No agronegócio, as vendas costumam ser bastante complexas. Precisamos lidar com um setor ágil e altamente competitivo, com muitas empresas disputando o mesmo perfil de clientes. Exatamente por isso, ter um CRM de Vendas mais dedicado é essencial.
Quando bem escolhido e operado, um bom CRM para o agronegócio irá facilitar tanto a gestão de vendas quanto o relacionamento com o cliente, consequentemente alavancará as vendas a um novo patamar.
Fonte: Neobyte
No entanto, escolher um CRM de Vendas ideal e que melhore o relacionamento com clientes do agro não é uma das tarefas mais fáceis, com isso exigindo alguns cuidados fundamentais.
Assim, para alavancar os resultados das vendas da sua empresa, elaboramos este conteúdo com 6 passos que vão ajudá-lo a usar um CRM dedicado ao agronegócio.
O que é um CRM de vendas dedicado ao Agro?
Você já parou para pensar em qual é o ativo mais importante da sua empresa?
Você pode imaginar que seja a estrutura física, os bens ou até os produtos, mas nenhum deles é tão importante quanto seu consumidor! É com ele que você se relaciona e é ele que compra seus produtos ou serviços!
Fonte: Advogacia Scalassara
Exatamente por isso, gerir uma carteira de clientes deve receber total atenção da sua empresa e nada melhor do que ter um CRM de Vendas para realizar isso com excelência.
Sigla para Customer Relationship Management (ou gestão de relacionamento com o cliente, em português), o CRM tem a função de registrar e organizar todas as informações do cliente, permitindo mapear a jornada de relacionamento com o cliente.
Importante ressaltar também que o CRM não é apenas um banco de dados. Ele tem funcionalidades que realizam análises periódicas que contribuem para um relacionamento duradouro entre vendedores e clientes.
Ou seja, o grande objetivo do CRM é o de oferecer a melhor experiência ao consumidor durante toda a jornada de compra, a fim de que ele seja fidelizado e se torne um promotor da sua marca.
Para saber mais sobre a importância de utilizar um bom CRM de Vendas para sua empresa, confira a completa apresentação a seguir.
Por que ter um CRM para o agronegócio?
Como você viu até aqui, ter um CRM de Vendas é imprescindível para que toda empresa alavanque suas vendas. Mas, para vender ao agronegócio, ter um CRM exclusivo para o setor é um diferencial bastante interessante.
Se a sua empresa vende para o agro, você deve necessariamente investir em um CRM que possua funcionalidades específicas e que atenda todos os setores da empresa.
Por exemplo, para a equipe de campo que realiza visitas técnicas, é imprescindível contar com dados precisos sobre as características do produtor rural/fazenda visitada. Com um bom CRM, os colaboradores terão um perfil bem traçado do cliente, inclusive com seus históricos de compra.
Além disso, um CRM para o agronegócio permite que a empresa tenha vários benefícios, tais como:
- Atue na linha de frente da coleta de informações;
- Otimize seus processos;
- Tenha economia de recursos;
- Enxergue pontos de melhorias para aumentar a performance da equipe de vendas;
- Melhore a jornada de trabalho de vendedores, consultores técnicos e gerente da equipe.
Com isso, o cliente estará mais satisfeito, fidelizado e naturalmente se tornará o maior promotor da sua empresa e de seus produtos/serviços. Caso contrário, sua empresa pode perder potenciais clientes, principalmente por não conhecer seus perfis e necessidades.
Como alavancar as vendas com um CRM de Vendas exclusivo?
Fonte: Agência Life
Em um setor amplo e bastante competitivo, como é o agronegócio, alavancar as vendas é um dos grandes objetivos de toda empresa que vende para o agro. E, como já vimos, nada melhor do que ter um CRM de Vendas exclusivo para o agro para permitir isso.
Um CRM 100% Agro será de grande valia para todo o time de vendas da empresa, desde cada um dos representantes técnicos até o gerente da equipe de campo, que terão dados para melhor abordar o cliente, de acordo com o funil de vendas.
