Na última década, as vendas no agronegócio sofreram uma grande transformação, com muitos pontos nessa negociação merecendo importância. Neste contexto, adotar um CRM Agro é parte importante de toda a gestão de vendas para o agronegócio.
Esse tipo de ferramenta facilita toda a organização e planejamento, também é a solução ideal para aumentar a eficiência de gestores e vendedores, alavancando a gestão de vendas e levando a máxima eficiência para todo o negócio.
Assim, diante deste segmento cada dia mais competitivo e concorrido, ter um CRM Agro é uma solução que garante maior eficácia para todo o time de vendas, de gestores a vendedores.
O que é gestão de vendas no agro?
De fato, ter um CRM dedicado exclusivamente ao agro é a melhor solução para empresas que atuam neste segmento e precisam aprimorar suas vendas. Mas o que é, definitivamente, a gestão de vendas?
Basicamente, a gestão de vendas faz referência a toda uma organização, planejamento, direção e controle das vendas que toda empresa deve se preocupar.
Gestão de vendas: Organização, planejamento, direção e controle das vendas para o agro. Créditos da imagem: I-Tec
Ou seja, é o processo de desenvolver uma força de vendas, coordenar operações e implementar técnicas de vendas, permitindo que a empresa atinja de maneira consistente, e até ultrapasse, suas metas.
Dessa forma, uma eficiente gestão de vendas envolve processos, estratégias e definição de metas capazes de ajudar a equipe comercial a atingir seus objetivos dentro da empresa.
Para as empresas do agronegócio, a gestão de vendas é responsável por impulsionar o setor comercial, que, por sua vez, ajuda no aumento de receita, no contato com clientes do agro e na troca com outros setores, como marketing e produto.
Aspectos envolvidos na gestão de vendas
No âmbito do agronegócio, a gestão de vendas costuma abranger muitos aspectos, mas há 3 fatores que merecem maior destaque:
1 – Desenvolvimento e gestão de toda a estratégia de vendas
Para empresas que vendem para o agro, a gestão de vendas é um conjunto de ações que envolve a visão e a estratégia do fluxo comercial, permitindo a criação de um processo de vendas a ser seguido pela equipe.
Com essa gestão, a equipe estará mais alinhada e poderá trabalhar em direção aos mesmos objetivos e seguindo as mesmas etapas.
Com um CRM Agro, todas as etapas da venda serão melhor gerenciadas e fornecerão as informações certas. Créditos da imagem: Agrointeli
Com essa medida, o gestor tem a capacidade de identificar gargalos e perceber onde a equipe de vendas pode melhorar.
2 – Gestão das atividades de vendas
A gestão de vendas faz referência também às atividades diárias da equipe comercial – desde a prospecção e primeiro contato ao pós-venda. Isso envolve a necessidade de monitoramento constante da equipe de vendas e das vendas em si. Ou seja, além de envolver as pessoas que fazem parte da equipe comercial, a gestão de vendas acompanha também as tarefas desempenhadas por elas.
Esse monitoramento permite que falhas sejam percebidas de forma prévia, antes que prejudiquem o desempenho da equipe no atingimento de suas metas – permitindo a conquista de resultados positivos.
3 – Ajuda a gerar relatórios de vendas e receitas
Na gestão de vendas, a compilação e análise de dados são fundamentais para revisar o sucesso da equipe comercial – em conjunto e de cada vendedor de forma individualizada.
Esses relatórios devem ser analisados pelo gestor comercial e também pelos representantes. Com isso, todos terão as informações atualizadas para acompanhar seu progresso para atender (ou superar) as expectativas.
Além disso, ao adotar a ferramenta certa, como um CRM Agro, a gestão de vendas será aprimorada e poderá oferecer à empresa relatórios mais completos, que incluem:
- Quanta receita é gerada como resultado do trabalho da equipe comercial;
- Produtividade dos vendedores, seja na prospecção, no fechamento de negócios e na comunicação com clientes em potencial;
- Quais produtos/serviços são vendidos com mais frequência e com qual taxa de sucesso;
- Volume de possíveis clientes qualificados (e aceitos) por vendas.
Dessa forma, tão importante quanto a gestão de vendas é adotar as ferramentas certas para que todo esse processo de gestão seja aprimorado e novamente adotar um CRM Agro é a melhor opção.
Passo a passo para ter uma eficiente gestão de vendas
Agora que você já sabe os aspectos principais abordados pela gestão de vendas para o agro e as soluções que ajudam neste sentido, chegou a hora de colocar este processo em prática.
