Para vendedores do agro, investir em ações para atrair novos clientes é, sem dúvidas, muito importante. Mas, você sabia que a adoção de estratégias para aumentar a frequência de compra de um cliente que já comprou também é fundamental para que vendedores atinjam suas metas?
Para o segmento, o estímulo à recorrência de compra pode ser muito mais barato e fácil do que ter que seguir toda uma jornada para conquistar novos clientes.
É também uma ótima estratégia que vai impactar positivamente nas vendas a ponto de ajudar o vendedor a atingir suas metas de uma forma mais eficiente.
Para empresas que vendem para o agro, aumentar a frequência de compra é tão importante quanto conquistar novos clientes. Crédito da imagem: Ingrácio Advogacia
No artigo de hoje, convidamos você a conferir a importância da frequência de compra de clientes, assim como algumas das dicas mais úteis para aumentar a recorrência de compra do seu negócio.
Aumento da frequência de compra. Tão importante quanto conquistar novos clientes
Assim como é importante atrair novos consumidores para seu negócio, também é fundamental fidelizar aqueles clientes que já compraram com você.
Isso se deve ao fato de que é muito mais fácil e barato convencer aqueles compradores que já se relacionaram com seus produtos/serviços do que conquistar um novo cliente a comprar com você.
Afinal, são clientes que já passaram por toda a jornada de compra e confiam na sua marca e produto. Consequentemente, eles têm muito mais chances de fazer novos pedidos e, assim, gerar mais receita para a sua empresa.
Outra vantagem é que, em geral, o vendedor já tem uma base de dados maior sobre este tipo de compradores.
Com isso, ele pode realizar ações mais personalizadas e assertivas, levando-os a aumentar a frequência de compra e até aumentar o ticket médio dos seus pedidos.
Além disso, vendedores que conseguem aumentar a frequência de vendas de seus clientes conseguem bater suas metas com maior facilidade, já que as etapas iniciais da jornada de compra já foram colocadas em prática.
Mas se você quer acompanhar outras estratégias para bater suas metas, confira o vídeo abaixo e conheça uma técnica infalível para bater metas todo mês.
Como começar? Descubra o comportamento de compra do seu público
No agro, o comportamento de compra de um cliente está relacionado à forma com que ele escolhe e utiliza seus produtos e serviços, como também a maneira que realiza uma compra.
Esse conjunto de hábitos é o que determina suas necessidades e desejos. Assim, se você descobre um padrão para este comportamento, é possível elaborar estratégias para alavancar as vendas.
Mas você deve estar se perguntando: “Como descobrir o padrão de compra de comportamento do meu público?”
Não é difícil! Primeiro, você precisa determinar o seu perfil de cliente ideal, determinando quais as características que os seus melhores clientes têm em comum.
A partir disso você vai entender a sua persona e direcionar as estratégias com base perfil de cliente ideal. Diferente do público-alvo, que trata de informações mais genéricas sobre quem a sua empresa quer alcançar, a persona corresponde ao perfil do comprador mais propenso a fechar negócio.
Na construção dessa persona é necessário refletir quais são as principais dores, desafios e objetivos deste cliente ideal.
Também é interessante conhecer as necessidades deste público, com suas projeções e planos. As experiências anteriores também são essenciais para corrigir falhas e mostrar que você está em constante evolução.
Portanto, antes de colocar estratégia de fidelização em prática, é essencial que você saiba que tipo de cliente já comprou com você, quais são suas experiências e seu desejo em voltar a comprar com você.
Se o produtor gostou do seu produto/serviço, provavelmente ele voltará a comprar com você. Créditos da imagem: Agrimotor
Como aumentar a frequência de compra e alcançar metas?
De fato, aumentar a frequência de compra é essencial para aumentar o faturamento da empresa e ao mesmo tempo ajudar o vendedor a atingir suas metas mais agressivas.
Para aumentar o faturamento e atingir as metas, há algumas dicas imprescindíveis que toda empresa e vendedor do agronegócio pode adotar. Veja:
1 – Treinamento e motivação da equipe de vendas
Nas vendas para o agronegócio, o produtor rural é peça fundamental na composição do faturamento. Sem este cliente a empresa não realiza vendas nem consegue garantir sua permanência no mercado.
