Em qualquer empresa, todo vendedor tem metas a bater todo mês. No ambiente do agronegócio, a exigência é a mesma, com vendedores precisando bater metas para que a empresa fature mais no final do mês.
Metas batidas no final do mês significam maior faturamento da empresa. Créditos da imagem: Softfocus
Todas as empresas do agronegócio devem estabelecer metas de vendas que sejam agressivas, mas ao mesmo tempo atingíveis. Isso exige, por parte do gestor e do vendedor conhecimento do mercado agro, do potencial do negócio e do uso de ferramentas de gestão mais eficazes.
Confira os 4 passos que vão ajudar os vendedores a atingir metas e faturar mais nas vendas para o agronegócio. Confira também como um CRM Agro também pode ajudar todas as empresas do setor a bater suas metas.
Metas no agronegócio: Pressão constante que exige planejamento constante
Em qualquer empresa, o planejamento estratégico de vendas é uma necessidade! Ele será de grande valia para que as metas sejam atingidas, guiando o caminho a ser seguido pela empresa.
Para isso, trabalhar com uma política de metas de venda pode ser um fator decisivo para atingir o crescimento de qualquer tipo de negócio.
Mas, o ambiente do agronegócio é muito dinâmico, e quando o ambiente muda, ele naturalmente exige alterações no meio do caminho. Assim, correções de rota e planejamento constante das vendas (e de suas metas) são sempre necessárias para garantir que os objetivos sejam atingidos.
Planejar significa traçar o caminho que a empresa e os vendedores irão seguir no curto, médio e longo prazo. Este plano precisa ser elaborado considerando alguns fatores, como: sazonalidade, tipo de clientela, mix de produtos e serviços, segmento de atuação dentro do agro, concorrentes e outros.
É claro que não há uma fórmula mágica que fará a empresa encontrar o ponto ideal que quer atingir quanto às metas de vendas. Isso varia de acordo com suas possibilidades, necessidades e ferramentas disponíveis.
Independente disso, é possível adotar algumas dicas que ajudam a identificar metas que sejam tangíveis e inteligentes e que, ao mesmo tempo, garantam maior faturamento às empresas do agronegócio.
4 Passos que ajudam a atingir metas de vendas no agronegócio
O sucesso de toda empresa que vende ao agronegócio depende de um planejamento que traga mais vendas e faturamento ao final do mês.
Para que este planejamento seja mais efetivo, seguir algumas dicas torna-se imprescindível. Veja a seguir 4 dicas para tornar isso possível.
1 – Elabore e avalie boas metas de vendas
O primeiro passo para que as metas tenham o efeito desejado para a empresa na busca por melhores resultados, é certificar-se de que elas realmente foram bem desenvolvidas.
Para isso, adotar o método SMART como referencial é bastante interessante.
Método SMART. Aliado das metas. Créditos da imagem: Instituto Agro
Adotado por muitas empresas, o método SMART é um conceito que garante maior eficiência na organização e gestão de metas. Ele pode ser aplicado em diferentes contextos, desde que haja metas envolvidas. Por isso, nas metas de vendas, ele funciona muito bem!
Sua sigla se baseia em 5 fatores que ajudam a empresa a alcançar seus objetivos estratégicos:
S (Specific – Específica)
Os objetivos precisam ser claros e específicos, sem espaço para questionamentos no futuro a respeito de seu foco.
Para que a meta seja bem específica, há a necessidade de responder algumas perguntas, como:
- O que alcançar com essa meta?
- Quem são os responsáveis por ela?
- Como conquistá-la?
- Por que ela é importante e deve ser cumprida?
Ao responder essas perguntas, a meta se torna muito mais específica, facilitando o atingimento dos objetivos para os colaboradores envolvidos.
M (Measurable – Mensurável)
Toda boa meta tem a capacidade de ser medida e avaliada a partir de KPI’s. Eles dão à empresa a capacidade de acompanhar o desempenho de todas as ações que levaram ao alcance (ou não) de uma meta.
A (Attainable – Atingível)
Como já ressaltado anteriormente, toda boa meta precisa ser alcançável (atingível). Tal fato influencia diretamente na motivação dos vendedores. Se eles não conseguem atingir suas metas (simplesmente porque são impossíveis), eles naturalmente ficarão frustrados.
Portanto, cabe à empresa definir metas aos vendedores que sejam claras, objetivas e principalmente alcançáveis.
R (Relevant – Relevante)
Boas metas devem ser relevantes para o ambiente em que elas são planejadas. Para o ambiente do agronegócio, elas devem estar atreladas ao aumento da lucratividade ou expansão das vendas para outras regiões.
