Em qualquer setor, a visita de campo é o começo de tudo. É nela que possíveis clientes vão conhecer a proposta da empresa, formar uma opinião, elucidar dúvidas e desenvolver um relacionamento que pode ou não ser duradouro.
Mas, especificamente para o agronegócio, as equipes de visita de campo costumam se espalhar por diversos territórios e visitar inúmeros clientes, cada um com diferentes necessidades e demandas.
Por isso, para o gerente de vendas é difícil saber onde o vendedor/consultor está, quais visitas realizou, que tipo de serviço/produto oferece e se a visita trouxe bons frutos.
Como alternativa de gestão, dispor de um bom sistema de gestão é imprescindível, caso do CRM Agro. Além das suas muitas funcionalidades de gestão, o sistema CRM dedicado ao agro leva a eficiência necessária para todo o time de vendas.
Diante disso, confira algumas dicas para ter uma gestão da visita de campo mais eficiente e saiba porque o investimento em automação, caso do CRM Agrointeli, pode ajudar com tudo isso.
Visita de campo: Aumenta o relacionamento empresa/cliente e pode ser gerenciável
O Brasil é definitivamente um país voltado ao agronegócio. Consequentemente, o número de empresas do setor é expressivo, assim como é expressivo o volume de visitas à campo.
Segundo levantamento da ANDAV, estima-se que mais de 10 milhões de visitas são feitas todo ano por empresas de diversos ramos, com seus técnicos agrícolas e especialistas visitando produtores rurais e suas propriedades.
Nestas visitas é realizado um levantamento geral das demandas e necessidades do produtor e da sua propriedade, permitindo uma avaliação cuidadosa sobre a produção e necessidades a serem atendidas.
Crédito: Atacar em vendas
Nas visitas, o vendedor ou o consultor são parceiros do produtor e têm como grande objetivo ajudar no crescimento da produtividade de cada cliente, sempre considerando cada um de forma exclusiva e com características específicas.
O mais interessante é que cada uma destas visitas pode ser gerenciável, seja pelo vendedor/consultor, seja pelo gerente de vendas da empresa. Para isso, adotar um CRM dedicado ao relacionamento dentro do agronegócio é uma ótima decisão.
Os sistemas de CRM funcionam como uma agenda digital e como um eficiente gestor de tarefas para que vendedores acompanhem os próximos passos de cada visita de forma simplificada, otimizada e muito ágil.
Um bom CRM ajuda a registrar, cadastrar e alimentar o vendedor com informações sobre o que está sendo feito e planejado, garantindo um grande diferencial para todo o time de visita a campo.
Assim, é importante focar no que, de fato, gera resultados para o produtor. Usar o CRM será fundamental para personalizar todas as informações e mostrar mais valor ao cliente.
Dicas para ter uma gestão de visitas mais eficiente
Visitar a propriedade de clientes e oferecer soluções (produto ou serviço) de qualidade e que gerem valor para fortalecer o relacionamento deve ser o objetivo de todo vendedor ou consultor de vendas.
Mas, para que a visita de campo traga melhores resultados é fundamental tomar algumas medidas que garantam uma melhor gestão dessa atividade. Dentre essas medidas, vale considerar:
1 – Planeje todas as visitas
Pode até parecer óbvio, mas o ato de planejar cada visita de campo é uma ótima estratégia para evitar gastos desnecessários. Esse planejamento é também fundamental para traçar um plano estratégico da visita e do atendimento, sempre personalizado a cada cliente.
Saber exatamente qual é o perfil da próxima visita é a melhor estratégia para fazer um levantamento prévio de informações desse cliente.
Isso permite maior preparação para superar expectativas, otimizar o tempo e atingir em cheio “as dores” dele.
Além disso, se você anda tendo dificuldades para agendar sua visita na propriedade de um novo cliente, vale conferir algumas dicas no vídeo abaixo:
2 – Tenha maior proximidade com o cliente
Além de uma boa preparação para a visita de campo, é essencial saber conduzir um diálogo com o seu cliente. Lembre-se, ele é, acima de tudo, um ser humano e tem seus objetivos, receios e dores.
Por isso, esclareça todas as dúvidas que ele tiver, explique passo a passo tudo sobre o negócio e mostre que você entende qual é o problema e sabe como resolver.
Ofereça também demonstrações do produto, tenha cases de sucesso de outros clientes e demonstre sempre a empatia. Essas são estratégias simples, mas podem fazer toda a diferença.
