melhorar. Com isso, as vendas serão alavancadas de forma natural.

5 – Gere relatórios de visita

Associado à etapa anterior, com um CRM 100% agro é possível acompanhar todas as metas e métricas em um painel simples e intuitivo. Quando analisadas, tais dados darão um maior respaldo para a tomada de decisão.

Ao adotar um CRM de Vendas dedicado ao agro é permitido que você gere relatórios de visita da equipe de vendas bastante completos.

crm vendas

Fonte: DownToEarth

 

Permite também que você exporte esses relatórios em vários formatos de forma simples e intuitiva, em um processo tão simples quanto enviar mensagens no whatsapp.

6 – Fortaleça as relações com os clientes

Um erro muito comum nas empresas agro é ainda acreditar que o maior foco da empresa é vender. Mas, na verdade, o fator mais importante é o relacionamento com os clientes!

Vender mais e melhor será uma consequência do bom relacionamento. Por isso, manter uma boa relação com cada cliente é uma excelente estratégia para que sua empresa consiga alavancar as vendas.

E, mais uma vez, o CRM será fundamental. Ao ter os mais variados e relevantes dados sobre seu público-alvo, o CRM permite que sua empresa crie maneiras de fazer com que seus clientes estejam satisfeitos se voltem a comprar seus produtos/serviços.

 

Por isso, use um CRM de Vendas dedicado ao agro para analisar interações, identificar insatisfações e criar mecanismos de atendimento personalizado para deixar clientes mais satisfeitos, e, consequentemente, mais fiéis à sua marca. 

 

Você sabia que a Agrointeli lançou seu CRM 100% agro? Conheça nossa plataforma exclusiva e solicite uma demonstração.

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Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
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2 anos atrás

Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?

0
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Marketing Agrointeli
Admin
Marketing Agrointeli
2 anos atrás
Reply to  سائن اپ کریں

Sure! How may i help you?

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Kayıt Ol | Gate.io
Kayıt Ol | Gate.io
2 anos atrás

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Marketing Agrointeli
Admin
Marketing Agrointeli
2 anos atrás
Reply to  Kayıt Ol | Gate.io

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creek gate io
creek gate io
2 anos atrás

At the beginning, I was still puzzled. Since I read your article, I have been very impressed. It has provided a lot of innovative ideas for my thesis related to gate.io. Thank u. But I still have some doubts, can you help me? Thanks.

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Marketing Agrointeli
Admin
Marketing Agrointeli
2 anos atrás
Reply to  creek gate io

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