Aumentar a produtividade da equipe de vendas no agronegócio é um grande desafio, seja pelo nível de especialização exigido, seja pela dificuldade de gerir a equipe. Neste caso, a oferta de uma boa comissão representa uma boa estratégia.
Comissão de vendas: A empresa cresce e o vendedor agradece. Créditos da imagem: Agendor
A comissão de vendas representa uma das formas mais recorrentes para remunerar os vendedores, engajando-os a bater suas metas. Ela é realizada com base em um percentual do valor das vendas efetuadas por cada vendedor.
De forma geral, o cálculo da comissão é simples. No entanto, existem diversos tipos de comissões para o ambiente do agronegócio, consequentemente os cálculos merecem certa atenção.
Com base nisso, convidamos você a conhecer os principais benefícios da comissão de vendas, além de um passo a passo para calcular corretamente.
Comissão por vendas: O que é?
A comissão por vendas é uma modalidade de remuneração bastante utilizada por empresas que comercializam produtos e serviços, inclusive dentro do ambiente do agronegócio.
Quando a empresa opta pela comissão, ela oferece ao vendedor uma porcentagem do valor de suas vendas como parcela variável de sua remuneração.
As empresas oferecem a comissão de vendas às suas equipes de vendas como uma forma de incentivar seus vendedores a vender mais, aumentando o volume de vendas e o lucro da empresa.
Assim, o grande objetivo do comissionamento é incentivar os vendedores a baterem determinadas metas, consequentemente eles ganham mais e a empresa também.
Por que pagar comissão para vendedores?
Como você viu anteriormente, a comissão de vendas é representada por uma porcentagem do valor das vendas efetuadas que é destinada como parte variável da remuneração ao vendedor.
Um vendedor que ganha comissão tende a apresentar um aumento da sua produtividade e da busca por melhores resultados, afinal ele entende que para ganhar mais ele precisa “vestir a camisa da empresa”.
Além disso, por meio dos modelos de comissionamento, os custos fixos da empresa podem diminuir.
No comissionamento normalmente se paga o teto da categoria e um comissionamento mais arrojado. Dessa forma, a empresa só terá um custo maior com a folha de pagamento se os resultados das vendas forem maiores, trazendo benefícios para ambos os lados.
Ou seja, de forma resumida, um eficiente comissionamento de vendas para o agronegócio garante:
- Aumento da motivação da equipe de vendas, estimulando-os a vender mais;
- Aumento da produtividade e desempenho de vendedores;
- Boas comissões atraem os melhores vendedores para sua empresa, além de manter bons vendedores na equipe;
Já para as empresas que vendem ao agronegócio, o ganho de comissões por vendas é frequente, pois permite aumentar o volume de vendas, gerar mais lucro e reter bons colaboradores.
Você quer saber como pagar boas comissões aos seus vendedores? Então confira algumas dicas para fazer isso no vídeo abaixo.
Modelos de comissão para empresas do agronegócio
Comissão de vendas no agronegócio. Fator de estímulo essencial. Créditos da imagem: Revista Rural
Para empresas do agronegócio ou qualquer outra empresa, há uma vasta variedade de tipos de comissão, mas existem algumas estratégias mais efetivas, que se encaixam melhor para cada realidade. Veja:
1 – 100% do salário revertido em comissão
Essa forma de comissionamento ocorre quando o vendedor não tem um salário fixo, ou seja, 100% do salário é decorrente da comissão. Esse modelo é mais comum e atrativo para vendedores autônomos que atendem várias empresas do agronegócio.
Contudo, se o vendedor trabalha exclusivamente para uma empresa e não consegue obter um volume satisfatório de vendas em determinado período, ele pode ficar desestimulado pela falta de rendimentos.
2 – Misto (Salário fixo + comissão)
Se você tem uma empresa que vende ao agronegócio e pretende manter os vendedores mais seguros com relação aos ganhos, o modelo misto de comissionamento é uma excelente opção.
Essa estratégia funciona melhor para aquelas empresas que realizam a gestão da carteira de clientes e que possuem uma base fixa de clientes que realizam compras de forma recorrente.
Neste modelo, ao ter uma estabilidade financeira garantida, o vendedor se sente mais motivado a elevar seus resultados e aumentar ainda mais seus ganhos, com vendas de melhor qualidade!
3 – Comissão progressiva
A comissão progressiva é mais uma estratégia que estimula os vendedores. Ela serve como estímulo para que os vendedores busquem sempre superar as metas conquistadas anteriormente.
