O agronegócio é um mercado caracterizado por ter uma competitividade bastante acirrada. Como forma de diferenciação, cabe às empresas do setor priorizar a adoção de diferentes técnicas de vendas.
Técnica de vendas. O ato de vender mais e melhor. Créditos da imagem: Perfeito!
Ou seja, para vender mais e melhor para o agronegócio é essencial que as empresas e seus vendedores tracem estratégias e técnicas de vendas para conquistar e fidelizar compradores.
Por isso, convidamos você a conhecer as 9 principais técnicas de vendas para que você consiga estruturar seus processos comerciais com foco no fechamento de mais negociações.
Técnicas de vendas: criação de conexões entre o produto/serviço e o cliente
As técnicas de vendas criam conexões entre o produto e o cliente. Créditos da imagem: AgroDistribuidor.
Usadas para vender tudo para todo tipo de cliente, as técnicas de vendas são métodos desenvolvidos, testados e aplicados por vendedores para que eles possam criar conexões entre o produto ou serviço que oferecem e as necessidades de seus clientes.
Dessa forma, as técnicas de vendas podem ser definidas como um conjunto de práticas e estratégias que, quando adotadas pelo vendedor, visam aprimorar sua performance, elevando sua eficiência e melhorando seus resultados.
Para isso, elas devem ser adotadas por todo tipo de vendedor, devendo ser aplicadas em todas as etapas de vendas, como, prospecção, captação, nutrição, fechamento e negociação.
Os principais objetivos dessas técnicas é o de:
- Potencializar as chances de venda;
- Aumentar o número de fechamentos;
- Driblar dificuldades e potencializar as chances de sucesso;
- Prestar um bom atendimento ao cliente, fazendo a abordagem de maneira honesta e padronizada;
- Fidelizar mais clientes
Vale ressaltar que as técnicas de vendas são bastante variadas e atendem diferentes necessidades. Exatamente por isso, a absorção das melhores técnicas depende essencialmente das características do vendedor e desejos de seus principais clientes.
Por isso, mesmo diante de um bom “catálogo” de técnicas, o sucesso só será conquistado após uma série de tentativas, erros e acertos.
9 técnicas de vendas para o agro que você precisa conhecer
Para melhores negociações, as técnicas de vendas são grandes aliadas. Crédito da imagem: Terra Magna
Dentro do ambiente comercial, existem técnicas de vendas direcionadas para diversas etapas do funil de vendas, da captação ao pós-vendas. Especificamente nas vendas para o agro, as técnicas de vendas que você deve considerar são:
1 – Ajude seu cliente a entender o que ele precisa
Não são raras as vezes que o cliente não tem clareza absoluta do que ele necessita. Diante disso, a primeira técnica se baseia em exercitar a empatia e sensibilidade para entender o real problema do cliente, entregando a solução ideal.
Com essa atitude, você, como vendedor, mostrará ao seu consumidor que você é um especialista e poderá resolver seus problemas.
2 – Estabeleça uma relação de confiança com o cliente
Tão importante quanto a prospecção é adotar estratégias para garantir a fidelização do cliente. Por isso, essa técnica se baseia em procurar formas de fazer com que o consumidor tenha motivos para voltar a comprar com você.
Você poderá construir essa relação mais duradoura através da qualidade do produto/serviço e da experiência de venda. Para isso, seja ético, responsável e verdadeiro com seu cliente, mas tenha também um bom produto.
3 – Seja sempre flexível
Todo bom vendedor é aquele que se adapta às principais necessidades de seus clientes, cabendo a ele captar os reais desejos e dificuldades do seu consumidor. Se houver a necessidade, você poderá promover pequenas adequações na sua postura para cativar a confiança do cliente.
4 – Nunca subestime o cliente
Dentro das vendas para o agro, o cliente (produtor rural/agricultor) costuma ter uma vivência e um conhecimento muito grandes. Assim, “enrolar” esse tipo de cliente não funciona mais.
Por isso, nunca, sob nenhuma hipótese, tente enganar seu cliente, principalmente aquele que tem uma vivência no agro muito grande. Caso você tente isso, sua reputação cairá junto com suas vendas.
5 – Seja resiliente
A resiliência é uma das grandes qualidades de bons vendedores. Essa qualidade é a capacidade que uma pessoa tem de superar obstáculos sem deixar de lado a sua essência.
