No ambiente do agronegócio, manter uma relação mais próxima com clientes é uma estratégia que toda empresa deve adotar para aumentar as oportunidades de prospecção, vendas e fidelização. Para isso, priorizar as visitas a campo é essencial.
Visitas a campo – Representando a empresa na propriedade do agricultor. Créditos da imagem: Viralcool.
Ao fazer isso, vendedores e consultores vão avaliar o real potencial da propriedade do cliente, assim como identificar suas necessidades e dores, consequentemente conseguem adotar as melhores estratégias para resolver.
Mas, para agradar o cliente, atendendo sua demanda e ao mesmo tempo conseguir fechar bons negócios, as visitas a campo precisam ter uma gestão otimizada e eficiente, aumentando os resultados. Por isso, elaboramos 5 segredos para que você e sua empresa tenham sucesso em suas visitas a campo dentro do agronegócio.
Visitas a campo: o que são e porque são tão importantes?
Não é mais novidade para ninguém, o agronegócio brasileiro é muito forte, competitivo e contribui significativamente com a balança comercial positiva da nossa economia.
E um dos indicadores que mostram o potencial do nosso agronegócio é um levantamento feito pela ANDAV. Esse levantamento estimou que mais de 10 milhões de visitas a campo são feitas todo ano por técnicos agrícolas.
Essas visitas são realizadas com objetivo de, inicialmente, fazer um levantamento geral de informações de toda a propriedade, permitindo uma avaliação cuidadosa sobre o sistema de produção e necessidades que a empresa pode atender.
Assim, a finalidade das visitas a campo é entender as necessidades do cliente e propor soluções viáveis e executáveis para que seus objetivos sejam atendidos, sempre com base em um estudo técnico-financeiro.
Mas, para o sucesso da visita, é importante que a equipe de vendas ou consultores técnicos sejam, acima de tudo, parceiros do produtor para entender seus objetivos e, a partir disso, possibilitar os recursos necessários para melhores resultados.
5 segredos para fazer excelentes visitas a campo
Nas visitas a campo, o uso da tecnologia é imprescindível. Créditos da imagem: Portal Campo Vivo
Visitar clientes para entender suas demandas e oferecer (vender!) as melhores soluções é uma atividade que aumenta a proximidade, gera valor e fortalece a confiança entre vendedor e produtor rural.
Mas, para o sucesso dessa visita, elaboramos 5 segredos bastante importantes:
1 – Tenha suas visitas planejadas antecipadamente
Para evitar gastos e oferecer um atendimento personalizado para cada cliente, você deve ter suas visitas devidamente planejadas. Assim, saiba quem você irá atender na próxima visita, faça um levantamento prévio de informações e chegue preparado para superar expectativas e otimizar o tempo durante as visitas a campo.
2 – Mantenha a proximidade com o cliente
Saiba conduzir um diálogo com o produtor/cliente. Esteja apto para tirar suas dúvidas, explique tudo passo a passo e mostre que você sabe como resolver o problema. Outra dica é oferecer demonstrações do produto ou mostrar exemplos de clientes de sucesso que compraram com você. Demonstre empatia e faça a diferença.
Lembre-se: A visita deve buscar sempre o fechamento de uma venda, mas acima de tudo deve tentar criar uma parceria a longo prazo, fidelizando o cliente.
3 – Seja organizado e transparente
O primeiro contato com o cliente é essencial. Por isso, se você marcou um horário, você deve cumpri-lo para causar uma boa impressão. Também seja transparente, transmitindo todas as informações necessárias para o produtor. Além disso, se você prometeu alguma facilidade ou benefício, cumpra!
Garantir um pós-venda de qualidade também é uma forma de transparência e fidelização.
4 – Acompanhe o produtor
Você deve também priorizar o pós-venda. Somente assim você conseguirá compreender a satisfação do cliente com o serviço ou produto adquirido. Para isso, mantenha um relacionamento próximo com o cliente e mostre a importância dele para a empresa. Isso aumenta as possibilidades de futuras vendas.
5 – Faça uso da tecnologia certa
Você já percebeu que ter dados e informações sobre o produtor rural e sua propriedade são essenciais para garantir o sucesso das visitas a campo, não é mesmo? Para coletar, analisar e tomar melhores decisões, o uso da tecnologia é essencial. Um CRM dedicado às vendas para o agronegócio, por exemplo, facilita o dia a dia dos consultores, caso do CRM Agrointeli.
