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Fale com um especialista

Tenha uma gestão da visita de campo mais eficiente com um CRM Agro

Em qualquer setor, a visita de campo é o começo de tudo. É nela que possíveis clientes vão conhecer a proposta da empresa, formar uma opinião, elucidar dúvidas e desenvolver um relacionamento que pode ou não ser duradouro.

Mas, especificamente para o agronegócio, as equipes de visita de campo costumam se espalhar por diversos territórios e visitar inúmeros clientes, cada um com diferentes necessidades e demandas. 

Por isso, para o gerente de vendas é difícil saber onde o vendedor/consultor está, quais visitas realizou, que tipo de serviço/produto oferece e se a visita trouxe bons frutos.

Como alternativa de gestão, dispor de um bom sistema de gestão é imprescindível, caso do CRM Agro. Além das suas muitas funcionalidades de gestão, o sistema CRM dedicado ao agro leva a eficiência necessária para todo o time de vendas.

Diante disso, confira algumas dicas para ter uma gestão da visita de campo mais eficiente e saiba porque o investimento em automação, caso do CRM Agrointeli, pode ajudar com tudo isso.

 

Visita de campo: Aumenta o relacionamento empresa/cliente e pode ser gerenciável

O Brasil é definitivamente um país voltado ao agronegócio. Consequentemente, o número de empresas do setor é expressivo, assim como é expressivo o volume de visitas à campo.

Segundo levantamento da ANDAV, estima-se que mais de 10 milhões de visitas são feitas todo ano por empresas de diversos ramos, com seus técnicos agrícolas e especialistas visitando produtores rurais e suas propriedades.

Nestas visitas é realizado um levantamento geral das demandas e necessidades do produtor e da sua propriedade, permitindo uma avaliação cuidadosa sobre a produção e necessidades a serem atendidas.

visitas de campo

Crédito: Atacar em vendas

Nas visitas, o vendedor ou o consultor são parceiros do produtor e têm como grande objetivo ajudar no crescimento da produtividade de cada cliente, sempre considerando cada um de forma exclusiva e com características específicas.

O mais interessante é que cada uma destas visitas pode ser gerenciável, seja pelo vendedor/consultor, seja pelo gerente de vendas da empresa. Para isso, adotar um CRM dedicado ao relacionamento dentro do agronegócio é uma ótima decisão.

Os sistemas de CRM funcionam como uma agenda digital e como um eficiente gestor de tarefas para que vendedores acompanhem os próximos passos de cada visita de forma simplificada, otimizada e muito ágil.

Um bom CRM ajuda a registrar, cadastrar e alimentar o vendedor com informações sobre o que está sendo feito e planejado, garantindo um grande diferencial para todo o time de visita a campo. 

Assim, é importante focar no que, de fato, gera resultados para o produtor. Usar o CRM será fundamental para personalizar todas as informações e mostrar mais valor ao cliente.

 

Dicas para ter uma gestão de visitas mais eficiente

Visitar a propriedade de clientes e oferecer soluções (produto ou serviço) de qualidade e que gerem valor para fortalecer o relacionamento deve ser o objetivo de todo vendedor ou consultor de vendas.

Mas, para que a visita de campo traga melhores resultados é fundamental tomar algumas medidas que garantam uma melhor gestão dessa atividade. Dentre essas medidas, vale considerar:

1 – Planeje todas as visitas

Pode até parecer óbvio, mas o ato de planejar cada visita de campo é uma ótima estratégia para evitar gastos desnecessários. Esse planejamento é também fundamental para traçar um plano estratégico da visita e do atendimento, sempre personalizado a cada cliente.

crm agrointeli

Saber exatamente qual é o perfil da próxima visita é a melhor estratégia para fazer um levantamento prévio de informações desse cliente. 

Isso permite maior preparação para superar expectativas, otimizar o tempo e atingir em cheio “as dores” dele.

Além disso, se você anda tendo dificuldades para agendar sua visita na propriedade de um novo cliente, vale conferir algumas dicas no vídeo abaixo:

 

2 – Tenha maior proximidade com o cliente

Além de uma boa preparação para a visita de campo, é essencial saber conduzir um diálogo com o seu cliente. Lembre-se, ele é, acima de tudo, um ser humano e tem seus objetivos, receios e dores.

Por isso, esclareça todas as dúvidas que ele tiver, explique passo a passo tudo sobre o negócio e mostre que você entende qual é o problema e sabe como resolver.

Ofereça também demonstrações do produto, tenha cases de sucesso de outros clientes e demonstre sempre a empatia. Essas são estratégias simples, mas podem fazer toda a diferença.

Vale ressaltar que toda visita não é apenas uma possibilidade de venda, é uma oportunidade de parceria e relacionamento a longo prazo. Talvez o cliente não feche o negócio com você nas primeiras visitas, mas na necessidade, você será procurado.

 

3 – Invista em organização e em transparência da relação

Assim como o planejamento, a organização é o ponto de partida para uma visita técnica de sucesso. Por isso, seja o mais organizado possível, cumpra horários, faça um organograma da visita e cause uma boa impressão.