Assim, uma das técnicas de vendas que mais merecem a atenção do vendedor é exercitar a sua capacidade de não se abalar com momentos difíceis e não levar as rejeições para o lado pessoal.
6 – Faça bom uso da criatividade
Usar a criatividade é uma excelente técnica de persuasão em vendas. Para consegui-la, o vendedor precisa fazer com que o cliente imagine os benefícios do seu produto ou serviço no seu dia a dia.
Uma dica interessante é utilizar argumentos que reforcem as características do que está sendo vendido, mostrando como se encaixam perfeitamente para solucionar determinado problema.
No entanto, é fundamental manter sempre a sinceridade, não oferecendo uma qualidade que seu produto/serviço não tenha.
7 – Identifique e contorne as objeções
Todo cliente é, acima de tudo, um negociador. Por isso, não são raros os casos em que o cliente coloca empecilhos sobre uma condição, como, por exemplo, a forma de pagamento ou o prazo de entrega.
Esse tipo de empecilho não é uma rejeição, mas, sim, uma objeção. Cabe ao bom vendedor identificar e contornar este empecilho da melhor maneira. Ou seja, é missão de todo bom vendedor não deixar com que esses impasses atrapalhem a sua venda.
8 – Crie um senso de urgência
Bons vendedores são aqueles que sabem aplicar os gatilhos mentais em suas negociações. Resumidamente, os gatilhos mentais são reações a estímulos provocados.
Dentre os muitos gatilhos mentais, o gatilho da urgência merece destaque. Ele se baseia na necessidade de compra imediata e, quando colocado em prática, consegue provocar uma resposta no comprador.
Para saber mais sobre outros gatilhos e truques psicológicos usados nas técnicas de vendas, convidamos você a conferir o vídeo abaixo.
9 – Invista em um marketing eficiente
Em qualquer empresa, os times de marketing e vendas devem estar diretamente conectados para melhores resultados.
Tal alinhamento é essencial, visto que uma boa comunicação irá atrair o público alvo, melhorando a aceitação do cliente.
Essa é uma técnica de vendas que pode ser aprimorada através do uso de diversas ferramentas, como: site, redes sociais, email marketing, feiras e eventos, dias de campo e muito mais.
As interações com o cliente podem ter seu foco em três etapas: captação de novos clientes, venda e pós-venda. Nestes casos, ter um CRM dedicado ao agro, como o CRM Agrointeli, é também essencial.
Essa é uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente onde gestores e vendedores podem controlar as métricas do resultado da sua comunicação e das vendas com seu público, permitindo pensar em melhorias e adequações.
Como estruturar um processo de vendas para o agro?
Como você viu, dentro das empresas do agronegócio, as diferentes técnicas de vendas são essenciais para boas vendas. Mas, para que todos da empresa desempenhem bem sua função, é preciso estabelecer um eficiente processo de vendas que seja dedicado ao agro.
Para isso, há alguns passos que devem ser seguidos dentro da estruturação do processo de vendas, que são:
1 – Defina claramente o processo de vendas, baseado em uma organização e gestão bem fundamentados.
2 – Utilize ilustrações para o processo. Uma dica interessante é criar ilustrações visuais para que todos os envolvidos tenham conhecimento de seus papéis e importância no resultado geral.
3 – Realize treinamentos para capacitar a equipe. Se você é gestor de pessoas, crie uma rotina de treinamentos para aumentar a qualificação do seu time. Isso permite que novas técnicas de vendas sejam implantadas, otimizando todo o processo.
4 – Estipule metas. Com objetivos e metas claros, todos manterão o foco no trabalho e se esforçarão para alcançar o que é esperado.
5 – Mantenha um acompanhamento frequente das vendas. Analise a performance de cada ação ou investimento e veja como eles estão retornando e a reação do público.
6 – Invista em um CRM para organizar e acompanhar o desempenho de cada venda. Com um CRM exclusivo ao agro, todo o time de vendas poderá acompanhar toda a jornada de compra, analisando cada estágio do funil de vendas e quais são as melhores ações para cada momento.
Portanto, como você acompanhou, adotar as diferentes técnicas de vendas e estruturar o processo de vendas são fatores de grande importância para alcançar o volume de vendas esperado. Para isso, se planeje, seja organizado e adote as ferramentas certas!
Aproveite e veja 6 segredos de visitas a campo que você deve conhecer para ter sucesso de vendas no agronegócio.
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