Assim, para conquistar produtores rurais e garantir que eles mantenham uma frequência de compra, a sua empresa precisa causar uma boa primeira impressão.
Por muitas vezes, o primeiro contato entre empresa e produtor rural depende de vendedores. Consequentemente, é muito importante treinar o time de vendas para que eles saibam como realizar um bom atendimento.
É essencial prepará-los e motivá-los para que realmente queiram proporcionar uma experiência agradável ao cliente, sendo essa uma ótima estratégia para atingimento de metas.
Portanto, o treinamento é uma ação de capacitação que visa aprimorar técnicas ou comportamentos da equipe de vendedores.
2 – Venda valor, não só produtos e serviços
Quando for vender alguma coisa para o seu cliente, lembre-se de vender as soluções da sua empresa e não apenas produtos e serviços oferecidos.
Apresentar os diferenciais dessa solução e explicar para o produtor rural como ele pode ser beneficiado são meios de mostrar que existe qualidade e mais valor nos itens e a recompra ajudará esse cliente a continuar se beneficiando da solução.
Também adote a estratégia de vender ao seu cliente valor e não preço. Não fale ao produtor rural apenas o preço do seu produto, mostre qual é o valor deste produto e como ele ajudará a resolver um problema que ele tem.
Isso mostrará que o aumento da frequência de compra será benéfico para as necessidades do seu negócio, ao invés de ter que comprar uma outra marca, por exemplo.
3 – Mantenha contato
Se quer que o seu cliente mantenha uma frequência de compra, você precisa garantir que a sua empresa será lembrada no instante que ele decidir adquirir outro produto ou serviço.
Uma forma de se manter presente na lembrança do produtor rural é mantendo contato com ele. Para isso, o envio de e-mails, telefonemas e WhatsApp para esclarecer dúvidas são uma boa opção.
Ou seja, mantenha um canal de comunicação com este cliente sempre aberto, afinal ele pode ser uma peça chave para que você atinja suas metas!
Utilize estes canais para apresentar novos produtos/serviços ou então enviar promoções. Você ainda pode enviar materiais ricos como ebooks e whitepapers que podem agradar este cliente ou notícias de mercado que podem ser do seu interesse.
Indiferente do método adotado, a recomendação é que você e sua equipe tenha todas essas comunicações direcionadas especificamente para as necessidades deste cliente.
4 – Ofereça incentivos para próximas compras
O cliente comprou com você neste mês? Então não perca tempo e já projete um benefício para que ele volte a comprar contigo posteriormente, aumentando a frequência.
Você pode comunicar um benefício por e-mail ou WhatsApp. Pergunte como foi a compra e já cite um benefício para a compra seguinte. Essa é uma forma de encantar o produtor rural, induzindo ele a comprar com você novamente.
Outra possibilidade é oferecer cashback no formato de crédito. Ao fazer uma compra, o consumidor recebe de volta um percentual do valor pago, para ser utilizado em seus próximos pedidos.
5 – Entre em contato com clientes inativos
Se você tem um cliente que costuma fazer compras recorrentes, mas está há algum tempo sem fazer um pedido, que tal entrar em contato para tentar reativá-lo?
Você pode enviar uma mensagem personalizada, buscando entender por que ele não compra mais com você, solicitando o seu feedback. Vale inclusive enviar um cupom de desconto para ele retornar e fazer uma nova compra.
Mesmo que este produtor rural não volte a comprar, você poderá obter insights valiosos para aprimorar sua capacidade de vender, estreitar o relacionamento com grupos de clientes com perfis semelhantes, impulsionando a taxa de recompra e ajudando você a alcançar suas metas.
Aumentar a frequência de compra no agronegócio é uma excelente forma para que vendedores atinjam suas metas. Crédito da imagem: Agrorevenda
Dessa forma, considerar a frequência de compra como um indicador de desempenho é, sem dúvida, um diferencial positivo para empresas que dependem de vendas recorrentes para o agronegócio e para vendedores que precisam atingir as metas mais agressivas.
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