Transmita todas as informações necessárias para o produtor, mas nunca prometa o que não pode cumprir. Não há nada pior para a imagem da empresa do que o cliente fechar o negócio e você não cumprir com o prometido.

Seja também transparente em relação aos serviços e produtos e se mostre disponível para futuras questões. Lembre-se: Um pós-venda de qualidade também é uma forma de fidelização, talvez a melhor.

 

4 – Registre todas as informações da visita

visitas de campo

Crédito: Aprobat – MS

É preciso que todos os detalhes das visitas sejam devidamente registrados, desde informações novas até o progresso do processo de venda e a data das visitas. 

Ter esse registro é importante para dar continuidade ao processo de venda, principalmente se houver mudança do vendedor durante uma venda. 

 

5 – Tenha indicadores de performance 

Com todos os registros da visita de campo em mãos, a recomendação é transformá-los em indicadores de desempenho, ou de performance. 

Caberá aos indicadores permitir: 

  • Melhor monitoramento da qualidade das visitas por parte do gerente de vendas;
  • Melhor monitoramento da velocidade com que as vendas são concluídas: 
  • Relacionar o esforço dos vendedores e a quantidade de vendas convertidas;
  • Definir quais são os próximos passos dentro da negociação.

Ou seja, a definição de indicadores trará muitos aspectos importantes para uma gestão de vendas mais eficiente, permitindo a tomada de decisões com base em informações confirmadas, e não apenas em especulações.

Os indicadores também ajudarão a equipe de vendas a melhor gerir a sua carteira de clientes, separando-os em grupos, distribuindo-os por região, necessidades e etapas dentro do funil de vendas.

 

CRM Agro: Fundamental para planejar, organizar e gerenciar a carteira de clientes

Como você deve ter percebido, a coleta de dados e informações sobre o produtor rural e sua propriedade durante a visita de campo é o primeiro passo para converter a visita em vendas.

Neste sentido, o uso da tecnologia será de grande valia. Adotar um CRM exclusivo para as especificidades do agro é fundamental, principalmente em razão de seus muitos benefícios.

Além de facilitar o dia a dia dos consultores e vendedores, o CRM Agro é, como já vimos anteriormente, um grande aliado da empresa. E a melhor opção do mercado é o CRM Agrointeli.

agrointeli

Créditos: Agrointeli

Conhecido como a solução completa para empresas que vendem para o agronegócio, o CRM Agrointeli caracteriza-se como uma ferramenta fácil e intuitiva focada na otimização do relacionamento entre vendedores/consultores e produtores rurais.

Esta plataforma não só otimiza a rotina de cada visita de campo, mas também contribui para que o gestor de vendas acompanhe todos os passos de seus consultores que estão no campo, inclusive o histórico de informações de cada produtor.

O CRM Agrointeli também permite que o consultor/vendedor anote tudo! Consequentemente permite analisar diversos indicadores de performance, automatizando processos e levando inteligência para esse processo tão importante para empresas.

visitas de campo

 

Créditos: Agrointeli

Com tudo isso é possível ter controle total de todas as etapas do funil de vendas, com dashboards descomplicados e automatizados que facilitam a tomada de decisões, tornando-as mais assertivas, pois são baseadas em dados reais. 

Invista em um CRM Agro e tenha a melhor ferramenta para otimizar cada visita de campo de todo seu time de vendas!

Quer saber como o CRM Agrointeli pode ajudar a otimizar as visitas técnicas do seu time de vendas? Então teste agora gratuitamente por 14 dias.

crm agrointeli

Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
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Rodrigo Almeida
Rodrigo Almeida
2 anos atrás

Interessante que ele é bem simples e direto

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Marketing Agrointeli
Admin
Marketing Agrointeli
2 anos atrás
Reply to  Rodrigo Almeida

Exatamente, Rodrigo. Para mais informações, entre em contato com a nossa central de atendimento 0800 878-9697

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Pablo Andrade
Pablo Andrade
2 anos atrás

Parabéns pelo trabalho, temos um ecommerce e até para nós seria uma solução interessante!

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Marketing Agrointeli
Admin
Marketing Agrointeli
2 anos atrás
Reply to  Pablo Andrade

Obrigado, Pablo! Para mais informações, entre em contato com a nossa central de atendimento 0800 878-9697

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Renato Augusto
Renato Augusto
2 anos atrás

Temos revenda e queremos conhecer!

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Marketing Agrointeli
Admin
Marketing Agrointeli
2 anos atrás
Reply to  Renato Augusto

Renato, entre em contato através da nossa central de atendimento 0800 878-9697

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Cristina Rodrigues
Cristina Rodrigues
2 anos atrás

Amei!

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Marketing Agrointeli
Admin
Marketing Agrointeli
2 anos atrás
Reply to  Cristina Rodrigues

Obrigado, Cristina!

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Sign Up
Sign Up
2 anos atrás

I have read your article carefully and I agree with you very much. So, do you allow me to do this? I want to share your article link to my website: Sign Up

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Marketing Agrointeli
Admin
Marketing Agrointeli
2 anos atrás
Reply to  Sign Up

Sure!

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