Vale ressaltar que toda visita não é apenas uma possibilidade de venda, é uma oportunidade de parceria e relacionamento a longo prazo. Talvez o cliente não feche o negócio com você nas primeiras visitas, mas na necessidade, você será procurado.
3 – Invista em organização e em transparência da relação
Assim como o planejamento, a organização é o ponto de partida para uma visita técnica de sucesso. Por isso, seja o mais organizado possível, cumpra horários, faça um organograma da visita e cause uma boa impressão.
Transmita todas as informações necessárias para o produtor, mas nunca prometa o que não pode cumprir. Não há nada pior para a imagem da empresa do que o cliente fechar o negócio e você não cumprir com o prometido.
Seja também transparente em relação aos serviços e produtos e se mostre disponível para futuras questões. Lembre-se: Um pós-venda de qualidade também é uma forma de fidelização, talvez a melhor.
4 – Registre todas as informações da visita
Crédito: Aprobat – MS
É preciso que todos os detalhes das visitas sejam devidamente registrados, desde informações novas até o progresso do processo de venda e a data das visitas.
Ter esse registro é importante para dar continuidade ao processo de venda, principalmente se houver mudança do vendedor durante uma venda.
5 – Tenha indicadores de performance
Com todos os registros da visita de campo em mãos, a recomendação é transformá-los em indicadores de desempenho, ou de performance.
Caberá aos indicadores permitir:
- Melhor monitoramento da qualidade das visitas por parte do gerente de vendas;
- Melhor monitoramento da velocidade com que as vendas são concluídas:
- Relacionar o esforço dos vendedores e a quantidade de vendas convertidas;
- Definir quais são os próximos passos dentro da negociação.
Ou seja, a definição de indicadores trará muitos aspectos importantes para uma gestão de vendas mais eficiente, permitindo a tomada de decisões com base em informações confirmadas, e não apenas em especulações.
Os indicadores também ajudarão a equipe de vendas a melhor gerir a sua carteira de clientes, separando-os em grupos, distribuindo-os por região, necessidades e etapas dentro do funil de vendas.
CRM Agro: Fundamental para planejar, organizar e gerenciar a carteira de clientes
Como você deve ter percebido, a coleta de dados e informações sobre o produtor rural e sua propriedade durante a visita de campo é o primeiro passo para converter a visita em vendas.
Neste sentido, o uso da tecnologia será de grande valia. Adotar um CRM exclusivo para as especificidades do agro é fundamental, principalmente em razão de seus muitos benefícios.
Além de facilitar o dia a dia dos consultores e vendedores, o CRM Agro é, como já vimos anteriormente, um grande aliado da empresa. E a melhor opção do mercado é o CRM Agrointeli.
Créditos: Agrointeli
Conhecido como a solução completa para empresas que vendem para o agronegócio, o CRM Agrointeli caracteriza-se como uma ferramenta fácil e intuitiva focada na otimização do relacionamento entre vendedores/consultores e produtores rurais.
Esta plataforma não só otimiza a rotina de cada visita de campo, mas também contribui para que o gestor de vendas acompanhe todos os passos de seus consultores que estão no campo, inclusive o histórico de informações de cada produtor.
O CRM Agrointeli também permite que o consultor/vendedor anote tudo! Consequentemente permite analisar diversos indicadores de performance, automatizando processos e levando inteligência para esse processo tão importante para empresas.
Créditos: Agrointeli
Com tudo isso é possível ter controle total de todas as etapas do funil de vendas, com dashboards descomplicados e automatizados que facilitam a tomada de decisões, tornando-as mais assertivas, pois são baseadas em dados reais.
Invista em um CRM Agro e tenha a melhor ferramenta para otimizar cada visita de campo de todo seu time de vendas!
Quer saber como o CRM Agrointeli pode ajudar a otimizar as visitas técnicas do seu time de vendas? Então teste agora gratuitamente por 14 dias.
Interessante que ele é bem simples e direto
Exatamente, Rodrigo. Para mais informações, entre em contato com a nossa central de atendimento 0800 878-9697
Parabéns pelo trabalho, temos um ecommerce e até para nós seria uma solução interessante!
Obrigado, Pablo! Para mais informações, entre em contato com a nossa central de atendimento 0800 878-9697
Temos revenda e queremos conhecer!
Renato, entre em contato através da nossa central de atendimento 0800 878-9697
Amei!
Obrigado, Cristina!
I have read your article carefully and I agree with you very much. So, do you allow me to do this? I want to share your article link to my website: Sign Up
Sure!