Dessa forma, com o apoio de CRM agrícola, sua empresa conseguirá alavancar as vendas ao adotar os seguintes passos:
1 – Trace um eficiente funil de vendas
Para sua empresa, o funil de vendas representa uma das metodologias mais interessantes quando o objetivo é alavancar as vendas.
Com essa ferramenta presente no CRM de Vendas você conseguirá conhecer melhor a jornada do cliente e, assim, tomar melhores decisões, identificando exatamente o que deve ser feito em cada etapa.
A principal ideia por trás do funil de vendas é que, para “convencer” um possível cliente a comprar seu produto/serviço. Para isso é preciso se relacionar com essa pessoa, sempre mostrando o que é a sua oferta e por que ela é a melhor.
2 – Saiba exatamente quem é o seu público
Antes de abordar seu possível futuro cliente, a sua empresa também deve dedicar tempo e recursos para conhecer quem é a sua audiência e quais são as principais demandas dela.
Tal ação é fundamental para saber como construir uma abordagem mais efetiva e que, de fato, cause o impacto necessário para estimular diretamente uma compra.
Ter um CRM agrícola é fundamental neste sentido. Ao oferecer dados para entender o perfil deste público, o CRM ajuda você a construir materiais e peças de marketing que atraiam as pessoas certas.
3 – Analise a concorrência
Como já falamos anteriormente, o agronegócio é um setor onde a competitividade é muito grande. Consequentemente, analisar a concorrência é fundamental para alavancar as vendas.
O mercado agro é bastante volátil, com novos players entrando e saindo e oferecendo novidades em produtos e serviços diferenciados.
Então, para alavancar as vendas, a sua empresa deve adotar um bom CRM para analisar o mercado do seu nicho e buscar informações sobre o que seu concorrente faz.
4 – Tenha processos muito bem alinhados
Toda estratégia de vendas depende de muito foco e de processos muito bem definidos e alinhados às necessidades.
Por este motivo, você pode utilizar o CRM de Vendas para revisar todas as etapas que permeiam a jornada do cliente, desde o primeiro contato até o momento em que o cliente recebe a mercadoria/serviço.
Também é essencial alinhar a relação da equipe de pós-vendas com o cliente.
Com o alinhamento de processos é possível que o gerente tenha informações sobre os pontos positivos do atendimento, além daqueles pontos que ainda podem melhorar. Com isso, as vendas serão alavancadas de forma natural.
5 – Gere relatórios de visita
Associado à etapa anterior, com um CRM 100% agro é possível acompanhar todas as metas e métricas em um painel simples e intuitivo. Quando analisadas, tais dados darão um maior respaldo para a tomada de decisão.
Ao adotar um CRM de Vendas dedicado ao agro é permitido que você gere relatórios de visita da equipe de vendas bastante completos.
Fonte: DownToEarth
Permite também que você exporte esses relatórios em vários formatos de forma simples e intuitiva, em um processo tão simples quanto enviar mensagens no whatsapp.
6 – Fortaleça as relações com os clientes
Um erro muito comum nas empresas agro é ainda acreditar que o maior foco da empresa é vender. Mas, na verdade, o fator mais importante é o relacionamento com os clientes!
Vender mais e melhor será uma consequência do bom relacionamento. Por isso, manter uma boa relação com cada cliente é uma excelente estratégia para que sua empresa consiga alavancar as vendas.
E, mais uma vez, o CRM será fundamental. Ao ter os mais variados e relevantes dados sobre seu público-alvo, o CRM permite que sua empresa crie maneiras de fazer com que seus clientes estejam satisfeitos se voltem a comprar seus produtos/serviços.
Por isso, use um CRM de Vendas dedicado ao agro para analisar interações, identificar insatisfações e criar mecanismos de atendimento personalizado para deixar clientes mais satisfeitos, e, consequentemente, mais fiéis à sua marca.
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