Nesse modelo são estabelecidas algumas metas de vendas, com percentuais de comissão diferenciados. Por exemplo:
- 10% de comissão para vendas que excederam 1 mil reais;
- 20% de comissão para vendas que excederam 2 mil reais;
- E assim por diante.
Dessa maneira, todos os vendedores terão sua comissão, mas os que venderem mais, naturalmente terão seus benefícios aumentados.
5 passos para calcular a comissão de vendedores
O cálculo da comissão é bastante simples. Créditos da imagem: Guia de investimento
Pode parecer complexo, mas o cálculo do comissionamento de vendedores é relativamente simples. Elaboramos um passo a passo para que você acerte neste cálculo e estimule seus vendedores a vender mais e melhor.
Passo 1 – Estabeleça a porcentagem de comissionamento
Conforme já mencionamos por aqui, a comissão nada mais é que um percentual do valor total de uma venda.
Dessa forma, é necessário determinar que porcentagem será essa. A comissão não pode ser muito alta (para não colocar em risco sua margem de lucro). Também não pode ser muito baixa (para não desmotivar os vendedores). Ela deve ser justa e possível.
Também é importante considerar a comissão com base no valor agregado do produto, onde produtos de maior valor exigem uma comissão maior.
Passo 2 – Defina os períodos para pagamento das comissões
Durante qual período as vendas comissionadas vão valer e quando as comissões serão pagas?
Considerar essas condições é essencial para evitar desconfiança dos vendedores e para organizar melhor os seus registros contábeis.
Passo 3 – Estabeleça os critérios para validação de uma venda
Aqui você deve definir quais critérios os vendedores deverão seguir para que a venda deles seja comissionada.
- Quais produtos são passíveis de comissão?
- A data da venda passa a contar a partir do pagamento do cliente, da assinatura do contrato ou da emissão da nota fiscal?
- Se o cliente não efetuar o pagamento, o vendedor irá ou não receber a comissão?
- E se houver devolução ou desistência?
Aqui, você deve ser bastante claro, isso evita conflitos, desentendimentos e erros de interpretação que afetem a relação.
Passo 4 – Faça o somatório de todas as vendas, individuais e coletivas
Com todos os critérios de comissionamento muito bem definidos, é hora de somar o valor de todas as vendas.
Você deve fazer a soma tanto das vendas individuais como da equipe, pois isso poderá fazer diferença dependendo do tipo de comissionamento adotado.
Neste caso, o uso da tecnologia de gestão adquire grande importância, permitindo que sua empresa possa coletar, calcular e analisar dados com extrema eficiência.
Para isso, um software de CRM dedicado às vendas para o agronegócio será uma excelente opção. O CRM será bastante útil nesta etapa de definição de comissão por vendas.
Passo 5 – Faça o cálculo do valor da comissão
A etapa final será o cálculo de quanto sua empresa irá pagar em comissões.
Com o somatório das vendas em mãos, você deve aplicar a seguinte fórmula:
- Comissão = valor das vendas x percentual de comissionamento
Suponhamos que você estabeleceu em 5% a porcentagem de comissão sobre as vendas de determinado produto da sua empresa.
Se, durante o período determinado, o vendedor ou a equipe conseguiu vender 100 mil reais do seu produto, logo:
Comissão = 100 mil x 0,05
Comissão = R$ 5.000,00
Você viu que não há mistério? Então coloque estes passos em prática e defina uma comissão justa aos seus vendedores. Todos sairão ganhando!
Automatização de cálculos: Essenciais para melhores resultados
Mesmo sendo simples, o cálculo da comissão depende da análise de muitas áreas, mas isso não deve gerar amedrontamento. Para isso, como já ressaltamos anteriormente, a tecnologia torna-se uma grande aliada.
O uso do CRM, por exemplo, auxilia vendedores e gestores com suas atividades relacionadas a vendas. Consequentemente, essa solução permite gerar relatórios precisos e completos sobre a performance da equipe de maneira individual e coletiva.
Esses relatórios contribuem para uma melhor gestão das atividades desenvolvidas pelo time, fazendo com que o líder consiga calcular excelentes estratégias de comissionamento.
Assim, por meio da ferramenta de CRM, a gestão consegue utilizar os indicadores da própria ferramenta para entender se as metas foram alcançadas, qual o desempenho do vendedor e qual será a comissão ao final do período.
Portanto, adote um CRM e tenha a gestão de todas as vendas na palma da sua mão, consequentemente a comissão será vantajosa para todos!
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