Mais do que investir em produtos ou serviços para o agronegócio, as empresas precisam pensar cada vez mais na capacidade de relacionamento e estratégias de vendas com seus clientes, certo?
Assim, dentro do agronegócio, o time de vendas tem um papel fundamental. Afinal, estamos falando do setor que tem o papel de converter as oportunidades em mais vendas e consequentemente em lucro de grandes proporções. Então, para desempenhar bem essa função, é preciso estabelecer um eficiente processo de vendas.
Diante de tantas tarefas diárias de uma companhia, é fundamental contar com soluções que otimizem esse trabalho. E, ter um CRM dedicado ao Agro é essencial para isso, caso do CRM Agrointeli. Desenvolvido exclusivamente para melhorar o relacionamento e as negociações de vendas para o agro, o CRM Agrointeli gerencia todas as informações, ajudando a identificar o melhor momento, por exemplo, de fazer uma abordagem.
Convidamos você a conferir a importância de estruturar um eficiente processo de vendas para sua empresa, assim como as funcionalidades do nosso CRM, considerado ideal para que empresas do agronegócio tenham equipes vencedoras.
Processo de vendas para o agronegócio: Como estruturar?
Processo de vendas para o agronegócio. O bom relacionamento é essencial! Créditos: FIA
Para atingir o sucesso no setor do agronegócio, ter uma equipe vencedora é imprescindível. Neste caso, ter um processo de vendas bem estruturado é essencial.
Essa estruturação passa necessariamente pela condução de alguns pontos que merecem destaque:
Realize treinamentos para capacitar a equipe
Uma boa dica para estruturar o processo de vendas é treinar a equipe de vendas. Criar uma rotina de treinamentos, além de aumentar a qualificação dos profissionais, permite que novas técnicas sejam implantadas, otimizando o processo.
Investir em treinamentos gera resultados diretos nas vendas e no relacionamento com o cliente.
Estipule metas para a equipe
Um importante passo para criar o processo de vendas mais eficiente é definir metas. Ao ter objetivos claros, os colaboradores manterão o foco no trabalho e se esforçarão para alcançar suas metas.
Mantenha um acompanhamento frequente da equipe de vendas
É necessário manter um bom controle de desempenho do time de vendas, a fim de adotar estratégias para a otimização dos processos. Para isso, analise a performance de cada ação ou investimento, como eles estão retornando e a reação do consumidor.
Também é interessante acompanhar o comportamento de compra de cada cliente, se há um perfil ou uma periodicidade. Isso ajuda no embasamento das tomadas de decisão.
Invista em um CRM
Em qualquer empresa, uma solução CRM é fundamental para o time de vendas. Essa plataforma permite organizar todos os dados relevantes de clientes e potenciais clientes, de forma a possibilitar melhores estratégias e tratativas.
Para entender quais são as ferramentas de um CRM que ajudarão sua empresa a aumentar as vendas, confira o vídeo abaixo.
Por que ter um CRM?
Toda empresa, vendedor ou representante de vendas deve saber que a experiência do cliente deve estar sempre no foco das vendas.
Para proporcionar isso, é dever da empresa considerar diversos artifícios que resultem em um atendimento personalizado que atenda as expectativas do cliente. E, nada melhor do que ter um CRM dedicado para isso.
O CRM nada mais é do que a sigla para Customer Relationship Management, que em tradução significa Gerenciamento de Relação com Clientes.
Como o próprio nome deixa implícito, o CRM é uma ferramenta que oferece informações que focam na melhor experiência de relacionamento da empresa e de cada vendedor com o consumidor.
Ou seja, com um eficiente CRM toda empresa tem o potencial de transformar suas vendas, principalmente com uma equipe vencedora.
Por que ter um CRM dedicado às vendas para o agronegócio?
Com o avanço da tecnologia, temos uma vasta oferta de CRMs para uso de empresas e seu time de vendedores. No entanto, poucos são os sistemas CRM que entendem e apresentam funções específicas capazes de trazer legítimos benefícios para as vendas do agro.
A forma como é feito o atendimento ao cliente do agronegócio é muito particular. Cada cliente é único e com seus potenciais e necessidades muito específicas.
Consequentemente é preciso conhecer as particularidades individuais deste cliente: tamanho da propriedade, atividades produtivas, culturas, necessidades, gargalos etc.
Diante disso, é preciso que as empresas do agro controlem:
- Efetividade das visitas técnicas;
- Realizar planos de cultivo;
- Acompanhar o desenvolvimento da safra;
- As ocorrências relacionadas à lavoura.