T (Time Based – Temporal)
Se a empresa não tem um prazo de tempo pré-estabelecido, a realização das metas fica indefinida. Por isso, a meta precisa ter uma data para acabar, exigindo a determinação de uma linha de chegada.
2 – Aprimore a comunicação interna com sua equipe
Uma boa comunicação faz que todo o time fale a mesma língua e tenha os mesmos objetivos. Créditos da imagem: Marketing no Agronegócio
Um erro comum de gestores de grandes companhias é fazer de tudo para agradar e atender as demandas do público-alvo, mas se esquecem de ouvir e entender as necessidades de seus colaboradores.
Dessa forma, tão importante como estabelecer metas claras é avaliar e aprimorar os canais internos de comunicação. Essa tarefa elimina erros e otimiza as chances de alcance dos objetivos e metas.
Também é importante que a empresa mostre a importância da comunicação entre todos, desde o vendedor júnior ao mais alto executivo. Todos devem entender que a comunicação clara é uma prioridade, especialmente os líderes da empresa.
3 – Ofereça feedbacks constantes aos funcionários
Em qualquer negócio, o feedback é fundamental. Nas vendas, ele funciona como um retorno ao time, apontando quais são os pontos fortes e os pontos fracos, que devem ser melhorados por cada vendedor.
Assim, sempre que um vendedor tem um retorno franco de suas falhas, ele poderá corrigir seus erros e, com isso, contribuir de forma mais efetiva para que as metas organizacionais da empresa sejam alcançadas.
Um feedback bem-sucedido é baseado em três pontos:
- Elogio ao vendedor, indicando como ele tem contribuído com a empresa;
- Introdução de uma crítica construtiva e realista;
- Uma frase que leve ao engajamento, como “acredito em você”, por exemplo.
Estes pontos são fundamentais para que o vendedor esteja sempre engajado, ajudando-o a melhorar sua atividade para um atingimento das metas mais eficientes.
4 – Invista em tecnologias de gestão de vendas
Independentemente do tamanho do seu negócio, seja ele pequeno, médio ou grande, poder contar com ferramentas de gestão é fundamental para bons resultados no final do mês. Isso pode, inclusive, contribuir para a melhoria contínua dos processos e maior faturamento da empresa.
Os programas de CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, facilitam a gestão de metas e ajudam a empresa de várias formas, entre as principais:
- Reúnem diversos indicadores de performance em um mesmo lugar;
- Contribuem para a elaboração de planos de ação que sejam agressivas e atingíveis;
- Permitem armazenar todo tipo de dado, ajudando a acompanhar a execução dos projetos;
- Facilitam o desenvolvimento e análise de vários relatórios;
- Oferecem modernos indicativos de desempenho para o planejamento das atividades.
A tecnologia age como uma grande aliada na busca por resultados, facilitando a vida do gestor e de toda a equipe no atingimento de metas. Além disso, também mitiga as despesas com papel e muitos erros associados à falha humana.
Quer saber mais sobre essas dicas? Então confira o vídeo abaixo e conheça uma técnica infalível para bater metas todo mês.
CRM para o agronegócio: Aliado das metas atingidas!
Não há dúvidas, todas as empresas do agronegócio dependem do desempenho do time de vendas para elevar seu faturamento.
Mas, para conseguir atingir as metas de vendas no final do mês, é imprescindível que a equipe comercial tenha acesso às informações dos leads para convertê-los em vendas que sejam mais efetivas.
E nada melhor do que investir em um CRM dedicado ao agronegócio para conseguir esses benefícios, como é o caso do CRM Agrointeli.
CRM Agrointeli: Relatórios e informações à disposição de todo o time de vendas. Créditos da imagem: Agrointeli.
Esse CRM irá gerar clientes qualificados, evitando que vendedores “percam tempo” tentando fechar vendas com clientes que ainda não estão prontos dentro do funil de vendas.
Aqui, a famosa frase do “tempo é dinheiro” funciona muito bem. Afinal, ao utilizar um CRM, os vendedores conseguem acessar instantaneamente todos os dados referente aos clientes, produtos, propostas e contratos relacionados às vendas.
Tudo estará disponível em um único lugar, dando ao time de vendas um acesso mais eficiente de qualquer informação necessária para fechar um negócio e ficar mais próximo das metas!
Desta forma, um bom CRM Agro auxilia na organização, planejamento e acompanhamento de métricas em um painel simples e intuitivo, dando respaldo ao time de vendas e contribuindo para que cada vendedor atinja suas metas com excelência.
Você quer ter times de vendas com metas 100% atingidas? Então conheça o CRM Agrointeli e tenha vendas excelentes. Experimente gratuitamente agora mesmo.