Para ajudar sua empresa, separamos um passo a passo para ajudar você a estabelecer e manter uma gestão de vendas eficaz.
1 – Estruture todo o processo de vendas, que permite aos vendedores acompanhar e direcionar os potenciais clientes ao fechamento.
2 – Selecione e organize a equipe comercial. Para isso, você deve considerar os objetivos da empresa, a cultura organizacional e o orçamento disponível para as contratações.
3 – Faça o planejamento de vendas. Nessa etapa você deve estabelecer os objetivos, determinar as ações que serão tomadas e definir as métricas de acompanhamento dos resultados.
4 – Acompanhe o desempenho da equipe comercial, permitindo que você entenda se a equipe foi bem estruturada e que tipo de apoio o time de vendas necessita.
5 – Treine o time de vendas de forma constante para aprimorar o leque de competências.
6 – Mantenha a equipe motivada com premiações, ambiente agradável e feedbacks que ajudem no aprimoramento contínuo.
Invista em um eficiente CRM Agro e tenha uma melhor gestão de vendas
Para manter todas as atividades, tarefas e processos de gestão de vendas da sua empresa agro devidamente organizados e controlados, o ideal é que sua empresa conte com as ferramentas estratégicas certas.
E, em um mercado tão competitivo como o agro, não existirá uma gestão de vendas sem um sistema de CRM Agro para registrar todas as interações com os clientes, desde o primeiro contato até a venda fechada.
Assim, quando utilizado na gestão de vendas, ter um CRM Agro garante:
- Organização e Acompanhamento das Estratégias Comerciais:
Quando o processo é mais organizado, o dia a dia dos vendedores e gestores é facilitado, pois dá a eles uma visão clara em um funil de vendas que possibilita uma negociação mais assertiva.
- Dados mais organizados e maior segurança de informações:
A gestão de vendas garante que os dados sejam mais organizados e seguros. Créditos da imagem: JValério
Tabelas e planilhas manuais, informações que se perdem ou são “esquecidas” são pontos que certamente vão afetar a gestão de vendas. Com o uso de um CRM Agro isso é evitado.
Cabe a essa ferramenta garantir que os dados de cada cliente fiquem centralizados na plataforma, com histórico de transações, contatos e negociações. Ou seja, tudo estará no mesmo lugar e vai ajudar na tomada de decisões, garantindo segurança ao seu time e à empresa.
- Vendendo mais e melhor:
Com o CRM Agro, os processos são melhor definidos, o comercial ficará estruturado e todo o time de vendas estará mais capacitado. Consequentemente, o tempo de venda diminui, garantindo a satisfação do cliente e melhores resultados na empresa.
Ou seja, com um CRM dedicado ao agro, certamente você terá uma equipe de vendas vencedora dentro da sua empresa.
- CRM focado para as necessidades do agro:
Com o CRM Agro, os dados estão organizados de forma sempre estratégica e alinhada às necessidades deste segmento. Com isso, é possível tomar decisões com segurança e previsibilidade.
- Permite fidelizar clientes:
Seja no agro ou em qualquer outro negócio, o maior patrimônio de uma empresa é sua carteira de clientes.
Assim, para fidelizar um cliente no agro é necessário relacionamento contínuo com ele, atendimento de qualidade e eficiência técnica. Cabe a um CRM dedicado mostrar em qual momento você prova essas 3 capacidades, fidelizando clientes.
- Mapeamento da não-venda:
Para o agro, vender é a meta final, mas nem sempre é isso que acontece. Cabe ao CRM mostrar quando e porque isso aconteceu. A solução do concorrente é melhor? Foi o clima? Meu produto não está resolvendo uma dor? Meu atendimento está falho?
O fluxo de vendas do seu CRM Agro pode te informar isso e aprimorar a gestão da não-venda.
Para entender mais sobre o que é CRM e sua importância dentro da gestão de vendas, convidamos você a conferir o vídeo abaixo:
Diante destes pontos, com um CRM Agro é possível analisar dados e identificar oportunidades de negócio. Também possibilita ter total visibilidade da performance do time comercial e a gerar previsões de venda de forma precisa.
Ou seja, ter um CRM Agro é ter a ferramenta certa em mãos para garantir uma gestão de vendas mais assertiva, eficiente e otimizada.
Agora você já sabe o que é a gestão de vendas no Agronegócio. Sugerimos que você conheça o CRM Agrointeli, que é a melhor ferramenta para a gestão de vendas do agro.
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