Por isso, adotar um CRM voltado ao agronegócio é fundamental. Ele permite gerenciar uma série de informações sobre cada produtor, além de mapear o potencial de produção e de consumo de insumos de cada um deles.
CRM Agro: atendimento otimizado de produtores rurais. Créditos: IoT World Today
Diante disso, nada melhor do que optar por um CRM específico para o Agronegócio. Essa é uma plataforma que garante atendimentos otimizados para produtores rurais, decorrente de uma base de dados mais completa e precisa.
Através de um CRM dedicado ao agro é possível registrar com uma precisão muito maior as informações relacionadas aos clientes do agro. Isso fornece insumos valiosos para relacionamentos exclusivos a esse tipo de cliente.
Ou seja, com um CRM exclusivo ao agronegócio gestores e vendedores terão a capacidade de identificar as oportunidades e os possíveis gargalos, pois terão em mãos as ferramentas que ajudarão a otimizar a experiência do cliente.
CRM Agrointeli: O melhor CRM para o agronegócio
Com o grande foco de gerar equipes de vendas vencedoras, o CRM Agrointeli surgiu recentemente e já é o melhor CRM dedicado exclusivamente ao agronegócio do Brasil.
Desenvolvido pelo time de especialistas da Agrointeli, este CRM é caracterizado como uma ferramenta de uso fácil e intuitivo e que traz a capacidade de uma melhor gestão da equipe de campo.
Com processos automatizados, essa é uma plataforma que pode ter seu uso em qualquer lugar, mesmo de forma off-line. Assim, as vendas podem ser melhoradas e a gestão da equipe de campo é aprimorada.
O CRM Agrointeli é a plataforma que garante inteligência comercial em um único lugar, permitindo maior agilidade no envio de propostas e agendamento de visitas.
Essa plataforma também pode ser utilizada em muitas aplicabilidades que certamente farão o seu time de vendas um vencedor:
Verificar a etapa da jornada de compra
Através dessa plataforma específica, é possível saber exatamente em qual etapa da jornada de compra o cliente está, e quais são as melhores estratégias para ajudá-lo com seu produto, serviço ou solução.
Gerenciar a criação de estratégias de marketing
O CRM Agrointeli também permite a elaboração de estratégias de marketing mais assertivas. Graças aos dados dos clientes do agro, é possível traçar perfis e entender com maior exatidão qual é a demanda.
Centralização de informações
Para empresas que realizam vendas para o agronegócio, promover a centralização de dados é importante. Com um CRM exclusivo ao Agronegócio é possível encontrar tudo em um só lugar, economizando tempo hábil e esforço.
Atendimento personalizado
Outra forma de aplicar essa ferramenta é usar as informações certas para realizar um atendimento personalizado. Ao ter todos os dados do cliente, fica mais fácil atendê-lo de forma diferenciada e única.
Funcionalidades exclusivas e personalizadas do CRM Agrointeli
Quando comparado a outras plataformas de CRM dedicadas ao agronegócio, o CRM Agrointeli apresenta funcionalidades exclusivas que merecem destaque, principalmente para aumentar as vendas do agronegócio.
Inicialmente, este CRM gera indicadores de performance dos vendedores, permitindo ações corretivas para atingimento de metas. Também garantem previsibilidade de vendas por meio de processos automatizados.
Além disso, este CRM permite que gestores e vendedores acompanhem indicadores e metas em um painel simples, intuitivo e descomplicado para tomada de decisão mais assertiva e sempre baseadas em dados.
Dashboards do CRM Agrointeli. Créditos: CRM Agrointeli
Com o CRM Agrointeli você consegue também registrar todos os dados de campo (imagens, áudios e documentos) no aplicativo. Ou seja, não importa onde você esteja, no campo ou no escritório, o aplicativo é totalmente funcional e simples, podendo ser utilizado mesmo sem internet.
Esta plataforma permite também a geração de relatórios de visitas personalizados e bastante completos. O uso deles é tão simples quanto enviar mensagens no Whatsapp, pois foi desenvolvido com foco na praticidade e simplicidade.
CRM Agrointeli: Todas as informações em um mesmo lugar. Créditos. Agrointeli
Dessa forma, quando a sua empresa integra essas soluções inteligentes na gestão da carteira de clientes, ela consegue transformar rotinas, atingir metas e objetivos com maior exatidão e certeza.
Quer saber mais sobre o CRM Agrointeli? Então agende uma demonstração e tenha a solução completa para sua empresa.