Além de automatizar toda a gestão comercial, este CRM é a solução completa para empresas que vendem para o agronegócio, principalmente por gerar indicadores e metas em um painel simples e intuitivo para tomada de decisão. O CRM Agrointeli também otimiza a rotina da equipe de vendas, contribuindo para que o gestor comercial acompanhe todos os passos da sua equipe e para que as metas sejam batidas.
Desse modo, combinando o uso de um CRM dedicado ao agro com as dicas apresentadas, as chances de ótimas conversões e clientes satisfeitos serão muito maiores.
Quer saber mais? Então confira o vídeo abaixo e conheça 5 Técnicas para marcar uma visita e encantar seus Clientes.
O que ninguém nunca te contou sobre o sucesso das visitas a campo
No âmbito do agronegócio, é fundamental que o vendedor ou consultor técnico seja parceiro do produtor e que almeje o crescimento da produtividade de cada um de seus clientes.
Nas visitas a campo, o produtor deve estar sempre no centro das atenções. Créditos da imagem: UPIS
Mas há algumas dicas extras que vão ajudar você a alcançar o sucesso das suas visitas, veja:
- Todo novo cliente é um juiz
Geralmente, é sempre na primeira impressão que o cliente faz um julgamento do vendedor. A conversa é boa? O vendedor tem credibilidade? Você irá ajudá-lo? Lembre-se, o cliente é um juiz, e tirará conclusões logo no primeiro contato. Por isso, a primeira impressão é imprescindível.
- Olhe nos olhos
Você deve agir de uma forma que o cliente sinta sua autoridade, segurança, firmeza, direção e foco. Neste caso, o olhar nos olhos diz muita coisa. Então ao estar falando com o cliente, foque apenas nele, nada de ficar no celular ou outra distração!
- Use a estratégia do espelho (Rapport)
Acompanhe os movimentos do corpo do cliente, se ele inclinar o corpo a frente faça o mesmo, se recostar para trás repita na mesma intensidade. Quando repetimos os movimentos do cliente, estamos naturalmente deixando-o mais relaxado e se conectando conosco, sincronizando a comunicação.
- Seja educado
Por mais que possa parecer óbvio, a educação é primordial. Você pode ter a melhor solução, mas se não tiver educação, haverá comprometimento no fechamento de um negócio.
- Boa aparência
As pessoas sempre irão avaliar um vendedor com base no que ele veste, no seu carro, nos seus gestos e na sua postura. Lembre-se, você é a imagem da sua empresa na propriedade do cliente.
- Evite distrações
Geralmente, a visita a campo ocorre em um pequeno espaço de tempo. Por isso, nesse período evite as distrações ao redor, mantenha-se presente e focado no atendimento do cliente. Desenvolva sua autodisciplina de atenção plena.
- Tente ser flexível
Produtores rurais tendem a preferir se conectar e confiar em pessoas parecidas com ela. Portanto quando um vendedor consegue flexibilizar o seu estilo de comunicação, ficando mais parecido com o cliente, mais simpatia esse produtor terá pelo vendedor.
- Entusiasmo
Essa dica é essencial. Demonstre entusiasmo pelo seu produto ou solução e transmita isso ao seu cliente. Vale lembrar que o entusiasmo é transferível e contagioso, mas cuidado, nunca deixe de ser verdadeiro.
- Não use o piloto automático
Tenha ciência que a cada visita você terá um cliente diferente. Por isso, tenha sempre o cuidado de se preparar para a visita, possivelmente essa seja sua única chance de causar uma boa impressão. Vale ressaltar que os produtores rurais estão cada dia mais exigentes e com conhecimento elevado. Assim, além da qualidade dos produtos ofertados, eles buscam a excelência das visitas.
Assim, cabe à empresa registrar, cadastrar e alimentar o produtor de informações sobre o cenário atual e o que está sendo planejado. Esse é um passo que pode ser o grande diferencial para as suas visitas a campo. Foque no que de fato gera resultado para o produtor e para sua empresa. Para isso personalize cada visita a campo, mostre e entregue valor ao seu principal ativo.
Aproveite para conhecer as muitas possibilidades que você terá ao adotar um CRM Agro nas suas visitas.
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